Ir ao conteúdo

Tela preta e jogos fechando com erro de "tempo limite" no driver AMD, RX 9060 XT

Ir à solução Resolvido por Yamazen,

Posts recomendados

Postado

Comprei recentemente uma placa de Vídeo rx 9060 xt 16gb e uma semanas depois o Monitor Gamer Samsung Odyssey G5 34". 

WhatsAppImage2026-03-13at20_12_30.thumb.jpeg.d6b82c4d7abcb38cc041f314d91a781a.jpeg
  Começou a dar umas telas pretas do nada e reiniciar o monitor e isso acaba fechando o jogo e dando um erro na tela
WhatsAppImage2026-03-13at20_12_41.thumb.jpeg.d4ad3aabcc9a880568e4cafab6af66bc.jpeg

A principio os drivers estão todos atualizados e a placa de Vídeo é nova. Instalei também um water cooler recentemente.

• Moderador
Postado

@Scaliest Independente dos seus drivers estarem atualizados ou não, a primeira tarefa a se fazer nesses casos é reinstala-los.

Reinstale o driver de vídeo baixando-o diretamente no site da sua placa de vídeo, e também os de Chipset/Serial IO/Management Engine, baixados diretamente do site da sua placa-mãe.

• GabrielLV alterou o título para Tela ficando preta e fechando jogos com erro de "tempo limite" no driver AMD.
Postado

Meu amigo, O adrenaline deve estar configurado de maneira incorreta, esse erro acontece muito quando as configurações da placa de Vídeo estão erradas. Se voce é um iniciante em Amd, saiba que as configurações do adrenalin geralmente é um overclock no maximo, então precisa fazer o undervolt da placa e configurar as fans de maneira correta. Então meu palpite é estar acontecendo 2 coisas

1- O undervolt da placa não foi feito, a placa não foi reconfigurada.
2- A configuração da placa está errada, provavelmente na parte de voltagen e potência da placa.

Placas da amd no seu geral são melhores do que nvidia, porém são muito enjoadas de configurar, a relação de potência e voltagen tem que estar bem equilibradas caso contrario irá ficar dando esses erros.

Pesquise um pouco sobre o undervolt da placa de Vídeo, vou enviar um Vídeo como base

• Confuso 1
Postado

@VYK9 tentei bastante coisa irmão, continua dando o mesmo erro. Eu penso que talvez seja esse monitor novo, comprei recentemente e ele trava sempre. O jogo trava o monitor reinicia e dai apresenta problemas tudo.

• KairanD alterou o título para Tela preta e jogos fechando com erro de "tempo limite" no driver AMD, RX 9060 XT
  • Solução
Postado

@Scaliest Cara o meu deu um erro parecido com o seu so que por causa desse maldito adrenalin ai
O que eu fiz  Baixei o DDU- Display Driver Uninstaler depois baixei uma versão mais antiga do adrenalin depois fui atras de algum Vídeo sobre configuraçoes da minha placa de Vídeo

ate agora deu certo isso

• 2 semanas depois...
Postado
Em 20/03/2026 às 09:54, Yamazen disse:

@Scaliest Cara o meu deu um erro parecido com o seu so que por causa desse maldito adrenalin ai
O que eu fiz  Baixei o DDU- Display Driver Uninstaler depois baixei uma versão mais antiga do adrenalin depois fui atras de algum Vídeo sobre configuraçoes da minha placa de Vídeo

ate agora deu certo isso

Fiz isso e ate agora não deu nenhum erro, a principio era isso mesmo. Mas é uma pena não poder usar os ultimos recursos da minha placa de Vídeo por esse erro

• Coordenador
Postado

Verifique se o Resizable BAR / Smart Access Memory está ativado e com a configuração Above 4 GB habilitada na BIOS. Sem ele, problemas como os que você relatou são comuns.

Essas placas de vídeo modernas são muito dependentes desse recurso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...