Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

quando temos um Ryzen 5 5600x, o clock dele é 200mhz maior que o Ryzen 5 5600, mas onde se aplica esses 200mhz a mais? minha duvida é se eles são 200mhz em apenas 1 núcleo ou em todos os outros núcleos?

Postado

O boost do processador escalona conforme a carga, limite de energia e temperatura, e mesmo se você pegar dois CPUs do mesmo modelo e colocar lado a lado, eles ainda podem não operar exatamente na mesma frequência, mesmo se estiverem nas mesmas condições. Os Ryzen 5 5600/5600X vem travados de fabrica no padrão de 65W pra trabalharem de forma mais eficiente, se você liberar o limite via BIOS, você ganhará algumas migalhas a mais de clock em altas cargas, mas com um aumento mais significativo no consumo. O undervolting pode ser usado para compensar o aumento de consumo, mas ainda não vai mudar o fato de que o ganho de desempenho na prática ainda é pouco expressivo. O maior foco do undervolting é fazer o processador ficar ainda mais eficiente do que em stock, ou seja, esquentando menos e consumindo menos sem perder desempenho.

• Zalgo alterou o título para No Ryzen 5600X, em relação ao 5600, onde é aplicado os 200MHz de clock a mais?
Postado

@GuilhermeGB eu entendo meu mano, mas a minha duvida era se os 200Mhz a mais que o 5600X tem em relação ao 5600 seria aplicado somente em 1 núcleo ou em todos os núcleos, se você ja tiver respondido e eu ainda não tiver entendido, peço perdão..

Postado

@Mascote01 na teoria, o 5600X TENTA empurrar esses 200MHz a mais sempre que puder, já que ele é configurado com um offset de 200MHz a mais que o 5600, mas isso não quer dizer que ele sempre vai conseguir. Na prática, os dois são o mesmo processador, apenas vendidos com limites de frequência diferentes, mas com o mesmo limite energético (65W), o que pode ser uma limitação em certas situações. Em overclocks manuais eles tendem a conseguir resultados parecidos.

O TechPowerUp tem review dos dois modelos de CPU, e no review deles eles fazem testes pra ver como a frequência escala conforme a carga. Diferentes tipos de tarefas podem exigir do processador de diferentes maneiras.

Ryzen 5 5600:

boost-clock-analysis.png

Ryzen 5 5600X:

boost-clock-analysis.png

Fontes:

https://www.techpowerup.com/review/amd-Ryzen-5-5600/20.html

https://www.techpowerup.com/review/amd-Ryzen-5-5600x/21.html

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...