Ir ao conteúdo

Gravadores de DVD de Mesa - PANASONIC, Phillips,

Posts recomendados

Postado

Percebe ...

A minha , comprada em CIDAD DEL LESTE , custou-me a bagatela de R$ 18,00 .

Um preço razoável oscila até os R$ 20,00 .

Mais do que isso estão roubando ... menos que isso , já roubaram ...

A minha mídia é marca PANASONIC , original , no estojo ...

Existem também DVD-RAMs que vêm tipo um cartucho , disquete ...

Essas eu nunca vi , nem sei o preço ...

Mas ... pra quê complicar , se a coisa tá descomplicada , né ?

Em www.cdvirgem.com.br você encontra essa mídia panasonic ...

Ela é toda bonitona ...

Parece uma zebra de ouro ...

Amplexos !!!

Postado

Percebe,

No kamelódromo da Rua Uruguaiana no Centro do Rio, comprei - recentemente - a Maxell por 13 pilas, no quiosque Point do CD.

Por que Maxell?

Porque já tinha uma que viera com o LG GMA 4020 veloc 2x. É uma boa RAM.

Não sei onde fica o kamelódromo de(o) Recife. Talvez, para as bandas do Mercado São José.

Soçarba...

Mr. Walker

Postado

Bom, tb na Rua Uruguaiana quadra A, box 64 logo depois da R. Buenos Aires tem o qiosque do "Jorge Carlos". O DVD-RAM da Panasonic 2~3x (é assim que vem escrito) custa 16 reais.

Como o nosso amigo também disse o porque... lá vai

O gravador de mesa cobiçado por nós é de que marca mesmo???

mas eu gosto muito da marca Maxel, (só trabalhei com CDs) e a dica dele é boa por que foi testada pelo companheiro e eu só considerando a panasonic pelo fato de ser o mesmo fabricante, mas nunca a usei, e tb são três malandrinhos mais caro.

Postado

:bandeira:

E quanto a minha pergunta , alguem sabe se os "Transcoders" tem alguma influencia na captura de imagens via cabo coaxial (sinal de tv) , convertendo pal-m para ntsc.

O modelo da LG captura em Pal-M , sai na frente no quesito qualidade de captura ??

Meu maior uso seria para captura de TV.

Qual compro Panasonic,Pioneer ou LG ???

ACUDA !!!

Postado

O meu DVD-RAM é exatamente esse daqui :

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.amx.com.br/shopdamidia/679_1.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Como o nosso amigo também disse o porque... lá vai

O gravador de mesa cobiçado por nós é de que marca mesmo???

Agora vou dar uma de soberbo : eu não ando cobiçando nenhum gravador de mesa ... já tenho o meu ... :D

:tantan::tantan::tantan:

O que você quis dizer com a frase : O NOSSO AMIGO TAMBÉM DISSE O PORQUE ?

Não acho que a marca do DVD RAM influa no resultado final da coisa ...

No meu caso , foi panasonic porque o meu fornecedor achou de ganhar uns centavos a mais nas minhas costas ...

Mas vejam : o PHANTOM usa o MAXELL , e não teve problemas ...

Eu uso o PANASONIC , e também sem problemas ...

No site que eu disse : www.cdvirgem.com.br , além desse que postei a foto , tem outro :

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.amx.com.br/shopdamidia/1496_1.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Esse aí , lá , tá R$ 15 pilazinhas ...

Postado
Postado Originalmente por danilo coelho@23 de maio de 2005, 23:46

:bandeira:

E quanto a minha pergunta , alguem sabe se os "Transcoders" tem alguma influencia na captura de imagens via cabo coaxial (sinal de tv) , convertendo pal-m para ntsc.

O modelo da LG captura em Pal-M , sai na frente no quesito qualidade de captura ??

Meu maior uso seria para captura de TV.

Qual compro Panasonic,Pioneer ou LG ???

ACUDA !!!

Danilo ...

Se na época que eu comprei o PANASONIC , eu entendesse de DVD como entendo hoje , teria procurado um outro que , além de gravar em PAL-M , gravasse em mídias -RW também ...

Fiz primeiro a compra de 10 dessas mídias ( -RW ) e hoje não as uso pra praticamente mais nada , pois , quando quero o filme sem delongas , já coloco no -R ... quando quero com alguma frescurite , coloco no -RAM ...

O -RW , que é bem mais barato que o -RAM ( só que dura bem menos ) estão encostados aqui , empoeirando , e esperando que eu crie coragem pra enchê-los com algo temporário ...

Como meu conhecimento é só com o PANASONIC , recomendo a compra dele , desde que os outros dois que você citou não gravem também o -RW ...

Se gravarem , já é caso de comprar um dos outros ...

Digo isso porque , nesse tópico aqui já tem um número considerável de PANASONICs rodando , e a experiência por todos adquiridas , só vai te ajudar e te enriquecer de idéias ...

Espero ter clareado um pouco tua mente ...

Amplexos com cheiro de queijo mineiro !!!

:palmas:

Postado

Alô gente,

Por favor, só me respondam uma coisa....o gravador de mesa da Panasonic, converte minhas fitas 8mm- Pal M?

Existe alguma boa placa que converta Pal-M?

Obrigado galera......é que eu tenho 55 fitas desse tipo com imagens da minha filinha que não posso perder.......

Obrigado

Postado

E os TRANSCODERS ?????

QUAL SERIA O MELHOR TRANSCODER ??? QUANTAS LINHAS DE RESOLUÇÃO ??

O MEU TEM 240 LINHAS !!!

ALGUEM SABE ALGUMA MARCA DE UM BOM ???

não adianta eu comprar o pioneer que não captura PAL-M e usar um trasnscoder tosco ...

Postado
Postado Originalmente por danilo coelho@24 de maio de 2005, 20:56

E os TRANSCODERS ?????

QUAL SERIA O MELHOR TRANSCODER ??? QUANTAS LINHAS DE RESOLUÇÃO ??

O MEU TEM 240 LINHAS !!!

ALGUEM SABE ALGUMA MARCA DE UM BOM ???

não adianta eu comprar o pioneer que não captura PAL-M e usar um trasnscoder tosco ...

Danilo,

Eu uso o modelo n75s da Transcortec. Também trabalha com 240 linhas de resolução e

vem atendendo bem as minhas necessidades. Se quiser conhecê-lo, acesse o endereço abaixo:

http://paginas.terra.com.br/informatica/transcortec/n75s.htm

Postado

Oi Nekaminas você perguntou:

"O que você quis dizer com a frase : O NOSSO AMIGO TAMBÉM DISSE O PORQUE ?"

quando eu disse que o "nosso amigo disse o porque" eu me referia ao fato (ta vendo eu nunca lembro quem é, vou melhorar isso) que um amigo justificou porque ele respondeu a pergunta "onde compro DVD-RAM" citando o Maxel, aí eu queria justificar a minha citação ao panasonic. Desculpe se pegou mal alguma coisa ta bom? caramba, acho que eu expliquei mal, você entendeu?

Bem,

Estou triste porque minha organização aqui monetária não deu certo pra eu comprar o panasonic hoje, e com esse feriado acho até que vai ficar pra semana que vem :(

Um abraço aí amigo, estamos aí

Postado

Márcio ...

Pegou mal não ...

É que eu não sabia nem de qual amigo , nem de qual assunto se tratava ...

Por isso lhe perguntei ...

O amigo em questão , foi o Fantasma , que comprou o MAXXEL ...

Beleza ... ?

É até bom você não pegar o PANASONIC hoje ...

Já imaginou , perder o feriadão de praia , sol , maracanã , futebol ?

Só pra passar filmes pra DVD ?

BLARGH !!!

Semana que vem você recebe a carteirinha do CLUBE DOS PANASONIACOS

Amplexos !!!

Postado

Forró (for all),

A cerca de duas horas encontrei casualmente e estive levando um lero com um cidadão que trabalha em uma assistência autorizada Sony / Panasonic. Ele estivera na minha casa o ano passado (ou no início deste...) por causa de um nega de dedo que cometi com minha Sony 29" FS100 Tela Plana. Naquela oportunidade eu achava que ela estava com defeito na saída Vídeo Componente, mas, na verdade era o DVD Player (Philips DVP642), que não estava configurado adequadamente. Ele trouxera seu DVD Player na sacola, fez o teste, e haja cores vivas para todos os lados. Ele foi embora e eu fiquei com o problema. Porém, com o consolo de saber que, minha TV recém comprada estava perfeita. Umas duas horas depois que ele saiu matei a charada, pois, era tanto o Philips quanto o Pioneer DV-606D que apresentavam o mesmo problema de falta de cor na saída Video Component. Na config da saída de vídeo do DVD Player ou se configura S-Video ou Video Component. Setando uma a outra, automaticamente, fica P & B.

Well! E, o que isto tem a ver com o nosso tópico?

No rolar do lero eu falei que havia comprado o DMR, e, ele por sua parte informou que houvera feito um curso deste aparelho havendo logrado ser um dos primeiros colocados, com direito até, a viagem de avião às expensas da Panasonic. Comecei então a falar em desbloqueio, e, fiquei sabendo que a Assistência Técnica em que ele trabalha faz o unlock do DMR-E55PL-S (para região 1), por 100 (cem) merréis, que, comparados com aqueles 400 paus da autorizada de Botafogo (EMPSER), conforme narrei em um post anterior, é uma bagatela.

O desbloqueio é feito sem interferência no hardware, através de um controle remoto especial que só as autorizadas de grande gabarito possuem.

Já havia dito que não estava esquentando nem um pouco a mufa para desbloquear este gravador por já possuir 4 (quatro) players desbloqueados. Pero, como é apenas 100 pilas acho que vou mandar fazer o unlock por ele. Se mais alguém do clube - que more no Rio de Janeiro - estiver interessado, poderei o colocar na fita.

Soçarba

Postado

Olá membros do forum.

Por favor, o gravador DMR-E55 não consegue ler (gravar) o sinal de um dvd player usando-se a entrada S-Vídeo ou as RCAs? Neste caso a gravação não é analógica? O sinal anti-cópia não seria inibido? Obrigado.

Postado
Postado Originalmente por NekaMinas@21 de maio de 2005, 22:12

Cara ...

No que depender de mim , tô sempre aqui pra ajudar ...

Entre sim , para o time ...

Acho que , arrependimento , não vai ter ...

Ainda vou traduzir o manual todo para o português e postar aqui ...

Claro que , além de traduzir , vou fazer minhas observações sobre as funções ...

Aguardem ...

:bandeira: pô... vai ser de suma importância, estaremos aguardando,

até...

Postado

Olá.

Que software vocês usam para ripar o DVD-RAM pro computador? Ja tentei varios. Os arquivos do DVD sao lidos pelo windows explorer, por exemplo, mas os programas não reconhecer o DVD como um DVD valido!

Outra coisa... pelo que li no manual, a opcao de fechar o DVD para poder ler em outro DVD Player so existe para DVD-R e não para DVD-RAM. Alguem sabe se é possivel ler DVD RAM em outros player? Acredito que pelo computador basta um software que "interprete" o DVD RAM.

Quando eu vou nas propriedades do DVD RAM só tem 3 opções: titulo, protecao e formatar...

Obrigado por qualquer ajuda...

[]s

Postado
Postado Originalmente por fabiogas@26 de maio de 2005, 09:29

Olá membros do forum.

Por favor, o gravador DMR-E55 não consegue ler (gravar) o sinal de um dvd player usando-se a entrada S-Vídeo ou as RCAs?  Neste caso a gravação não é analógica?  O sinal anti-cópia não seria inibido?  Obrigado.

Tem as duas entradas sim ... tanto a S-VIDEO quanto a RCA ...

Cara ...

Não sei se inibe o anti-cópia ...

O que eu sei é que até agora , todos os filmes que eu quis copiar , eu copiei e não teve um anti cópia que me impedisse ...

Também não sei se algum dos filmes que já guardei tinham o anti-cópia , né ?

Sei que , quando eu tentei capturar o TITANIC DVD para o computador , via Placa de Captura , não funcionou ...

Amplexos ...

Postado
Postado Originalmente por ZeMMaC@26 de maio de 2005, 11:30

Olá.

Que software vocês usam para ripar o DVD-RAM pro computador? Ja tentei varios. Os arquivos do DVD sao lidos pelo windows explorer, por exemplo, mas os programas não reconhecer o DVD como um DVD valido!

Outra coisa... pelo que li no manual, a opcao de fechar o DVD para poder ler em outro DVD Player so existe para DVD-R e não para DVD-RAM. Alguem sabe se é possivel ler DVD RAM em outros player? Acredito que pelo computador basta um software que "interprete" o DVD RAM.

Quando eu vou nas propriedades do DVD RAM só tem 3 opções: titulo, protecao e formatar...

Obrigado por qualquer ajuda...

[]s

ZEMAC ...

Faz o seguinte :

Copia os arquivos ( 3 ) do DVD RAM pro PC ...

Renomeia o VRO para VOB

Grava com o NERO ...

Prontinho ...

Quer um menuzinho básico ?

Faz os dois primeiros passos anteriores ...

Grava com o NERO VISION EXPRESS ...

Quer uma coisa profissional ???

Faz com o DVD MAESTRO ...

O link pro tutorial dele é : http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=236184

Amplexos ...

Qualquer coisa que precisar , tô na área !!!

Postado

Valeu, amigo!

O problema que achei foi que o Nero falou que arquivo VOB não pode ser maior que 2GB... só usando UDF... Qual a solucao? Dividir em capitulos? Qual o software q você acha mais interessante pra autoria de DVDs? O maestro? Valeu!

Postado Originalmente por NekaMinas@26 de maio de 2005, 12:10

ZEMAC ...

Faz o seguinte :

Copia os arquivos ( 3 ) do DVD RAM pro PC ...

Renomeia o VRO para VOB

Grava com o NERO ...

Prontinho ...

Quer um menuzinho básico ?

Faz os dois primeiros passos anteriores ...

Grava com o NERO VISION EXPRESS ...

Quer uma coisa profissional ???

Faz com o DVD MAESTRO ...

O link pro tutorial dele é : http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=236184

Amplexos ...

Qualquer coisa que precisar , tô na área !!!

Postado

ZeMMac ...

Usa o NERO VISION EXPRESS então ...

Ele aceitou o meu arquivo VOB renomeado de 3.7 Gb

Estarei fora à tarde , mas lá pelas 18 horas estou de volta !!!

Qualquer outro problema , posta aí ...

Quanto à questão da autoração , o NERO VISION é pra quem não quer coisa profissa ...

Com coisa profissa , só mexi uma vez com o MAESTRO ...

Mas o MESTREDINHO gosta demais do MAESTRO , e realmente , ele tem recursos fantásticos !

Amplexos !!!

Postado

Galera,

É a primeira vez que ouso teclar alguma coisa neste Forum, mas venho lendo e aprendendo com vocês há muito tempo. Suas dicas, principalmente do NEKAMINAS, do PHANTOM e do SOMANIACO, me ajudaram muito a converter minha coleção de VHS de shows e clipes para DVD. Sei que aqui se discute basicamente o PANASONIC, mas Mr. WALKER certa feita sugeriu que tópicos relacionados a gravadores standalone fossem unificados. Apoio a sugestão. Os usuários de PANASONIC, de LG, PIONEER, ou PHILIPS (meu caso - tenho um 615/BK) teriam um lugar único para postar suas sugestões, dúvidas, reclamações, etc.

Alguém já tentou passar por cima do Macrovision usando as conexões Video Componet ou S-Video? Por linha ou RF não dá pé. Para isso ainda uso minha AverMedia EzMaker Pro. De resto, capturo como o 615, edito e autoro no PC. Com a placa tenho uma pequena perda de qualidade, mas usando o gravador pra capturar fica "bala". As mídias +RW (tenho usado philips mesmo) dão conta do recado pra transportar os arquivos de um lado pro outro

Abraços a todos.

KIMO

Postado

Galera,

É a primeira vez que ouso teclar alguma coisa neste Forum, mas venho lendo e aprendendo com vocês há muito tempo. Suas dicas, principalmente do NEKAMINAS, do PHANTOM e do SOMANIACO, me ajudaram muito a converter minha coleção de VHS de shows e clipes para DVD. Sei que aqui se discute basicamente o PANASONIC, mas Mr. WALKER certa feita sugeriu que tópicos relacionados a gravadores standalone fossem unificados. Apoio a sugestão. Os usuários de PANASONIC, de LG, PIONEER, ou PHILIPS (meu caso - tenho um 615/BK) teriam um lugar único para postar suas sugestões, dúvidas, reclamações, etc.

Alguém já tentou passar por cima do Macrovision usando as conexões Video Component ou S-Video? Por linha ou RF não dá pé. Para isso ainda uso minha AverMedia EzMaker Pro. De resto, capturo como o 615, edito e autoro no PC. Com a placa tenho uma pequena perda de qualidade, mas usando o gravador pra capturar fica "bala". As mídias +RW (tenho usado philips mesmo) dão conta do recado pra transportar os arquivos de um lado pro outro

Abraços a todos.

KIMO

Postado

willi,

o Philips 615 tem 7 modos de gravação. Claro que os que usam menos espaço (mais tempo de gravação, por conseqüência) tem a qualidade prejudicada. É como nas fitas de VHS. Na fita, quanto mais lenta a velocidade, mais tempo de material gravado você tem, mas a qualidade também diminui na mesma proporção. No DVD, mais tempo de material gravado significa um bitrate menor. E a qualidade também vai para o espaço. Aconselho a usar os modos M2 (120 min num DVD de 4,7 GB) ou M2x (150 min num DVD de 4,7 GB). O modo M1 (60 min em DVD de 4,7 GB) é o que resulta em melhor qualidade, mas o disco pode apresentar problemas se for reproduzido em outros aparelhos (aqueles que só reconhecem o formato DVD Standard - a maioria deles).

Certo?

E aproveito esse tópico para sugerir um outro que unifique as questões relativas aos gravadores de DVD standalone.

Abraços

KIMO

Postado

Pois é, Kimo!

Eu solicitei ao Marcio Sell para juntar os tópicos sobre gravadores de mesa para que não se perdessem dicas importantes postadas no tópico do Philips DVD-R 615, que é menos frequentado.

Sell é muito ocupado e com certeza não leu meu pedido. Assim, ouso reiterar.

Brodha, obrigado pelas boas palavras. Como costumo dizer elas servem para equilibrar com os xingamentos reprimidos bem merecidos por mim.

Soçarba...

Mr. Walker

Postado

Grato Sell!

For all (forró),

Fiu, fiu, fiu, fiu... Fiu firi fiu fiu... Fiu!

Pois, é! Pois, é!...

Há alguns meses a Revista da Editora Europa, VídeoSom & Cia - hoje, VideoSom & Tecnologia - veiculou em suas páginas uma matéria sobre uma caixa preta fabricada e licenciada legalmente no Brasil que remove travas de mídias gravadas. Inclusive, já fiz alusão a este device que deve estar custando na faixa de 250 a 400 merréis. Ainda não comprei porque tenho outras prioridades, entre elas a MiniDV e o Gravador de DVD com HD com conexão go / back firewire - não necessariamente nesta ordem.

Tal aparelho é sem dúvida alguma legal, pois, desenvolvido para, entre outros, proprietários de direitos autorais que por qualquer motivo (perda ou extravio da matriz, for example...) precisem duplicar suas obras. O emprego é de responsabilidade do usuário.

Em post recente falei que fiz experiência com o trimpot de 10 KOhm, sem lograr êxito com o DMR-E55PL-S como se consegue com as placas de captura. O interessante daquele teste que fiz foi que, mesmo passando o sinal do VCR com o potenciômetro adaptado entre ele e outro VCR, para só então ir para o Gravador de Mesa, quando, neste chegava o sinal, era acusada sua presença impossibilitando a gravação.

Naquela oportunidade, encarei o fato não como um fracasso, pero, como um step cumprido já premeditando o próximo passo, que seria passar o sinal de um VCR, ou mesmo de um DVD player, pelo PC, para então, o enchufar no DMR-E55PL-S.

Hoje foi feito...

DVD Player Pioneer DV606D - PC (Ulead DVD Movie Factory 4) - Panasonic DMR-E55PL-S - Televisor.

Aí, há de se perguntar: - "E, o sinal macrovision?!..."

- Simplesmente, se escafedeu!

Há anos (desde a versão 2.3) venho recomendando o uso do DVD Shrink http://www.dvdshrink.org para rippar / shrinkear... Só que, de dois anos para cá, sempre abro um parênteses e digo: - Pode também ser usado o DVD Region Free+CSS ou DVD Idle http://www.dvdidle.com, pois, com um destes softs instalados e atuando residentes, os drives leitores e gravadores de DVD não necessitam de seleção de código de área para rodar este ou aquele DVD seja de que procedência for. Assim como, também, permite que qualquer software que possua Copier / Burner, tanto faz ser da Ulead, Sony, Sonic, Intervideo, etc rippem e gravem qualquer mídia.

Supra sumo:

1. Um DVD Player qualquer ou VCR;

2.

a) PC com DVD RegionFree+CSS ou DVDIdle instalados para liberar geral;

b - Ulead DVD Movie Factory 4 com sua interface de captura aberta (não é necessário beliscar em Capture Video - Start Capture);

C) Abrir tela cheia do MF4 - ele te dá esta opção. Embaixo, à direita da tela Preview, há um ícone Expand / Shrink the screen - beliscar nele para expandir (a posição expandida não ocupa toda a área da tela) e dar click duplo na tela para encher;

d) Antes de expandir a tela dar click com o mouse direito na Área De Trabalho do PC e configurar PROPRIEDADES - AVANÇADAS - DISPLAY (ou ícone da Acaleradora de Vídeo) - MONITOR / TV, para configurar a saída da placa de vídeo para TV.

e) Colocar a fita no VCR, ou mídia no DVD Player e apertar a tecla REC no DMR, no ponto em que se deseja iniciar a gravação

Obs. Como a saída da placa de vídeo (Composite ou S-Video) está enchufada no Gravador de Mesa e a saída deste no Televisor, tu podes monitorar a configuração da placa de vídeo diretamente no aparelho de TV.

Por hora é só. Depois que eu ler o que escrevi farei as edições e correções percebidas.

Soçarba...

Mr. Walker

PS - Assim fica resolvido temporariamente o problema do macrovision nas gravações com o Panasonic DMR-E55PL-S, ou, outro gravador de mesa, até que, alguém consiga uma saída mais confortável.

Como o meu fica instalado no cafofo e não na sala, não há mossa nenhuma. Aconselho os companheiros a terem sempre bastante cabos, adaptadores e conectores - eles ajudam muito na hora de materializar os insights. Gênios sem estes pequenos recursos, acabam sofrendo de complexo de castração.

Eu aprendi

...que ser gentil é mais importante do que estar certo... O difícil é praticar!

...que não importa quanta seriedade a vida exija de você, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir juntos;

...que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada, compreendida e amada... (Sou tão carente!...)

Eu aprendi...

...que Deus não fez tudo num só dia... O que me faz pensar que eu possa ?

...que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos

...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

...que a maneira mais fácil para eu crescer como pessoa é me cercar de gente mais inteligente do que eu;

...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

...que devemos sempre ter palavras doces e gentis pois amanhã talvez tenhamos que engoli-las... (Eu adoro isto!...)

...que um sorriso é a maneira mais barata de melhorar sua aparência;

...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

...que só se deve dar conselho em duas ocasiões: quando é pedido ou quando é caso de vida ou morte (edição de vídeo é um destes casos...);

Eu aprendi...

...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer. Por isto deixo tudo para a última hora (hahahahaha!...);

(William Shakespeare)

...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

Eu aprendi também...

...que conhecer vocês, me fez ver a vida de uma maneira bem melhor.

"OBRIGADO POR ENRIQUECEREM OS MEUS DIAS COM SUAS PRESENÇAS"

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...