Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho 4 transformadores que eram de inversor solar, porém suspeito que eles não estejam bons. Gostaria de fazer um circuito para testar-Los e observar se tem alguma tensão no secundario. Ele é 12vdc para 110vac, caso seja possível quero montar um circuito para teste, medindo o primário em escala de diodo, ele apresenta continuidade entre todas as perninhas dele, medindo no secundario, são 3 pares de pernas, medindo em cada par, ele dá continuidade, medindo de um par para o outro não dá nada, no teste de resistência, o primário apresenta 0.5omhs, medindo o secundario em cada par, mostra 0.6omhs.

• Curtir 1
Postado

@VictorS2

Quais equipamentos você dispõe?

1 - Faça um desenho elétrico do seu transformador, com os primários e secundários.

2 - Meça as resistências das bobinas. Devem dar baixas para 12V e um pouco maior para 110V. Indique no desenho.

3 - Indique também no desenho, as tensões registradas (não meça, apenas indique se há estas informações no trafo).

MOR_AL

• Curtir 1
Postado
20 minutos atrás, MOR_AL disse:

@VictorS2

Quais equipamentos você dispõe?

1 - Faça um desenho elétrico do seu transformador, com os primários e secundários.

2 - Meça as resistências das bobinas. Devem dar baixas para 12V e um pouco maior para 110V. Indique no desenho.

3 - Indique também no desenho, as tensões registradas (não meça, apenas indique se há estas informações no trafo).

MOR_AL

Não sei sobre as informações do trafo, como é o bobinamento dele... não fui eu que bobinei, já peguei pronto do inversor. o que eu sei é só a resistência que eu disse. Por isso preciso montar um circuito para ligar e testar o transformador, ele é um de núcleo de ferrite. Tenho osciloscopio para medir a onda e o multimetro. Única coisa que tem escrita no transformador é "500t-12"

• Curtir 1
Postado

@VictorS2    as duas pontas do primário tem continuidade por que está bom ,  e o secundário tem três pontas ligada todas juntas e esse transformador é de duas tensões , geralmente de 12 vca + 12 vca  e o do meio é o comum entre eles ,  e para testar basta ligar as duas pontas do primário na rede de 110 ou 220 , e observar no secundário  qual a tensão e corrente têm da ponta do meio com uma das outras duas , pois pelo resultado de seus  testes esse transformador está bom .

Postado
36 minutos atrás, devair1010 disse:

@VictorS2    as duas pontas do primário tem continuidade por que está bom ,  e o secundário tem três pontas ligada todas juntas e esse transformador é de duas tensões , geralmente de 12 vca + 12 vca  e o do meio é o comum entre eles ,  e para testar basta ligar as duas pontas do primário na rede de 110 ou 220 , e observar no secundário  qual a tensão e corrente têm da ponta do meio com uma das outras duas , pois pelo resultado de seus  testes esse transformador está bom .

Esse transformador não é rebaixador é para elevar, de 12vdc para 110vca, o primário dele é tem 8 pontas todas interligadas, duas das laterais são ligadas ao dreno de um mosfet que chaveia, as 4 pontas do meio são ligadas ao positivo da bateria(no sistema do inversor), para ser excitado e gerar a tensão no secundário, então se eu ligar ac no primário(ainda mais em 110vac) ele certamente irá queimar, o que preciso é um circuito para exatamente excitar o transformador é ver ele fazendo a indução entre as bobinas do primário e secundário, obtendo a tensão em AC no secundário.

Postado

@VictorS2

6 horas atrás, VictorS2 disse:

ele é um de núcleo de ferrite

Bom. Aí complica.

Núcleos de ferrite exigem alta frequência neles. 

Usar um trafo destes, como está, só mesmo reparando o aparelho que o contém, ou continha. Normalmente ele não queima. O que queima costuma ser os componentes semicondutores, como transistor ou mosfet (o que funciona como chaves). Circuitos integrados no primário também podem queimar. 

O que pode ser feito é desenrolá-lo, guardar os fios de cobre e usar o ferrite para outra coisa, como fonte chaveada, pirógrafo, ferro de soldar, etc.

Eu fiz um aparelho que testa apenas o ferrite, mas acho que mesmo testando, pode ser difícil para projetar algo.

Fiz uma série de vídeos, que tratam do assunto. Se estiver interessado, posso procurar e colocar os links aqui. Talvez até já tenha colocado em um tópico antigo.

MOR_AL

Postado
57 minutos atrás, MOR_AL disse:

@VictorS2

Núcleos de ferrite exigem alta frequência neles. 

Eu fiz um aparelho que testa apenas o ferrite,

bom, por isso estou querendo fazer um circuito para testar, em um inversor, o transformador funciona com pulsos pwm, então basicamente o que eu queria, e acho que é o certo, é fazer um circuito que gera o pwm para excitar o transformador e alimenta-lo com uma amplitude de 12v com onda quadrada,  e observar se no secundario apresenta alguma tensão ou oscilação. 

esse aparelho que testa o ferrite, me fale mais dele um pouco para eu entender. vou dar uma olhada nos topicos em que voce comentou tambem para eu poder ver se acho. grato.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, VictorS2 disse:

esse aparelho que testa o ferrite, me fale mais dele um pouco para eu entender. vou dar uma olhada nos topicos em que voce comentou tambem para eu poder ver se acho. grato.

Eu fiz 14 vídeos sobre cálculo de ferrites. Seria bom se você seguisse a sequência cronológica deles, mas o vídeo que contém o circuito de teste é o de número 4, mostrado à seguir.

No vídeo, eu enfatizo o detalhe do aterramento em relação ao osciloscópio. Se for usar uma fonte CA retificada, TEM QUE HAVER ISOLAMENTO GALVÂNICO, sob pena de queimar o osciloscópio.

Bons projetos.

MOR_AL

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, VictorS2 disse:

acho que é o certo, é fazer um circuito que gera o pwm para excitar o transformador e alimenta-lo com uma amplitude de 12v com onda quadrada,  e observar se no secundario apresenta alguma tensão ou oscilação. 

Também acho. Com isto em mente uma ideota muito minimalista é você fazer um oscilador com o próprio trafo

oscilador_hartley_ibytes1.jpg

onde não precisa de instrumentação complexa. E se preferir, pode tentar um circuito simples de inversor (clique) só lembrando que, ao invés de 60Hz, ele deve oscilar de 10Khz pra cima. Caso possuas intrumentos, um gerador de onda quadrada + osciloscópio te auxiliam bem nesta busca por conhecimento. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!