Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chuveiro em 220v


Ricolopes

Posts recomendados

Pelo que me lembro de minhas aulas de química, a água sozinha não conduz eletrecidade. Ou seja, com apenas 110V (1 fase x terra) não tem como levar choque pela água. Agora, se a água vier muito impura, com íons devido ao tratamento, pode até ser que cause choque, mas pequeno.

Faça o teste com uma lâmpada de 100W. Nã há tantos íons na água capaz de conduzir uma corrente de um chuveiro, mesmo de 4000W.

Somente queria fazer esta observação que ninguém tocou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

Que a água que sai pelo chuveiro faz fluir corrente elétrica, não é necessário discutir! Além de TODOS saberem que algum choque será sentido, quando não há o aterramento, a ideia do tópico é discutir o resultado sobre uma determinada situação.

Nunca vi em lugar algum, que não se tome choque no chuveiro elétrico, devido a qualidade(pureza) da água, ser superior! À menos que se use água destilada para banho! Desconheço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Tranzorb@14 de fevereiro de 2005, 19:28

Observe que todo o trecho em vermelho apresenta potencial de 110V em relação à terra, como o sr. mesmo acaba de dizer. Observe que os dois terminais desse resistor possuem o mesmo potencial (110V) e, logo, a DIFERENÇA DE POTENCIAL, ou seja, A TENSÃO NA RESISTNCIA, é NULA (110 - 110 = ???)!!!!!! É claro que não há tensão NA RESISTNCIA, ou seja, entre seus dois terminais -- e não entre eles e a terra (!!!) -- e foi ISSO que eu disse!

Não vou discutir se 110V ou 220V num chuveiro não aterrado dá choque.

Dizem que técnico em eletrônica tem medo de alta tensão, e eu faço jus, pois nem em 12V eu toco descalço pra não correr risco. :rolleyes:

A correção que quero fazer é que as fases estão defasadas em 180 graus, e por isso a tensão sobre a resistência não é zero, ou o chuveiro não funcionaria, ok? :joia:

Podemos voltar a falar somente de tensão contínua? :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, o Tranzorb explicou o que disse e tá certo.

Isto que você citou é um equívoco!

A correção que quero fazer é que as fases estão defasadas em 180 graus, e por isso a tensão sobre a resistência não é zero, ou o chuveiro não funcionaria, ok?

Estamos falando num caso especial, onde uma das fase foi CORTADA! Como é que haveria defasamento na tensão da resistência, sobre ela mesma? A outra fase não chega na resistência!

Como Técnico em Eletrônica, deve sim, conhecer para não cometer equívocos como o que citou e observar o conteúdo do que foi postado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A correção que quero fazer é que as fases estão defasadas em 180 graus, e por isso a tensão sobre a resistência não é zero, ou o chuveiro não funcionaria, ok?

Existem três fases que chegam às nossas casas (Brasil). Elas estão defasadas em 120º. Ligando-se duas fazes temos 220V. Ligando-se uma fase e outro ao neutro temos 117~122V.

Que a água que sai pelo chuveiro faz fluir corrente elétrica, não é necessário discutir! Além de TODOS saberem que algum choque será sentido, quando não há o aterramento, a ideia do tópico é discutir o resultado sobre uma determinada situação.

Chuveiros, pelo seu grande consumo são ligados em 220V. Se uma fase cair (queimar o fusível, por exemplo) não há como levar choque, pois a água sozinha, mesmo de torneira não tem capacidade suficiente para conduzir corrente.

Para levar choque em chuveiros, você deve tocar em sua parte metálica, mesmo no registro (se o encanamento for metálico e não tiver aterramento), descalço e molhado.

Se alguém duvidar, pegue uma lampada 100W, ou mesmo um LED 2V, e ligue um contato através da água. Se ela não é capaz de acendê-los, não poderá te acender.

ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala ai pessoal! nossa... que tópico anmado esse hein?! não quero polemizar... mas tenho alguns comentários a fazer:

- água pura (destilada e deionizada) não conduz eletricidade, mas água de torneira com sais (ions) conduz sim... mas os chuveiros apesar de terem sua resistencia em contato direto com a água não dão tanto choque pois existe uma distância entre um pingo e outro... isso isola a corrente...

- creio que no Brasil seja muito raro tensão de 110V nas tomadas... o que existe é 127V... antigamente existia 110V pois haviam geradores/transformadores de 220V com tap central... de onde se tirava 220/2 = 110V... mas hoje isso não existe mais... ou deve ser raríssimo... obtem-se 127V ou 220V em função da ligação de baixa-tensão dos transformadores de distribuição estarem em delta ou estrela...

um forte abraço e até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Roger_2,

- água pura (destilada e deionizada) não conduz eletricidade, mas água de torneira com sais (ions) conduz sim...

concordo! :joia: Porém os íons presentes são muito poucos, o que faz a água conduzir apenas pouquíssimos miliampéres, com a resistência da pele não dá nem pra passar corrente. Ácido, Bases e Sais solubilizados em água conduzem. A água do mar por exemplo, tem uma quantidade de íons Na+ e Cl- extremamente maior que água da torneira, por isso é capaz de conduzir bastante corrente.

Entre a fase e o neutro exite uma diferenca de 5 a 10V, agora, depois que você falou isso, não sei se 127V já o são discontados!! :wow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa banheira, os sais que naturalmente tem no suor, não são escoados, ficam acumulado na banheira. Também é colocado sabão, que em shampus há grande concetração de substâncias dissossiaveis. Então caso já é perigoso, pois a condutividade vai aumentando bastante conforme são colocados íons. Quando o secador cai, a corrente tende circular pelo menor caminho, mas as áreas periféricas são também atingidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita que tópico animado sô, ...

"Dizem que técnico em eletrônica tem medo de alta tensão, e eu faço jus, pois nem em 12V eu toco descalço pra não correr risco. "

Eu sou e não tenho medo, 12V não faz nem cosquinhas. Se eu não estiver descalço ou com algum machucado no dedo toco até 220V que não sinto choque, é claro que faço isso com a mão direita e com um sapato de solado grosso. Não aconselho ninguém fazer isto, é só para comprovar a lei de ohm e confiar nos conhecimentos técnicos, é só calcular a resistência e verão que é possível. Mas sou contra mexer no aparelho estando ele energizado e nem recomendo isso.

Não façam isto em casa crianças sou profissional.

Ps. As crianças são crianças mesmo e não vocês, já vi garotos de 12 anos loucos por computador acessando o forum.

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso mesmo Cassiano! Tá bem animado aqui.

Só fico meio escabriado é com o rumo do debate. O tema do tópico é claro. Tomar choque ou não, quando uma fase é aberta(sob condição específica).

Como sei que muitos concordam, um condutor energizado, em contato com a água, fará conduzir , através dela, certa quantidade de corrente. Isso é indiscutível!

Debater a constituição química da água, ou da matéria, não creio fazer parte do tema, afinal, água de chuveiro é tudo igual.

Bom que tenha retornado amigo. Andou meio sumido!!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!