Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

1 problema é que identificar tecnicamente se a fonte é fake, é trabalho pra semindeuses e não pra meros mortais. Neste caso basta o fabricante aumentar o preço da genérica e 'transformá-la' magicamente numa fonte melhor. ... pensando 1 pouco... eis que surge uma boa oportunidade de negócio (*)... elaborar um circuito ligeiramente inteligente e barato pra identificar aspectos eletrônicos das fontes. Pelos menos 2 dos aspectos que você menciona dá pra mensurar: eficiência e ripple.

(*) Ei... você que é fabricante ou vendedor destas fontes bomba... quanto você me paga pra eu não projetar um dispositivo deste e publicar lá no forum de eletrônica? 🤪

off... percebo e confirmo que sou invisível também neste mundo virtual

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
10 horas atrás, .if disse:

1 problema é que identificar tecnicamente se a fonte é fake, é trabalho pra semindeuses e não pra meros mortais.

As piores fontes são bem fáceis de identificar, geralmente. Os fabricantes de fontes bomba muitas vezes se entregam em alguns poucos aspectos decisivos:

O problema é quando não está tão evidente. Aí realmente fica mais complicado de identificar.

P.S.: inclusive, acho que já passou da hora de eu atualizar esse tópico sobre fontes. 😅

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, KairanD disse:

P.S.: inclusive, acho que já passou da hora de eu atualizar esse tópico sobre fontes. 😅

A comunidade agradece :). E no mínimo a Duex subir de nível precisa rs, e junto adicionar na área das marcas MSI, XPG, Rise Mode, Husky, Mancer, Superframe e Montech que estão bem populares no nosso mercado hoje.

Em 18/12/2025 às 09:27, .if disse:

elaborar um circuito ligeiramente inteligente e barato pra identificar aspectos eletrônicos das fontes. Pelos menos 2 dos aspectos que você menciona dá pra mensurar: eficiência e ripple.

A comunidade também agradeceria, mas será que é barato mesmo? Os equipamentos usados hoje custam muitos milhares de dólares, qual seria sua ideia? E barato quanto?

Em 18/12/2025 às 09:27, .if disse:

off... percebo e confirmo que sou invisível também neste mundo virtual

Sem comentários rs... valorize-se, e qualquer coisa CVV pra você.

• Curtir 1
Postado
Em 18/12/2025 às 19:33, KairanD disse:

@KairanD Atualiza! 😉

• Membro VIP
Postado
21 horas atrás, dudaskank disse:

A comunidade também agradeceria, mas será que é barato mesmo? Os equipamentos usados hoje custam muitos milhares de dólares, qual seria sua ideia? E barato quanto?

Seu questionamento ativou um dos meus 2 neurônios. Perguntei pro google "ver o consumo do pc em tempo real" e ele confirmou parte do meu projeto conceitual. Exceto pela parte do wattímetro que o sistema não tem acesso, teorizei um sistema com um simples esp32 a receber aquelas informações via wifi ou bluetooth , somada a de consumo (wattímetro) e mostrar num display ou melhor ainda, num velho celular ou velho tablet que você deve ter às dezenas próximos da reciclagem. Obviamente existem desafios como p.ex. criar um driver ou programa em segundo plano que monitora aqueles dados em tempo real e transmita pro microcontrolador. Também suponho que há quem curta ver dados de consumo, desempenho e etc de seu pc ou sistema em tempo real. Também há onde isso é realmente interessante tanto pra ações preventivas como corretivas. Não apenas em fontes de pc.

O custo dos principais seria mínimo: o do esp32 + algum medidor de corrente tipo acs712... algumas dezenas  de dólares...

Claro, mensura apenas alguns aspectos dos muitos mencionados pelo amigo G.T. Os d+ ... asas à imaginação...

De novo, ainda na fase de conceito mas fica aí a semente. 

Em 18/12/2025 às 19:33, KairanD disse:

De fato... "os cara" já devem ter lido o tópico e "atualizaram" as maquiagens com base nele kk

Postado
11 horas atrás, .if disse:

Obviamente existem desafios como p.ex. criar um driver ou programa em segundo plano que monitora aqueles dados em tempo real e transmita pro microcontrolador.

Veja se este aplicativo te ajuda, tem como usar a biblioteca dele no seu próprio sistema, em .net: LibreHardwareMonitor

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...