Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Migrando para Linux


....eduardo....

Posts recomendados

E ai pessoal do Linux!!!!!!!!!

Sempre tive e usei Windows mas agora estive pensando em mudar alguns computadores pra Linux, pelo menos pra eu experimentar. O negócio é o seguinte, tenho 4 comps em rede com windows Xp Pro e queria mudar apenas tres deles para Linux. Será que eu conseguiria fazer uma rede Linux/XP ??? Que distro posso usar que tenha uma interface parecida com Windows, pelo menos no começo já que uso Windows a mais de 8 anos, e que tenha um bom suporte de drivers???

E também uma dúvida a parte, qual Linux posso instalar num Pentium MMX 166 mas que ele não fique tão lento???

Valeu!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma distro com interface Windows, é difícil, mas tem o Freedows www.freedows.com.br

que tem a interface do Windows XP, mas não é tão bom... O Kernel é meio preso, não tem modo texto, mas, se você quiser só mexer... Pega um SuSe, que é bem automático ou Conectiva... Mas esse usam o KDE, gerenciador de janelas... O Freedows, usa o Gnome. Faz o seguinte. Baixa o Kurumin, rode pelo CD, se você gostar, instala, muito bom tb! Valeu? Um grande abraço e diga o que você achou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma excelente versão pra quem está aprendendo (ou tem essa ideia) é o Conectiva, é mais "robusto" que o Kurumin. O mandrake ou o fedora são opções tão boas quanto.

Quanto a conectividade Linux/Windows, basta ter o Samba bem configurado (samba é um servidor de arquivos, pelo pouco que sei, que faz a conectividade entre os dois sistemas). Se a parte Linux/Xp se refere a ter ambos no mesmo computador e não na conectividade entre eles, basta ter duas partições no computador, uma pra Windows e outra pra Linux (dããã, óbvio, mas a melhor pra Windows é fat32, o Linux fica mais "confortável" pra mexer em arquivos nessa partição, em ntfs tem que usar um programa externo, senão você só não vai poder criar/editar arquivos).

Instala o windows XP antes, e depois o Linux, porque no final da instalação do Linux você vai ter opção de criar/usar um boot loader (no caso do conectiva, entre LILO, mais funcional, e GRUB, mais bonitinho) pra escolher qual você vai carregar no boot. Meu sistema está configurado dessa forma.

Quanto ao Lentium 166, qualquer distro vai rodar numa boa se, e apenas se, você nem sequer pensar em usar ambiente gráfico. Kde, Gnome, Fluxbox, Blackbox nem pensar. Eu recomendo Slackware, ele tem um "dom" que eu acho que diferencia ele nessa parte, ele usa melhor os recursos de computadores antigos. Mas é uma das distribuições mais difíceis que tem (não se assuste com isso, nas verdade eu uso Slack fazem 2 meses e nunca me bati, mas tive um bom aprendizado com o conectiva 10). A versão mais recente do Slack é a 10.1.

Ah sim, o Linux é totalmente editável, você pode usar "skins" no ambiente gráfico naturalmente (coisa que só o windows xp oferece, mas que nem se compara com o Linux nessa parte), tem o estilo Redmond, que é uma skin pra windows 98, pro XP eu não sei agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se puder executar skins, usar skin do XP, ai, aconselho o Debian ou Slackware. OBS: Debian é mais automático que o Slackware, em algumas coisas! Slackware é mais, configurar na mão, mas ele reconhece tudo! Instalar programas, só em modo texto! Mas p/ você não se assustar, use o Kurumin, que tem muitos programas p/ instalar! Incluindo emuladores, wine e winex. Esses são p/ usar programas Windows no Linux. O Kurumin roda pelo CD, você pode testar, explora-lo, sem instalar no HD e a instalação é fácil e rápida!

Seja bem-vindo ao mundo do software livre e do GNU/Linux! você vai gostar!

Dica: Kurumin usa pacotes do Debian. Mas você pode converter com o Allien, p/ RPM. (Red Hat Package). Qualquer dúvida, poste aqui!

PS: O Kurumin remendisiona a partição windows, mesmo NTFS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!