Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ter seu site listado em sites de busca


FallenHawk

Posts recomendados

  • Membro VIP

Devido ao fato que o número de tópicos repetindo a mesma pergunta 'como ter meu site em sites de busca' é bastante grande por aqui, resolvi fazer este tutorial/faq sobre o assunto.

PS: Note que quando eu me refiro ao "Google", me refiro a "qualquer site de busca decente", incluindo MSN, Yahoo, AskJeeves etc.

Primeiro vamos entender que existem DUAS listas de 'busca':

  • Os diretórios são LISTAS com diversos sites, organizados por assunto.
  • A Busca em si, onde sites não estão organizados por categorias e várias páginas de um mesmo site estão indexadas para que o usuário encontre a informação exata que ele quiser

Agora vamos entender como funciona um robô de busca, também conhecido como 'bot', crawler ou spider.

São programas que carregam toda a página, colocam as páginas no banco de dados do site de busca e então começam a seguir os links em cada página de modo que as páginas 'filhas' também sejam indexadas pelo robô.

Desse modo, se um bot chegar no seu site e você tiver, por exemplo, uma seção de links, ao chegar nessa seção o robô vai seguir todos os sites na seção de links e continuar sua trajetória.

Como ter seu site listado

Existem dois modos de ter seu site listado na busca.

Você pode cadastrar o seu site diretamente na busca. Geralmente cada provedor tem sua página de submissão.

Ou você pode se cadastrar em um diretório. Mas eu quero que meu site apareça na busca, não no diretório!. Eu sei. Mas acontece que os robôs de busca começam a indexar as páginas através dos diretórios, pois eles tem de começar em algum lugar. Desse modo, se o site estiver em um diretório, ele será indexado por um robô de busca mais cedo ou mais tarde.

O método dos diretórios é melhor. Muito melhor, na verdade. Quando você submete seu site "à força", você perde 'pontos'. Esses pontos definem em qual posição você terá nos resultados. Mesmo que seu site não seja muito relevante para aquilo que o usuário procurou, uma pontuação alta pode colocar você em primeiro.

No Google, essa pontuação é chamada de PageRank e define a 'importância' do seu site. Ela funciona, basicamente, através de links. Quanto mais links você tem para o seu site, maior sua pontuação. E se um site de grande pontuação linkar para você, maior ainda será a sua pontuação.

Isso funciona porque, imagine, quantas pessoas fazem links para o Superdownloads, ou ao Clube do Hardware. Devido ao número grande de links, a busca vê que o site é "popular" e de qualidade, portanto o coloca nos primeiros resultados da busca.

Por outro lado, se um site possui qualidade, o Google acha que ele somente vai linkar sites com qualidade e por isso se você for linkado por um site de qualidade, seu website também vai ser considerado de qualidade.

O PageRank do Google pode ser visto se você instalar a barra do Google ou utilizar serviços web.

Resumindo: Para ter seu site no Google você precisa três coisas:

LINKS, LINKS e LINKS.

Otimização para sites de busca

O Google (e outras ferramentas de busca) possui problemas ao indexar páginas do tipo:

arquivo.php?artigo=2&categoria=3&pagina=2

O Google indexaria muito mais facilmente se fosse:

artigo-2-pagina2.html

Ele indexaria isso melhor por dois motivos:

1- A URL é menor e mais simples

2- O Robô do Google, para não travar servidores, nem sempre indexa páginas com as extensões ASP, PHP, ou CGI (este último principalmente).

Você pode fazer URLs bonitas no seu site utilizando Apache e o mod_rewrite. O mod_rewrite é complicado, portanto não vou incluir nada sobre ele aqui. Por favor procure um tutorial especializado.

Se você duvida do que eu falo, note que a "Versão Leve" do CDH possui a extensão .html mascarada no PHP:

http://forum.clubedohardware.com.br/lofive...ex.php/f13.html

Sim, o pessoal da Invision, que fez o fórum sabe disso.

Um sistema como esse da "Versão Leve" não é difícil de fazer. Novamente, existem tutoriais por aí explicando como, procure-os.

As Meta Tags Mágicas

Dizem que seu site fica melhor nas buscas com meta-tags. Elas ajudam, mas não fazem nenhum milagre. Se o site não tiver meta-tags mas tiver muitos links, você perde pouco.

O site pode ser listado em buscas com relevância, mesmo que uma página não contenha algum texto sobre o assunto. Mas ainda assim, LINKS vão levar você muito mais longe que meia dúzia de meta tags.

Boas meta tags são:


<meta name="robots" content="all" />
<meta name="keywords" content="palavras,chave,para,seu,site,separadas,por,vírgula" />
<meta name="description" content="Descrição do seu site com menos de 255 caracteres" />
<meta name="Author" content="autor do artigo ou nome do site" />


<meta name="revisit-after" content="2" />


<meta name="doc-class" content="Living Document" />


<meta name="MSSmartTagsPreventParsing" content="true" />
<meta http-equiv="imagetoolbar" content="no" />

Truques sujos

É possível você utilizar truques sujos.

O mais comum deles é utilizar uma cor de fundo igual a cor do texto para incluir palavras relevantes ao seu site.

Se o alguma empresa de busca encontrar esse tipo de coisa no seu site, você pode ser removido completamenta do índice da busca.

Código limpo

Não há nada que o Google goste mais do que código limpo.

Isso inclui utilizar <h1> para títulos importantes ao invés de um <font size="6">. Para o Google, a tag FONT não muda nada no texto, porém tags como , <h1>, <h2>, etc, dão importância adicional ao texto.

Além disso, tags como listas (

  • ,
  • ) também podem ser usadas para o Google entenda que aquilo é uma lista, ao invés de utilizar simplesmente um monte de
    s com imagens de bullets.
    Listas de definição (<dl>, <dd>, <dt>) também ajudam o Google a saber do que se trata aquela porção do texto, assim ele vai saber que eles estão, de certa forma, agrupados e da forma ele vai tratá-los ao exibir um resultado.
    Sim, editores produzem um lixo de HTML. Infelizmente é assim que é, se você é um profissional mais qualificado, vai poder escrever seu HTML na mão e ter um site melhor posicionado.
    O Google é capaz de indexar documentos do Word, (.doc), PDF e até mesmo Flash, mas documentos desse tipo perdem na "pontuação", pois o Google não tem como dar essa importância adicional ao texto como ele faz com o HTML.
    Valide o seu HTML. HTMLs sem erros também é importante.
    Já sei, vou colocar meu texto todo dentro de um h1!
    Penalidade máxima para você. Este é um dos "truques sujos".
    --------
    FAQ
    O Google indexa Flash?
    Sim, porém com uma pequena perda no PageRank. Outros sites de buscas mais pequenos podem não indexar flash ainda.
    Então, como listo meu site?
    Faça uma rede de links. Entra em webrings. Cadastra-se nos diretórios. Enfim, tente de tudo, mas evite utilizar o link de submissão manual de site, pois pode demorar meses até que o seu site seja indexado. Por experiência própria, consegui um site no Google em menos de uma semana através de links, porém um mês através da submissão manual.
    Existem aquela história se SEO (Search Engine Optimization?
    Existe, e este é um tutorial razoável sobre isso. Porém, nenhuma empresa faz milagres quanto ao seu rank no Google. Você precisa de HTML limpo e muitos LINKS para tornar seu site importante para o Google. Lembre-se que nomes bonitos para os arquivos também ajudam, então não faça aquela query string mirabolante porque você acha legal.
    Então é por isso que vários sites possuem afiliados e parceiros...
    Sim, é por isso. Você está começando a entender. Com um linkando para o outro, eles dão pontos para si mesmos e assim se colocam em ranks mais altos nos resultados.
    Conteúdos adicionais para ler e procurar
    • PageRank
    • SEO
    • robots.txt
    • Meta-tag 'robots' nofollow,noindex
    • Tableless
    • CSS, XHTML
    • Semântica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Oi, Poderia responder onde eu posso encontrar informações sobre este esquema de fazer a versão leve do site. Ja vasculhei a internet inteira e não encontro nada. O que eu deveria procurar exatamente?

A propósito, estava pensando aqui, isto ai não seria apenas uma máscara do servidor onde o "?" é trocado pelo "/" e o nome do arquivo seguinte contém as informações de id para localização ? É apenas isso ai o truque?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, a versão básica do Invision é assim.

Por outro lado, veja o fórum do GeeksToGo:

Link de uma categoria:

http://www.geekstogo.com/forum/Windows_XP_...2003_NT-f5.html

Link de um tópico:

http://www.geekstogo.com/forum/browsers_wo...ges-t31769.html

O GeeksToGo foi a frente e utilizou o mod_rewrite do Apache para deixar suas URLs mais bonitas. Isso influencia muito mais para o Google do que você pensa.

A "versão leve" do site não é muito importante se o seu site for leve por padrão. Você consegue isso usando designs tableless que fazem extenso uso de arquivos CSS externos.

Agora às vezes fica mais fácil, e o truque é realmente esse: a / ao invés do ? e o número direto como se fosse um arquivo HTML.

Faça um busca no Google por algum tópico que pode ser encontrado no CDH e você verá que a versão leve virá sempre antes da versão completa (se a mesma aparecer).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

"Faça uma rede de links. Entra em webrings. Cadastra-se nos diretórios. Enfim, tente de tudo, mas evite utilizar o link de submissão manual de site, pois pode demorar meses até que o seu site seja indexado. Por experiência própria, consegui um site no Google em menos de uma semana através de links, porém um mês através da submissão manual."

Primeiramente muito obrigado pela dica você está de parabéns :palmas:

minhas dúvidas:

1ª o que é webrings,

2ª eu entrei no site do google e submeti meu site colocando a url http://somosvencedores.com keywords e tudo, isso é fazer submissão manual?

3ª precisso que este site entre no ar, no google, em regime de urgência, coisa séria, e acho que fiz besteira em ter ido por esse meio, tem como desfazer?

4ª estou lutando pelos links, mas será que o processo manual que eu fiz vai atrasar os links de funcionarem?

5ª Posso continuar assim que uma coisa não tem haver com outras e os bons resultados se somam, porque se ele tiver que analisar o pagerank pela manual, priorizando a manual e não os links, e só depois de um tempão me der uma posição no google, estou com problemas?

6ª Se a página contiver tabelas o google vai ter dificuldade pra trabalhar?

Desculpa tantas perguntas é que o tempo corre contra mim!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP
1ª o que é webrings,

São listas de sites "parceiros" sobre um mesmo assunto. Por exemplo, WebRing sobre um jogo, ou sobre hardware. Essa pode não ser uma solução viável para empresas que precisam de sites mais profissionais, mas inserir o site nos diretórios ainda está valendo.

2ª eu entrei no site do google e submeti meu site colocando a url http://somosvencedores.com keywords e tudo, isso é fazer submissão manual?

Submissão manual é quando você envia o site aqui:

http://www.google.com/addurl/

4ª estou lutando pelos links, mas será que o processo manual que eu fiz vai atrasar os links de funcionarem?

Não. Quando você envia via submissão manual não há garantia de ser incluído, mas quando você tem links não importa. A submissão manual não atrasa nada, mas você não pode depender dela.

6ª Se a página contiver tabelas o google vai ter dificuldade pra trabalhar?

Não. Mas fica melhor se você não usar. Você pode ver no website dessas agências que desenvolvem sites sem tabelas (chamados tableless) como uma das coisas que eles anunciam é uma posição melhor no Google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

JEFFAKE

Enviei o seu site aqui:

http://www.holovaty.com/tools/getcontentsize/

E somente 5.6% do seu site é conteúdo, o resto é código, que é inútil para o site de busca.

Até mesmo a home page do UOL (que é um portal de internet) tem 8% de conteúdo.

Seu site não possui meta-tags (que podem salvá-lo nesses casos) e não possui conteúdo... além disso o título do site diz apenas CampGuia e não sobre o que site se trata.. você tem que tentar utilizar todo o conteúdo do site pra tentar fisgar o que o usuário vai procurar no Google.

veja:

http://daringfireball.net/2004/05/writing_for_google

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FallenHawk@22 de novembro de 2005, 16:23

JEFFAKE

Enviei o seu site aqui:

http://www.holovaty.com/tools/getcontentsize/

E somente 5.6% do seu site é conteúdo, o resto é código, que é inútil para o site de busca.

Até mesmo a home page do UOL (que é um portal de internet) tem 8% de conteúdo.

Seu site não possui meta-tags (que podem salvá-lo nesses casos) e não possui conteúdo... além disso o título do site diz apenas CampGuia e não sobre o que site se trata.. você tem que tentar utilizar todo o conteúdo do site pra tentar fisgar o que o usuário vai procurar no Google.

veja:

http://daringfireball.net/2004/05/writing_for_google

Intão criei as meta-tags.

Agora só não entendi o ultimo link.

uma alternativa é eu criar paginas de conteudo, sobre o guia ?.

Eu vi q tem sites q aparecem em todo tipo de busca, como conseguem isso? eles tem um grande conteudo?

Existem sites q dizen colocar o site no topo das buscas isso é verdade?

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 5 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

fala amigaoo, MTOOO BOM SEU TOPICO!! PARABENS

vms la as minhas duvidas...

estou montando um site de vendas , no caso em ecomerce em php!

então vms la minhas duvidas:

1- No caso por exemplo voce disse que o importante seria ter muitos links então se eu quero ser axado no google eu não devo dividir o meu menu em subcategorias, por exemplo ao invés de por na pagina principal o link NIKE SHOX! é melhor eu ter Tl3 , oz , nz, no caso TOdos modelos de nike shox ?

2- por exemplo seria uma dica na pagina principal do meu site eu ter um link pra descricao oficial do site da nike, falando sobre todos os modelos ? ou esses links na pagina principal tem q ser para links do meu proprio site ?

por exemplo eu ponho turbo oz ai lnko ele pro site da nike por ex www.nike.com/oz.htm ou www.brimportados.com/oz_sobre.htm e la eu ponho a descricao ?

3- Eu estive buscando no google e vi que os sites de vendas que estão em primeiro fazem lista de produtos gigantes o que fica mais feio, mas beleza, então seria uma dica no php eu por a lista de produtos ao in vez de 5 em 5 de 30 em 30 por ex ? ou tudo na mesma pagina ?

4- As metatags tem que ser inseridas em todas paginas do site ou só no site principal ??

5- Por exemplo no caso eu vou por link de todas marcas que eu vendo, no caso, esse link precisa ser ESCRITO ? por ex eu posso por o simbolo da puma e com o link pro site da puma ou preciso escrever MARCAS : www.puma.com ou simbolo da puma com link direcionado já basta ?

muito obrigado cara, se você tiver + alguma dicai agradeço muito, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 meses depois...

:muro: gente me ajuda tô quebrando a cabeça literalmente para deixar meu site listado na busca, eu não entendi a parte que fala sobre links, você poderia explicar melhor. Muito Obrigada desde já!

Não aguento mais pagar link patrocinado me ajuga a melhorar meu posicionamento please!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

:muro: gente me ajuda tô quebrando a cabeça literalmente para deixar meu site listado na busca, eu não entendi a parte que fala sobre links, você poderia explicar melhor. Muito Obrigada desde já!

Não aguento mais pagar link patrocinado me ajuga a melhorar meu posicionamento please!!

Posso tentar fazer isso pra você . manda o site vou dar uma checada no code e depois arrumar uns links para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!