Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vai proteger meu PC com um Ryzen 5 5600x + Fonte Corsair CX Series CX650, 650W, 80 Plus Bronze + Placa de Vídeo RX 7600? sofro na minha rede elétrica instabilidades de tensão as vezes por causa que moro em apartamento  

• GabrielLV alterou o título para Como proteger PC com Ryzen 5 5600X e RX 7600 em rede elétrica instável?
  • 2 semanas depois...
Postado

@Mr. Caio Augusto então uma boa fonte protege de oscilação de energia ? Aqui em casa tem uma serra que é ligada frequentemente e toda vez que é ligada acontece aquele efeito de enfraquecer a luz momentaneamente.

Perdi meu Pc antigo essa semana por causa disso , mas final já vou comprar um Pc novo e quero evitar problemas .

Edit : meu computador tinha uma fonte seasonic 300w que me atendeu bem por 2 anos , mas pelo jeito não segura esse tipo de oscilação.

Postado
15 minutos atrás, Daniel Fagundes disse:

@Mr. Caio Augusto então uma boa fonte protege de oscilação de energia ? Aqui em casa tem uma serra que é ligada frequentemente e toda vez que é ligada acontece aquele efeito de enfraquecer a luz momentaneamente.

Perdi meu Pc antigo essa semana por causa disso , mas final já vou comprar um Pc novo e quero evitar problemas .

Edit : meu computador tinha uma fonte seasonic 300w que me atendeu bem por 2 anos , mas pelo jeito não segura esse tipo de oscilação.

Sim, mas sempre complemente essa proteção com um bom filtro de linha, como um Clumper.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Daniel Fagundes disse:

então uma boa fonte protege de oscilação de energia ? Aqui em casa tem uma serra que é ligada frequentemente e toda vez que é ligada acontece aquele efeito de enfraquecer a luz momentaneamente.

Primeira coisa a se fazer é separar a rede onde está ligada essa serra elétrica no quadro de energia, assim como é feito quando se instala chuveiro elétrico, ar condicionado, etc...

Um bom filtro de linha como os da marca Clamper também vai ajudar nesse caso.

14 minutos atrás, Daniel Fagundes disse:

E que fonte recomenda pra Ryzen 5 5600 e , provavelmente, RTX 4060 ?

Uma fonte boa e moderna seria a Deepcool PL550D, que tem 5 anos de garantia.

• Curtir 1
Postado

@Daniel Fagundes

Não se esqueça de verificar se os polos da tomada da parede estão na posição correta senão perde na proteção do filtro de linha e o PC pode se danificar novamente. E outra coisa importante, é bom ter um aterramento eficaz senão perde na proteção também.

Eu, no seu caso, consertaria o PC velho e poria um no-break de 600VA com proteção contra surto com os polos da tomada na posição correta. Os no-breaks com proteção contra surtos e filtragem em sua saída já evitam as anomalias da rede elétrica.

Outro jeito sem gastar é usar o PC em um horário em que a serra não costume ser usada.

Postado
32 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Eu, no seu caso, consertaria o PC velho e poria um no-break de 600VA com proteção contra surto com os polos da tomada na posição correta. Os no-breaks com proteção contra surtos e filtragem em sua saída já evitam as anomalias da rede elétrica

Não sei se vai ter conserto . Acho que o problema tá na placa-mãe , por que quando eu tiro as memória RAM nem dá mais beep .

Postado
1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

Eu, no seu caso, consertaria o PC velho e poria um no-break de 600VA com proteção contra surto com os polos da tomada na posição correta. Os no-breaks com proteção contra surtos e filtragem em sua saída já evitam as anomalias da rede elétrica.

O problema é que esses nobreaks (short-break) são um veneno para fontes com PFC ativo e a grande maioria deles também tem o maldito estabilizador embutido.

Postado

@Daniel Fagundes

Sabe se a placa-mãe desse computador está com todos os espaçadores que ela pede ?

Se não estiver, tente arrumar e espere até o dia seguinte para ligar ele e verificar se emite o sinal sonoro de bip.

Se bipar, resolveu o problema. Depois veja se há a possibilidade de usar o computador só nos horários em que não usam as serras que assim você evita gastos.

Postado

@Henrique - RJ não vale o gasto de tempo , mas perdi muito tempo sem pode estudar  ,e é uma placa-mãe de 2012 que já tava me limitando meus estudos na modelagem 3D. Já tô providenciando um upgrade com uma placa-mãe , fonte e filtro de linha novos e confiáveis .

Mas obrigado pela ajuda , pela recomendação de fonte confiável .

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...