Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como formato o XP ?


Gabriel Sepulkorn

Posts recomendados

Eu costumo fazer pelo modo "difícil"...

Dou boot com o disquete de boot win98 (alterando no setup para que essa seja a primeira unidade a ser testada para boot), depois, no DOS, entro no FDISK e apago a partiçao onde esta o XP, recriando depois e, redimensionando, caso eu precise.

Ai, é só sair, formatar no bom e velho "Format x:" (x= letra da unidade) e ta prontinho pra receber outro S.O. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Murdoc@14 de abril de 2005, 12:12

Eu costumo fazer pelo modo "difícil"...

Dou boot com o disquete de boot win98 (alterando no setup para que essa seja a primeira unidade a ser testada para boot), depois, no DOS, entro no FDISK e apago a partiçao onde esta o XP, recriando depois e, redimensionando, caso eu precise.

Ai, é só sair, formatar no bom e velho "Format x:" (x= letra da unidade) e ta prontinho pra receber outro S.O.  :rolleyes:

Eu também faço assim, só que ao invés de disquete eu dou boot por um CD de inicialização.

No DOS, executo o fdisk /mbr e depois format c:.

Após isso, coloco o CD do XP no drive e reinicio a máquina. Daí pra frente é a instalação normal do XP.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Eu uso os 6 disquetes de boot do Xp para formatar meu Hd quando preciso, é mole........................

Uma dúvida, eu acho que quando o Hd está em NTFS ( meu caso ) num tem jeito de dar o boot pelo disquete do 98 não..................ou tem ????]

valeu

Luiz Figueiredo

:wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para o 98 num tem outro jeito a não ser pelo velho e bom boot do 98, mas para windows 2000 e XP nada como o boot pelo CD afinal para que formatar em FAT32 e depois transforma-la em NTFS, ou será que cvs instalam estes SO em FAT32 perdendo todas as caracteristicas de segurança do NTFS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Danadom@14 de abril de 2005, 14:49

Se for para o 98 num tem outro jeito a não ser pelo velho e bom boot do 98, mas para windows 2000 e XP nada como o boot pelo CD afinal para que formatar em FAT32 e depois transforma-la em NTFS, ou será que cvs instalam estes SO em FAT32 perdendo todas as caracteristicas de segurança do NTFS.

Eu uso FAT32 na minha máquina. Não vejo a necessidade de se usar NTFS.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vantagens de se utilizar o NTFS são inúmeras, a começar pelo desempenho, uma menor tolerância a erros, uma menor probabilidade de falhas em caso de queda de energia ou desligamento forçado, sem contar todas as vantagens de segurança somente disponível para este sistema.

Se você esta acostumado ao FAT32 ira estranhar quando se deparar com o XP em NTFS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Murdoc@14 de abril de 2005, 12:12

Eu costumo fazer pelo modo "difícil"...

Dou boot com o disquete de boot win98 (alterando no setup para que essa seja a primeira unidade a ser testada para boot), depois, no DOS, entro no FDISK e apago a partiçao onde esta o XP, recriando depois e, redimensionando, caso eu precise.

Ai, é só sair, formatar no bom e velho "Format x:" (x= letra da unidade) e ta prontinho pra receber outro S.O.  :rolleyes:

Murdoc, e se a partição do amigo que postou a dúvida estiver em NTFS, Será que o FDISK do wim 98 que você citou vai reconhecer? Eu tenho quase certeza que não.

Será que ele vai conseguir formatar do modo que você descreve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, como eu já disse: Se o hd estiver em NTFS o disquete de boot do win 98 não irá reconhecer e muito menos formatar essa partição. Agora se estiver em FAT 32 aí sim. Portanto o melhor a ser feito é usar o cd de instalação do winxp ou um prog. específico para formatação como PARTITION MAGIC da power quest e vários outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que parei no lugar certo pra minha duvida !!!!!

Tenho um winxp professional com um hd dividido em duas parte, a C:\ ea E:\,ambas com o sistema ntfs .

Minha duvida : como faco para transformar a unidade E:\ em C:\ de novo ????<os arquivos de sistema esta na unidade C>

TEm como fazer isto com algum programa pelo winxp ou devo passar provacoes na tela preto e branco do dos para isto ??? No fdisk tem como fazer ???ou devo usar outro programa ????

Pois eu pretendo instar aqui o winxp media center 2005 pra dar um molhada nesta versao, mesmo que o meu pc não esteja 100% adaptato para esta modalidade de OS !!!

Valeu !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples! O sistema operacional como você disse, está na partição C então você copia tudo que lhe interessar que está na partição E e depois exclua essa partição, ficará apenas a partição C

Já ia me esquecendo, como você disse que vai instalar uma outra versão do winxp, exclua tb a partição C, crie uma nova utilizando todo tamanho do HD, já que você disse que quer uma única partição, formate e instale o novo sistema operacional. Tudo isso é feito com o próprio cd de instalação do winxp bootável, ouseja, com boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!