Ir ao conteúdo

Temperatura, pasta térmica, e temp de morte!

Eduardo Schramm

Posts recomendados

Postado

Tenho uma maquina bem semelhante ao do amigo Eduardo (Athlon XP 2400+) e o problema que tenho tido é que a temperatura do processador chega a simples 50 graus e ja trava tudo.

Tentei colocar um outro cooler na traseira do gabinete trabalhando como um exaustor mas não me resolveu muito o problema. Só funciona bem mesmo se eu colocar um ventilador direcionado para o gabinete....

Será que o processador pifou de vez?

Postado
Postado Originalmente por Gominho@21 de abril de 2005, 09:32

Tenho uma maquina bem semelhante ao do amigo Eduardo (Athlon XP 2400+) e o problema que tenho tido é que a temperatura do processador chega a simples 50 graus e ja trava tudo.

Tentei colocar um outro cooler na traseira do gabinete trabalhando como um exaustor mas não me resolveu muito o problema. Só funciona bem mesmo se eu colocar um ventilador direcionado para o gabinete....

Será que o processador pifou de vez?

Bom, pode ser super aquecimento de algum outro componente alem do processador.

Enfim, verifique se entre a placa-mãe e o chaci existe algum tipo de espuma, aquelas que vem junto com a mb quando você a compra, alguns tecnicos costumam coloca la ali dizendo que isso evita curtos, pode até evitar, mas isso esta totalmente errado, uma vez que você simplesmente impede a passagem de ar ali o que pode fazer a placa-mãe aquecer e muito.

Alem disso, verifique as memorias ram e principalmente a fonte, sera que não é ela que esta sobrecarregada?

Tambem existe a possibilidade do seu processador ser remarcado, recomendo você ir na sessao de "processadores e chipsets" e verificar no topico sobre processadores remarcados.

Caso nada disso resolva, talvez um update na sua bios ajude.

só uma curiosidade, qual o modelo da placa-mãe?

Bom, por enquanto é isso que veio na minha cabeça, mas podem haver mais possibilidades e como sabemos temos que ir discartando uma a uma até chegar na correta.

teh mais!! :-BEER:joia:

Postado

Valeu pelas dicas Mar_tchello! :D

A única coisa que me chamou atenção foi que de fato a memória está mesmo um pouco sobrecarregada, tenho 256Mb e percebi que em várias ocasiões o PC está trabalhando no limite (observei isso pelo gerenciador de tarefas) o que acontece também porque tem muitos programas abertos em segundo plano no meu taskbar.

Mas porque será que quando eu ligo um ventilador direcionado para o PC o problema não aparece? :zoio:

Ah, quanto a placa mãe, é Asus A7V266

Postado

Esse problema de temperatura é um saco mesmo.

Fiquei um bom tempo sem fazer upgrade na minha máquina, um velho P3 933MHz overclockado para 1.08GHz q rodava numa boa a uns 43ºC (em idle). Era um "gelo".

Fui guardando uma grana, guardando, e resolvi agora no começo do ano fazer um upgrade sério. A primeira dúvida era a tb de muitos: P4 ou AMD64? Essa pergunta para os veteranos pode soar como boba, mas pra mim e posso dizer q para muitos foi uma tremenda dor-de-cabeça q cooler nenhum poderia resfriar! :tantan:

Bom, enfim, acabei optando pelo P4 3.0GHz HT800 q só depois fui entender seu apelido "PresHOT"... não me arrependo. É um excelente processador e rodo todos os aplicativos (e jogos) sem problema algum (não era pra menos, teoricamente aumentei em 3x a velocidade do meu micro, q na prática a gente sabe q dá bem mais, pois tem as memórias e tal...). Mas, esse não é o foco do tópico. A verdade é q sua temperatura realmente me assusta. A antiga temperatura de 43ºC do meu antigo P3 era um "zero-absoluto" perto dos 53~55ºC desse PresHOT... :(

Em uso extremo com certeza devo ter alcançado a casa dos 70ºC (quando o processador chegou a "throttar"... usei o aplicativo Prime95 pra isso.

Não sei se é o gabinete (torre média), não sei se é o cooler original, não sei se é a tal pasta térmica (não fui eu q apliquei), não sei se é outra coisa e não sei se é tudo junto... ser leigo nessas horas é uma *****. :cry:

Comprei novo cooler e gabinete e vou pedir pra um amigo expert instalar... assim q tiver resultados dos testes postarei aqui no fórum para comparações. Se eu conseguir, vou tentar colocar fotos tb.

Um abraço a todos. :bye:

Postado

Esse problema de temperatura é um saco mesmo.

Fiquei um bom tempo sem fazer upgrade na minha máquina, um velho P3 933MHz overclockado para 1.08GHz q rodava numa boa a uns 43ºC (em idle). Era um "gelo".

Fui guardando uma grana, guardando, e resolvi agora no começo do ano fazer um upgrade sério. A primeira dúvida era a tb de muitos: P4 ou AMD64? Essa pergunta para os veteranos pode soar como boba, mas pra mim e posso dizer q para muitos foi uma tremenda dor-de-cabeça q cooler nenhum poderia resfriar! :tantan:

Bom, enfim, acabei optando pelo P4 3.0GHz HT800 q só depois fui entender seu apelido "PresHOT"... não me arrependo. É um excelente processador e rodo todos os aplicativos (e jogos) sem problema algum (não era pra menos, teoricamente aumentei em 3x a velocidade do meu micro, q na prática a gente sabe q dá bem mais, pois tem as memórias e tal...). Mas, esse não é o foco do tópico. A verdade é q sua temperatura realmente me assusta. A antiga temperatura de 43ºC do meu antigo P3 era um "zero-absoluto" perto dos 53~55ºC desse PresHOT... :(

Em uso extremo com certeza devo ter alcançado a casa dos 70ºC (quando o processador chegou a "throttar"... usei o aplicativo Prime95 pra isso.

Não sei se é o gabinete (torre média), não sei se é o cooler original, não sei se é a tal pasta térmica (não fui eu q apliquei), não sei se é outra coisa e não sei se é tudo junto... ser leigo nessas horas é uma *****. :cry:

Comprei novo cooler e gabinete e vou pedir pra um amigo expert instalar... assim q tiver resultados dos testes postarei aqui no fórum para comparações. Se eu conseguir, vou tentar colocar fotos tb.

Um abraço a todos. :bye:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!