Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Uso o Windows 11 nas duas máquinas. Meu pc 01 recebe a internet, via cabo, e funciona perfeitamente. Preciso compartilhar a internet com o PC02. ERRO: Ao iniciar ou reiniciar o PC 01 (servidor) a internet do PC 02 não ativa. QUANDO DESMARCO O COMPARTILHAMENTO E MARCO NOVAMENTE, tudo funciona normalmente e funciona até desligar o PC1. Estou lutando contra isso já há muito tempo. Aceito qualquer ajuda e desde já eu agradeço.

• Curtir 1
Postado

opa 
você tem que configurar o ip manual para cada pc 
ex:
pc1 deixa 
192.168.1.1

pc2 deixa 
192.168.1.2

sempre muda o final 
com isso não da conflito de DNS

da uma olhada em videos na internet, é fácil 

Postado

@Ivo Barbosa Novais Outra coisa que você pode fazer e acabar com o problema, é utilizar um switch.

A questão dos IPs, conforme citado pelo colega @juhniu continuará a mesma para cada maquina, mas se o seu problema for algo relacionado a esse tipo de compartilhamento, com o switch vai funcionar certinho.

Um switch simples, tipo aqueles de 5 portas, já resolve o problema.

Pega o cabo que sai do modem e entra no seu PC e conecta ele em um switch... Do switch sai 2 cabos, um para cada PC. Já era.

PS: Só não vai funcionar se o seu modem não estiver em modo roteador... Ai você precisa alterar ele para roteador para que os 2 PCs funcionem corretamente.

• Obrigado 1
Postado

Perfeitamente...Se eu usar DOIS cabos saindo do roteador e conectando nos PC's, vai funcionar direitinho. Ocorre que por uma questão de custo do cliente, só usará um cabo que sai do roteador, até o PC1 (que está funcionando) e outro cabo ethernet saindo do PC1 até o PC2, com internet do PC1 compartilhada com o PC2 (Só fura a parede uma vez kkkkkkkk. Confirmo que tudo funciona normal desde que marque a opção "Permitir que outros usuários da rede  se conectem pela conexão  deste computador à internet". O problema persiste, toda vez que desliga ou reinicia o PC1 a conexão, somente da internet ao PC2, embora marcada, não funciona mais (como se não gravasse), tendo que entrar na configuração e DESMARCAR a opção e MARCAR novamente (PAC1) e aí volta ao normal podendo trabalhar o dia todo e não há problema. Praticamente já reconstrui os dois PC's, trocando quase tudo e simplesmente continua. Não sei se pode ser o Windows 11 com seu TPM 2.0 ou outras coisas...Já trabalhei com 1 servidor dedicado e 7 PC's todos com o Windows e nunca tive nenhum tipo de problema relacionado com isso. De qualquer forma, agradeço pela boa vontade de tentar me ajudar.

• Curtir 1
Postado

não sei como é ai, mas deve achar roteador antigao, switch com 4 portas por uns 20 reais.

faz assim, cobra 40 a mais do cliente e "da" pra ele um roteador antigo ou hub

Postado

Obrigado pela atenção ao assunto, mas acho que não é o roteador, porque o PC1, que recebe a internet via cabo, direto do roteador, não tem nenhum problema com a rede funcionando perfeitamente. Só dá problema quando liga o PC1 (servidor) ou reinicia, pois, nesse caso, o PC2 não recebe o sinal da internet, precisando, como já disse, ir no compartilhamento, desabilitar, na mão grande, e habilitar novamente pra poder funcionar. Só que esse processo é inadmissível. Só pra exemplificar, troquei cabo de rede, reto e crossover, placa-mãe, placa de rede, memórias e até placa de vídeo. Estou analisando se vale a pena trabalhar com isso. Na era da IA, ter problema desse dipo e, aparentemente, sem solução pra mim já é demais.

Postado

Olha faz anos que ninguem usa o computador com duas placas de rede para compartilhar a internet. Igual você esta fazendo, eh obsoleto

pode ser um bug do windows por exemplo, o que eu quero dizer é que você esta quebrando a cabeça sendo que tem solucoes mais simples…

compra um hub com 4 portas, roteador com fio usado e problema resolvido. você vai achar ai na net por 10, 15 reais.

você vai colocar o cabo de rede que vem do roteador principal no hub, ai outros 2 cabos ligados no hub para o pc1 e pc2

isso que você esta tentando fazer faziam sei la a 20, 30 anos atras

• Curtir 2
  • Triste 1
Postado

@Ivo Barbosa Novais Como o colega @thiago.jj disse... Você está impressionado / inconformado com uma coisa que já não funciona bem nos dias de hoje... Já foi útil um dia? Sim, claro, mas beeeem lá atrás!! Anos e anos atrás. Hoje já era! A coisa evoluiu e muito!

Nesse mesmo roteador que você está usando para conectar o PC1 não tem outra porta para você colocar um cabo e ligar o PC2? Saindo 2 cabos desse roteador que já existe?

• Curtir 1
Postado
Em 04/02/2026 às 13:41, thiago.jj disse:

Olha faz anos que ninguem usa o computador com duas placas de rede para compartilhar a internet. Igual você esta fazendo, eh obsoleto

Em 04/02/2026 às 15:49, Fause disse:

Você está impressionado / inconformado com uma coisa que já não funciona bem nos dias de hoje... Já foi útil um dia? Sim, claro, mas beeeem lá atrás!! Anos e anos atrás. Hoje já era! A coisa evoluiu e muito!

Nesse mesmo roteador que você está usando para conectar o PC1 não tem outra porta para você colocar um cabo e ligar o PC2? Saindo 2 cabos desse roteador que já existe?

Em tempos modernos isso funciona como funcionava antes. A maioria desses protocolos em uso na internet data dos anos 80 afinal, e por isso a internet deu certo. Os protocolos foram sendo revistos  um pouco mas são o mesmo, Isso vale para esse componente do Windows. Já no Windows 98 o protocolo de compartilhamento de conexão com a internet funcionava da mesma maneira. São os mesmos componentes, protocolos e o serviço. 

Mesmo a discagem dial-up funciona igualzinho, desde que tenha uma linha telefonica e um modem de cada lado. Com as mesmas velocidades dos anos 90.

Não falo pelo forum, claro, mas o propósito do forum é ajudar a resolver uma questão objetiva, e dizer que o cara não devia estar usando isso não é muito útil para o autor ou para os leitores. Claro que se pode apresentar uma solução alternativa, depois de tentar tratar a questão em si, mas descartar a questão apenas pode ser exagerado. Só minha opinião.

Há muitas razões para alguém precisar disso hoje. E uma razão simples é  oportunidade: Um PC está lá conectado, tem uma conexão de rede disponível e você tem um cabo de rede. Basta isso.

Claro que você pode ligar um switch, contratar um novo provedor, ligar um modem, usar uma ligação serial, sei lá...

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado

Aha, estou usando esse recurso faz uma semana no meu novo apartamento. Não tem cabeamento de rede aqui ainda e minha máquina Windows não tem adaptador wi-fi. Então peguei meu PC secundário com o Arch Linux (GNOME), que tem uma placa wi-fi PCIe e um adaptador ethernet sem uso, e pensei: será que não tem um meio simples de fazer essa porta ethernet fornecer a internet proveniente do wi-fi para o PC Windows, sem comando no terminal, sem bruxaria? E não é que tem!

Basta isto nas configurações da rede cabeada do GNOME:

gnome_compartilhamento_internet.thumb.png.9e46a94366e8ed0f96bed892ffb7e2d9.png

(acho que a parte de IPv6 não tem efeito, pois a máquina Linux não recebe delegação de prefixo do roteador da operadora...)

O NetworkManager ativa masquerade no kernel e coloca a escutar na interface um servidor DHCP e DNS relay cache. Ele configura a interface automaticamente com um endereço privado e define um intervalo adequado para os leases. Funciona perfeitamente bem. Posso reiniciar quantas vezes quiser que o NM é robusto pra caramba e o Windows sempre tem internet. Observação: não tenho firewall na máquina Linux; se tivesse, teria que liberar, na interface cabeada, as portas relativas aos servidores DHCP e DNS (no firewalld, seriam os serviços "dhcp" e "dns").

Como adaptadores ethernet não pré-históricos possuem auto MDI/MDIX, pode ser um cabo reto interligando as máquinas que funciona.

Não ajuda muito o problema do tópico, mas é para ilustrar que o descrito pelo OP é barrigada 🫄 do Windows, pois o NetworkManager no Linux tira de letra.

Postado
Em 07/02/2026 às 22:11, Marcos FRM disse:

PC secundário com o Arch Linux (GNOME), que tem uma placa wi-fi PCIe e um adaptador ethernet sem uso, e pensei: será que não tem um meio simples de fazer essa porta ethernet fornecer a internet proveniente do wi-fi para o PC Windows, sem comando no terminal, sem bruxaria? E não é que tem!

Essa opção de compartilhamento de acesso a internet disponível na interface gráfica é bem recente no Linux, e nesse pacote, Network Manager, que é opcional e assim nem sempre é instalado...

Em geral eram precisos mesmo uns 3 ou 4 comandos no terminal, e é o caso ainda hoje se usar por exemplo ifupdown-ng, outra opção bem comum no Linux.

Esse botão de compartilhamento é basicamente  o mesmo presente por exemplo no Windows 95, de décadas atrás. E não é surpresa copiar aquilo, já que é para fazer a mesma coisa e aquilo sempre deu certo desde os tempos de conexão a internet via telefone.

Em 07/02/2026 às 22:11, Marcos FRM disse:

Não ajuda muito o problema do tópico, mas é para ilustrar que o descrito pelo OP é barrigada 🫄 do Windows, pois o NetworkManager no Linux tira de letra

Isso não ilustra uma "barrigada" do Windows, apenas uma dificuldade de um usuário. É difícil imaginar que em 2026 tenha algum problema em um recurso presente no sistema desde 30 anos atrás. E não tem.

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, arfneto disse:

Network Manager, que é opcional e assim nem sempre é instalado

Todas as distribuições relevantes com foco em desktop usam o NetworkManager, pois é a solução mais robusta para wi-fi. As com foco em servidores, nem sempre -- apesar do Fedora e RHEL usá-lo por padrão até mesmo nas instalações em modo texto desde o RHEL 7 e Fedora ~17, de muitos anos atrás. O SUSE usou uma solução caseira, o Wicked, por um tempo, mas acho que nas versões recentes todos os tipos de instalação já usam o NM.

28 minutos atrás, arfneto disse:

Isso não ilustra uma "barrigada" do Windows, apenas uma dificuldade de um usuário. É difícil imaginar que em 2026 tenha algum problema em um recurso presente no sistema desde 30 anos atrás. E não tem.

Pois é. Vamos ver!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...