Ir ao conteúdo

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado

Bom dia!
Recentemente postei dois tópicos relacionados à fonte, um dando uma dica de diagnóstico caseiro para problema em fonte e outro perguntando se a Pichau Nidus 650L é boa. 

Agora me surgiu uma outra dúvida, se valeria a pena fazer recap da fonte ao invés de comprar uma nova. Pois o que mais desgasta em fontes a longo prazo é justamente os capacitores, e tecnicamente trocá-los a fonte deve durar mais um bom tempo sem dar problema. O que acham? Eu tenho todas as ferramentas necessárias e inclusive muitos capacitores de boa marca, só não sei dizer se tenho todos dos valores corretos.
 
@BCP Como isso é uma dúvida de eletrônica, talvez tu entendas melhor.

Postado

@Ferox Graxaim amigo, se o problema da fonte for só isso (capacitores estufados), sem pensar duas vezes, só trocar e fazer o teste de carga. Se for reutilizar capacitores usados, recomendo um testador de componentes elétricos (aqueles genéricos mesmo, de telinha verde e que usam bateria de 9v), para ter certeza que os capacitores estão de acordo com as suas caracteristicas. 

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@mattausàs vezes os capacitores estão ruins mas não estão estufados, vi muitos casos assim. 
Eu jamais utilizaria capacitor eletrolítico usado, no máximo se for cerâmico ou de poliéster. Mesmo que ele aponte como bom no teste (seja com testador ou com multímetro analógico), capacitores eletrolíticos velhos já são cansados e podem dar problema em pouco tempo. (Prova disso é que às vezes tu colocas capacitor estufado no testador e o testador indica ele como bom).
Eu tinha dúvida se valeria a pena fazer recap, pois além de talvez terem outros componentes com vida útil mais curta em fonte de alimentação de computador, de tempos em tempos há mudança de projeto de fabricação nas fontes, então projetos antigos são vistos como não muito eficientes e projetos novos se mostram melhores. Então minha dúvida é se vale a pena manter uma fonte de 8 anos atrás revisada ou se é melhor comprar uma fonte mais moderna.

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...