Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador de fans


CCxCC

Posts recomendados

Pessoal

Pretendo comprar um controlador de fans que vem com 3 controladoreszinhos

Tenho 4 coolers com leds frontais e 2 coolers com leds no fundo retirando ar quente

Como o controlador de fans só tem 3 pinoszinhos de controlar a velocidade eu tava pensando o seguinte:

Será que posso pegar 2 coolers, retirar o conector deles e juntar um fio no outro, para os 2 coolers serem ligados no controlador, posso fazer isto?

No caso eu iria retirar o conector dos 4 cooler frontais, 2 coolers frontais seriam controlador por um "controlador" e os outros dois frontais pelo outro "controlador"

E finalmente, os 2 traseiros seriam controlados pelo "controlador" que iria sobrar, porque são 3

No caso dos 2 coolers traseiros, teria que dar um jeito de passar os fios deles pelo gabinete todo até chegar na frente, mas tudo bem

E cada entrada do controlador de fans suporta até 7 watts

Todos entenderam?

Será que posso fazer o que estou dizendo?

Aguardo B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o controlador atuar somente limitando a tensão que alimenta o fan, não deve ter problema. De qual quer forma, ao colocar 2 fans como deseja, pode haver alguma sobrecarga no potenciômetro de ajuste ou até mesmo no circuito transistorizado, se for o caso. Nas especificações do controlador deve indicar a potência de cada saída do controlador....veja no manual dele se 2 fans somados não ultrapassa essa capacidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente, esses controladores de fans tem CI's reguladores de tensão. Eles recebem uma tensão de entrada (12Vcc) da fonte e produzem uma tensão de saída regulável, não excedendo 12vcc(valor de entrada). Na prática, esses controladores de fan's funcionam como uma fonte variável comum. Uma coisa ruim desses CI's, são que, aconteça o que acontecer, eles vão manter a tensão de saída, mas a corrente de saída, vai oscilar (aumentar ou diminuir). E isso é ruim, pois quanto maior a corrente elétrica, mais rápido o fan vai rodar e vice-versa. você disse que o limite é 7W. Ok. Um cooler comum s/led(80mm) consome 150mA. você tem que procurar EXATAMENTE o valor de consumo de seus cooler's e fazer as contas. Pra te ajudar, vamos supor que casa cooler que você tem consumam, 250mA (alto consumo). Então os dois cooler's juntos vão consumir 500mA e exigir da controladora 6W. Tudo bem, funciona. Mas estará perigosamente perto do limite. O que isso que dizer? Quem já trabalhou com esses CI's sabe que eles devem possuir dissipadores, pois quanto maior a demanda, maior será a potência dissipada. Esses controladores, são compactos. Não possuem dissipadores internos. Então vão esquentar muito. Então, não coloque mais cooler's nessa controladora, senão você pode queimar esses reguladores, ok! Se você quiser colocar mais fan's em sua máquina, deverá adquirir uma segunda controladora ou fazer a sua própria, mas de maior potência, com dissipadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!