Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que são processos?


Démmys

Posts recomendados

Primeiramente me desculpem se eu postei na sala errada, se sim movam pra min....

Eu queria alguns links ou mesmo um explicaçao sobre os seguintes assuntos, pois queria saber mais sobre isso

O que são os processos?

O que é PC (programm Counter), SP (Stack Pointer), PCB (Prosses control block) e PSW (não tenho a minima ideia do que é isso)?

Como tudo isso se organiza e faz com que o SO funcione?

Se não for pedir de mais teria como explicar isso em uma situação real (tipo abrindo o word, o windows ou alguma coisa)?

Valeu pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tabgal@24 de abril de 2005, 19:34

Ih!

Você tem que estudar assembler pra saber isso.

É muita coisa pra um post só...

você não tem como me dar uma palhinha ou me indicar um site onde eu possa estudar um pouco?

não precisa explicar detalhadamente é só um explicação por cima que eu ja estou satisfeito.....

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde achar? Procure tutoriais de assembler no Google

Mas dando "uma palhinha"

Processo é o programa rodando. Enquanto ele está "parado" é um programa, quando está rodando é um processo.

PC é o endereço de memória (da instrução) sendo executada no momento.

SP é o endereço da pilha. Para entender o que é pilha precisa estudar assembler / programação, mas é basicamente uma parte de memória usada pelo processo.

PCB e PSW são lugares onde são armazenados coisas sobre o processo: áreas de memória que ele usa, permissões das áreas, etc

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processos: Há várias definições para o que é um processo. Não! Processo não é um ato jurídico movido por alguém. Processos, em Sistemas Operacionais, é um módulo executável único, que roda concorrentemente com outros módulos executáveis.

Fonte: Wikipedia

Antes veremos para que serve basicamente um Registrador: Ele é um dispositivo para armazenamento temporário de dados.

Program Counter (ou Contador de instruções): é responsável pelo armazenamento do endereço da próxima instrução que a CPU deverá executar.

Stack Pointer (ou Apontador de Pilha): Contém o endereço da memória do topo da pilha, que é a estrutura de dados onde o sistema mantém informações sobre tarefas que estavam sendo processadas e tiveram que ser interrompidas por algum motivo.

Program Status Word (ou Registrador de Estado): Responsável por armazenar informações sobre a execução do programa.

Na verdade aprendi isto na escola, Sistemas Operacionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!