Ir ao conteúdo

Terras eletrônicos

Renan

Posts recomendados

Postado

bem, estou para adquirir o bendito terra eleltronico...

mas vejam esse meu post, q foi postado em outro forum:

poize, tenho um daqueles estabilizador SMS com protecao pra linha telefonica... aquele q você pluga a linha telefonica nele...

bem dei uma descarga de 220V na parte metalica do estabilizador para fazer um teste com o fio terra... usei um lampada de 100W

para minha surpresa o fio terra não estava funcionando, mas o fio telefonico "absorveu" o tensão... a lampada acendeu quase q 100% de claridade...

eu tenho um telefone na mesma extencao, ele comecou a tocar (mais rápido do q o normal) e a lampada dava umas piscadas bem curtas (mas não o bastante para desliga-la)

minha linha telefonica foi ligada para adsl, mas é a mesma linha normal q é usada para 56k... (com a diferenca de ser compativel com adsl o q é normal quando se usa esse tipo de conexao)

eu já sabia q quando é feita uma ligacao para qualquer numero telefonico, é enviada uma carga de +-90v para fazer o aparelho tocar...

minha pergunta: o fio telefonico estaria funcionando como fio terra? e quando alguem faz alguma ligacao para o meu numero, aquela carga de 90v é descarregada no meu pc tambem? (sobre a carga, isso afetaria tambem modems de 56k ?)

as centrais telefonicas (tambem aquelas q ficam na rua com varios terminais... normalmente em frente de predios) sao aterradas?

*** Sendo q o aparelho pede para não constar nenhum aterramento, o terra eletrônico irira funcionar??? essa pergunta foi feita para o suporte tecnico deles, estou esperando resposta... PS.: pergunta foi feita hoje...***

Postado

Olá gente boa

Vamos ver alguns tópicos interessantes sobre aterramento?

Aterramento é coisa seria e deve ser encarada como tal.

Um bom aterramento deve ser realizado em "solo" levemente umido como aqueles proximos a goteira de ara condicionado

deve ser feito com uma haste de "cobre" e somente deste material com tamanho de 2,40m para cima.O fio deve ser de no minimo 2,5mm dependendo da distância que não pode ultrapassar 15m.Caso o solo não seja dos melhores deve-se fazer um tratamento quimico com uma mistura especial encontrada nas lojas do ramo (antigamente esta mistura era composta por sal grosso e carvão ativado).  

Importantissimo é não aproveitar o terra do para-raio em hipótese nenhuma para aterrar o que quer que seja pois na hora em que cair um raio o que estiver ligado nele queimará

e quem estiver manuseando o equipamento corre risco de vida.

Um Abraço

Ney Correia

Postado

E aí pessoal, tudo jóia?

Achei interessante o assunto, mesmo porque já o discuti bastante.

O tal do terra eletrônico, na realidade não tem nada de terra. Ele nada mais é do que um dispositivo que protege o eletrodoméstico ligado a ele de uma tensão mais alta do que ele suportaria. A tensão é aquela que a gente conhece por "tensão", e é medida em volts. Um tipo de tensão muito alta e prejudicial pra qualquer equipamento, por exemplo, é um raio, que pode muito bem cair em uma rede de distribuição e chegar às tomadas da nossa casa! Nesse caso até que o terra eletrônico funciona, pois ele percebe esta alta tensão prejudicial (através de varistores), e protege o equipamento a tempo. Ele faz isso dando um "curto" entre o fase e o neutro e queimando um fusível interno, interrompendo assim, a alimentação do eletrodoméstico. O princípio é fácil e eficiente, mas não substitui o terra real.

Um sistema de aterramento bem feito, além de proteger o sistema contra raios também, elimina ruídos elétricos e travamentos estranhos no PC. E é claro, oferece proteção às pessoas e animais contra choques elétricos!

O aterramento faz bem pro PC e pro usuário, e não deve JAMAIS ser ignorado em uma boa instalação elétrica. Mesmo porque é barato e fácil de fazer! :-)

Um abraço!

• 2 semanas depois...
Postado

Gente, em primeiro lugar: não entendo NADA de aterramentos.

Moro em um predio e creio que nada la em casa é aterrado. Tenho algumas duvidas e comentarios:

1. não comprarei terra eletrônico porque não quero gastar $$$.

2. não vou furar parede para fazer aterramento. Alias, disseram que não funciona.

3. não sei se o predio possui aterramento adequado, pois as tomadas possuem apenas dois buracos e não 3. Sendo assim, não sei de nada...

4. não tem como eu fincar uma haste de cobre no solo, pois moro no oitavo andar!!!

6. Uma vez, eu arranquei o pino terra de um filtro de linha e PASMEM: O pino não estava ligado em lugar algum... ele apenas estava "ali"... por volta, só tinha plastico. então vocês precisam verificar se o pino terra realmente funciona como tal.

7. Alguem pode me dar alguma solucao para aterrar meus equipamentos?

8. E os aparelhos que possuem apenas 2 plugues e não possui o terceiro (terra)? Minha TV por exemplo... como eu aterraria?!

Respondam por email por favor? [email protected]

Obrigado

Daniel

• mês depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

Rapaz eu sempre instalei terras com a seguinte configuração: o pino da esquerda obrigatoriamente é o neutro, o da direita o fase e o de baixo (voce olhando a tomada com o pino terra pra baixo) é o neutro. mas ha um teste de eficiencia que deve ser seguido: plugue uma ponta do multimetro no neutro e o outro no fase, deve marcar 220v~ (ou 110v~); ligando uma ponta no neutro e a outra no terra, a marcacao não deverá passar dos 3v. mas para testar se ha realmente terra é so ligar uma ponta do multimetro no fase e a outra no terra, se marcar 220v~ (ou 110v~) o terra ta ok. se der 0, verifique a ligacao do pino terra da tomada ate a barra de cobre (uso logo uma de 4 mts), mas uso em clientes 2.2m, e nunca tive problemas. :cool:

Postado

Muito interecante este assunto. Parabens para quem o originou.Muita gente, até com conhecimento técnico, diz que é besteira aterrar os ap. eletronicos,simplesmente ignorando o fiosinho extra.Como muitos já citaram, o terra resolve muitos problemas que aconteceriam sem ele.Se não servisse prá nada, os fabricantes não botava esta jonca nos produtos.

Eu sabia que as hastes tem que ficar a uma distancia =ou> do seu tamanho do primeiro aparelho a ser conectado.Não entendi porque 3 hastes.Uma não é suficiente?.Sei tambem que prá saber se aterramento está bom,terra com fase deve ser igual a fase com neutro.Já neutro com terra tem que dá 0 (zero) ou muito próximo disto (no máximo 30% da tensão nominal).Outra curiosidade que discobri, é que após passado o fio do terra na canaleta,não se sabe mais quem é neutro e quem é terra, e uma ves invertido neutro pelo terra o aparelho dá apenas sinal de vida, só que não funciona.

Um abraço a todos.

• 3 semanas depois...
Postado

Cara, vou falar aqui o que eu uso na supervisão das obras, com preenchimento da ART do crea, independente de você enterrar uma ou 10 hastes de cobre a uma profundidade x vai garantir um bom aterramento, depende a resistividade do solo, a única maneira confiável é você medindo-o através do terrômetro, usando o método de multi-posições em relação ao equipamento que você possui, esta é a maneira correta. Existem solos com resistividades diferentes, só o terrômetro simula uma tensão e verifica a capacidade de escoamento da mesma, garantindo a segurança do equipamento. Em sistemas telefônicos(telefone residencial) este valor não pode ultrapassar 6 ohms e na rede elétrica(transformador)não pode ultrapassar o valor de 20 ohms.

Postado

Pessoal, pensem como tecnicos.

Para ter aterramento, basta ir ao posto da eletropaulo, pegar o livreto e pronto.

Resumindo: uma barra de cobre com tamanho tal, a determinada profundidade, alguns metros de fio verde de bitola tal e terra pronto!.

Pregos, esquadrias, parem antes que alguém morra!. :muro:

• 2 semanas depois...
Postado

Abaixo alguns detelhes sobre aterramento:

O aterramento de uma rede elétrica é um item que deve ser levado bastante em consideração pois, trata-se de um item de segurança para a rede elétrica e, principalmente, segurança para seus próprios usuários.

Preferencialmente, o aterramento deverá ser único para toda alimentação da rede elétrica instalada, de forma que a referência seja única, não permitindo diferenças de potenciais entre dois pontos de aterramento, o que poderia causar uma geração de uma corrente indesejável que fatalmente iria prejudicar os equipamentos ligados na rede.

Todos os equipamentos deverão estar aterrados para que toda e qualquer geração de correntes elétricas indesejáveis e de qualquer natureza sejam drenadas para o aterramento, sem prejudicar ou afetar os equipamentos ligados a rede eletrica, além da segurança dos usuários.

1-Os cabos utilizados para o sistema de aterramento devem ser de cobre sólido de bitola 6 AWG e isolados.

2-As hastes de aterramento devem ser de cobre e diâmetro e comprimento de no mínimo 12,7 e 1520 mm respectivamente.

3-As hastes de aterramento devem estar distanciadas de no mínimo 1,8 metros.

4-Jamais utilizar tubulações metálicas de encanamento hidráulico  para auxiliar no aterramento.

A impedância não deve ser maior que 5 Ohms, e a tensão medida entre terra e neutro em uma tomada com carga não deve exceder a 1 Volt.

5-O aterramento deve ser exclusivo para a rede de equipamentos, isto é, nunca deve ser utilizado com a rede elétrica, por exemplo.

importante,  dizer que a instalação de uma rede elétrica estruturada é de importância fundamental, pois, o bom funcionamento dos equipametos  dependerá, basicamente, do bom funcionamento da rede elétrica. Isto implica na segurança da própria rede de equipamentos e das pessoas que se utilizam dela.

espero poder ter ajudado...sydney.

• 3 semanas depois...
Postado

uso aterramento com haste de cobre, mas de vez em quando tenho a necessidade de locomover o pc para outro lugar, e por isso comprei um terra elétrico(eletrônico). bem, ele é da 'terra mais'  e em sua caixa diz "este produto está de acordo com as normas técnicas NBR 5410, NBR 6147 e preenche todos os requisitos necessários para o uso em produtos eletro-eletroônicos da indústria nacional". vocês acham q dá pra ligar o pc nele, não é direto, é só por períodos curtos (3 horas no máximo)..bem ele já veio com um led que se pode fazer um teste de fase por ele mesmo...acho q é seguro

agradeço desde já...

• 4 semanas depois...
Postado

Olá caros amigos...

Esta questão do terra deve seguir algumas prioridades. ?.?.?

Pesquise o solo para saber tamanho e tipo de haste, inclusive para saber se precisa tratar o solo antes.(A companhia de abastecimento elétrico pode fornecer esses dados).Inclusive comunicalos pode ajudar em alguma coisa.

Faça ou peça para um técnico fazer o aterramento. Que é sempre em primeira ipótese o mais indicado e seguro.

Na minha região fica em R$ 15,00 o trabalho do técnico, mas pode chegar até R$ 60,00 em outras cidades.

Se por motivos de força maior não der para fazer o correto, o aterramento eletrônico pode auxiliar, mas não e muito recomendado, já que não tem 100 % de segurança.

Por último, sempre mantenha equipamentos fora das tomadas quando não os tiver usando ou quando estiver chovendo e relampeando. Até mesmo por motivo de economia de energia eletrica. Pense nos rios e no seu bolso. Afinal so pelo fato da eletricidade estar no fio já queima uma minuscula fraçao de energia que acrescentado a todos quanto em eletricidade não economizariamos. :santo:

Postado

Continuando eu já vi clientes meus perdendo o pc completo, inclusive telefones eletronicos (tipo aqueles com bina, sem fio), por descargas na rede elétrica ou pelo cabo de telefone, quando somente este estava ligado, fora de todas as tomadas. Queima mesmo. O fusivel não segura :(

Pensem bem... :help:

Nossos equipamentos valem muito para perde-los assim. E sem querer dramatizar muito... Quanto vale a vida? Estariam dispostos a pagar?

Claro que isso é muito difícil acontecer, mas pelas condições nas quais encontrei a placa-mãe, gabinete e teclado, imagino se tivesse alguem usando o pc naquela hora :help:

Acho que vale a pena fazer um aterramento correto! :bye:

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por Renan@16 Mar 2003, 03:16

<font color='#000000'>Olá povos :P

Seguinte, depois de perder 2 fontes por causa de um terra eletrônico, resolvi descobrir por que o bicho me causou prejuízo. Navegando por ai encontrei alguns textos, como esse:

"O que o produto tecnicamente faz é conectar o terminal de Terra do computador ao neutro (de uma forma segura, leia adiante) da alimentação. Essa é uma forma tecnicamente aceitável de aterramento mas que deve ser sempre a segunda opção comparada ao aterramento convencional em que uma haste de cobre é fincada no solo.

Um dos motivos pelos quais o aterramento pelo neutro não é aconselhado é porque se por algum motivo o neutro e o fase da alimentação da residência forem invertidos (acidente, eletricista incompetente, etc) todos os equipamentos aterrados dessa maneira passarão a estar conectados ao polo vivo (o fase) com consequências desastrosas (leia-se: mortais).

(texto retirado de www.suporte.ind.br/ryan/prod_protec.htm)

Conclusão, os terras eletrônicos funcionam muito bem sim, o problema é que você tem que saber as polaridades da tomada da sua casa (o que pode ser feito com uma chave teste, você enfia na tomada e o buraco q acendê-la é o positivo) e qual a posição certa do terra eletrônico (o q muitas vezes tem q ser adivinhado :( mas geralmente é a posição na qual ele fica "em pé"), mas que funciona, funciona. É tanto que estou usando-o novamente sem mais problemas :)

:cool:</font>

LEIAM POR FAVOR O MANULA DE INSTALAÇÕES ELETRICAS DA CONCESSIONARIA DE SUA CIDADE. AINDA ASSIM RECOMENDO LEREM A NB3 OU NBR5410.

SE AINDA INSISTIREM, POR FAVOR, VAMOS ESTUDAR eletrônica POR FAVOR...

• mês depois...
Postado

Sou leigo no assunto ENERGIA.

A tomada onde meu pc está ligada tem aterramento, mas quando encosto nas partes metálicas na traseira do gabinete sinto leves choques.. isso seria algum sinal de mal ou não funcionamento do TERRA?

valeu

Bruno Henrique

Postado
Postado Originalmente por Bruno Henrique@03 jan 2004, 09:33

Sou leigo no assunto ENERGIA.

A tomada onde meu pc está ligada tem aterramento, mas quando encosto nas partes metálicas na traseira do gabinete sinto leves choques.. isso seria algum sinal de mal ou não funcionamento do TERRA?

valeu

Bruno Henrique

sim, a falta de aterramento coloca voce a merce dos choques.

• 3 semanas depois...
Postado

aí gente

é o seguinte: se tratando de equipamentos eletronicos SÓ USE HASTE TERRA nada de neutro, prego na parede haste na parede(!!!!). e de preferência uma haste pra equipamentos eletronicos e outra separada para os outros (chuveiros, maquinas de lavar etc....) e você sabe porque????

SE você LIGA O TERRA DO CHUVEIRO AO DO PC ELES FICARÃO ELETRICAMENTE LIGADOS. Se um dia o aterramento falhar, TODA AQUELA FUGA QUE SAI DO CHUVEIRO (que não é pouco) VAI PARAR NO SEU PC!!! ou seja: preju na certa

outra: o padrão de haste é 2,4 m e SÃO DE FERRO COBREADO, e não cobre puro como se pensa

se você não tem nenhuma dessas opções... faça como eu, deixa o terra aberto. é risco, mas é o menor deles.

falou

• 3 semanas depois...
Postado

Muitas informações são pós e contras também.

A melhor maneira de proteger equipamentos em gerais, descartando algums domésticos em que não possuam tomadas tripolares como também aqueles famosos preguiçosos que cortam o pino do terra para economizar na compra de tomada e serviço de aterramento.

Tenho vários clientes e há muitos casos em que fazem isto e qualquer distúrbio na rede elétrica, principalmente em ventos fortes fazendo aqueles fios no poste que seguem até nossas casas esbarrarem ou mal contato pelos fixadores do poste da casa causando oscilações de energia, tudo isto é motivo para o terra entrar em ação.

JAMAIS FAÇAM O TERRA COM O PRINCÍPIO DA FASE NEUTRA.

A melhor maneira para um terra doméstico e colocar uma barra de cobre no chão, uma boa metragem de fio 2,5mm e na cor verde de preferência e tomadas tripolares para uso em informática.

Esta opção dá uma boa segurança para produtos eletrônicos e no caso de umidade e adicionar carvão ou sal, não tem nada a ver, pois tanto o carvão como o sal são decompostos e não influenciam em condutividade elétrica.

Li sobre barras enterradas em paredes, isto funciona + ou - mas não da garantia.

O que pode ser feito também e perder uma boa horinha e umas marteladas na mão e encontrar numa coluna o ferro de sustentação da mesma e ligar o fio terra neste, mas não é aconselhável.

E é isso aí pessoal, cuidado para não levarem um curto ..... no meio das pernas....hehehe

Abraço...

• 3 semanas depois...
Postado

rodrigobatista2000,

Você falou sobre como testar um aterramento:

"Para se medir se um aterramento está legal ou se realmente ele existe, basta medir com um multiteste a tensão entre a fase e o neutro, fase e o terra, os dois terão que ter a mesma diferença de potencial. Depois meça a continuidade entre neutro e terra. Neste caso a restência terá que ser alta, se tiver um curto ou uma pequena resistência, e porque o terra foi simulado, ou seja colocaram o terra junto do neutro."

Estes procedimentos se aplicam a uma rede 220V? Testei as tensões:

Fase/Neutro = 226V

Fase/Terra = 226V (Extamente igual)

Mas quando fiz o teste de continuaidade, meu multimetro mediu uma resistência mínima e deu um estalo. Meu multimetro acende um led quando a resistência é menor do que 20 Ohms. A partir de então o led não funciona mais. O que tudo isso significa?

Preciso ter certeza quanto ao meu aterramento. Alguém me ajuda? Valeu!

• 3 semanas depois...
Postado
Posso ao invés de fincar uma haste de cobre no solo fincar apenas um prego na parede?

Não meu colega!! As hastes são colocadas em um terreno em haja pouca resistência, então é necessário fazer um breve estudo do solo onde vai se fazer o aterramento utilizando o Terrômetro. É inapropriável fazer um aterramento em solos de concretos, asfaltos.... sua resistência é muito alta, a corrente não fluirá para a terra como desejado. Por tanto, as pessoas enganam-se quando pegam o fio verde das geladeiras ou microondas e colocam enrolado em um prego fincado na parede, ela é de concreto, por isso é inviável o escoamento de elétrons por ela sua resistência é muito alta!!!!!

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por Titanium@25 abr 2003, 13:02

Por isso eu só uso Módulo Isolador Estabilizado Microsol

Você tem mais informações sobre o Módulo Isolador Estabilizado da Microsol? Basicamente, é suficiente utilizá-lo em apartamentos? Encontro muitas situações em Florianópolis em que prédios foram construídos sem nenhum tipo de aterramento, ou com aterramentos gerais para tudo, inclusive aparelhos de ar-condicionado, o que é um perigo. Já li duas matérias sobre o módulo na PC's, uma recomendando e outra mais ou menos 'tirando o corpo fora', aprofundando detalhes técnicos e retificando informações da matéria anterior. Como tem sido sua experiência com este equipamento? Além dele, é preciso mais alguma proteção em uma instalação doméstica? Finalmente, ele pode ser ligado em paralelo com um no-break?

Postado

O terra eletrônico é apenas dinheiro jogado fora. Ele não dá a proteção necessaria ao equipamento, quem nunca teve problemas com ele pode estar certo que um dia terá.

Aterramento somente o tradicional, com hastes fincadas no solo.

Com relação ao preguinho fincado na parede. Tambem não funciona pois uma das finalidades do aterramento é desviar para o solo potenciais que podem ser prejudiciais às pessoas e as maquinas e um preguinho na parede não tem como absorver correntes elevadas. Imagina um raio caindo na rede elétrica, o surto de corrente ao atingir a máquina atraves da fonte de alimentação ou cabo do modem vai tentar se dissipar no solo. essa energia toda vai ver dois caminhos:

- primeiro caminho será o preguinho, mas como a parede está seca apresenta uma boa resistencia de contato e o fio que fazia o aterramento geralmente bem fino e :muro: se rompe.

- segundo caminho será o usuário que estava digitando alguma coisa no micro ou apenas estava proximo do gabibnete que leva uma descarga de alguns Kilovolts tem uma ataque no coração e já era.

• Membro VIP
Postado

"Talvez" não tenha queimado o multímetro. Alguns tem fusível e diodo de proteção. Abre ele e verifica.

Quanto a aterramento, posso afirmar o seguinte: Se for mal feito(prego na parede, aterrar no neutro, etc) é melhor não fazer. Um aterramento DEVE trazer segurança e confiabilidade.

Já vi residências onde algum gênio aterrou o chuveiro naquele parafuso da tampa da tomada. É um exemplo do que não se deve fazer. Muito melhor seria deixar sem esse ATERRAMENTO fajuto. Caso haja umidade do lado de fora do banheiro por exemplo, toma-se um choque bastando encostar na parede. É criminoso fazer um desses, afff.

O módulo isolador é uma saída para quem não tem como ter um aterramento de verdade. É uma solução paleativa, não a melhor. De qualquer forma, é melhor usá-lo do que não ter nehuma proteção.

Abraços

• 2 semanas depois...
Postado

B) Olá amigos, vocês tem que atentar para o detalhe da distância do transformador da rua à sua casa, isso pode acarretar diferênça de tensão, no horário de pico, 18:00, o pessoal liga chuveiro, a iluminação pública é ligada etc, e a tensão abaixa, quando esta carga é desligada, a tensão aumenta. Existe também o que chamamos de impulso de manobra, quando uma chave é ligada ou desligada, isso pode gerar uma sobretensão da ordem de 40%. vocês podem proteger seus equipamentos com o "para-raio" eletrônico, que deve ser instalado no quadro de força, ele assemelha-se a um disjuntor, deve ser ligado do fase para o terra, conforme instruções no manual. Em São Paulo, tem na loja Andra da Sta Ifigênia, perguntem por Clamper, para-raios eletrônico.

Valeu

Denis

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...