Ir ao conteúdo

Migrando para o Linux

Capitao Black

Posts recomendados

Postado

tenho um pc com o windows xp, sempre usei o windows. agora estou um pouco motivado a migrar definitivamente o duro vai ser convencer o patrao (meu pai) a aceitar o linux. o win da muito problema. eu tenho que formata quase toda vez que da um problema. ja perdi a conta de quantas vezes ja instalei as versões do dito curjo do windows. quais os argumentos que eu posso usar para convencer uma pessoa? a aceitar o linux? vale a pena migrar de quem esta saindo de um sistema operacional problematico para outro?

Postado

O primeiro argumento que você pode usar é que não precisa se desfazer do Windows pra poder usar Linux. Basta instalar em dual boot e vai dar pra usar os dois. Tenho o slackware e o Xp instalados e rodando numa boa no mesmo computador.

Quanto a migrar de um sistema pra outro. Basta dizer que o Linux tem tudo o que o windows tem e é mais estável. Os problemas com Linux são os programas, muitos que você usa em Windows não existem versões pra Linux, embora os que tenham a versão pra Linux é um pouco melhor O ponto mais desfavorável é que em Linux quase não tem jogos, embora uma ou outra empresa lance algum jogo (unreal tournament, Return to Castle Wolfenstein, Doom3, entre poucos outros), o que pode ser corrigido usando o Wine, um "emulador de Windows", mas que não é fácil de configurar. Embora não seja tão complicado assim.

Um dos maiores problemas em Linux (e o que afugenta muita gente) é a configuração, que não é tão assustadora, mas é mais complicada que em Windows. Mas posso te dizer, por experiência própria, que o meu slackware (que é um dos mais complicados) não foi complicado de instalar, nem configurar (graças a experiencia com o conectiva, que eu usava antes) e que agora, configurado, ele bate de longe o Windows. Meus amigos, que mal entendem de Windows, usaram o meu Linux por um tempo e não tiveram nenhum problema em um sistema já configurado. Esse é o maior problema pra usar Linux, a configuração. Passou por isso, qualquer um usa com a mesma facilidade do Windows.

Pra saber se vale a pena migrar, eu recomendo que você instale o Windows em uma partição, o Conectiva 10 na outra e teste, vai tentando em Linux e vendo se consegue aprender, baixa alguns tutoriais pra ir se acostumando. Daqui uns 6 meses, depois de já aprender alguma coisa e estar usando um sistema estável (e mais bonito), você nem vai se lembrar que tem Windows instalado. Experiência Própria.

Nem tudo é tão bom nem tão ruim. O windows não é líder só pelo poder da Microsoft, ele é bom. Mas o Linux é uma opção tão boa ou melhor. Pelo menos pra mim.

E como último recurso, muitas empresas estão começando a usar Linux, isso pode ser um diferencial na hora de uma entrevista. Sei disso também por experiência própria.

Postado

Só um detalhe. A segurança do sistema depende do usuário. E isso pra qualquer tipo de praga virtual, seja de carne e osso ou bits.

Uma das vantagens do linux é a falta de vírus, mas se o linux se tornar um sistema "popular", muito espírito de porco vai começar a fazer vírus. E se os usuários se mantiverem com o lema de que "a segurança do sistema me basta', vamos ver vírus cada vez mais destrutivos.

Assim, o linux é sim muito mais seguro, mas isso não impede que os usuários tomem cuidado com esse tipo de coisa.

Postado

Boa Czar_Bruno e Skelton!!

Outras boas razões:

Dizem que Linux tem muito que evoluir, coisa e tal... Bom, recomendo você dar uma pesquisada no sistema de instalação de programas que o pessoal do Debian fez e que muitas distribuições estão adotando. O apt-get. Você não tem que ficar rivirando a internet pra achar aquele programa que você quer. O apt-get já procurar pra você. Se quiser ele te mostra as informações do pacote. Quer instalar? Ele baixa o pacote que, se precisar de alguma biblioteca e coisa desse tipo, já baixa sozinho, instala e pronto!! Não terá que ficar compilando, verificando dependência. Lógico que compilar no seu micro te garante melhor desempenho. Mas caso você não saiba fazer isso ainda, o apt-get já faz tudo sozinho!!

Outra boa razão, a segurança!! Lógico que ficar sempre como root (equivalente ao administrador do Windows, só que acho que tem ainda muito mais poder!!), você estará mais exposto a ataques. Porém será muito mais complicado do que no outro sistema. Mas você pode simplesmente logar-se como usuário comum e , caso precise configurar algo, só abra um shell no próprio ambiente gráfico e use o comando su, entre com a senha do root e o acesso à recursos de configuração estará liberado. Quer mais segurança?? Bom, então configure o sudo (este permite que usuário comum rode aplicações que só o root pode rodar) que libera em partes os recursos, mas traz mais segurança por ainda sim depender da identidade do root por causa das permissões de acesso aos arquivos (lembra-se das permissões NTFS do outro sistema? Só que aqui a coisa é levada mais a série até mesmo fora de um domínio).

Precisa de mais segurança?? O Pinguim já tem um firewall, só que já embutido no kernel!! O próprio núcleo dele já tem isso. Bom, pode parecer complicado configurar ele (chame-se iptables), mas tem ótimos scripts já prontos pela net que configuram tudo. Você só precisa rodar eles.

Quanto aos programas, acho que você tem muito mais opção do que em outra plataforma. O negócio que não são todas as empresas mais conhecidas da outra plataforma que fazem programas para o Linux. Mas isso não influi muito, pois temos programas que muitos não ouviram falar, mas que têm uma qualidade enorme e se equiparando à programas comerciais. Exemplos: Gimp (edição de imagem), amarok (player de MP3), Open Office (pacote de escritório e que antes que digam que ainda não é muito forte, em breve virá a versão 2.0 que promete muito!!!), Gaim (programa de mensagens instantâneas que suporte protocolos MSN, Yahoo!, ICQ, Jabber, entre outros), K3B (gravação de CDs) e muitos outros programas. E não podia deixar de falar no fenômeno atual da navegação da net: Mozilla Firefox!! Temos um concorrente muito bom para o Vmware (máquina virtual) que se chama Qemu.

Mais uma coisa: Linux, mesmo sem saber programar uma linha, você pode trocar completamente todo seu núcleo pela versão mais nova!! Você vai ouvir falar muito nisso: recompiltar kernel. Com isso, você pode ajustar o sistema com suporte a só o que você tem em seu PC. Coisa assim, só no Mac OS X da Apple. Isso deixa o desempenho muito bom!

Você não ficar enjoado de ver aquela mesma cara!! O Linux tem várias interfaces gráficas, dando a você a escolha da que melhor te atender. KDE, Gnome, WindowMaker, XFCE....

Ainda empresas do naipe de IBM, HP, Novel, Sun entre outras estão apoiando e investindo no Linux.

Agora só uma dica: Linux é diferente do Windows. Logo um usário forte do outro sistema pode não conseguir fazer tudo de primeira. O negócio é aprender e paciência. O expert hoje em outro sistema foi um bebê nele ontem... Lembre-se disso.

Postado

valeu mesmo, o linux tem as suas vantagens contra o windows. mas uma duvida : eu fico so com o linux ou com os win e linux? ate agora to tendo uma ma experiencia com o kurumin

deu erro de instalação em dois programas

Postado

Sugiro que mantenha, pelo menos por um tempo, dual boot com os dois sistemas. Pode ser que você não encontre em linux um programa que não seja assim tão bom quanto o do windows. Ou mesmo que não encontre algum "similar" pra linux.

Depois de um certo tempo você pode escolher, com um pouco mais de cuidado, se quer continuar com dual boot ou se vai partir pra um sistema só, seja windows ou linux. Daí você vai ter argumentos melhores, devido à experiência adquirida, sobre qual sistema mais se adapta às suas necessidade.

PS. Que erro deu nesses programas?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!