Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de Conclusão de Curso


digaofs

Posts recomendados

Preciso de ajuda! Vou terminar meu curso técnico de eletrônica no meio do ano, e to sem idéias sobre o que fazer de projeto de fim de curso.... alguém ai pode me dar uma força? Po de ser qualquer projeto... desde que não seja muito simples e nem esteja totalmente pronto... quero dizer... me passem idéias , não projetos ja feitos... porque o projeto é justamente para verificar a capacidade de criar novos circuitos.... valeu gente.... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! :bandeira:

Porque você não monta um levitador elétrico?

Se quiser de uma olhada em http://jnaudin.free.fr/lifters/main.htm.

Mas se quer algo mais voltado para o seu curso pode usar um microcontrolador para fazer algo como um gira-sol (equipamento que aponta para o sol), você pode usar um LDR (resistor que varia a resistência com a presença de luz), e apresentar este projeto usando uma lâmpada incandecente.

Pode montar um robozinho que desvia de obstáculos.

No curso que ainda não me formei (falta o estágio), o trabalho de conclusão é avaliado pelos professores que dão notas mais altas para projetos que incluam o que foi trabalhado em aula. Muitos projetos boms e divertidos foram apresentados.

Havia um projeto de um telefone ligado a rede elétrica da casa, que quando se ligava para esse telefone erá possível ligar ou desligar a luz de até 10 comodos da casa, um comodo por tecla.

Havia um projeto que usava caixas de alto falantes de alta potência (caixas com 2 metros de altura ou mais) ligadas próximas a lâminas de espelho que refletiam o feixe de um laser direto na parede. O som fazia as laminas de espelho vibrarem o que produziam variações no feixe laser. Dando um "falso" efeito de um analisador de espectro.

Entretanto esses projetos não ganharam nada. Pois usavam muita coisa que não havia sido aprendida no curso. Dois dos projetos vencedores eram de conhecidos meus, um era um projeto com 555 que controlava o tempo em que um aquário liberaria automaticamente a ração para os peixes, o outro era um projeto que usava contadores e um conversor BCD - 7 segmentos para fazer um painel de votação com apenas uma pergunta e duas respostas. (O pessoal fez uma feira bem pobrinha mesmo! :bye: )

Já o meu projeto não funcionou! :cry:

Eu me escrevi na feira com um projeto de um transmissor e receptor de laser modulado B) . Era um transmissor e um receptor de rádio adaptados para modular (transmissor) e demodular (receptor) a freqüência de um laser (do tipo vendido em camelôs). Entretanto eu não encontrei um receptor de laser modulado para vender nas lojas da minha cidade e teria de apresentar um outro projeto, por causa dessa troca de projetos a direção do curso cortou o meu grupo da apresentação. Mas isso não me prejudicou pois na metade do curso eu já havia apresentado um outro projeto na feira, como eu ainda estava no começo apresentei um intercomunicador predial que usava RF para fazer a comunicação entre vários terminais de audio.

Depois que você decidir por um projeto, posta a sua ideia ai no fórum que o pessoal te ajuda.

Não se esqueça que o importante é aprender, apresentar e se divertir. Ok! :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!