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fabiobrasileiro

ADSL/Banda Larga

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ADSL/Banda Larga, Como funciona, problemas mais comuns e possíveis soluções:

O que é ADSL

Assymetrical Digital Subscriber Line é uma tecnologia que utiliza linha telefônica digital para tráfego de dados em velocidades de até 8 megabits por segundo (as velocidades máximas oferecidas por provedores brasileiros são menores).

Como funciona

A empresa (uma operadora de telefonia) instala um modem próprio para ADSL, que faz a conversão de dados que chegam e saem pela linha telefônica. A velocidade é garantida por um processo digital avançado que comprime essa informação. Ao contrário do que se pode imaginar, a linha telefônica não fica ocupada, porque o modem contém um chip chamado splitter, que separa voz e dados. Assim, você pode receber ligações mesmo enquanto está navegando. Por sua vez, a parte de dados também é dividida em download (recepção de dados) e upload (envio de dados). A velocidade do upload, geralmente, é bem inferior à de download.

Vantagens

› Alguns provedores oferecem a estrondosa velocidade de 2 megabits por segundo para download. Na teoria, significa que você pode baixar um arquivo de 15 Mb em até um minuto (na prática, também depende de alguns fatores, como congestionamento em servidores, localização geográfica do site visitado e outros). É claro que a mensalidade do acesso para essa velocidade é bastante caro;

› Você navega quando e por quanto tempo quiser. Apesar de o sistema ADSL operar por meio da linha telefônica, não são computados os pulsos para acesso à Internet. Você não paga mais do que a mensalidade acertada com a operadora de telefonia.

Desvantagens

› No caso do acesso ADSL, o aluguel do modem é a modalidade mais praticada. Isso significa que haverá um acréscimo de cerca de R$ 20 na sua mensalidade. E que, no caso de cancelar a assinatura ou decidir trocar de provedor, você terá que devolver o modem;

› Além da mensalidade do provedor de acesso ADSL (uma operadora de telefonia) e da referente ao aluguel do modem, tem mais uma: a do provedor que vai oferecer a infra-estrutura de servidores de correio eletrônico (com suporte), conteúdo para banda larga e outros serviços. Convém ficar de olho nas promoções.

Configuração mínima

› Windows: Pentium de 133 MHz ou similar, 32 Mb de RAM, Windows 95/98, kit multimídia, placa de som, CD-ROM, vídeo SVGA, placa de rede Ethernet 10/100 Mbps e 50 Mb de espaço no disco rígido; ,

Soluções de problemas mais comuns:

Antes de qualquer coisa verifique se:

1- se seu modem esta com os leds de DSL, Power, Ethernet ou USB (dependendo da conexão) acesos;

2 - Se sua linha esta perfeita (sem chiados ou interrupções na comunicação de voz);

3 - Se seu computador tem os requerimentos mínimos para conexão via ADSL;

Problemas mais comuns e suas soluções:

1 - Todos os leds do modem estão acesos e minha linha esta perfeita mas não consigo me conectar.

Possibilidades:

- Discador do serviço de Banda Larga com conflitos

(reinstale o discador / reinstale o driver do modem se utilizar o dispositivo via USB)

- Configuração na rede de dados por parte da prestadora;

(ligar para sua prestadora e pedir a reparação e/ou a visita de um técnico)

- Conflitos ou defeito na Placa de Rede do seu micro

(reiniciar seu micro / desinstalar e instalar novamente sua placa de rede / trocar sua placa de rede / normalmente esses procedimentos resolvem)

- Vírus ou Spywares alocados em seu HD

(Utilize um programa de anti-virus (Norton ou Avg dentre outros) e anti-spyware (Ad-aware ou Spybot encontrados no site www.superdownloads.com.br)

- Modem danificado

(se o modem for alugado peça a visita de um técnico da sua prestadora / se o modem for seu, peça a ajuda de um técnico de sua confiança)

2 - O led "Power" desligado

Possibilidades:

- Fonte do Modem queimada

(se o modem for alugado peça a visita de um técnico da sua prestadora / se o modem for seu peça a ajuda de um técnico de sua confiança)

- Estabilizador ou filtro de linha queimado ou com tomada defeituosa

(troque de tomada ou compre outro equipamento / verifique o fusível e troque se estiver queimado / troque o equipamento)

- Modem danificado ou queimado

(se o modem for alugado peça a visita de um técnico da sua prestadora / se o modem for seu peça a ajuda de um técnico de sua confiança)

3 - Led do Ethernet apagado

Possibilidades:

- Cabo de rede com problemas ou rompido

(troque de cabo e faça um teste)

- Modem danificado

(se o modem for alugado peça a visita de um técnico da sua prestadora / se o modem for seu peça a ajuda de um técnico de sua confiança)

- placa de rede desconectada da placa mãe

(reiniciar seu micro / desinstalar e instalar novamente sua placa de rede)

- placa de rede queimada

(trocar sua placa de rede se for offboard ou adquirir outra placa de rede em caso de placa onboard)

- Slot da placa mãe com oxidação

(peça a ajuda de um técnico de sua confiança)

4 - Led do ADSL apagado

Possibilidades:

- Cabo de telefone desligado do modem

(faça a ligação de seu modem com a linha telefônica)

- Cabo de telefone danificado ou rompido

(troque o cabo de telefone)

- Tomada de telefone oxidada (enferrujada)

(troque de tomada tomando o devido cuidado de ligar corretamente os fios na posição correta)

- Cabo de telefone ligado no filtro derivador de forma incorreta

(o filtro derivador tem duas saídas uma descrita como "telefone ou fone" e outra descrita como "modem", ligue o cabo na opção "modem")

http://www.bpsserv.com.br/Imagens/BPS_4044T_PR2.jpg

- Filtro derivador queimado ou oxidado

(troque o filtro ou na falta do mesmo peça a sua prestadora ou compre em qualquer loja de informática)

http://www.bpsserv.com.br/Imagens/BPS_4044T_PR2.jpg

- problemas na sua rede telefônica

(ligar para sua prestadora e pedir a reparação e/ou a visita de um técnico)

- Cabo de telefone ligado em um microfiltro

(o microfiltro não deve ser ligado no cabo que vai para o modem pois sua função é bloquear o sinal de ADSL para evitar ruídos no seu aparelho telefônico)

http://www.bpsserv.com.br/Filtros%20e%20Splitter/4042_2.jpg

- modem danificado

(se o modem for alugado peça a visita de um técnico da sua prestadora / se o modem for seu peça a ajuda de um técnico de sua confiança)

5 – Internet lenta e/ou com quedas constantes ou intermitentes

(lembrando que a faixa de Download/Upload depende de vários fatores descritos acima)

(led ADSL do modem sempre aceso)

Possibilidades:

- Sistema Operacional danificado ou com Spywares alocados

(Utilize um programa de anti-virus (Norton ou Avg dentre outros) e anti-spyware (Ad-aware ou Spybot encontrados no site www.superdownloads.com.br / reinstale o Sistema operacional)

- Configuração na rede de dados por parte da prestadora;

(ligar para sua prestadora e pedir a reparação e/ou a visita de um técnico)

- Linha telefônica com emenda ou com pouca isolação

(ligar para sua prestadora e pedir a reparação e/ou a visita de um técnico)

- Modem danificado

(se o modem for alugado peça a visita de um técnico da sua prestadora / se o modem for seu peça a ajuda de um técnico de sua confiança)

- Conflitos ou defeito na Placa de Rede do seu micro

(reiniciar seu micro / desinstalar e instalar novamente sua placa de rede / trocar sua placa de rede / normalmente esses procedimentos resolvem)

(led ADSL do modem piscando ou intermitente)

- Cabo de telefone danificado ou rompido

(troque o cabo de telefone)

- Tomada de telefone oxidada (enferrujada)

(troque de tomada tomando o devido cuidado de ligar corretamente os fios na posição correta)

- Filtro derivador queimado ou oxidado

(troque o filtro ou na falta do mesmo peça a sua prestadora ou compre em qualquer loja de informática)

http://www.bpsserv.com.br/Imagens/BPS_4044T_PR2.jpg

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Só completando que o modem divide o canal de voz e dados com a técnica da Multiplexação, onde cada canal é enviado numa freqüência diferente....

E que cada conexão chega a central telefonica através do link telefonico onde é conectado a uma central que conecta muitos links a um backbone dedicado ATM..

Anderson Hoffmann

Suporte - Redes & Hardware

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O modem utilizado pela operadora, é do mesmo tipo de modem utilizado pelo cliente????

tipo, eu uso um speedstream, do outro lado da linha lá na telemar twemtb um SpeedStream por exemplo???

Leandro Cidrack

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O modem utilizado pela operadora, é do mesmo tipo de modem utilizado pelo cliente????

tipo, eu uso um speedstream, do outro lado da linha lá na telemar twemtb um SpeedStream por exemplo???

Leandro Cidrack

me corrijam se eu tive errado

mais na operadora telefonica é utilizado um router, que aguenta varios pcs, e não um modem só para você :blink:

abraço

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Oculto

Até dei risada quando o tópico iniciou assim - "Assymetrical Digital Subscriber Line é uma tecnologia que utiliza linha telefônica digital para tráfego de dados em velocidades de até 8 megabits por segundo (as velocidades máximas oferecidas por provedores brasileiros são menores). "

kkk

hoje as operadoras já disponibilizam mais de 15 Mbps de velocidade de Conexão

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