Ir ao conteúdo

Filmadoras Digitais Compactas

Ricardosilvars

Posts recomendados

Postado

Olá Éric. Ainda estou fuçando pra depois dar minhas conclusões sobre ela. Em relação ao botão de zoom, eu posso te dizer que pelo menos eu, achei magnífico. Muito bem, em lugar de fácil acesso e bem preciso. Não tive problemas com isso não.

Olá j0s1. Bem mesmo sem saber direito qual a configuração de seu computador, posso supor que você tem um HD de 5400rpm e 128Mb de ram. Estou errado ?

Postado

Amigo, Leymar, não é só a configuração do PC que causam estes problemas. Por exemplo ela pode ter um PIV de 3.8 Dual com 1 Gb de ram, mas se estiver fazendo a captura do vídeo pela USB o resultado será desastroso. Muitas vezes a configuração só não dita o erro, é preciso usar as ferramentas certas!!

Mas vamos aguardar que nos informe a configuração, pois é o caminho para encontrar a solução do problema....

Leymar, apressa aí os testes, estamos curiosos... eheheheh

Abraços!!

Postado

:bandeira: Um belo dia de sol, eu e minha família e minha Handcam (Sony TRV-130 Digital8) nos dirigimos ao Parque para mais um dia feliz. Sim, feliz até o fim do dia. Já em casa com todas as imagens na fita Hi8, sento a frente de meu computador, pego o cabo Ilink firewire, conecto na mesma e bomba !!! Nada acontece. Desplugo e plugo novamente e agora... NADA !!! :ahh: Meu Deus ! Em 2002 gastei nada menos que R$ 2.330,00 na compra da bendita câmera cujas imagens são maravilhosas, mas e agora ? Consultei no gerenciador de dispositivos do WXP e minha placa de conexão firewire está reconhecida perfeitamente. Meu Deus ! Agora sim fiquei assustado. Amigos. Simplesmente meu cabo firewire havia entrado embaixo de minha cadeira, quebrado internamente ligando um fio no outro e ao conectar o mesmo na Handcam, me queimou o sistema de transmissão digital Ilink. E agora ? E a qualidade ? Bem, levei ao escritório oficial de conserto Sony e fiz então um orçamento. Resultado. Para tê-la de volta teria de desembolsar nada mais, nada menos que R$ 1.770,00 !!! :muro: Não, não e não. Por esse preço compro uma nova de tecnologia mais avançada e da própria Sony. Não. Vou capturar meus vídeos via cabo S-Vídeo e fazer meus DVDs assim mesmo. Amigos tentei ! Tentei ! E tentei. As imagens gravadas na fita Hi8 digitalmente, no LCD eram o máximo dos máximos, mas ao passar pro computador, simplesmente as imagens iam com sombras, ondas além de uma definição que era digno de desanimar os mais leigos no assunto imagens. Restaram-me então duas opções:

-Um - Pagar R$ 1.700,00 para ter minha câmera inteira de volta.

-Dois - Comprar uma nova filmadora.

O que vocês acham ? Bem, optei pela segunda. Não tive nem dúvida. Mas poxa vida, desembolsar esse valor não é fácil e ainda para ter de volta a filmadora de 2002 ? Melhor partir pra uma nova em questão. Bem, acho que como a maioria desta época(2005) que procuram por uma Handcam, estava eu em duvida por duas delas. Não tive muitas opções, pois as Handcans DVD na minha humilde e singela opinião, não tem valor quando sua intenção é edição de vídeo e criação de DVD com menus. Para se fazer um DVD “CRU” é uma excelente opção, pois a imagem é ótima e você não vai ter trabalho de passar pro computador para depois fazer um DVD-Vídeo comum. Mas no meu caso, preciso de imagens com a melhor qualidade possível no computador, para poder realizar um trabalho final bem feito. Assim sendo, me sobraram duas opções. Uma mais acessível e outra um pouco distante. O que tinha de mais acessível era a Handcam da Sony HC-42. Suas especificações são maravilhosas. Mas não queria ficar de olho em apenas uma opção. Procurei na faixa dos R$ 2.000,00 uma Handcam que fosse um pouco melhor que minha antiga Sony TRV-130 Digital8. Bem pra não dizer que não olhei outras opções, dei uma olhada também na JVC-D94 cujo tem especificações bombásticas de resolução fotográfica incrivelmente 1600x1200dpi por apenas R$ 1.200,00. Pensei, cheguei então no teto das filmadoras digitais por este valor. Mas o que eu queria mesmo, lá no fundo das minhas ambições, era uma filmadora com 3CCDs. Mas como ? Geralmente, somente as profissionais possuem esse sistema. E as profissionais, meu Deus !!! São muito caras. Mas mesmo assim decidi fazer uma pesquisa na internet sobre filmadoras de 3CCDs. R$ 9.000,00... R$ 6.500,00... até que R$ 3.600,00 ! Opa ! Agora sim está bem perto. Pensei, não consigo por menos que isso. Vamos olhar as especificações então. E lá encontrei.

Panasonic PV-GS250, mais em conta um pouco a PV-GS150 e mais ainda a PV-GS65. Porém as duas últimas não possuíam o sistema de entradas analógicas, ou seja, se eu as adquirisse, não poderia transferir via vídeo cassete VHS para meu computador no formato digital. Porém, a GS250 além de ter essa função, sua entrada analógica poderia ser feita através do cabo S-Vídeo. Upa !!! Achei minha filmadora. Pois a Sony HC-42 só tem entrada analógica via cabo RCA comum, o que perde mais qualidade no processo. A JVC-D94 não fiquei muito confiante. Nada contra nem a JVC e muito menos que as comprou, mas eu analisei da seguinte forma. 1600x1200dpi, funções parecidas com a da Sony HC-42 e R$ 850,00 a menos ? Já vi muito disso em placas mãe para computador do tipo PCChips do qual você compra hoje e muito pouco tempo depois está precisando de manutenção. Repito. Nada contra a empresa e muito menos quem tenha optado por essa filmadora, mas foi mesmo uma questão de escolha da minha parte, além do quê, meus olhos brilhavam para os 3CCDs da filmadora GS250 da Panasonic. Em resumo, após ter essa certeza, passei então a batalhar por um preço bom e ao final de tudo, consegui compra-la por R$ 3.200,00. Após 15 dias de ansiosa espera, meu brinquedinho chegou e pude então “fuçar” “fuçar” e “fuçar”. Agora já bem íntimo da criança, posso passar a todos vocês minha experiência com ela. Bem, ela chegou-me em sua caixa azul e com todos os acessórios prometidos pela Panasonic. Decepcionei-me ao constatar que o cartão SD usado para tirar as fotos foi mesmo retirado pela Panasonic, dos seus acessórios. O restante estava lá na íntegra. A partir daí comecei meus testes os quais postarei a seguir. Vou tomar como base o manual de instruções e minha visão a respeito de cada uma delas a seguir.

Visão Geral

É uma filmadora muito bonita. Cromada parece um espelho. Sua alça para segura-la é de fácil instalação, assim como o protetor de lente. Tela LCD de 2,5pol, como a maioria das filmadoras, com uma função “só dela” Power LCD. Na verdade, esse Power LCD não tem nada de exclusivo dela, pois nada mais é que deixar a tela com nível de brilho ao máximo. Rotação de 180° no LCD. Diferentemente da bateria das câmeras Sony, sua bateria se recarrega no conversor no cabo, e não direto ligado na filmadora. Bateria pequena e com automação básica de uma hora com LCD aberto e usando todas funções necessárias. Botão liga desliga com trava, o que não o deixa desliga-la ou liga-la sem querer. Só querendo mesmo ! Botão para REC e lugar e tamanho excelente. Com a mão na "empunhadeira", ele é o botão de maior facilidade de acesso. Nada mal mesmo. Sistema de controle dial muito bom. O que seria esse sistema de controle ? Bem, assim como um relógio de catraca, gire a roda até a função desejada. Ao pular de uma função pra outra, a máquina automaticamente passar suavemente a próxima. No meio deste dial, o controle Joystick tipo vídeo game antigo “ATARI”, que faz funções importantíssimas e com uma precisão excepcional. Antes de usar, achava que seria muito ruim este tipo de sistema, mas agora posso dizer que é ótimo. Dá-lhe um conforto e uma facilidade de seleção de função maravilhosa. Neste controle cinco opções podem ser selecionadas. Modo filmadora Rec, onde você grava suas imagens na fita DV. Modo Filmadora Play, onde você reproduz sua fita minidv e capta imagens analógicas de outros dispositivos. Modo Foto Rec, onde você tem a opção de gravar em seu cartão SD fotografias de até 2048x1512dpi. Modo Foto play, onde você poderá ver suas fotos além de apagar aquelas que você quiser. E por último o modo PC, onde por esta opção, você passa para o computador via Cabo USB as fotos que tirou. O deslize do dial é suave e com um estalo suave também pra você identificar que já está em outra opção. O Joystick como anteriormente dito, tem o mesmo sistema estrutural das do vídeo game. Pode movimenta-lo sem medo, pois ele é bem resistente e forte. Fique tranqüilo. Não creio que este sistema venha a dar problemas futuros, mas tudo é um risco, embora torçamos pra que não. Botão de foto logo atrás do botão zoom. Bem localizado e de fácil acesso para fazer suas fotos. Botão de zoom localizado exatamente abaixo de seu dedo indicador quando segurando pela "empunhadeira". Isso facilita muito seu manuseio. Achei interessante e útil o botão de zoom ter o formato de pirâmide o que lhe dá um controle maior sobre sua utilização. Deslize leve e suave. Se quiser levar o zoom devagar, deslize suavemente e terá o que quer. Caso deseje um zoom rápido, mova tudo ao lado oposto de uma só vez e rápido assim ficará. Muito bom o zoom e todo seu sistema. Pena que apenas 10x. Mas já é bem suficiente. Caso queira utilizar o zoom digital que eu chamo simplesmente de ampliação de imagem. Poderá faze-lo, porém entre 10x e 20x é aceitável. Acima de 20x até os 700x INÚTIL. Só degrada a imagem. Voltando ao assunto bateria, quando ligado o cabo diretamente da energia para câmera, verá que na ponta do cabo tem uma caixa no formato parecido de bateria com encaixe igual ao da bateria cujo será instalado no lugar da bateria e assim usar a filmadora no modo energia direta.

Funções Modo Filmagem Rec

Tele-Macro – Esta função segundo a Panasonic é para dar ênfase a uma imagem e desfocar o fundo. No meu ponto de vista é uma função “INÚTIL”. Na verdade ela avança em 1.3segundos o zoom da filmadora até o máximo, ou seja, 10x de uma só vez. GRANDE COISA !!!

Soft Skin Mode – É identificado com um rostinho desenhado, segundo a Panasonic seria para enfatizar uma cor mais próxima do real quando focado a pele das pessoas. Fiz vários testes nesta função e posso garantir que sua única utilidade ou inutilidade e permitir que uma imagem de pele nítida onde você vê até os poros da pele, seja desfocado causando assim um pouco de blur na imagem. Eu não vejo utilidade nesta função também tendo em vista que todos querem o máximo de nitidez nas suas imagens.

Fade – Função simples. Apenas o fato de esmaecer a imagem no início e no fim. Você tem a opção de ir do branco total até a imagem ou do escuro total até a imagem. Alguma utilidade tem quando em determinadas cenas ou fatos. Pode-se até usa-la.

Backlight Compensation – Função muito boa no qual em imagens com pontos escuros pode-se tirar mais brilho causando assim uma imagem de melhor qualidade. Esta função usada com uma outra que logo citarei fica ótima para filmagens em lugares com pouca iluminação. É um macete muito bom que citarei mais a seguir.

MagicPix/0 Lux MagicPix – O futuro desta função é promissora. É uma excelente função. Quando a iluminação é pouca ou quase nenhuma essa função é realmente mágica até certo ponto. A imagem escura toma forma e fica clara como o sol forte. Cores vibrantes e naturais, além de revelar detalhes que a olho nu não se vê. O contra dessa função é a velocidade do obturador quando ela está em atividade. Você vê as imagens como se estivesse em câmera lenta. Num futuro próximo, uma função dessa será o máximo dos máximos, quando o obturador manter sua velocidade normal e deixar as imagens como ficam hoje, lindas. Eventual uso desta função, você poderá utiliza-la não para filmagem, mas para foto em locais escuros sem flash utilizado e com tripé. Fora isso, é apenas uma experiência a mais.

Recording Check – Função útil caso tenha esquecido qual foi sua última gravação. Pois ele mostra os últimos 3 segundos da sua última gravação sem precisar mudar de seleção no dia e voltar ao formato Rec.

Botão Quick Start – A função dele é somente deixar a máquina como no modo de espera do computador e gastando menos energia. Quando ativado, ao desligar e ligar novamente, quase que instantaneamente você poderá começar a gravar novamente. Mais ou menos 1,5 segundos para a “ressuscitação”.

AWB – Abreviação para Auto White Balance – Isso significa que com esta opção você terá os níveis de balanço da cor branca feita automaticamente. Eu utilizei-a e principalmente no modo de imagens escuras não é boa. A luz do dia melhora, mas não é um automático bom não. Aconselho fazerem o ajuste manual.

Indoor Mode – Para se gravar quando estiver em um ambiente com luzes incandescentes ou avermelhadas. Ele compensa o avermelhado tentando neutraliza-lo. Pode ser útil em algumas circunstâncias, porém se tiver o “time pessoal” de ajustar manualmente para cada ambiente é melhor.

Outdoor Mode – Pra quem não tem tempo de ajustar manualmente o balanço da cor branca e precisa começar de imediato a gravar, utilize este modo. É o modo pré selecionável mais próximo do real. Ele chega muito próximo do real além de enfatizar as cores do ambiente deixando a filmagem muito boa mesmo. Utilize em ambientes escuros, dá um vivo melhor que as outras pré-selecionáveis.

Manual Adjustment Mode – Esse é o melhor modo pra quem quer realmente buscar a melhor qualidade de imagem. Através dele você poderá ajustar manualmente a cor branca ao modo que bem desejar. Um macete que dá certo e aconselho é fazer o seguinte. Em um lugar bem iluminado onde se encontra uma parede branca, mas tem que ser branca de verdade. Nada de creme ou cinza claro. Eu disse Branco. Foque a parece branca iluminada em 1x a ponto de cobrir toda tela sem nenhum outro objeto aparecendo no monitor. Levante o joystick para os 3CCDs calcular para você a tonalidade do balanço. Voile !!! Cores reais e vivas poderão ser gravadas agora com sua filmadora.

Ajustes 1/... F/... e ...dB ou Manual Íris – São funções interessantes para focalizar objetos cuja luminosidade está excessiva. Por exemplo, filmar a lua à noite. São ajustes manuais que lhe dão uma ampla variedade de opções. Um conselho meu é utilizar este recurso apenas para quebrar luminosidades excessivas, e não para aumentar a claridade noturna, pois para isso tem funções na máquina melhores.

OBS: ALGUMAS FUNÇÕES AQUI MENCIONADAS SÓ SERÃO POSSÍVEIS SE O BOTÃO AUTO ESTIVER EM MANUAL. PARA mais informações FAVOR CONSULTAR O MANUAL CUJO ESTÁ DISPONIBILIZADO JUNTAMENTE COM DRIVERS E PROGRAMA MOTIONDV NO FINAL DESTE ARTIGO.

Menu Básico

Scene Mode - Tem 5 submenus. Alguns úteis outros inúteis ou ainda imperceptíveis. Sports Mode é um deles. Tem a função descrita pela Panasonic para você filmar objetos rápidos como uma bola de tênis, por exemplo. Na verdade esta função quase não se é percebida quando ativada. Spotlight Mode para filmar um documentário onde o entrevistado é focado com a luz diretamente nele e um fundo totalmente escuro. Pode funcionar, mas eu sempre tenho por eu fazer os ajustes manuais. Mas isso é pessoal. Low Light Mode essa sim uma função com utilidade aguçada. Permite uma maior entrada de luz e captação dos 3CCDs (embora pequenos) fazendo assim com que sua imagem fique mais clara em ambientes escuros e conseqüente melhor resolução e qualidade. Esta sim eu aprovo. Com CCDs tão pequenos é necessário mesmo. Portrait Mode – Segundo Panasonic para filmar um objeto com cenas ao fundo. Não muito útil, prefiro faze-lo manualmente. Surf & Snow para gravar em locais onde a luminosidade é alta. Bem, é mais uma pré-configuração que também prefiro fazer manualmente.

Rec Speed – SP e LP. Dois modos de gravar. Um normalmente dura 1 hora de vídeo e o outro 1 hora e meia. A diferença básica entre os dois além do tempo é formato no qual é gravado. Porque se aconselha filmar no modo SP. Assim você terá uma compatibilidade universal com qualquer aparelho reprodutor Minidv. Se você gravar no formato LP, é verdade que ganhará mais espaço na fita e consecutivo tempo, mas a compatibilidade com outros aparelhos reprodutores de MiniDV não existirá. Porque isso acontece ? Toda gravação digital tem uma seqüência de espaço a se seguir, o padrão em SP suponhamos que seja 1,2,3,4... No formato LP a seqüência de espaço seria supondo 1, 1/5, 2, 2/5, 3, 3/5... Ou seja, ele engoliria o espaço que existe até o máximo possível para caber os dados de 1 Hora de Meia. Perde-se qualidade com isso ? Não. Absolutamente não. Os dados são gravados digitalmente, o que você perderá é a compatibilidade de poder reproduzir em outro aparelho que não seja onde você gravou neste formato. Outra coisa decorrente disso é o fato de você não poder fazer dublagem na fita, pois não haveria mais espaço pra uma faixa adicional de áudio.

Blanck Search - Função essa de excelente utilidade. Consiste ao ativa-la, levará sua fita até o último ponto de filmagem ou primeiro em branco. Ou seja. Supondo que se tenha gravado 10 minutos e numa reprodução você parou no ponto 4 minutos. Ao ativa-la, ela levará sua fita até o ponto exato do término de sua gravação, evitando assim você gravar por cima de algo importante.

Wind Cut – Função que tem por objetivo diminuir o ruído do vento no microfone. Quando muito vento estiver no local da gravação, como em uma montanha alta ou coisa do tipo, poderá ter utilidade. Porém tenha em mente o seguinte. Essa função causa uma leve perda de qualidade no som, e isso poderá ser desagradável caso esqueça essa função em ON.

Clock Set – Arrumar hora dia etc da filmadora.

Menu Advance

Pict. Quality – Selecione a qualidade que deseja para suas fotos. Neste modo fotos são tiradas tanto do seu fornecedor analógico como em modo vídeo apenas em 640x480dpi. Flash – Ligar ou desligar o Flash embutido na filmadora para fotos.

Red Eye – Redução do fenômeno que temos nos olhos que ficam avermelhados quando batemos um flash.

Flash Level – Nível do flash. Mais ou menos, vai depender de seu ambiente. Escuro ou claro.

EIS – Esse foi um erro de quem queria mandar seu produto às pressas para o mercado. A Srª Panasonic fez-nos o favor de colocar o emblema de EIS(estabilização de imagem digital) quando na verdade deveria ser OIS (Estabilizador de imagem óptico). On liga o OIS e Off desliga. Eu aconselho sempre deixar em ON, pois a estabilização óptica não causa perda nenhuma na qualidade de imagem.

H.Shoe MIC – Função utilizada somente com um microfone externo preparado para usufruir dessa vantagem. Redução de ruído também num modo geral.

Wide – Formato Wide-Screen pouco poderoso. Ele aumenta pouca coisa o ângulo de visão. Poderiam ter feito um ajuste melhor neste sentido. Mas todo caso é sim um formato real Widescreen, porém não com toda potência.

Cinema – Esta foi a maior ENGANAÇÃO para o usuário. Não é nem Widescreen e nem Cinema. Na verdade é nada. Vou explicar. Vocês sabem a imagem de uma TV comum ? Pois é. Esse formato é o 4:3. O que eles fizeram ? Pegaram esse formato e colocaram duas faixas pretas, uma em cima e outra embaixo. Ou seja. Só corte de imagem. Essa função só poderia ter minha avaliação como RIDÍCULA. Vocês verão.

USB Funcion – Caso você queira transmitir em tempo real com a mesma qualidade de Ilink para seu computador. Sete em Motion Dv. Porém sua porta USB deverá ser 2.0 ou superior. Caso queira usar sua câmera em tempo real como webcam. É só setar.

D.ZOOM – Aqui você ativa ou não o Zoom digital. Meu conselho é não ativar. Pois o zoom digital, nada mais é que uma ampliação barata da imagem óptica. Só degrada a imagem.

Zoom Mec – Uma ótima função. Aumenta a sensibilidade do zoom à medida que o zoom óptico vai aumentando nos dando assim a sensação de um zoom de microfone. Meu conselho é deixar em ON. È uma boa função.

Date/Time – Caso você queira que a data e hora atual fique em seu visor.

Initial Set – Só ponha em ON neste item caso queira que sua filmadora volte as configurações de fábrica.

Menu Setup

Fade Color – Aqui você escolhe como quer que a função Fade (esmaecer) funcione. Do branco para a imagem ou do preto para a imagem. Modo a seu gosto.

Áudio Rec – Neste item você tem a possibilidade de escolher entre um som estéreo igual ao de CD (12 bits) ou um som estéreo igual à de um DVD (16bits). Um conselho meu é o seguinte. Caso você queira ou precise de dois canais separados L e R ou então precise ou queira fazer a dublagem na fita direto pela câmera linearmente ou ainda vá gravar sua voz para passar posterior e incluir em uma música, eu aconselho (12bits). Agora se você quer alta sensibilidade de som, cujo até mesmo “uma agulha” que cair no chão queira escutar ou até mesmo em ambientes externos, festas, casamentos etc, sete (16bits).

Rec Lamp – Somente uma função. Quando apertar REC, você opta por deixar a luz vermelha da frente da câmera acesa (ON) ou apagada (OFF).

Display – Esta função em ON lhe deixará todas as informações e menus e tudo mais de escrita na tela LCD. Em OFF, somente a imagem ficará.

Remote – Escolha entre OFF – VCR1 ou VCR2. Modo de controle para não causar interferência.

Beep Sound – Faz bip ao ligar, desligar, gravar etc... On e OFF.

LCD Al – Função em conjunto com Power LCD.

LCD Set – Ajuste manual do brilho da tela LCD.

EVF Set – Ajuste manual do brilho do Viewfinder ou visor.

Demo Mode – Esta função quando em ON só funcionará se você retirar a fita MiniDv da câmera e deixa-la totalmente inativa por 10 minutos. Não poderá mexer em nada na câmera senão volta a contagem do zero. Quando essa função entrar em operação, você poderá ver para efeito de curiosidade, mas ela não mostra nada além de uma simples comparação entre 1CCD e 3CCDs.

AV Jack – escolha entre duas opções de como quer que sua imagem em tempo real apareça no seu monitor de TV.

Power Save – Esta função é útil para alguns aspectos. Economizar bateria. Preservar a integridade da sua fita Minidv e de componentes da câmera. O que ela faz ? Caso você fique inativo por mais de 5 minutos, a câmera desliga automaticamente caso neste item esteja setado para ON.

Menu Language

Apenas escolha entre os menus disponíveis.

Funções Modo Filmagem Playback / REC Analógico

Menu Basic

Date/Time – ON caso você queira que no seu visor LCD apareça à data e hora da gravação e OFF para não ver.

AV Jack – Out para som e vídeo irem para TV pelo cabo AV RCA. Out/(símbolo de fone) caso queira que a imagem vá a TV pelo Cabo S-Vídeo e o som pelo RCA. IN/OUT para você fazer suas gravações de analógico para digital.

USB Funcion – Seta em Motion Dv caso queira transmitir suas imagens com mesma qualidade DV, mas somente as imagens, pois o som deverá ser encaminhado analogicamente. A função USB não transmite o som. E seta em webcam para a função...

Menu Advance

Blanck Search - Função essa de excelente utilidade. Consiste ao ativa-la, levará sua fita até o último ponto de filmagem ou primeiro em branco. Ou seja. Supondo que se tenha gravado 10 minutos e numa reprodução você parou no ponto 4 minutos. Ao ativa-la, ela levará sua fita até o ponto exato do término de sua gravação, evitando assim você gravar por cima de algo importante.

Rec Speed – SP e LP. Dois modos de gravar. Um normalmente dura 1 hora de vídeo e o outro 1 hora e meia. A diferença básica entre os dois além do tempo é formato no qual é gravado. Porque se aconselha filmar no modo SP. Assim você terá uma compatibilidade universal com qualquer aparelho reprodutor Minidv. Se você gravar no formato LP, é verdade que ganhará mais espaço na fita e consecutivo tempo, mas a compatibilidade com outros aparelhos reprodutores de MiniDV não existirá. Porque isso acontece ? Toda gravação digital tem uma seqüência de espaço a se seguir, o padrão em SP suponhamos que seja 1,2,3,4... No formato LP a seqüência de espaço seria supondo 1, 1/5, 2, 2/5, 3, 3/5... Ou seja, ele engoliria o espaço que existe até o máximo possível para caber os dados de 1 Hora de Meia. Perde-se qualidade com isso ? Não. Absolutamente não. Os dados são gravados digitalmente, o que você perderá é a compatibilidade de poder reproduzir em outro aparelho que não seja onde você gravou neste formato. Outra coisa decorrente disso é o fato de você não poder fazer dublagem na fita, pois não haveria mais espaço pra uma faixa adicional de áudio.

Rec STDBY – Use esta função em ON para você gravar na fita MiniDV seus conteúdos analógicos.

Áudio Rec – Grave em 12 bits caso queira gravar em quatro canais simultâneos. Grave em 16 Bits para alta qualidade de áudio.

A. Dub. Input – Aqui você escolhe se vai fazer a dublagem linear via microfone em MIC ou via RCA setando AV IN.

Rec Data – Selecione em ON caso queira que os dados sobre foco, horário, data, distância, seja gravado junto ao vídeo, porém somente visualizado somente se você quiser. Eu aconselho deixar em ON.

Pict. Quality – Selecione a qualidade que deseja para suas fotos. Neste modo fotos são tiradas tanto do seu fornecedor analógico como em modo vídeo apenas em 640x480dpi.

Dv Out – Selecione ON para transmitir via cabo DV Firewire Ilink dados de sua filmadora para o computador. Dados tanto de recepção analógica quanto de filmagens pessoais gravadas.

Repeat Play – Como o próprio nome diz, para repetição da reprodução selecione ON.

Menu Setup

12Bit Áudio – Aqui você mixa seus canais de áudio.

Áudio Out - Selecione Stereo se deseja uma reprodução do modo 12bits de som uniforme, em estéreo junto os dois canais. Caso tenha alguma preferência por algum canal em específico, seta em L para canal 1 e R para o canal 2.

Display – Esta função em ON lhe deixará todas as informações e menus e tudo mais de escrita na tela LCD. Em OFF, somente a imagem ficará.

Remote – Escolha entre OFF – VCR1 ou VCR2. Modo de controle para não causar interferência.

LCD Al – Função em conjunto com Power LCD.

LCD Set – Ajuste manual do brilho da tela LCD.

EVF Set – Ajuste manual do brilho do Viewfinder ou visor.

Power Save – Esta função é útil para alguns aspectos. Economizar bateria. Preservar a integridade da sua fita Minidv e de componentes da câmera. O que ela faz ? Caso você fique inativo por mais de 5 minutos, a câmera desliga automaticamente caso neste item esteja setado para ON.

Menu Language

Apenas escolha entre os menus disponíveis.

Logo que eu estiver com o cartão SD posto meu comentários e edito este post, sobre o assunto.

Segue dados para vocês baixarem os arquivos do CD da Panasonic. Entrem neste link: https://www.google.com/accounts/ServiceLogi...zy%3Dl&hl=pt-BR

Agora só entrar com estes dados:

Usuário: cdpanasonic

senha: ideasforlife

Entrem nos emails escrito CD Panasonic. São Dez arquivos cujo todos devem ser baixados dentro de uma mesma pasta. Assim sendo descompacte-os. A senha inserida neste arquivo .rar é a mesma aí de cima ou seja: ideasforlife

São Dez arquivos de 9,53Mb. Ao descompactá-los, verão duas pastas. A MDVS e a USBDRIVER. A MDVS é o programa MotionDV cujo só poderão instalar na versão inglês americano. USBDRIVER claro é a pasta onde se encontram os drives USB. Alguns sistemas operacionais não precisam de um dos drives USB, porém o outro é obrigatório caso queira fazer stream via internet ou usar a câmera para conversar online. Nesta câmera a porta é USB 2.0. O que isso significa ? Poderão usá-la para transferência de imagem para o computador com a mesma qualidade da porta DV, porém sendo transmitida apenas as imagens. O som será captado pela porta analógica de seu computador caso seja usada à porta USB 2.0. A porta DV captura imagem e som simultâneos diretamente digital. Logo postarei mais sobre a Handcam GS250 da Panasonic.

=====================================================

Espero que todos contribuam para podermos utilizar por total as função dessa belezinha.

.......................................................................................................................

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Leymar.

Postado

Galera, acabo de chegar de viagem...ao chegar em casa recebi em meu email uma notificação da Impexport que já enviou pelo sedex a minha GS250, inclusive com o número do conhecimento para eu rastrear.....tá chegando.....

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por somaniaco@31 de maio de 2005, 20:05

Galera, acabo de chegar de viagem...ao chegar em casa recebi em meu email uma notificação da Impexport que já enviou pelo sedex a minha GS250, inclusive com o número do conhecimento para eu rastrear.....tá chegando.....

Opa. Que beleza.

Brinquedo novo, criança feliz!!! :D:D:D

Postado

Forró,

Quem opina sobre esta?

Panasonic PV-GS 120

• 3CCD – Captura de imagem

• Zoom óptico de 10x

• Zoom digital de 700x

• Monitor LCD colorido de 2,5”

• Função MagicPix

• Redução de Ruído de Vento

• Modo DIAL

• Função ZOOM na reprodução (Somente com Controle Remoto)

• Estabilizador de Imagem - EIS

• Quick Start – Pressione o botão e em apenas 1.7 segundos ela estará pronta para gravação.

• Função TELE-MACRO – o zoom fica em 10x óptico, e você pode aproximar a câmera do objeto até 40 cm, focando somente no objeto e deixando o fundo desfocado.

• Modo Soft Skin – Permite a gravação da cor da pele em um tom mais suave. Para ter um melhor resultado, evite fundos coloridos similares a cor do objeto.

• Efeitos Digitais 1/2– 1: Modo Multi/ P-IN-P/ Wipe/ MIX/ Strobe/ TRAIL/ MOSAIC/ MIRROR/ STRECTCH/ SLIM – 2: NEGATIO/ SEPIA/ PRETO-BRANCO/ SOLARI

Mr. Walker

Postado

Fantasma, esta filmadora é a versão antiga da GS150; inclusive ela já saiu de linha dando lugar a GS150.

A grande desvantagem é o fator de ela não ter entrada analógica, o que impossibilita a conversão de VHS para Digital através do processo Pass through

Postado

Forró,

Quem opina sobre esta?

Panasonic PV-GS 120

Ops, esta nem preciso pesquisar, tá tudo nos meus favoritos

Fantasma, a GS120, apesar de ter saído de linha é uma ótima camera. Lá nos tópicos de gravadores(27 abril) coloquei algo sobre ela...3 ccds, imagem melhor que a Sony HC42, etc.

Quanto a conversão, ela faz sim ela tem entrada SVideo in. Inclusive, dela foram lançados 2 modelos a PV GS120(c/1.23 megapixels) que é a vendida aqui, e uma outra a NV GS120(c. 1.77 mp).Esta última, não lembro bem, acho que era só esta a diferença...

Análises simples:

http://www.camcorderinfo.com/content/panas...rder-review.htm

http://reviews.cnet.com/Panasonic_PV_GS120...7-30671357.html

dentro deste tem 6 reviews de usuarios:

http://www2.shopping.com/xPR-Panasonic_PV_GS120

Se quiser verificar/comparar na Camcorderinfo para apreciação:

http://www.camcorderinfo.com/compare.php

Abaixe a página(em compare camcorders) marque a GS120, a GS150 e a GS250, rolldown na pagina e clique em compare.

Verás que ela é tão boa quanto, exceto, por não ter muitos megapixels, flash embutido, software, beleza como as outras, e a estabilização de imagem é eletrônica(ruim), e nas outras é ótica(bem melhor)

Em compensação, é bem mais barato. Se achar(já que tá fora de linha) deve estar no máximo uns 2.2 merréis..

:-BEER

Abraços

Postado
Postado Originalmente por Phantom who walks@02 de junho de 2005, 10:08

JJ,

Tem no site da Panasonic-BR - ontem - por 3.999,00 (4 mius...) em 3x sem juros de 1.333.

Soçarba...

That Walks

Panashops???

Fantasma meu camarada, :

loja worldview(ps, não tenho muito o que falar desta loja, mal conheço, mas estive lá 2ª e me deram o preço)

Confirmei agora por tel. e ainda tem a unidade. nem sei se era mostruário, o pessoal é muito disconfiado, acho que por problemas da região....

tel: (11)3361-8276 RS2.200, Avista, PE(ProntaEntrega) 1 unidade.

Caro, tem outras lojas lá na Santa, e não pude pesquisar em todas.

Achei a GS200 noutra loja a 2.890. esta, não lembro o nome, nem telefone.

por isso, caso queira negociar com eles, não dou meu aval...

Postei só prá ti tar por dentro...

[]'s

Postado

Fanstasma

tenho no momento cartão de 2 lojas.

Na world view(fone no posta acima) a HC42 tá RS 1.900 av e 2000 em 3x no cartão(c/juros de RS100)

e nesta, mesmos valores:

Mastercell celular: 3331-1495

Em ambas com garantia da loja de 1 ano*

* Como é garantia da loja, caso ocorram defeitos, tem que remeter a loja. Pois não tem garantia da Sony.

Postado

Caro, Fantasma, realmente dei uma informação errada... levei em conta a sucessora GS150 e informei que a GS120 não tinha entrada anal´gica, mas realmente tem... Porém, volto alertar que esta filmadora é uma péssima opção comparada com a HC42 e já está desatualizada..

Postado

Bom, amigos, quero informar que chegou a filamdora GS250, compreia na www.impexport.com.br com o Celso. Cumpriu tudo que me prometeu, inclusive informando que a Panasonic já não fornece o cartão de memória, conforme pude confirmar no Manual da filmadora em "itens constantes da embalagem". Então ele me ofertou e vendeu um cartão de 128 Mb, ficando o valor total com sedex a Cobrar para o RJ de R$ 3.655,40. A filmadora chegou impecável, com todos seus acessórios e Nota Fiscal. O prazo de chegada foi de extamente 15 dias.

Agora estou carregando a bateria para finalmente testar a filmadora. Mas o que mais impressiona nesse equipamento é a beleza, como já foi dito aqui antes.... ela é muito linda, foi produzida com esmero!!!!

Postado

Amigos que ótimo este forum, estão todos de parabéns, tirei todas minhas dúvidas sobre as filmadoras digitais, pois estou preste a compra uma e fiquei na dúvida qual a melhor entre custo e beneficio, aí, então, fiu a caça aonde comprar, conversando com um amigo ele me indicou um site que tem de tudo pra compra, e no mais direito dos EUA pra sua casa, e acredita se quiser tem até 0800 da uma expiada la estou preste a compra minha NV-GS250E :D aí vai o site http://www.bhphotovideo.com/. A única coisa que não achei legal foi a garantia, ela só é válida nos EUA. mas... outra coisa e o frete vocês tem que escolher o mais caro aí não paga imposto nenhum. Estuda la e posta aqui Abraço.

Postado

Sinceramente, amigo, se você estudou todas as nossas colocações aqui no Forum realmente não entendi a razão de você pensar em comprar uma NV-GS250E . Uma filamdora em PAL?.... isso é ir na contramão da história. Sinceramente, seu post está parecendo propaganda de site!!! Se for, amigo, infelizmente não é nossa meta aqui!! A maioria já conhece o site citado, e já foi comentado no site....

• Membro VIP
Postado

Concordo com o Dinho... O NTSC é padrão de DVD, inclusive os comprados aqui no Brasil, além das TVs serem compatíveis com os dois sistemas..

Mas gosto é gosto...

Postado

Vamos lá, Leymar... vamos jogar este tópico pras cabeças!!!!

Bom, chegou o meu binquedo... Não li nada, nem abri o manual...destrocei a embalgem, chegava a tremer.... meti a bateria pra carregar...carregou...sai filmando e secando a baba que caia do queixo....Que coisa linda!!!!!

Não instalei nenhum Driver e nenhum software, sequer abri o CD para ler o que tem lá!!!!

Abri rápido o Adobe Premier Pro, configurei para caputrar pela firewire, coloquei o cabo firewire na entrada do Hub externo da Placa Audigy 2 ZS Pro e mandei bala para captura.... zero de drop frame... suave como uma luva... pronto!! Perfeito!!! Um AVI de altíssima qualidade...e olha que nem regulei a camera, não bati o branco nem nada, o que eu estava querendo mesmo ver era a conectividade!!! Com o AVI via firewire tudo 100%

Porém, quando mudo a configuração do Premiere Pro para capturar em mpeg2, pelo MainConcept Pro...babou... não consegui e há um erro no device!!! O estranho é que o Premiere dá a opção de captura DV Firewire e MainConcep Pro mpeg...., ou seja, parece que a captura de mpeg2 com o MainConcept Pro NÃO se dá pela Firewire... queria resolver isso pelo Premiere Pro, pois não queria instalar outro Programa só para captura..... Como você está capturando em mpeg2?

Como estão os testes?

Postado

"Bom, amigos, quero informar que chegou a filamdora GS250

:palmas:

Dinho, meus parabéns pela GS250,

Ehei , como fiquei com vontade de comprar uma destas também....peguei, mas inferior.

Se fosse juntar para pegar igual a sua, aí provavelmente seria ano que vem e aí já deve ter a 350...Aí não dá. Vai ficar parecendo papo de upgrade de plataforma, espera um pouco que vem o processador tal...

E, com esta que comprei, sobrou bala prá pegar o DMRE55 igualinho do Neka e do Phantom! e, vai atender as minhas necessidades, sem esquecer que é uma boa camera também!

Como dizemos, cada 1, dentro de suas possibilidades...

Bem, acabei de pegar a minha(GS120 sniff,sniff) com tu disses bem inferior, mas muuuito superior a VHSC e outra minidv que tenho.

Mas mesmo não tendo o design destas novas, ela também é linda!!! (Quem deixar a marca do dedo no cromado vô dá porrada!!!! hehehe!!!)

E, manual em português, soft,cartão SD(Secure Digital de 8mb) sem fita brinde nem nada(bleeeh) e com garantia Panasonic do Brasil...Comprei em loja do Shopping Center Norte aqui de Sampa.

Parabéns à todos ! !

Abs!!!! :-BEER

Ah, antes que me esqueça, onde comprei, nem tem a HC42, e se tivesse ia tar 2 barão mais caro!!!

Postado
Postado Originalmente por somaniaco@02 de junho de 2005, 17:42

Sinceramente, amigo, se você estudou todas as nossas colocações aqui no Forum realmente não entendi a razão de você pensar em comprar uma NV-GS250E . Uma filamdora em PAL?.... isso é ir na contramão da história. Sinceramente, seu post está parecendo propaganda de site!!! Se for, amigo, infelizmente não é nossa meta aqui!! A maioria já conhece o site citado, e já foi comentado no site....

Xi somaniaco, so quiser ajudar meu, não estou fazendo nenhuma propaganda de site, e sim, indica-lo pois achei alguns equipamento mais barato, outra coisa, me desculpa a falta de conhecimento, mais a NV-GS250E, não seria a xodo de todos, não e esta que estão falando que seria a melhor em relação custo x benefício e no mais sou novo aqui não sou obrigado a saber que já falaram do dito cujo, "SITE" :(

Postado

Olá. Em relação ao NTSC ou PAL-M. Temos que lembrar dos tais royalts por adotarmos tal sistema americano. Embora eu em termos de vídeo também prefiro NTSC, mas um Pal-M bem brasileiro e bem feito, não é nada mal não. Quanto ao amigo do posto sobre sua filmadora GS250E, porquê não comentarmos por ele sobre esse equipamento ?

Abraços....

Postado
Postado Originalmente por leymar@02 de junho de 2005, 18:13

Olá. Em relação ao NTSC ou PAL-M. Temos que lembrar dos tais royalts por adotarmos tal sistema americano. Embora eu em termos de vídeo também prefiro NTSC, mas um Pal-M bem brasileiro e bem feito, não é nada mal não. Quanto ao amigo do posto sobre sua filmadora GS250E, porquê não comentarmos por ele sobre esse equipamento ?

Abraços....

LEYMAR, beleza , quer dizer então que existe diferença da PV-GS250 para NV-GS250E?

Se tem por favor me explique pois desejo uma que grave em NTSC e não em PAL

Postado

Amigo, costagc, me desculpe se pareci grosseiro, mas é que lutamos muito para deixar nosso Forum bem sustentado e afastar as propagandas chatas. Digo isso, pois deixei de frequentar um forum muito bom, devido a essas coisa e o Fantasma bem sabe disso!!! Mais uma vez me desculpe e seja bem vindo!!!

Bom, o problema da NV-GS250E é que é uma filmadora com sistema Nativo em PAL, esta é a grande diferença pois a PV GS250 é sistema Nativo NTSC. O Sistema Pal-M é exclusivo do Brasil e é um sistema supeior ao NTSC, porém a grande maioria dos equipamentos hoje estão no sistema NTSC, então, pensando em conectividade e compatibilidade, jamais deveríamos comprar um equipamento PAL, mesmo porque não sabemos se é o PAL-M brasileiro, já que o PAL tem um monte de Vertentes....

Então te aconselho a comprar a PV GS250, que inclusive lá no BH é mais barato!!!

Um forte abraço e seja bem vindo!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!