Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Baixei o Linux Mint em agora não consigo dar boot no Win11 que está instalado em outro SSD!

Aqui vai algumas coisas que tentei,no terminal ao executar o comando:

[ -d /sys/firmware/efi ] && echo "Installed in UEFI mode" || echo "Installed in Legacy mode"

RECEBO:

Installed in UEFI mode

Ao executar a ferramenta Boot Repair recebo a mensagem:

"LegacyWindows detected! You may want to retry afte deactivating the [Separate/boot/efi partition:] option. Are you sure you want continue anyway?"

Ou seja: Linux está foi instalado em uefi/GPT e Win11 em Legacy/MBR

Preciso saber como resolver isso!

Se tem como converter o Linux pra Legacy ou fazer um pendrive bootavel via Linux sendo Legacy/MBR pois não estou encontrando nenhum vídeo explicando como!

Eu fiz o driver via WIN11 usando Rufus,mas não encontro programas que tenham como converter para uefi/legacy na formatação no ambiente Linux!

• Moderador
Postado
7 horas atrás, Hero Designated disse:

Win11 em Legacy/MBR

@Hero Designated O Windows 11 não suporta inicialização legada por padrão, somente através de burlas. Como seu computador suporta UEFI, o ideal é que todos os sistemas operacionais sejam instalados em UEFI.

Provavelmente, se você manteve a opção Legacy CSM ligado no BIOS, você consegue iniciar o Windows através do menu de boot da placa-mãe (tecla F8 na inicialização). Se você conseguir chegar no Windows, você tem duas opções:

• Faça backup dos seus arquivos e converta a instalação do Windows para UEFI/GPT (o backup é para se precaver se algo der errado)
  • Faça backup dos seus dados e reinstale o Windows em UEFI/GPT

Para realizar a primeira etapa, siga este vídeo:

Com o Windows instalado em UEFI e inicializando corretamente, você pode reparar a partição de inicialização para que o GRUB (gestor de inicialização do Linux Mint) seja carregado e permita que você inicie tanto o Linux Mint como o Windows. Para isso, basta iniciar o pendrive de instalação do Linux Mint e rodar o programa "Boot repair" (ou nome parecido) no menu Iniciar.

Antes disso, realize as seguintes duas tarefas no Windows para impedir conflitos:

• Desative a Inicialização Rápida com o comando 
    powercfg /h off
    no Prompt de Comando como Administrador
  • Ative o horário UTC para que os dois sistemas não conflitem com horário, com o comando 
    reg add "HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\TimeZoneInformation" /v RealTimeIsUniversal /d 1 /t REG_DWORD /f
    no Prompt de Comando como Administrador
  • Curtir 2
  • Rio McCloud alterou o título para Windows não inicia após instalar Linux Mint em outro disco
Postado

@Rio McCloudMais uma pergunta!

E se por algum motivo eu deletei a partição WIn11 por engano? Teria como eu saber?

Eu instalei Linux sem outras unidades SSD conectadas(Tenho 4 unidades,2 delas tinha o Windows e 1 delas eu formatei pra instalar o Linux)!

• Moderador
Postado
Em 01/04/2026 às 18:55, Hero Designated disse:

E se por algum motivo eu deletei a partição WIn11 por engano? Teria como eu saber?

Verifique se o disco que contém o Windows possui as seguintes partições:

• uma partição EFI de tamanho entre 100 MB e 1 GB
  • uma partição MSR de 16 MB
  • a partição de Windows, com o tamanho restante

Se as três existem, você não apagou o Windows.

Postado

Pelo que você relatou, quando fez a instalação do Linux Mint, as demais unidade estavam desconectadas, logo ele não deve ter oferecido a instalação do GRUB, que é o gerenciador padrão de boot.

Pelo gerenciador de aplicativos do Mint, você pode instalar o boot-repair e tentar recuperar com ele. Também tem a opção de tentar recuper o boot pelo pendrive de instalação do linux Mint.

Faça isso com os SSDs/discos rígidos conectados, para que seja identificado.

Eu tanteria antes, dar o comando:

sudo update-grub

no terminal e reiniciar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...