Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Globo de Espelhos


Digão_BR

Posts recomendados

:muro:

Eu fiz um globo de espelhos, (igual aqueles das discotecas)

mas não consigo fazelo girar devagar,

liguei um motorzinho de carrinho a pilha e ele gira rápido de mais, diminui a tensão e mesmo assim ele gira rápido de mais; O problema é que girando rápido ele não reflete nada :(

:help: Como faço para ele girar bem devagar???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Digão_BR@17 de abril de 2005, 21:36

:muro:

Eu fiz um globo de espelhos, (igual aqueles das discotecas)

mas não consigo fazelo girar devagar,

liguei um motorzinho de carrinho a pilha e ele gira rápido de mais, diminui a tensão e mesmo assim ele gira rápido de mais; O problema é que girando rápido ele não reflete nada  :(

:help:  Como faço para ele girar bem devagar???

2 opções:

1- Use um motor com redução mecânica

2- Monte um circuito PWM para variar a velocidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu usaria uma redução mecanica... existem algumas caixas de reducão comerciais (que ja vem com o motor) que tem rotação final de 33 RPM (quase uma rotacão a cada dois segundos)...

Um controle PWM também é uma excelente solução, mas eu imagino que seja mais difícil encontrar um circuito pronto, e fazer um circuito PWM exige que você tenha uma certa experiencia com eletrônica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por DM2@18 de abril de 2005, 21:52

Qual a tensão e a Corrente de consumo do motor ???

que tal um circuito mais simples um potenciometro ligado a base de um transistor ??? simples e fácil de fazer !!! :-BEER

O problema em se fazer isso, é que você vai variar a velocidade e o torque também, pode ser que ele pare de girar. O torque é proporcional a corrente.

2 circuitos PWM para controle de velocidade:

1- Usando 556 (2x555)

2- Usando 4011

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • Membro VIP
Vou te explicar com poucas palavras você tem que comprar um motor do prato do micro ondas. Ele ja vem com redução e você liga em 220v.custa em torno de 15 a 20 reais. fui.

Amigo

Está respondendo a uma pergunta feita em 2005, mais de 3 anos atrás! Acha mesmo que está sendo útil com sua opinião/ideia? Será que o usuário ainda aguarda a resposta?

Evite postar em tópicos parados a tanto tempo!

O tópico está sendo bloqueado. Caso alguém se mostre interessado no assunto poderá entrar em contato com a Moderação, que avaliará a real necessidade de reabertura do tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!