Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura, pasta térmica, e temp de morte!


Eduardo Schramm

Posts recomendados

:bandeira:Senhores moderadores, peço desculpas por colocar em questão esse tópico novamente, mas pelo que pude perceber, muitos micreiros ainda não entendem a importância do "negócio".

:muro: Espero colaborar com os colegas visto que algumas dicas foram observadas ao longo da minha carreira em empresas públicas e outras na qual trabalhei com Microprocessadores e microcontroladores, além de computadores comuns....é claro! <_<

Os atuais dissipadores (coolers) vêem com materiais chamados de pastas térmicas, interfaces, cromalix......que seja! que servem para melhorar a transferência de calor do chip (CPU) para o dissipador (cooler) ou seja, essas interfaces preenchem as micro imperfeições existentes em qualquer cooleR.

Caso essa tranferência não seja correta, o processador manterá uma temperatura alta que CERTAMENTE diminuirá a vida útil do mesmo.

Mesmo um micro bem montado, com o passar do tempo, a interface usada pode deixar de funcionar corretamente em função de:

- Má qualidade da pasta térmica

- Trepidação, vibrações

- Excesso de pasta térmica

Pouca pasta ou aquele "apertinho final"

Se colocar pouca pasta é o mesmo de não ter :blink:

Se você colocar a quantidade correta, tudo bem, mas ao apertar o cooler contra a CPU :chicote: , a pasta se espalhará uniformemente, e......

terminada aquela pressãozinha, a pasta colada entre o chip e o cooler irá criar micro bolsões de ar, igualzinho se não tivesse pasta térmica alguma.

Isso por causa da ação da mola no cooler... ela se encarrega de fazer uma pressão X, certamente menor do que a da sua mão!

O problema Número UM de aquecimento é esse: micro bolsões de ar que não deixam o chip tocar por inteiro no cooler para resfriar, e se o cooler não resfria direito, a placa mãe é que passa a agir como um cooler gigante "sem abas"

Segundo o suporte técnico da AMD brasil, a informação correta é que pasta térmica funciona normalmente mas não deve ser misturada com a interface que vêm nos COOLERS in box, pois ocorre uma reação química, que pode causar dano inclusive por corrosão, além de matar as propriedades de condução térmica e morte da garantia.

Na questão temperatura adequada posso dizer, como técnico, que os processadores da AMD suportam tranquilamente trabalhar a 60°C (vide o DATASHEET da AMD), mas eu não recomendo, pois as placas mãe possuem capacitores que podem não aguentar. <_<

:chateado: As temperaturas de morte :zoio:

Morro de medo quando minha CPU acusa nos dias de calor 63°C com Temperatura ambiente de 35°C (é meu quartinho é um mini inferno) mas sei que quem sofre é a placa mãe, que cozinha os componentes que regulam as voltagens da CPU e memória; veja que o XP 2400+ morre garantido com 85°C e o XP 1700 com 95°C.

Pros mais leigos a diferença de 5 °C é algo muito grande!!!!

A minha máquina trabalha de 46 a 52 graus....quando o ar está quente e a CPU indica 53, eu começo a me preocupar, acima de 55 eu desligo o bichinho.

Se você conseguir colocar a sua máquina rodando a 49 °C....deixa ela assim! está ótimo...se estiver acima de 53°C, é melhor você ver o que está acontecendo!

E essa história de 3000, 4500 RPM....não importa, mas sim se o sistema está rodando numa temperatura adequada...

L e m b r e - s e !!! Você conhece aqueles caras que trabalham em festas ou passeatas que ficam desfilando com um cabeção de espuma? tipo turma da mônica? ou coisa parecida? imagine o seu processador na mesma situação! sem um chapéu todo furado, ventilado....quente pra burro! No caso da CPU, uma panela, né?

Mais uma vez, peço desculpas pelo texto monstro...mas foi no intuito de colaborar com o FORUM, com todos os micreiros de plantão, gamers e chateiros da madrugada :-BEER

Caso interesse aos colegas minhas configurações: (Todo mundo coloca, né?...)

Athlon XP 2400+ (Windows XP SP2 e Linux SuSE 9.2)

MSI KT4V

768MB DDR

FX 5200 128Mb TV out

HD 80GB 7200RPM Maxtor

Combo GCC-4120B

Monitor L1511S LG

Pinnacle Sudio AV/DV Ver. 9

Athlon XP 1700+ BOX (Windows XP SP2 e Linux Kurumin 4.0)

PCCHIPS M830LR

256MB DDR

MX 440SE 64Mb TV out

HD 40GB 7200RPM Maxtor

Combo GCC-4120B

Monitor V70 Compac

K6® III 450MHz (Windows 98 e linux Kurumin 4.0)

FIC VA-503+

256MB PC 100

Voodoo 4 32Mb TV out

HD 20GB 7200RPM Maxtor

Combo GCC-4120B

AWE 32 Creative

Monitor 1502B Daewoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poise... tenho um semprom 2800 in a box .. e acabei de colocar 2 coolers de gabinete atras pra retirar o calor e cairam uns 8 graus e agora ele ta trabalhando de 49 a 57.5 graus.. e a placa mãe ta por volta 48 a 55 graus...( ela chegou a 86 outro dia, mas tava a uns 70 graus depois de um jogo pesado) pelo q fieki sabendo os processadores AMD Semprom aguentam de boa 85graus.. queria saber se essa condições estão boas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Morro de medo quando minha CPU acusa nos dias de calor 63°C com Temperatura ambiente de 35°C (é meu quartinho é um mini inferno) mas sei que quem sofre é a placa mãe, que cozinha os componentes que regulam as voltagens da CPU e memória; veja que o XP 2400+ morre garantido com 85°C e o XP 1700 com 95°C.

Pros mais leigos a diferença de 5 °C é algo muito grande!!!!

A minha máquina trabalha de 46 a 52 graus....quando o ar está quente e a CPU indica 53, eu começo a me preocupar, acima de 55 eu desligo o bichinho

Muito bom, só este ponto que não concordo. Um equipamento de som do carro tem um chip que esquenta 80º C ou mais quando full, o transistor de acionamento do fly-back beira isto, os chips internos da caixa selada da injeção eletrônica de um carro ultrapassa tranquilo os 80º C e não queimam e a maioria de nós nem nota. Os processadores tem em média a temperatura máxima de trabalho de 65~75º( P4) 85º ~90º AXP/64, então dizer que a 70º C ele vai queimar não é verdade. O componente pode oscilar na faixa de trabalho dele tranquilo. É claro que nos projetos são adotados por padrão uma faixa de tolerância de 10%. Se ele funciona normalmente 10% abaixo de sua especificação, está tudo dentro dos padrões e não há o que se preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na questão temperatura adequada posso dizer, como técnico, que os processadores da AMD suportam tranquilamente trabalhar a 60°C, mas não recomendo, pois as placas mãe possuem capacitores que podem não aguentar. <_<

As temperaturas de morte

Morro de medo quando minha CPU acusa nos dias de calor 63°C com Temperatura ambiente de 35°C (é meu quartinho é um mini inferno) mas sei que quem sofre é a placa mãe, que cozinha os componentes que regulam as voltagens da CPU e memória; veja que o XP 2400+ morre garantido com 85°C e o XP 1700 com 95°C.

Pros mais leigos a diferença de 5 °C é algo muito grande!!!!

A minha máquina trabalha de 46 a 52 graus....quando o ar está quente e a CPU indica 53, eu começo a me preocupar, acima de 55 eu desligo o bichinho.

Se você conseguir colocar a sua máquina rodando a 49 °C....deixa ela assim! está ótimo...se estiver acima de 53°C, é melhor você ver o que está acontecendo!

E essa história de 3000, 4500 RPM....não importa, mas sim se o sistema está rodando numa temperatura adequada...

Hmm.... tem algo ai que não agrada.

Quando diz que acima de 50ºC não é bom, discordo.

Se voce manter em full em dia muito quente a uns 58ºC não precisa se preocupar muito não, apenas pense em aprimorar seu sistema de refrigeraçao.

Colocandos coolers extras ajudara muitto mesmo, indique as posiçoes no seu topico, isso ajudara muita gente.

voce diz "caso consiga manter a temp em XºC"... calma, acho que seria melhor você indicar os caminhos para que o leigo que visitar o topico possa encontrar se, senao ele abrira mais topicos perguntando "como" o que não daria valor algum pra essa parte desse topico,afinal ele teria q abrir um outro.

Seria interessante você citar a lapidaçao de coolers e colocar o link do topico que ensina essa tecnica, assim como explicar o quanto é eficiente.

Diga como ele deve agir quando precisa trocar um cooler, como trocar por um que é recomendado a um processador superior ao instalado, eu por exemplo uso um Ak 825 lapidado q é pra xp3400+ num xp 2400+, coloquei 2 fans de exaustao atrás, 1 fan que puxa ar frio na frente, 1 cooler duplo no hd, 1 cooler na lateral do gabinete jogando ar frio diretamente sobre o processador, ainda preciso aprimora lo, como trocar o cooler do hd que esta "patinando", colocar um outro na parte superior(assim como fazer o "buraco" no gabinete) e outro cooler na parte de baixo, logo abaixo do hd(todos de 80mm).

Ainda tem o tubo que colokarei para que faça com que aquele cooler jogue o ar unico e exclusivamente sobre o processador , evitando que um dos coolers de exaustao tambem pegue ar frio, o que não é bom.

Com esse sistema ainda não terminado e com um OC pequeno, não passo de 46ºC em full em dia quente :ahh: , mas vale lembrar que o cooler é lapidado, usa uma pasta termina com não sei o que la de prata AK450(acho q nitrato, realmente não lembro) e todo esse sistema cooperando e fazendo MUITO BARULHO

Caso você se importe com o barulho ha muitas alternativas, inclusive wather cooler, mas é economicamente inviavel, a menos que esteja disposto a gastar algumas centenas de verdinhas.

Bom, acho que é somente isso que gostaria de falar, desculpe me caso escrevi demais.

Parabens pela iniciativa do topico, acredito que com a ajuda de todos ele sera melhorado ainda e ajudara tanta gente quanto.

teh!! :joia::-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, quando falo que 53°C não me agradam, pois acho que é uma temperatura limítrofe de funcionamento, expressa a minha posição em relação ao meu equipamento, a preocupação com o meu computador....mas é claro que quando o quartinho chega aos 35 graus ambiente, tenho leituras de até 55, 56°C, quando então pra não sacrificar o bichinho desligo a máquina.

<_< Eu como profissional do ramo sei bem o que quer dizer diminuir a vida útil de um semicondutor ou um chip.

Realmente faltaram muitas outras informações, mas achei que o meu texto inicial já estava grande demais! portanto difícil de ler.... :ZZZ:

Aos colegas interessados na melhoria de seus sistemas, digo também que nem sempre a adição de novas ventoinhas traseiras (para exaustão) ou para movimentação (no caso de cd ou HDs) ajudam o computador....acontece que dependendo da posição da fonte, do processador em relação a placa mãe, do HD muito próximo do gabinete ou não, o resultado pode ser a geração de vórtices que diminuem o rendimento das outras (CPU principalmente)..... :chicote:

Então siginifica que , após colocar o novo cooler de exaustão, você deve fechar o gabinete e esperar uns minutos pra fazer a comparação final.

Quem já acompanha a um bom tempo essa coisa de informática, já deve ter percebido a interferência do estudo térmico nas placas do hardware....os slots mudaram de posição, a CPU tb mudou, a bios...e por aí vai. Só que esta relação pode variar em função do gabinete usado. :huh:

No caso de amplificadores de potência, normalmente o aquecimento se dá:

:chicote: -Pelo fato dos semicondutores de saída trabalharem (transistores ou integrados)

em regime de alta potência em modo linear (boa parte da energia é perdida em calor) e isso não interessa se é Bipolar ou Mosfet.

:chicote: -Impedância das caixas geralmente não serem corretas com as especificações da saída (note que a impedância da caixa de som tb muda durante o funcionamento).

:chicote: Normalmente, como um amplificador de carro é feito para funcionar num ambiente hostil, acredito que as peças utilizadas sejam tolerantes ao calor, já que

o painel de um carro pode atingir facilmente os 90°c num dia de sol.

Bom, como o papo é sobre computador, retornemos ao assunto...hehehe

É claro que não mencionei pra vocês que os meus computadores possuem placa de rede externa, placa de captura da pinnacle no XP2400....mas as minhas fontes não possuem mais que 320 e 400 Watt.

O computador não deve trabalhar de maneira hostil, pois os capacitores que regulam as voltagens na placa, mesmo rateados para 70, 105°C devem trabalhar de maneira "agradavel"....Pensem bem: Você tem um computador doméstico e não uma CPU instalada num tanque M1, rodando no Iraque, não é? :help:

O calor é função do trabalho da CPU, partes móveis e cada componente de todas as placas, mais a temperatura do ar ambiente.

Se você está em aracajú, com temperatura de 40°C, seu computador desligado estará com essa temperatura aproximadamente... imagina a dificuldade dele para jogar fora o calor extra??? Difícil...

O colega mar_tchello tem um senhor sistema de ventilação, realmente muito interessante, mas não sou fan de modificações "severas" tipo lapidação de coolers pois acho que o acesso não é fácil para todos, eu por exemplo, não conheço pessoal próximo Qualificado para fazer

e infelizmente não tenho menor afinidade para mecânica, não sou bom para mecânica... :priv: não sou tão talentoso, hehehe

Além do mais, não posso ter um micro muito barulhento, pois tenho um bebê de 7 meses.....eheheheh! sacou?

Já o caro companheiro Cassiano BH colocou comparações interessantes, pois pro interior do RJ e lá pra Minas, o pessoal curte muito camionetes com o som "bombado" e caixas de som de fazer tremer as árvores...Tb já dei consultoria pra alguns amigos meus de lá...Mas a verdade é que a especificação técnica do processador é o limiteque devemos respeitar.

O parâmetro DIE TEMPERATURE da pastilha é um valor testado por amostragem dos lotes de chips, daí tira-se uma média.

No caso do XP 1700 (que eu tenho) esse valor é de 95°C

No caso do XP 2400 (que eu também tenho) esse valor é de 85°C

Mas certamente quem tem esse tipo de processador, não desejará ficar próximo desse valor...

Exemplo prático: o meu processador XP2400 é AXDA2400DKV3C

Pois bem, a AMD diz que a média que ela encontrou, sei lá de quantas CPUs que eles tostaram, foi de 85°C ....tá no código! AXDA2400DKV3C, certo? Tabelinha:

R=70°C

V=85°C

T=90°C

S=95°C

Q=100°C

o mesmo vale pro meu XP 1700 que no final tem a letra "S"

No caso dele, não sei ao certo o tipo de CPU se é 64 ou FX...

Bom todos podem a nível de curiosidade consultar os seguintes links:

http://www.thedigerati.us/info/amdcpuchart.html#xp

e para o amd 64 acredito que a Temperatura máxima é de 95°C...Fatos.

Vejam que na intenção de colaborar com todos, apresentei informaões técnicas, nada de parâmetros a chute.... nenhuma porcentagem de tolerância....nada disso!

Coloquei informações precisas para que todos possam tirar proveito e algumas opiniões minhas quanto o meu hardware, que respeito e que como qualquer outro reles mortal, não deseja ver seu micro apagando de vez, saindo fumaça....queimando algo.....se bem que já passei por isso, hehehe

É HORRÍVEL!!!!

Ah! ía esquecendo....discordar tb é bom! se vocês discordarem de algo, servirá para que eu pesquise um pouco mais, teste um pouco mais, né?

Divulguem, pois o Brasil infelizmente não possue um laboratório nacional de teste de hardware e software, certificado e credenciado...

Lembrem-se, computador doméstico é doméstico.

Computador industrial é para ambientes hostis.....qual você tem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Vejam que na intenção de colaborar com todos, apresentei informaões técnicas, nada de parâmetros a chute.... nenhuma porcentagem de tolerância....nada disso!"

Eu te pergunto, eu chutei? Qual a tolerância dos resistores da placa mãe? Será que um valor de 2% 5 ou 10% não altera a tolerância final do projeto? Temperatura de 65º C do P4 e da AMD 90º como postei está errado?

"Coloquei informações precisas para que todos possam tirar proveito e algumas opiniões minhas quanto o meu hardware, que respeito e que como qualquer outro reles mortal, não deseja ver seu micro apagando de vez, saindo fumaça....queimando algo.....se bem que já passei por isso, hehehe

É HORRÍVEL!!!! "

Precisas? Acima de 55º o processador queima? Calma, você achar que queima, que reduz a vida útil do seu micro, tudo bem ninguém pode reprendê-lo. Dizer para os outros que queima sendo que no datasheet está escrito de todo tamanho a máxima aí eu não concordo não. Não tenho pena de silício não, dentro dos processadores tem silicio do mesmo jeito que seu amplificador de áudio. Lapidar o cooler é obrigação do fabricante, mas nós fazemos porque sabemos que melhora o contato e não tem problema algum. Meu processador está em over a dois anos, quanto a vida útil dos processadores é papo furado a diminuição deles, eles aguentam mais de dez anos tranquilo, quer a prova, daqui 8 anos estarei com o meu funcionando em over. Até lá ja comprei outro, mas este ficará de exemplo. É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cassiano BH desculpe, mas você deve ter me interpretado mal... :blink:

Postei uma informação e respondi a outras, dependendo do ambiente em que você trabalhe, alterar parâmetros de um equipamento pode render prejuizo, ALTO!

É o meu caso, dois dos micros que tenho servem para trabalho em casa. Pra quem já trabalhou com sistemas ligados a navegação aérea, sabe que, se o sistema não for confiável, é melhor retira-lo e por outro no lugar para evitar por exemplo, acidentes.

Não disse que havia colocado informações erradas, pelo contrário, complementei.

Para que os colegas entendam, também não tenho piedade do silício...hehehehe :chicote:

tenho uma máquina mais fraquinha onde espeto os mais estranhos circuitos e interfaces tipo aranha, cheias de fios e coisas pinduradas, mas nas outras duas máquinas.....não! Exemplo disso é um Athlon XP2600+ que está encostado no fundo do quarto com a CPU queimada :) Se alguém do forum se interessa por CPU torrada com geléia de solda.....

Onde eu trabalho, na Petrobras atualmente, tem um torno....

Poderia pedir a um dos colegas de trabalho, muito qualificados por sinal, para usinar um cooler desses que eu tenho......segundo até a sugestão de vocês que colocaram a sua opinião, incluindo o colega Cassiano BH.

Mas sei que daria muito trabalho e devido ao desgaste da peça cortante e o resultado poderia sair a mesma coisa. Então deixarei para outra oportunidade esse "MOD". :joia:

No caso dos XPs as pastilhas não tem proteção alguma, entram em contato direto com o dissipador (cooler). :looka:

O cuidado extremo deve ser tomado ao colocar o cooler para não "lascar" as bordas da pastilha, fora pastas com compostos maravilhosos, sob o risco de possível curto ou corrosão. Essas medidas são as que eu sigo com os meus PCs. Caso vocês tenham marcas dessas pastas para aconselhar...posso tentar dar uma olhada nelas.

Como disse, já tive leituras de 56°C no 2400 e no XP 1700 até 63°C; eles não queimaram, continuam funcionando mas como EU disse , isso não ME agradou. Então desliguei-os a fim de preservá-los. Não estou ditando regras nem pedindo que façam o que coloquei aqui, mas sim informações que vocês possam chegar num veredicto final, de maneira que suas máquinas rendam o máximo, como as minhas. Vide o HD de 2GB que comprei pouco antes do presidente Collor de Melo, custou acho que 100 dólares na época....morreu mês passado....RIP :tantan: rendeu bem!

O Kameraider, depois verificarei os dados que você me passou.

Acabei de comprar um Semprom 2400 BOX, e uma ABIT KV7, ainda falta energizar.....isso tá quase virando um CPD....hehehehehe.....falou! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Br4nco+17 de março de 2005, 00:19-->
Realmente, muito bom. vai tirar duvida de mt gente.

Andersonm@17 de março de 2005, 12:21

então eu acho q estou me preocupando a toa.

meu processador só em full chega nos 50 graus, eu idle fica 43°, 44° e meu hd 23° e a placa-mãe 30°.

mesmo assim hoje vou lapidar o cooler e colocar pasta termica de prata pra ver no que da. :-BEER

Legal! acho que tá muito bom, temeratura legal.....se fosse meu micro, Eu ficaria tranquilo.

É bom ver que os K6 III ainda sobrevivem!!! hahaha...Boa! :palmas:

Quando voltar, tentarei retomar dois projetinhos aqui, um para compartilhar entre os micros o mouse , tc e monitor, e um estudo de condensação pois estou vendo um ar condicionado pro micrão e a fonte será separada....

Tendo bons resultados postarei uma outra seção neste fórum juntamente com as fotos...

Athlon XP 2400+ in a BOX + cooler (Windows XP SP2 e Linux SuSE 9.2)

MSI KT4V

768MB DDR

FX 5200 128Mb TV out

HD 80GB 7200RPM Maxtor

Combo GCC-4120B

Monitor L1511S LG

Pinnacle Sudio AV/DV Ver. 9

Athlon XP 1700+ in a BOX + cooler (Windows XP SP2 e Linux Kurumin 4.0)

PCCHIPS M830LR

256MB DDR

MX 440SE 64Mb TV out

HD 40GB 7200RPM Maxtor

Combo GCC-4120B

Monitor V70 Compac

K6 III 450MHz (Windows 98 e linux Kurumin 4.0)

FIC VA-503+

256MB PC 100

Voodoo 4 32Mb TV out

HD 20GB 7200RPM Maxtor

Combo GCC-4120B

AWE 32 Creative

Monitor 1502B Daewoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kameraider@17 de março de 2005, 11:27

Poise... tenho um semprom 2800 in a box .. e acabei de colocar 2 coolers de gabinete atras pra retirar o calor e cairam uns 8 graus e agora ele ta trabalhando  de 49 a 57.5 graus.. e a placa mãe ta por volta 48 a 55 graus...( ela chegou a 86 outro dia, mas tava a uns 70 graus depois de um jogo pesado) pelo q fieki sabendo os processadores AMD Semprom aguentam de boa 85graus.. queria saber se essa condições estão boas....

Foi muito bom saber que você tem uma Placa KV7.....o manual dela diz que não suporta placas de video AGP de 3.3 Volt....só de 1,5 ou 0,8V....Caramba! :huh:

Eu acredito que agora ele esteja trabalhando numa boa, mas é aquela coisa, de 15 em 15 dias eu abro os micros e com uma trincha macia (pincel) e dou uma geral em tudo.....o pó acumulado além de poder desbalancear a ventoinha, pode também entrar na bucha....e até mesmo travar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

<_< o Intel Active Monitor ( que vem com as MB Intel) colocaram p/ o meu PC ( vide Assinatura) as seguintes segtuintes limites de temperaturas: 69 p/ o processador e e 50 C p/ as zonas 1 e 2 da placa-mãe. Moro em Natal_RN e num quarto fechado, sem Ar condicionado, as 2 da tarde, a temperatura ambiente chega a uns 40 graus. O meu PC em full, nesse horario, fica em 68 o processador, 44 a zona 1 e 50 a zona 2 da MB. Considero "satisfatorio" em virtude das "condiçoes atmosfericas hostis" do meu quarto e da minha cidade. Meu quarto vira um forno com o PC ligado p/ baixar musicas, no periodo da tarde, que o Sol bate na parede.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca bicho! :blink:

a coisa é séria por aí!!! o calor é de arrancar elétrons da cabeça!!!

Pelo que eu entendi e venho pesquisando a semana toda é justamente o fato do P IV suportar melhor esse calorão, acredito que seja em função do case dele.

Tal como eram os K-6....tinham um "tampão" de alumínio....então a área de contato com o dissipador (ou cooler) era bem maior que nos XPs, facilitando a transferência térmica!

O calor não é tão pontual, entende? :ahh:

Como a área de contato é maior, a transferência é melhor, se bem que prefiro os meus AMDs.... :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poise... tenho um semprom 2800 in a box .. e acabei de colocar 2 coolers de gabinete atras pra retirar o calor e cairam uns 8 graus e agora ele ta trabalhando  de 49 a 57.5 graus.. e a placa mãe ta por volta 48 a 55 graus...( ela chegou a 86 outro dia, mas tava a uns 70 graus depois de um jogo pesado) pelo q fieki sabendo os processadores AMD Semprom aguentam de boa 85graus.. queria saber se essa condições estão boas....

A KV7 o sensor da placa mãe no caso fica nos reguladores de tensão, aqueles chips pretinhos perto da área do socket, eles esquentam sim, e aqui vivem em 50 graus pela ventilação do gabinete, mas caso estejam esquentando demais sugiro que coloque dissipadores neles para esfriarem.

Aqui no caso no ultimo dia quente que teve por ai, 50 graus em Full com o aero 7+ rodando no maximo. A única coisa que percebi que esquentou bastante foi a memória da placa de vídeo, pois além do prime 95, joguei NFSU 2 a tarde inteira heheheh.

Temperaturas (ultimos dias quentes, rodando em FULL)

Processador: 50º (aero 7+ rodando no maximo)

PWM: 50º

HD: 28º

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo Schramm  Postado em Ontem, 18:35

Cassiano BH me passe mais dados da tua configuração pois estou pensando em pular pra um AMD64 ou superior....a minha limitação é justamente a temperatura....valeu!

Não sei se te entendi mau, só respondi ao que você escreveu eduardo, tenho TB1800@2600:2Ghz 55º C full. Não sei porque você preocupa tanto com a temperatura, se está abaixo da faixa manda bala cara. Sobre o que você disse sobre placas para industria, você vai ficar surpreso em saber que as placas são as mesmas que nós usamos em computadores domésticos , quer a prova veja o catálogo da NPE e guia NEI, os fornecedores vendem placas iguais ao mercado e até piores para a indústria a preços exorbitantes, e para variar só INTEL, agora assumir que as placas são as mesmas você não vai encontrar eles falando, não existe mais componentes eletrônicos fabricados para série militar ou industrial, é uma faixa única , pode conferir.

Ps: Imagina um prescoot controlando uma esteira transportadora de cimento debaixo de um sol de 40º C precisa dizer o que acontece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@19 de março de 2005, 10:03

Ps: Imagina um prescoot controlando uma esteira transportadora de cimento debaixo de um sol de 40º C precisa dizer o que acontece...

Nem precisa mesmo :P , se com cooler box, não ficou 5 minutos sem ativar o "trote"(vide testes da Tom's Hardware) nessas condiçoes ai uhauhuha, sera um mini sol :D

O colega mar_tchello tem um senhor sistema de ventilação, realmente muito interessante, mas não sou fan de modificações "severas" tipo lapidação de coolers pois acho que o acesso não é fácil para todos, eu por exemplo, não conheço pessoal próximo Qualificado para fazer

Bem, quanto a laidaçao eu mesmoa fiz de acordo como voce pode ver Nesse topico .

não é difícil, mas é trabalhoso, reserve umas 3 ou 4 horas, caso queira fazer.

O topico esta bem discutido e desenvolvido, caso tenha tempo e paciencia leioa o maximo que puder(tambem ha flood =P ).

Quanto ao barulho, realmente, quando se tem um bebê de 7 meses complicou, mas aqui o barulho se deve, digamos que 60% por causa do cooler lateral.

Uma opção bastante legal é construir um baybus(ou mesmo compra lo mas custa $$), no site Casemodbr um mini tutorial de como fazer um, é bem simples e fácil, qualquer um com um minimo de instruçao em eletrônica faz, qualquer coisa tem o forum de eletrônica que pode ajudar muito.

Teh! :-BEER:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um Athlon Xp 2000+ que comprei no ano passado durante o inverno a temperatura nunca me preocupou ficava 40ºC no win e 58ºC rodando games pesados.

Com a chegada do Verão e eu tb já tinha desencucado com a temp, ao mesmo tempo instalei nfsu2, quando então me lembrei da questão temp olhei no utilitário q acompanha a placa mãe o pcprobe da assusq marcava 75ºC :devil: então abri o everest q marcava 65ºC .

O q me deixou em duvida ql deles e o correto???

então abaixei o clock do processador e passei a usar omicro so no win, o q abaixou a temp pra 60ºC no pcprobe, enquanto não tinha tempo pra ver o q estva acontecendo. Decidi instalar um cooler extra no gabinete traseiro e voltar ao clock normal. A temp agora era de 56ºC em carga baixa no pcprobe, e 65ºC rodando nfsu2. Achei um pouco alta mais nenhum absurdo dado ao calor do dia 34ºC de acordo com a tv. Obs.: No everest a temp máxima alcançava 58ºC, entrei em alguns foruns li sobre o assunto(não trabalho na area) e neste forum dizia q o mais confiável era o everest o q me tranquilizou um pouco.

Pretendo colocar outro cooler na frente do gabinete e reaplicar pasta termica.

Obs.: Uso um cpu cooler da Vcom q suporta até processadores Anthlon 3000, aquele verde sabem??

Escrevi isso somente pra passar um fato q aconteceu comigo e provar q os processadores não são tão fragéis assim. Ah quando instalar o cooler frontal e substuir a pasta termica, vou postar aqui a nova temp do processador.(que altualmente é alta tenho consciencia disto mas me falta$$$ pra resolver)!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho um Athlon Xp 2000+ que comprei no ano passado durante o inverno a temperatura nunca me preocupou ficava 40ºC no win e 58ºC rodando games pesados.

Com a chegada do Verão e eu tb já tinha desencucado com a temp, ao mesmo tempo instalei nfsu2, quando então me lembrei da questão temp olhei no utilitário q acompanha a placa mãe o pcprobe da assusq marcava 75ºC :devil: então abri o everest q marcava 65ºC .

O q me deixou em duvida ql deles e o correto???

então abaixei o clock do processador e passei a usar omicro so no win, o q abaixou a temp pra 60ºC no pcprobe, enquanto não tinha tempo pra ver o q estva acontecendo. Decidi instalar um cooler extra no gabinete traseiro e voltar ao clock normal. A temp agora era de 56ºC em carga baixa no pcprobe, e 65ºC rodando nfsu2. Achei um pouco alta mais nenhum absurdo dado ao calor do dia 34ºC de acordo com a tv. Obs.: No everest a temp máxima alcançava 58ºC, entrei em alguns foruns li sobre o assunto(não trabalho na area) e neste forum dizia q o mais confiável era o everest o q me tranquilizou um pouco.

Pretendo colocar outro cooler na frente do gabinete e reaplicar pasta termica.

Obs.: Uso um cpu cooler da Vcom q suporta até processadores Anthlon 3000, aquele verde sabem??

Escrevi isso somente pra passar um fato q aconteceu comigo e provar q os processadores não são tão fragéis assim. Ah quando instalar o cooler frontal e substuir a pasta termica, vou postar aqui a nova temp do processador.(que altualmente é alta tenho consciencia disto mas me falta$$$ pra resolver)!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

:bandeira: Pelo que fiquei sabendo as placas da asus tem algumas limitações em relação a leitura da temperatura, a placa não indica um valor confiável (segundo os relatos que aparecem na net).

Quanto o fato de você reduzir o clock, menos trabalho por unidade de tempo, menos calor.......é um recurso, né? :-BEER

Ah! aos colegas interessados comprei uma Soyo e montei um P IV prum colega....

os capacitores (pelo menos eles) estavam marcados para 105°C.....

Gostei da placa, menos da disposição da memória....muito próxima ao cooler...

Depois de 1h ligado e rodando um benchmark do Linux achei o pente quente...

no geral....tudo ok. :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que fiquei sabendo as placas da asus tem algumas limitações em relação a leitura da temperatura, a placa não indica um valor confiável (segundo os relatos que aparecem na net).

As versões antigas do asus probe sim, pegue uma versão atualizada que você vai ver que está precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!