Ir ao conteúdo

PC Core i5-10400F e RTX 5070: áudio ruim, CPU 100% e mau desempenho após upgrade

Ir à solução Resolvido por miyagialex,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa noite.

Usei o combo i5 10400f + GTX 1660 por alguns anos em FHD. Recentemente comprei algumas peças para migrar para 1440p e hoje chegou a RTX 5070. Como não havia decidido o processador, eu tirei a 1660 e instalei a 5070 para usar por 1-2 meses. Usei DDU para desinstalar o driver antigo e instalar o novo baixado direto do site da nvidia. Já fiz isso algumas vezes então (acho) que não tem erro.

Ocorre que o sistema ficou horrível:

- O audio está completamente apresentando problemas (com chiado, estourado ou cortado) quando ligo na saída do monitor. Ligando no headset fica com estalos estranhos. Essa situação serve tanto para games quanto em youtube por exemplo.

- No uso do windows mesmo ele fica engasgando e, ao abrir o gerenciador de tarefas, vejo que o CPU está em 100% com "interrupções do sistema". Depois ele volta para uso normal, mas claramente fica engasgado para uso básico em navegação e tal;

- Alguns games que eu joguei recentemente antes de trocar a placa também ficaram injogáveis. Expedition 33 com as mesmas configurações caiu de 55 pra 27 fps e demora tipo 5 minutos pra abrir o jogo. Antes o jogo nem abria se eu colocasse na configuração máxima de gráficos, mas com a 5070 ele abre e eu vejo os gráficos super bonitos, mas com input lag, baixo FPS, travamentos etc. CS2 (em baixa resolução) caiu de 170 para 100 e ainda fica com stuttering e input lag absurdos.

Eu já tentei:

- reinstalar os drivers;

- instalar drivers mais antigos da placa;

- atualizar BIOS;

- desligar o segundo monitor;

- mexer no Hz do monitor;

- mexer nas configurações da nvidia pra deixar tudo em full desempenho;

- instalação nova do windows 10;

- verificar se a placa estava bem encaixada (e estava);

- Coloquei a placa antiga para testar e tudo ficou normal de novo;

- procurei no forum da nvidia e tem vários reclamações sobre o som, mas nada sobre a perfomance;

- Acabei de fazer alguns testes de benchmark e não deu problema em nenhuma. A placa fica 95-99%, não passa dos 74 graus e termina o teste sem erro.

Com certeza eu esperava um gargalo por conta do meu processador antigo, mas não me parece ser o caso. Alguém tem alguma sugestão para tentar arrumar? Meu receio é que a placa esteja com problema e não seja algum problema do CPU.

Postado

Boa noite. Todos os comportamentos me parecem bem anormais, a maioria deles não está nos problemas comuns das GPUs Blackwell, e gargalo de CPU não se manifestaria assim normalmente nas condições descritas ( e não creio que seja o caso de gargalo extremamente forte para diversos usos, principalmente a depender de n outros fatores que eu não tenho acesso a informação, mas que não importam nesse contexto ). Eu pendo pro lado de que pode ser um problema da sua unidade mesmo, da GPU. Nem todo problema se manifesta por x ou y teste de benchmark, por isso é interessante fazer diferentes testes. Tem o modelo específico dessa 5070 disponível? E o resto da configuração do setup. O modelo da placa por razões diversas pode ser mais propenso a problemas ( e nós , assim como as vezes algum outro componente pode estar causando algum furor. Já vi situações em que uma fonte inadequada ou com problemas causou comportamento anormal em jogos e afins. É um salto de 120w da sua placa anterior pra pelo menos 250w dessa, sem contar os "spikes", ou saltos de gastos, que ela pode ter, junto de alguns outros fatores específicos da arquitetura atual. Então gostaria de ter noção do resto do sistema, ou ao menos dos específicos das peças mais importantes.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, NStão disse:

Boa noite. Todos os comportamentos me parecem bem anormais, a maioria deles não está nos problemas comuns das GPUs Blackwell, e gargalo de CPU não se manifestaria assim normalmente nas condições descritas ( e não creio que seja o caso de gargalo extremamente forte para diversos usos, principalmente a depender de n outros fatores que eu não tenho acesso a informação, mas que não importam nesse contexto ). Eu pendo pro lado de que pode ser um problema da sua unidade mesmo, da GPU. Nem todo problema se manifesta por x ou y teste de benchmark, por isso é interessante fazer diferentes testes. Tem o modelo específico dessa 5070 disponível? E o resto da configuração do setup. O modelo da placa por razões diversas pode ser mais propenso a problemas ( e nós , assim como as vezes algum outro componente pode estar causando algum furor. Já vi situações em que uma fonte inadequada ou com problemas causou comportamento anormal em jogos e afins. É um salto de 120w da sua placa anterior pra pelo menos 250w dessa, sem contar os "spikes", ou saltos de gastos, que ela pode ter, junto de alguns outros fatores específicos da arquitetura atual. Então gostaria de ter noção do resto do sistema, ou ao menos dos específicos das peças mais importantes.

Verdade. Acabei esquendo de colocar o setup inteiro. Segue:

Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1660 OC 6G / MSI GeForce RTX 5070 12G VENTUS 2X OC,12 GB GDDR7 - G5070-12V2C

i5 10400F 
MSI B460m-a PRO
Corsair cx650 80 plus bronze
2x HyperX Fury, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL16, Preto - HX426C16FB3/8
Cooler pScythe Fuma 2
SSD XPG Gammix S11L 1TB

Eu fico em dúvida se seria a fonte, pois usei uma 5060ti de um amigo recentemente (só para testar) e funcionou em jogos. 

Postado
12 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

E como está a temperatura do processador?

Fez o teste com a tampa do gabinete aberto?

Essas chiados e engasgado no audio está ocorrendo porque o processador está a100% de uso.

Temperaturas bem ok. GPU não passou de 74 e CPU não passou de 82 nos benchs.

O gabinete está atualmente aberto porque fiquei com preguiça de abrir e fechar pra tentar resolver. Então ficou aberto mesmo.

Sobre o áudio, acredito que não. Posso deixar tudo fechado e abrir somente o youtube que o áudio já fica todo estranho. E não é necessariamente só engasgar. O áudio também fica distorcido e com estalos. Nunca vi isso.O curioso é que mesmo no headset USB fica com esse problema (apesar de ser bem menos agressivo) e, pelo menos na teoria, a placa de vídeo não deveria interferir no áudio da placa-mãe. 

• J.Augusto F alterou o título para Core i5 10400f + RTX 5070 com vários problemas após upgrade
  • Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, miyagialex disse:

Temperaturas bem ok. GPU não passou de 74 e CPU não passou de 82 nos benchs.

O gabinete está atualmente aberto porque fiquei com preguiça de abrir e fechar pra tentar resolver. Então ficou aberto mesmo.

Sobre o áudio, acredito que não. Posso deixar tudo fechado e abrir somente o youtube que o áudio já fica todo estranho. E não é necessariamente só engasgar. O áudio também fica distorcido e com estalos. Nunca vi isso.O curioso é que mesmo no headset USB fica com esse problema (apesar de ser bem menos agressivo) e, pelo menos na teoria, a placa de vídeo não deveria interferir no áudio da placa-mãe. 

Cara tudo que você faz passa pelo processador, então não custa nada remover o processador (cuidado) e passar um borracha nos contatos deles.

Antes de fazer esse procedimento se certifique que você tem pasta térmica.

naoliga_09.jpg

Postado
3 horas atrás, miyagialex disse:

Corsair cx650 80 plus bronze

Troca essa fonte! quanto terias para investir em uma nova fonte ?

Outro detalhe -> Não é uma boa combinação  I5 10400f  com RTX 5070

Ou seja, necessário um upgrade de placa-mãe + processador. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Cara tudo que você faz passa pelo processador, então não custa nada remover o processador (cuidado) e passar um borracha nos contatos deles.

Antes de fazer esse procedimento se certifique que você tem pasta térmica.

Infelizmente nenhuma mudança. Continua com problemas usando a 5070 e tudo normal usando a 1660.

2 horas atrás, FoxBlack disse:

Troca essa fonte! quanto terias para investir em uma nova fonte ?

Outro detalhe -> Não é uma boa combinação  I5 10400f  com RTX 5070

Ou seja, necessário um upgrade de placa-mãe + processador. 

Vish. Não tenho nenhuma aqui para testar. Teoricamente poderia comprar uma nova se for o caso, mas será que a atual não apresentaria problemas já com a 1660 ou com a 5060ti que eu testei? Lembro que fiz uma pesquisa antes de comprar essa CX650 e ela era considerando uma das melhores nessa faixa. Hoje em dia já considerada bomba?

Sobre o kit, ele é temporário. Só até eu decidir pelo processador e encontrar uma promoção boa.

Postado

Tem como fazer um teste sem os drivers especializados da gpu? Só com o driver de display do windows aí? Pra ver se vai dar algo, nem sempre o teste com os drivers antigos vai indicar algo, ainda mais da série Blackwell que é conhecida por dar problemas estranhos. Testa nos afazeres comuns só com o driver de display do windows, visto que você falou que está ocorrendo isso mesmo com nada acontecendo direito. Faz um teste de uso cotidiano ( não vai rolar jogos, mas né ). Isso pode dar uma ajuda para isolarmos o caso, ou expandirmos ele. Em algumas ocasiões isso pode servir pra indicar problema com a combinação ou com a placa por si só, dependendo de como isso se apresentar. Sobre sua fonte, teria como informar o ano em que ela foi comprada e a cor dos caracteres e fundo na sua embalagem e decalque? Dependendo da versão dessa fonte, ela é chatinha.

• guilherme_dr alterou o título para PC Core i5-10400F e RTX 5070: áudio ruim, CPU 100% e mau desempenho após upgrade
Postado
8 horas atrás, NStão disse:

Tem como fazer um teste sem os drivers especializados da gpu?

Usei por um tempo (pouco), mas me parece que tem o mesmo problema. O audio fica bem estranho e não consigo usar por muito tempo. 

8 horas atrás, NStão disse:

Sobre sua fonte, teria como informar o ano em que ela foi comprada e a cor dos caracteres e fundo na sua embalagem e decalque?

Não vou lembrar o ano exatamente, mas diria que 2020. Essa foto que está em anexo já é suficiente? Não sei exatamente o que precisava ser visto.

fonte.jpg

Postado

Tá, primeiro, você tem uma boa fonte, pelo que sei esse daí é o modelo feito pela great wall, que tem uma eficiência acima do que é anunciado. Só que então, é uma fonte de 2020, que está utilizando adaptador pra conectar a placa de vídeo certo? Eu sei que a placa vem com o adaptador, mas sinceramente eu suspeito um pouco de que pode ser alguma coisa nele ( ou na combinação do todo fonte+adaptador+placa de vídeo ) o problema. Não tenho garantias no entanto. O ideal seria você ter acesso a uma outra GPU moderna ( como uma outra 5070 ou qualquer uma que utilize o mesmo tipo de conexão e esteja na mesma faixa de operação) para poder testar os 3 componentes e chegar a um veredito, ou então testar a GPU em outro computador, uma vez com a mesma fonte e outra com outra fonte. Infelizmente você não tem como fazer essas coisas até onde sei, certo? Nem um amigo nem nada ? 

Dei uma pesquisada em forums estrangeiros antes de te dar um veredito, e bem, parece ser sim coisa da placa, mas não necessariamente um defeito:

- O problema é relativamente comum. Relatos podem ser encontrados no Reddit, no fórum da Nvidia e em forums de tecnologia.

- Afetou, nos casos que vi, 5070 e 5070TI.

- Parece ser uma questão de compatibilidade com alguns sistemas um pouco mais antigos ( coisa de num processador Am4 recente dar algo, sendo que num am5 pouco posterior não dá ), e algumas atualizações de drivers resolveram pra algumas pessoas, pra outras tiveram que mudar configurações para ter uma solução temporária pro caso. Não posso garantir que seja só isso no entanto.

- Uma parcela dos usuários não encontrou soluções para o problema. Tem um posto do Reddit no entanto com um " esparadrapo " pra situação, depois se quiser posso te mandar para você tentar usar. Mas não sei se vai ser o caso. Seguimos na luta em minha opinião.

Postado

@NStão Isso. Estou usando o adaptador que vem na placa de vídeo, pois apesar de ambas serem 8 pinos, elas tem formato diferente.

Meu amigo testou a 5060ti e não teve problema, mas a dele usava só 8 pinos e não precisava de adaptador.

Que pena. Acho que vou acabar devolvendo a placa. Infelizmente não tenho tempo e nem paciência para tentar resolver isso. Talvez seja uma intervenção divina para não gastar essa grana agora..kkkkkkk.

Vou só levar em alguma assistência perto de casa e pedir para eles testarem caso tenham algum computador por lá. Aí decido depois. De todo modo, agradeço o pessoal que se dispôs a me ajudar. Vou pedir pra fechar o tópico.

• Curtir 1
Postado

Pede pra eles fazerem um teste em um AM5/LGA1700 e e em um AM4/LGA1200, se for possível, já tá levando lá pede o serviço completo oekskksskkskslalala, pra ver se dá diferença.

Deixando aqui um dos casos lá de fora que são "similares" ( tem outros, é só que nesse o cara deixa algumas paradas de como remediou) de todo modo antes que fechem.

https://www.reddit.com/r/gpu/comments/1kh3mb0/5070_ti_does_not_like_audio/

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, miyagialex disse:

@NStão Isso. Estou usando o adaptador que vem na placa de vídeo, pois apesar de ambas serem 8 pinos, elas tem formato diferente.

Meu amigo testou a 5060ti e não teve problema, mas a dele usava só 8 pinos e não precisava de adaptador.

Que pena. Acho que vou acabar devolvendo a placa. Infelizmente não tenho tempo e nem paciência para tentar resolver isso. Talvez seja uma intervenção divina para não gastar essa grana agora..kkkkkkk.

Vou só levar em alguma assistência perto de casa e pedir para eles testarem caso tenham algum computador por lá. Aí decido depois. De todo modo, agradeço o pessoal que se dispôs a me ajudar. Vou pedir pra fechar o tópico.

Tarde

Testou atualizar a BIOS da placa-mãe.

Abra o GPU-Z e verifique se a placa está rodando no padrão PCI-E 8x 3.0

• Solução
Postado

Pessoal, boa noite.

Só para atualizar, realmente é algum tipo de incompatibilidade da placa com o sistema mais antigo que eu tinha. Testei a minha 5070 em outro computador e funcionou normal. Também testei a 5060 TI novamente e funcionou tudo certo.

Obrigado quem me ajudou!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!