Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bom dia!
Eu estava ajustando os níveis do meu tape deck, que estavam desregulados, e sem querer acabei mexendo nos dois trimpots de tensão de bias. 
Agora eu não tenho referência para ajustar de novo!

Eu tenho um osciloscópio Caltek CA8016, 10MHz, 1MΩ, 25pF. Na escala de 1volt por divisão com a ponteira atenuada pra x10, medindo no cabeçote as senóides ocupam um total de 4 posições, que pela lógica seria 40Vpp (20V RMS). 
Mas segundo ChatGPT (que não dá pra confiar 100%, essa tensão é muito alta e deveria ser no máximo 5V no modo ferro. O que está dentro da escala do osciloscópio, mas a questão é que a ponteira está em X10, então segundo o ChatGPT, se estivesse certo essa medição deveria ocorrer com a ponteira em X1.

A questão é: para quem realmente é um ser humano experiente e entende de eletrônica antiga, qual medição deve mostrar ao medir os pinos do cabeçote com o osciloscópio? Quantos Vpp?
Quanto à freqüência, um ciclo completo ocupa 7 microsegundos por divisão, o que daria uns 143KHz pelo que calculei. Isso também está dentro do padrão?

• Coordenador
Postado

@Ferox Graxaim Você alterou os dois canais? Se não, é só você medir a onda no canal que não mexeu e colocar igual nos dois... Lembrando que o Bias só esta presente quando é acionado a gravação, e o nível (tensão), depende da posição da chave se seleção do tipo de fita (Metal, FeCr, Cr02 ou normal)...

Em "Volts", não achei em nenhum esquema aqui alguma referencia, a não ser a alimentação do circuito que geralmente é 12V

Lembro que na posição Metal a tensão era praticamente a máxima do circuito (antes de distorcer os picos), não lembro o valor mas eu media ela no cabeçote de apagamento.

• Membro VIP
  • Solução
Postado
6 horas atrás, BCP disse:

Você alterou os dois canais? Se não, é só você medir a onda no canal que não mexeu e colocar igual nos dois... Lembrando que o Bias só esta presente quando é acionado a gravação, e o nível (tensão), depende da posição da chave se seleção do tipo de fita (Metal, FeCr, Cr02 ou normal)...

Eu tinha alterado os dois, mas pesquisando e vendo vídeos de técnicos eu vi que não existe uma tensão exata, e sim é testando e equilibrando nível e bias pra ver se a gravação fica no mesmo dB que tocou. Aí consegui ajustar corretamente. 
Mas agora estou com outra dúvida que acho melhor criar um novo tópico.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...