Ir ao conteúdo

os 10 mandamentos do linux

CyberFOX

Posts recomendados

Postado

olá a todos

devido á uma grande quantia de perguntas parecidas nos meus e-mails, eu vou colocar aqui as 10 melhores dicas para usuários de linux não ficarem se perdendo por qualquer bobagem.

1 - Linux não é Windows

Esqueça desfragmentação, vírus, word, bloco de notas, msdos, etc, etc, etc.... no Linux não tem nada disso, nem mesmo há representação para unidades de disco. uma unidade de CD-ROM, por exemplo, pode ser acessada pelo /cdrom, /mnt/scd1, /tranqueras ou /home/tatu/mp3.

2 - Se não der pra fazer, faça gambiarra

nem tudo no linux é padronizado. pra falar a verdade NADA no linux é padronizado. os arquivos de inicialização são uma zona, os scripts são uma anarquia, o sistema de arquivos é uma salada, a árvore de diretórios é surreal e os arquivos são identificados segundo suas assinaturas digitais, portanto não perca tempo em procurar uma solução "politicamente correta" para um problema no linux, pois pra cada problema existem 438217438291 soluções.

3 - todo live-cd tem um linux, mas nem todo live-cd É um linux

muita gente perde tempo com esses live-cds que têm linux, essas versões de linux são didáticas, e vêm sem os recursos mais interessantes. portanto quando você dominá-las passe logo para uma distro mais pesada.

4 - ninguém compra linux, e sim o suporte técnico

nem venha com essa conversa de que pagou R$ 400,00 pelo Conectiva. você na verdade comprou a garantia e suporte técnico para as instalações. o linux é livre, portanto ele pode ser vendido ou não.

5 - linux tem problemas? sim! e como...

nenhum sistema operacional é mágico. o linux tem seus problemas de segurança (algumas distros mais antigas aceitam até scripts suid), sempre vai acontecer de uma empresa esquecer o inetd ativado e ser invadida, colocando toda a culpa no linux.

6 - para cada 1 entusiasta que se acomoda, 10 entusiastas surgem

o título é óbvio....

7 - nem tudo funciona no linux, mas quando funciona sai de baixo!!

é difícil SIM configurar um hardware no linux. eu sofri por 3 meses pra fazer o tal do leitor de nível de bateria do notebook funcionar. portanto não desanime.

8 - diga não á pirataria

a Microsoft está totalmente certa em proteger o que é dela, e trabalhe para que ninguém mais use windows pirata. com isso, ou as pessoas compram a versão original ou elas pegam uma versão mais barata... ou de graça, como é o caso do Linux.

9 - fazer um jogo rodar no linux é milagre

enquanto não surgir um pacote OpenGL para linux descente esqueça de comprar o F1 GP 2005, colocar na gavetinha de CD e sair jogando. paciencia meu filho, paciencia....

10 - não tenha pressa para migrar

eu conheço gente que num dia usava windows, no outro comprou um CD de linux e instalou por cima do windows. como não estavam acostumados com aquele admirável mundo novo eles acabaram voltando pro windows.

muita gente que tá começando vai direto pro slackware. pra quem não sabe, o slack vem com mais da metade dos recursos desativados e não tem nenhum configurador automático nele. prefira uma distribuição mais simples e mais "gráfica".

é isso. não desista nunca.

Postado

Aiaiaiai.. senti que essa de Slack pra Newbas foi uma (in)direta pra mim...ehehehehee

Bom mas com muita leitura, to caminhando (a passos pequenos no dia a dia mas importantes)....

Mesmo apanhando, to achando o linux tudo de bom.. é que eu curte fuçar, fuçar e fuçar em pcs..auhauhauahauha

[]'s..

Postado

Oh! Boa! Ficou bom esse tópico. Só quero complementar com algumas coisas:

- Não tem que ficar reiniciando o Linux quando se instala um disco rígido adicional ou outra coisa. Linux só reinicia quando troca o kernel e cheguei a ver que estão trabalhando pra acabar com isso numa nova série de kernels...

- Não tem que ficar logado como root pra fazer as coisas. Faça logon como usuário comum e use o su ou sudo para configurar o que você quer, quando realmente tiver que configurar.

- Mesmo que ame o Linux, tanto como eu, NÃO SEJA XIITA!! Isso só atiça os ânimos dos xittas amantes da M$. Linux não é time de futebol!!

- Se tem alguma coisa no outro sistema que você não consegue fazer no Linux, calma! Nada de ficar dando pedrada no sistema. Ninguém nasceu sabendo mexer no outro sistema. Linux é diferente para muitos. Mas deixa só acostumar. O bicho pega!!!

- Pinguins são muito legais!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!