Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Coordenador
Postado
Em 06/03/2026 às 20:26, rafael2112 disse:

É o que importa no desempenho. DirectX é proprietária do Windows não esperaria compatibilidade em um driver proprietário

Em um mundo ideal, tudo roda em APIs abertas. No mundo real, a maioria dos jogos são feitos apenas para Windows e dependem de ferramentas como o Proton e o DXVK.

Em 06/03/2026 às 20:26, rafael2112 disse:

Aqui está vídeo (antigo) a comparação foi com um RX 480 e GTX 1060, teste de OpenGL e Vulkan

Esse vídeo não é antigo, é jurássico. É de 2018. Não tem qualquer relevância para o cenário atual e só contempla jogos nativos com APIs abertas.

1 hora atrás, rafael2112 disse:

Esse é de 2016?! São 10 ANOS de diferença de desenvolvimento de software. Literalmente zero relevância para o cenário atual, exceto pelo valor histórico para sabermos como era naquela época (e os drivers abertos da AMD eram sim ruins em desempenho, há muitos anos atrás).

Já postei uma referência desse mesmo site, mas relativamente atual (2023), lá atrás: https://www.phoronix.com/review/nvidia2022-windows11-linux. E o resultado foi: "Os testes de desempenho gráfico/de jogos da NVIDIA no Linux apresentaram, no geral, um desempenho de aproximadamente 91 a 94% do observado nativamente no Windows 11 com o mesmo hardware."

2 horas atrás, Mascote01 disse:

Essa sim é uma referência atual. Uma pena que o Windows não estava na comparação, mas os resultados são certamente promissores e finalmente as placas da Nvidia poderão, em um futuro próximo, talvez alcançar paridade de desempenho em jogos com o Windows.

• Membro VIP
Postado

O Mutter do GNOME 50 terá mudanças importantes para melhorar o desempenho no driver da Nvidia. Lembrando: versões minimamente recentes que implementam explicit sync (555+); qualquer coisa anterior é completamente quebrada com Wayland. Alguns corner cases que eles identificaram e adaptaram. Como não existe mais Xserver no GNOME 50 (🙏), é tudo feito pelo Mutter, no máximo com ajuda do Xwayland para os clientes que falam X11.

Sobre o uso do Linux aqui, ainda não deu. Estou usando a Arc A380 no Windows 11 por enquanto. 😉

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, KairanD disse:

Em um mundo ideal, tudo roda em APIs abertas. No mundo real, a maioria dos jogos são feitos apenas para Windows e dependem de ferramentas como o Proton e o DXVK.

Esse vídeo não é antigo, é jurássico. É de 2018. Não tem qualquer relevância para o cenário atual e só contempla jogos nativos com APIs abertas.

Esse é de 2016?! São 10 ANOS de diferença de desenvolvimento de software. Literalmente zero relevância para o cenário atual, exceto pelo valor histórico para sabermos como era naquela época (e os drivers abertos da AMD eram sim ruins em desempenho, há muitos anos atrás).

Sim rodar APIs abertas. Porque esta com o Linux para rodar DirectX via emulação? Pra mim não faz sentido.....pra gamer não sei

O driver da Nvidia já não tem problema de desempenho no Linux já faz alguns anos, este é ponto!

Aqui tem um teste mais recente e "valido" segundo você!

https://www.phoronix.com/review/nvidia2022-windows11-linux

DirectX muda com mais frequência suas versões e penaliza o desempenho de placa mais antigas. Linux e driver opensource tem outro objetivo:

https://www.phoronix.com/review/linux-619-amdgpu-radeon

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

Sobre o uso do Linux aqui, ainda não deu. Estou usando a Arc A380 no Windows 11 por enquanto. 😉

Não instalou ? E porque esta Win11 e não Win10?

• Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, rafael2112 disse:

Não instalou ? E porque esta Win11 e não Win10?

Ainda não. Eu preciso migrar umas máquinas virtuais do Hyper-V para o QEMU, ajustar várias outras coisas. E estou testando a questão dos snapshots do Btrfs (abri um tópico na sala Linux). Quero que o GNOME 50 esteja no Arch quando for instalar.

Aproveitei e testei a GT 1030 no Arch numa máquina mais antiga. Funciona razoavelmente bem com os pacotes nvidia-580xx-dkms e nvidia-580xx-utils do AUR. Lembrando que precisa instalar os headers do kernel manualmente -- o dkms possui uma dependência neles opcional apenas. E o libva-nvidia-driver (está no repositório oficial) faz os navegadores decodificarem vídeo na GPU.

Estou no Windows 11 porque o 10 está velho e cansado. 🤣

arc_a380_gab.thumb.webp.191c75bf485e3dfb9f601dc1dec672ea.webp

arc_bios_rebar.thumb.webp.865a067f97051cc922a39114395cfbb3.webp

arc_intel_driver.webp.ce9c1780ae25e108ced7f0ef18091f3d.webp

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
52 minutos atrás, rafael2112 disse:

Sim rodar APIs abertas. Porque esta com o Linux para rodar DirectX via emulação? Pra mim não faz sentido.....pra gamer não sei

Sim, não faz sentido. Mas não vivemos em um mundo ideal. Vivemos em um mundo onde a maioria dos jogos não são feitos para Linux, mas apenas para Windows. Por isso eles rodam via tradução (e não emulação) usando ferramentas como o DXVK.

52 minutos atrás, rafael2112 disse:

O driver da Nvidia já não tem problema de desempenho no Linux já faz alguns anos, este é ponto!

Aqui tem um teste mais recente e "valido" segundo você!

https://www.phoronix.com/review/nvidia2022-windows11-linux

Em jogos tem uma perda, assim como todas as referências que postei comprovam (inclusive essa que você acabou de linkar). Já foi comprovado diversas vezes neste tópico que há uma perda, mas você insiste em rebater isso.

A única referência relevante postada que mostra que isso pode mudar é aquela que o @Mascote01 trouxe. E ela se refere a um sistema que ainda será lançado, destacando o ganho justamente porque existe uma perda histórica.

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

O Mutter do GNOME 50 terá mudanças importantes para melhorar o desempenho no driver da Nvidia. Lembrando: versões minimamente recentes que implementam explicit sync (555+) [...].

Sim, isso é excelente. Finalmente parece que vão fechar o gap. A Nvidia parece estar pouco a pouco começando a ligar mais para o Linux para jogos.

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, Marcos FRM disse:

O Mutter do GNOME 50 terá mudanças importantes para melhorar o desempenho no driver da Nvidia. Lembrando: versões minimamente recentes que implementam explicit sync (555+); qualquer coisa anterior é completamente quebrada com Wayland. Alguns corner cases que eles identificaram e adaptaram. Como não existe mais Xserver no GNOME 50 (🙏), é tudo feito pelo Mutter, no máximo com ajuda do Xwayland para os clientes que falam X11.

Um esclarecimento se faz necessário. Quando digo que requer "versões minimamente recentes que implementam explicit sync" me refiro ao protocolo linux-drm-syncobj-v1. Ele é a "língua padrão" que a pilha gráfica adotou para resolver o problema de comunicação entre aplicativos, compositores e drivers. No paradigma da Nvidia, a GPU não gosta de "adivinhação" e precisa ser avisada explicitamente quando um quadro terminou de ser desenhado para autorizar o próximo (Page Flip). Os demais drivers possuem mágicas para isso funcionar out-of-box sem tal indicação, que a Nvidia não implementa. É um assunto bem de baixo nível e já ouvi comentários dizendo que a Nvidia tem razão. Vulkan depende inclusive desse conceito, de forma que o protocolo seria útil para os demais drivers.

O resumo da ópera é que, sem linux-drm-syncobj-v1, Nvidia com Wayland é uma porcaria. Por isso, requer driver 555+ e versões relativamente recentes do kernel, Mesa, Mutter, KWin, Xwayland, etc. Coisa da metade de 2024 para frente no mínimo.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Marcos FRM disse:

Ainda não. Eu preciso migrar umas máquinas virtuais do Hyper-V para o QEMU, ajustar várias outras coisas. E estou testando a questão dos snapshots do Btrfs (abri um tópico na sala Linux). Quero que o GNOME 50 esteja no Arch quando for instalar.

Aproveitei e testei a GT 1030 no Arch numa máquina mais antiga. Funciona razoavelmente bem com os pacotes nvidia-580xx-dkms e nvidia-580xx-utils do AUR. Lembrando que precisa instalar os headers do kernel manualmente -- o dkms possui uma dependência neles opcional apenas. E o libva-nvidia-driver (está no repositório oficial) faz os navegadores decodificarem vídeo na GPU.

O Navegador no Linux usa VAAPI, fazer isso funcionar na NVIDIA no Linux não é nada fácil. De qualquer forma o Youtube usa VP9 acima de 1080p e somente faria decoder no Quick Sync encoder/decoder da Intel.

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, rafael2112 disse:

O Navegador no Linux usa VAAPI, fazer isso funcionar na NVIDIA no Linux não é nada fácil.

libva-nvidia-driver (https://github.com/elFarto/nvidia-vaapi-driver/) faz a ponte entre VAAPI e a implementação da Nvidia. Para funcionar no Firefox e Chrome, basta instalar o pacote. Ambos os navegadores passam a usar a GPU sem ajustes adicionais, para todos os codecs suportados, incluindo VP9. Pode ser que requeira alguma versão mínima do driver (lá diz funcionar com o 470+...), não sei. Com o 580 funciona.

No Chrome, passou a ser habilitado por padrão recentemente:

Postado
Em 15/03/2026 às 07:41, Marcos FRM disse:

libva-nvidia-driver (https://github.com/elFarto/nvidia-vaapi-driver/) faz a ponte entre VAAPI e a implementação da Nvidia. Para funcionar no Firefox e Chrome, basta instalar o pacote. Ambos os navegadores passam a usar a GPU sem ajustes adicionais, para todos os codecs suportados, incluindo VP9. Pode ser que requeira alguma versão mínima do driver (lá diz funcionar com o 470+...), não sei. Com o 580 funciona.

Minha placa Nvidia Kepler que usa o driver 470 tem apenas H.264, Pascal teria H.264/H.265, mas não tem como essas placas decodificarem VP9 pois são Encoders físicos.

Sobre o VAAPI para Nvidia lembro ter lido a tempo atrás, parece realmente funcionar nas Turing em diante

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, rafael2112 disse:

Minha placa Nvidia Kepler que usa o driver 470 tem apenas H.264, Pascal teria H.264/H.265, mas não tem como essas placas decodificarem VP9 pois são Encoders físicos.

Sobre o VAAPI para Nvidia lembro ter lido a tempo atrás, parece realmente funcionar nas Turing em diante

Pascal decodifica VP9 também (https://developer.nvidia.com/Vídeo-encode-decode-support-matrix). Esse driver "ponte" que linkei ativa apenas decodificação através da VAAPI. Para codificação funcionar, o aplicativo precisa usar VDPAU diretamente, como o OBS faz.

Postado
17 horas atrás, Marcos FRM disse:

Pascal decodifica VP9 também (https://developer.nvidia.com/Vídeo-encode-decode-support-matrix). Esse driver "ponte" que linkei ativa apenas decodificação através da VAAPI. Para codificação funcionar, o aplicativo precisa usar VDPAU diretamente, como o OBS faz.

Tem razão, não sabia que a partir da placas Nvidia Pascal podem decodificar VP9, mas não faz Encoder VP9.

No caso da Nvidia, programas como OBS, editores de Vídeo e outros, fazem o uso do FFmpeg que implementa o SDK da Nvidia que acessa o driver da Nvidia (VDPAU), Isso vale tanto para Windows como Linux. Quando a Nvidia termina o suporte ao driver, as novas versões do SDK, não aceitaram mais o driver. Por exemplo se alguém esta com Win11 e esta com uma das placas Pascal-Serie 10, a partir de 2018 não conseguirá mais usar Encoder/Decoder no Windows, caso atualize os programas, o restante vai funcionar como Directx (12.1) e OpenGL.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...