Ir ao conteúdo

DVD-RAM na porta SATA

Rafael Coelho

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá!

Esses dias me ocorreu uma ideia: será que um drive de CD, DVD ou algo assim funciona na porta sata, se for usado um adaptador?

Pois bem, como eu tenho um serillel aqui, instalei ele num drive que estava sobrando e testei... E adivinhem, funcionou!

Fiquei bem feliz de poder deixar de usar cabos ata dentro do gabinete... Mesmo os round cables são bastante grossos e desajeitados, comparados com um cabo sata.

Então liguei minha gravadora de DVD, com o serillel, numa porta sata da controladora via... Liguei e reconheceu, funcionou beleza! Lendo CDs e DVDs.

Aí começaram os problemas... Fui usar o alcohol120% para criar uma imagem de um CD, e travou a máquina, testei mais uma vez e travou de novo.

Então fui tentar usar o nero para criar a imagem: travou de novo...

Depois, fui tentar gravar um CD: deu erro.

Botei novamente o drive na porta ata e tudo voltou ao normal.

Em suma: parece que ligar um CD, DVD ou gravadora numa porta sata funciona, quando a função a ser feita é o acesso "normal", ou seja, leitura de arquivos.

Coisas como leitura do disco inteiro, ou gravação, aparentemente usam outro tipo de acesso, que aqui não funcionou...

Alguém mais teve experiências do gênero?

Alguém sabe se existem drives óticos nativamente SATA?

Postado

Eu ja fiz este teste.. e aconteceu a mesma coisa comigo!!!

Vou te fazer uma pergunta.. tu conheces adaptador de SATA para ATA?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!