Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmadoras Digitais Compactas


Ricardosilvars

Posts recomendados

Postado Originalmente por Fabiano Andrade@19 de maio de 2005, 07:02

Concordo, a turma aqui conseguiria achar uma "agulha num palheiro" facilmente.

Quem achar que a HC42 ou a GS250 não são boas, pode procurar essa aqui...

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=28119147

Quem tem R$ 1000,00 sobrando no bolso??/

(Leymar...acho que essa câmera ai de cima você tem algum "particular" com ela não é???)

HAHAHAHAHAHAHAHA. Verdade Fabiano. Foi desse vendedor que comprei a minha. Agora olha só o valor daquela danada ! HAHAHAHAHAHA. Vamos montar uma Rede Nacional de Televisão ? Bem, não fiz minha mensagem anterior pensando em tirar onda da cara de ninguém não, nem menos autoritariamente me achar dono da razão. Minha crítica, foi apenas destinada aos por menores. O que seria isso ? Pra que comprar um carro que corre 900Kh se as estradas brasileiras não passam de 120kh ? Agora, o conforto também conta. Quanto ao conforto, o carro de 120Kh foi fabricado exatamente igual ao de 900Kh. Você pagaria 2x ou 3x mais para ter 900Kh e somente andar a 120Kh ? Eu não. Além disso ambos os carros são lindos, só que o de 120Kh deu azar de passar embaixo de uma árvore que tinha pombos fazendo "ZZzzzhhhYYyhh" em cima dele. Então no dia seguinte seu dono o pôs a venda, ao invés de limpá-lo. Amigos, tenham em mente uma coisa. Todas as câmeras aqui citadas possuem qualidade de imagem excepcional. Comparadas sim as do SBT e Rede Globo. Como vocês acham que o cidade alerta da Rede Record filma seus links ? Garanto que não é com a Sony de R$ 9.000 citada acima. E sim com as HandCam até mesmo sim, de 1 CCD "apenas". Esse "apenas", porque convenhamos. Hoje em dia, ninguém consegue passar toda qualidade obtida por câmera alguma digital, pra tv. Bem talvez quando as Tvs de plasma forem mais resistentes ao tempo e mais acessíveis ao grande público, aí sim podemos tentar fazer chegar perto na reprodução, a qualidade de origem ou seja na captura. Todas as câmeras aqui citadas possuem ótima resolução. Ótima imagem. Não vamos nos prender a por menores e começar a fantasiar que a imagem está ruim. É óbvio que uma câmera fotográfica digital de 10Megapixels, fará fotos melhores ou maiores que uma de 2Megapixels. Mas pra que eu quero uma foto de 10megapixels se eu apenas quero fazer fotos 4x3. Ou talvez 10cm por 15cm. 2 Megapixels é muito, muito bom mesmo. verão detalhes que enxerão os olhos. Pessoas comuns, os famosos telespectadores, não estão se importando se a foto tem 2Megapixels ou se a filmagem foi gravada numa câmera de vídeo efetivo de 290.000pixels. Claro que eles não se importam, suas Tvs apenas dão de resolução horizontal 240 linhas. Uma imagem com uma singela efetiva de 290.000pixels é um cinema pra televisão. O que dizer então das citadas aqui por nós, que tem efetivos de 690.000pixels e até mesmo como no caso da Panasonic GS250 que chega um efetivo no vídeo de 2.2megapixels ? NÃO EXAGEREMOS SENHORES. Estamos sempre contentes com novas tecnologias, novas essas que amanhã, serão como os VHS-C de hoje. Aliás, por falar em VHS-C, vocês sabiam que tem muitos produtores de vídeo de casamentos e festas em geral que usam essas 'IMENSAS" filmadoras para filmar em VHS-C ? E tem gente dentro da igreja que olham aquela imensa câmera e dizem: - Nossa ! Deve ter uma imagem sensacional ! Mal sabendo eles que uma "camerasinha" pequerucha que cabe na sua mão, tem uma imagem que faria aquele imenso mondrongo, se envergonhar do seu tamanho, pois até aqui mesmo: " Tamanho não tem documento" (Risos). Abraços a todos amigos. :chateado:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respeito a sua colocação e me reservo o direito de concordar ou não.

Se todo mundo gostasse de fusca as montadoras não precisavam ficar gastando milhões para projetar um Bentley.

Infelizmente não me contento com qualquer coisa, tenho olho critico e não assisto filmes em televisão a muito tempo, um defeitinho que você jamais vai enxergar em uma televisão HDTV de 38 polegadas se torna um elefante numa projeção progressive com mais de 100" que é meu caso.

Se essas questões não lhe afetam ou incomodam, perfeito pra mim.

Mas não sou do tipo que monta computador com CPU de 2GHz e coloco 16M de ram.

Acho que cada um cada um.

Como eu estou certo que varios aqui buscam a mesma coisa.

Tudo isso que você discursou tem a ver com as referencias, as suas são diferentes das minhas, respeito e admiro, pois é estremamente cansativo buscar o melhor.

Felicidades a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finka,

Corrijo a minha grotesca distração: Eu me referia mesmo ao filtro POLARIZADOR, e não ao UV.

Nem sei de onde fui tirar o UV da minha cachola. Todo aquele discurso pra errar o nome do filtro. O UV só serve mesmo para filtrar os raios Ultra Violeta, que portanto faz o efeito quase oposto ao do POLARIZADOR.

Correção: todos os dados e propriedades que me referia, era do filtro POLARIZADOR. Já está corrigido no tópico.

A respeito das gotículas, cuidado, cara. Eu moro em Floripa e ainda por cima uso óculos. Conclusão: Em dias de praia calma, a gente não vê (quem usa óculos enxerga), e nem sente, mas experimente dar uma lambida na lente ou na câmera, depois de estar de frente pras ondas. Vai estar bem temperadinho pra quem gosta de salgadinhos.

Akira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo Tópico!!!

Tenho algumas dúvidas:

1 - Como funciona a gravação da Mini DV? É regravável?

2 - Se a câmera tiver a saída USB, posso passar a imagem da fita Mini DV direto pro PC? Ou eu teria que reproduzí-la e gravar em um PC com um programa específico? Se gravar direto pro PC da fita, em que formato de arquivo fica?

3 - Algém sabe a quantos FPS(frames por segundo) sai a imagem desas câmeras? Pois tenho uma câmera fotográfica digital Sony p32, que filma em mpeg a uns 20 fps, que fica com os movimentos bem "travados", mas a Sony P93 já grava em 30 FPS, que já fica perfeito, as duas a 640x480 de resolução. Mas, se algém souber os FPS reais dessas cameras Mini DV, eu agradeceria...

4 - Compensaria eu dispor da minha camera fotográfica digital de 3.2 mega pixels para usar o recurso de foto das filmadoras digitais? tem flash? Ou o melhor mesmo é ter os 2?

A bateria de uma filmadora digital aguenta quanto tempo de filmagem? porque sempre vi o pessoal das analógicas passando apertado bom baterias q nunca davam...

Se alguém puder me judar valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Akira@19 de maio de 2005, 13:47

Finka,

Corrijo a minha grotesca distração: Eu me referia mesmo ao filtro POLARIZADOR, e não ao UV.

Nem sei de onde fui tirar o UV da minha cachola. Todo aquele discurso pra errar o nome do filtro. O UV só serve mesmo para filtrar os raios Ultra Violeta, que portanto faz o efeito quase oposto ao do POLARIZADOR.

Correção: todos os dados e propriedades que me referia, era do filtro POLARIZADOR. Já está corrigido no tópico.

A respeito das gotículas, cuidado, cara. Eu moro em Floripa e ainda por cima uso óculos. Conclusão: Em dias de praia calma, a gente não vê (quem usa óculos enxerga), e nem sente, mas experimente dar uma lambida na lente ou na câmera, depois de estar de frente pras ondas. Vai estar bem temperadinho pra quem gosta de salgadinhos.

Akira.

HEHEHE

Legal Akira, eu achei estranho o que você disse sobre o UV, mas como não conheço mesmo eu nem questiono...huahuauh

Trabalho em ambiente marinho tb, e o que você falou é verdade mesmo, o acumulo de sal que vem no vento é preocupante, valeu mais uma vez.

Não tive chance de escolher o filtro pois só tinha ele para vender e eu nem pestanejei.

O bicho é um HAKUBA circular PL 43mm japan.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finka,

Esse seu filtro é muito bom.

Como você trabalha em ambiente marinho, utilize o filtro nas suas produções quando enquadrar o céu e o mar em dias ensolarados, ou ensolarados com nuvens brancas (neste caso o efeito é sensacional). você pode experimentar o filtro posionando-o na frente dos olhos e girando-o.

Não sei se sua camera tem a opção de WB (balanço de branco) "manual". Se tiver, não esqueça de "bater o branco" antes de colocar o filtro. Depois de colocado, gire o anel dele até chegar na intensidade de cor e anti-reflexo que lhe agrade.

Se usá-lo com balanço de branco "automático", o efeito perde a graça. E se bater o branco com o filtro, não terá o efeito na proporção que se propõe.

Akira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por strikegamer@19 de maio de 2005, 14:58

Belo Tópico!!!

Tenho algumas dúvidas:

1 - Como funciona a gravação da Mini DV? É regravável?

2 - Se a câmera tiver a saída USB, posso passar a imagem da fita Mini DV direto pro PC? Ou eu teria que reproduzí-la e gravar em um PC com um programa específico? Se gravar direto pro PC da fita, em que formato de arquivo fica?

3 - Algém sabe a quantos FPS(frames por segundo) sai a imagem desas câmeras? Pois tenho uma câmera fotográfica digital Sony p32, que filma em mpeg a uns 20 fps, que fica com os movimentos bem "travados", mas a Sony P93 já grava em 30 FPS, que já fica perfeito, as duas a 640x480 de resolução. Mas, se algém souber os FPS reais dessas cameras Mini DV, eu agradeceria...

4 - Compensaria eu dispor da minha camera fotográfica digital de 3.2 mega pixels para usar o recurso de foto das filmadoras digitais? tem flash? Ou o melhor mesmo é ter os 2?

A bateria de uma filmadora digital aguenta quanto tempo de filmagem? porque sempre vi o pessoal das analógicas passando apertado bom baterias q nunca davam...

Se alguém puder me judar valeu!!!

Bem, não tenho tantos conhecimentos quanto os meus colegas aqui para responder a todas as suas perguntas, mas acho que em algumas delas posso ajudar, pois algumas de suas dúvidas eu tb tinha alguns dias antes antes de conhecer essa galera aqui... talvez, você não tenha lido todo esse tópico, afinal, ele já tá ficando grade (8 páginas), se tivesse lido... algumas de suas pergutnas já teriam sido respondidas... mas não custa nada responder mais uma vez....

1 - Em termos de gravação Mini DV é regravavel sim... é que nem as vitas VHS que gente "usava" e "alguns ainda usam" em video cassete. Grava, regrava, grava por cima e por ai vai...

2 - Nem pense em passar o conteudo da fita usando USB, o cabo USB geralmente já vem junto com a Camera e você pode ficar tentado a usa-lo, mas se você usar um cabo fire wire... rapaz... tu vai ver a diferença... qualidade bem melhor, mas você vai ter que comprar o cabo a parte e ainda uma placa se seu micro não tiver entrada firewire, vai gastar uns 100 reais, mas vale a pena.

3 - Frames por segundo já não é comigo... deve ser uns 30, mas deixo essa com os colegas

4 - Nem pense em se livrar de sua camera digital... o bom mesmo é ter as duas: a camera e a filmadora digital... foto com filmadora não é nada bom, até mesmo as filamdoras que tiram fotos em 3mp, ainda não tem uma qualidade equiparavel a de uma camera fotografica mesmo... O MELHOR É TER AS DUAS.

5 - Bateria já depende, geralmente essas cameras vem com baterias que duras cerca de 2 horas, mas isso depende, se você desligar o LCD por exemplo dura mais... se você usar mais brilho no LCD pode durar menos... mas existem baterias que podem fazer elas durarem até umas 6 ou 8 horas. A Sony tem uma bateria par a minha camera que dura umas 8 horas, custa uns 700 reais. Eu pensei, em vez de comprar uma bateria de 8 hora que custa uns 700 reais. vou comprar outra bateria comum mesmo e um carregador que sai por bem menos e quanto uma fica na camera a outra vai cerregando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fabiano Andrade@19 de maio de 2005, 17:00

Bem, não tenho tantos conhecimentos quanto os meus colegas aqui para responder a todas as suas perguntas, mas acho que em algumas delas posso ajudar, pois algumas de suas dúvidas eu tb tinha alguns dias antes antes de conhecer essa galera aqui... talvez, você não tenha lido todo esse tópico, afinal, ele já tá ficando grade (8 páginas), se tivesse lido... algumas de suas pergutnas já teriam sido respondidas... mas não custa nada responder mais uma vez....

1 - Em termos de gravação Mini DV é regravavel sim... é que nem as vitas VHS que gente "usava" e "alguns ainda usam" em video cassete. Grava, regrava, grava por cima e por ai vai...

2 - Nem pense em passar o conteudo da fita usando USB, o cabo USB geralmente já vem junto com a Camera e você pode ficar tentado a usa-lo, mas se você usar um cabo fire wire... rapaz... tu vai ver a diferença... qualidade bem melhor, mas você vai ter que comprar o cabo a parte e ainda uma placa se seu micro não tiver entrada firewire, vai gastar uns 100 reais, mas vale a pena.

3 - Frames por segundo já não é comigo... deve ser uns 30, mas deixo essa com os colegas

4 - Nem pense em se livrar de sua camera digital... o bom mesmo é ter as duas: a camera e a filmadora digital... foto com filmadora não é nada bom, até mesmo as filamdoras que tiram fotos em 3mp, ainda não tem uma qualidade equiparavel a de uma camera fotografica mesmo... O MELHOR É TER AS DUAS.

5 - Bateria já depende, geralmente essas cameras vem com baterias que duras cerca de 2 horas, mas isso depende, se você desligar o LCD por exemplo dura mais... se você usar mais brilho no LCD pode durar menos... mas existem baterias que podem fazer elas durarem até umas 6 ou 8 horas. A Sony tem uma bateria par a minha camera que dura umas 8 horas, custa uns 700 reais. Eu pensei, em vez de comprar uma bateria de 8 hora que custa uns 700 reais. vou comprar outra bateria comum mesmo e um carregador que sai por bem menos e quanto uma fica na camera a outra vai cerregando...

Maravilha!! Respondeu as que eu estava com mais dúvida!

Realmente, li o tópico até a página 4, depois não deu mais hehehe, é muita informação!

Essa do firewire vi alguns dados nos tópicos mas eu nunca achava onde começou, agora entendi perfeitamente. É tipo uma placa de captura e um cabo, para transferência da camera para o PC... essa era a minha maior dúvida.

Ah, outra perguntinha, com a regravação, as fitas VHS vão ficando desgastadas, e a qualidade piorando com o tempo. A fita Mini DV tem tempo de vida? Desgasta de alguma forma? Com regravações, a qualidade ainda fica impecável por ser digital?

Vlew pela resposta Fabiano!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo FYNKA. Tenho umas perguntas pra fazer já que você está com sua GS250. Como ela veio ? Em uma caixa ? Embalada ? Nos conte como foi que ela veio, pois assim quando chegar as nossas, poderemos saber se foi violada, se é nova mesmo ou qualquer coisa do tipo. Valeu amigão... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por strikegamer@19 de maio de 2005, 17:07

Maravilha!! Respondeu as que eu estava com mais dúvida!

Ah, outra perguntinha, com a regravação, as fitas VHS vão ficando desgastadas, e a qualidade piorando com o tempo. A fita Mini DV tem tempo de vida? Desgasta de alguma forma? Com regravações, a qualidade ainda fica impecável por ser digital?

Bem, eu não saberia responder se há esse desgaste com as regravações, provavelmente deve haver, mas, você não ficar fazendo uma regravação diferente a cada dia, não é? Então como elas custam algo em torno de 15 a 25 reais, mesmo que elas durem apenas 1 ano, já foram bem pagas você não concorda?

E outra coisa, nós não vamos ficar fazendo coleções de mini-dv se podemos armazenar em DVD.

Enquanto compramos um mini-dv por algo entre 15 e 25 reais, se compra um DVD por até 3 reais.

Eu acho melhor fazer o seguinte, compra só uns dois ou três mini-dv para ficar fazendo as gravações, depois, se você quiser edita e passa para um DVD, se não quiser editar já passa direto para o DVD sem edição e finalmente usa o mini-dv para gravar outras coisas.

Qual a vantagem? Os DVDs são bem mais baratos e não perdem a qualidade com o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assino embaixo do que o Fabiano Falou. E só confirmando pra você. As fitas MiniDvs tem sim o desgaste. porém dura muito, mas muito mais que as VHS. As miniDvs quando ficarem ruins, você logo perceberá pois as imagens quando conseguem gravá-las fica toda quadriculada como mosaico. As VHS iam ficando cada vez pior as imagens, as miniDvs não. É de uma vez. Mas para isso amigo, põe uns 7,8 anos. Com muita gravação, uns dois anos no mínimo. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Akira@19 de maio de 2005, 15:48

Finka,

Esse seu filtro é muito bom.

Como você trabalha em ambiente marinho, utilize o filtro nas suas produções quando enquadrar o céu e o mar em dias ensolarados, ou ensolarados com nuvens brancas (neste caso o efeito é sensacional). você pode experimentar o filtro posionando-o na frente dos olhos e girando-o.

Não sei se sua camera tem a opção de WB (balanço de branco) "manual". Se tiver, não esqueça de "bater o branco" antes de colocar o filtro. Depois de colocado, gire o anel dele até chegar na intensidade de cor e anti-reflexo que lhe agrade.

Se usá-lo com balanço de branco "automático", o efeito perde a graça. E se bater o branco com o filtro, não terá o efeito na proporção que se propõe.

Akira.

Agora sim a coisa esta começando a render... muito obrigado pela dica Akira.

Vou fazer o procedimento para ver como fica.

Só para constar, eu não trabalho com produção de filmes amigo.

Trabalho com sistemas de audio e video em embarcações de laser e residências e nos parabrisas dos barcos sempre acumulam muito sal. :D

Gostei das dicas, um tutorial sobre filtros cairia muito bem o que vocês acham?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leymar@19 de maio de 2005, 22:14

Olá amigo FYNKA. Tenho umas perguntas pra fazer já que você está com sua GS250. Como ela veio ? Em uma caixa ? Embalada ? Nos conte como foi que ela veio, pois assim quando chegar as nossas, poderemos saber se foi violada, se é nova mesmo ou qualquer coisa do tipo. Valeu amigão... :-BEER

Bom como é uma maquina rara ainda no mercado ela estava aberta na loja, mas vem em uma caixa azul e branco com Manual, bateria, carregador, cabo RCA/P2, Mic externo, Controle Remoto e um adaptador para ligar o carregador na maquina como se fosse uma bateria. Tem um software e drivers em CD, cabo USB, protetor da lente e correia para pendurar no pescoço igual uma melancia....hahahahah

A maquina é linda, mas chama uma atenção da #######. Vi fotos de maquinas prata fosco a minha veio com um degradê da lente para o EVR que começa brilhante (cromado ) e vai ficando fosco até o EVR. Muito doida, mas muito chamativa achei, mas linda.

A danada não vem com cartão de memoria SD, tem que comprar a parte, coloquei um de 128 que da para tirar fotos a vontade.

Acho que é isso que você quer saber, né?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FYNKA@20 de maio de 2005, 00:45

Bom como é uma maquina rara ainda no mercado ela estava aberta na loja, mas vem em uma caixa azul e branco com Manual, bateria, carregador, cabo RCA/P2, Mic externo, Controle Remoto e um adaptador para ligar o carregador na maquina como se fosse uma bateria. Tem um software e drivers em CD, cabo USB, protetor da lente e correia para pendurar no pescoço igual uma melancia....hahahahah

A maquina é linda, mas chama uma atenção da #######.  Vi fotos de maquinas prata fosco a minha veio com um degradê da lente para o EVR que começa brilhante (cromado ) e vai ficando fosco até o EVR. Muito doida, mas muito chamativa achei, mas linda.

A danada não vem com cartão de memoria SD, tem que comprar a parte, coloquei um de 128 que da para tirar fotos a vontade.

Acho que é isso que você quer saber, né?

[]'s

Era isso sim. Puxa vida, quer dizer que eles estão regulando mesmo o tal do cartão SD. Caramba, maior sacanagem não é ? Valeu pelas dicas de como estava sua máquina na chegada. Meu logo esses caras vão vender câmeras pelos pedaços. Tipo, vende um CCD pra você montar, uma lente a parte etc... É o fim da picada mesmo. Pagar U$1000 numa máquina e os caras nem pões um cartãozinho na danada. É do caramba mesmo. Meu me diz uma coisa. Esse prateado que você disse, na sua é tipo espelho ou fosco mesmo ?

Veleuuu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora uma colocação sobre o tal do progressive scan. O que desmistifica a total adoção ao progressive scan. Leia a seguir o texto:

Q-19)uma vez que determinada câmera de vídeo possui função progressive scan, a qualidade da imagem obtida neste modo poderá ser aproveitada indistintamente, com excelente qualidade, em aplicações fotográficas e de transferência para película (cinema).

R-19) errado. O fato de uma câmera possuir esta função opcional, independente de outros fatores (como qualidade da parte óptica, eletrônica, CCDs, etc...) por si só não a indica para uma aplicação ou outra. Existe uma segunda característica que deve ser anotada: a frequência de gravação (em quadros por segundo). Assim, algumas câmeras do segmento semi-profissional da Sony (TRV900 por exemplo) geralmente apresentam a função progressive scan implementada a 15 qps. A Panasonic possui equipamentos neste nível utilizando 30 qps e 24 qps, como a AG-DVX100. E a Canon, utilizando 30 fps (frames/segundo, utilizando Frame Movie mode), como a XL1S. Um exemplo comparativo câmera x aplicação do modo progressive poderia ser:

60i - (interlace comum) - ruim p/ still - excelente p/ vídeo - ruim p/ conversão p/ cinema

15p - (progressive Sony) - excelente para still - ruim p/ vídeo - ruim p/ conversão p/ cinema

30p - (progressive Panasonic) excelente p/ still - muito bom p/ vídeo - bom p/ conversão p/ cinema

24p - (progressive Panasonic) excelente p/ still - muito bom p/ vídeo - excelente p/ conversão p/ cinema

30fm - (Frame Movie Panasonic, Canon) - excelente p/ still - bom p/ vídeo - bom p/ conversão p/ cinema

e na captura:

60i - 1 campo em 1/60seg., 2 campos em 1/30seg., gerando 30 quadros/seg.

15p - 1/2 quadro em 1/60seg., 1 quadro em 1/30seg., repetido 1 vez, gerando 15 quadros/seg.

30p - 1/2 quadro em 1/60seg., 1 quadro em 1/30seg., gerando 30 quadros/seg.

24p - 1/2 quadro em 1/48seg., 1 quadro em 1/24seg., gerando 24 quadros/seg.

30fm - 1 quadro em 1/30seg., formado a partir da soma de 2 campos lidos em 1/60seg. cada, sendo esta leitura diferente da feita no modo 60i (via vertical pixel shift), gerando 30 quadros /seg..

FONTE: fazendovideo.com.br/vtfaq.htm#Q-19

AGORA VAMOS DESMISTIFICAR O FATOR TAMANHO DO CCD. VEJAM A SEGUIR:

Q-31) CCDs maiores produzem imagens com melhor qualidade do que as produzidas por CCDs menores.

R-31) depende; nem sempre isso é verdade, porque há vários fatores envolvidos na questão. Em primeiro lugar, a quantidade de pixels presente no CCD é diretamente proporcional à qualidade da imagem, cf. Q-13. Porém, a quantidade de pixels não tem relação direta com o tamanho do CCD: chips maiores (geralmente os de fabricação mais antiga) podem possuir uma quantidade de pixels menor do que a presente em chips menores. Assim, levando-se em conta somente o fator 'quantidade de pixels' , não é verdade que CCDs de 2/3pol. contenham mais pixels do que os de 1/2 pol, e estes do que os de 1/3pol, 1/4pol e 1/6pol. (lembrando que esta é a medida do diâmetro da área do CCD).

Em segundo lugar, existe um limite para o qual a informação captada no CCD é útil: este limite é o limite suportado pelo formato. No formato Mini-DV por exemplo, cerca de 350.000 pixels no CCD são suficientes para produzir uma imagem de alta qualidade. Se o CCD contiver mais pixels do que isso, a informação produzida por eles será desperdiçada, não podendo ser aproveitada pelo limite determinado pelo formato. Algumas câmeras possuem CCDs com um número de pixels bem maior do que este: porém os pixels a mais são utilizados para outros fins, como foto digital, estabilizador eletrônico (EIS), etc...

Em terceiro lugar, quanto menor o tamanho da imagem projetada pelas lentes, menos pixels estarão sendo usados para representar um determinado trecho da imagem. Isso ocorre também em cinema e fotografia, onde quanto menor a imagem projetada sobre a película pelas lentes, menos cristais de prata vão ser utilizados para representar uma determinada área da imagem. É por isso que a imagem do fotograma de um filme captado em 70mm é geralmente melhor do que a de um outro captado em 35mm, e idem para 16mm e 8mm (e que fotógrafos profissionais fazem muitas vezes uso em estúdio de câmeras fotográficas de 70mm ao invés das de 35mm) . Isso poderia ser resolvido aumentando-se a densidade dos cristais de prata na película, mas normalmente não resolveria a questão, pois o filme ficaria cada vez menos sensível à luz, exigindo tempos maiores de exposição. Em vídeo, a operação equivalente (colocar mais pixels na mesma área) tende a acarretar problemas como a invasão ou interferência do sinal de um determinado pixel sobre seu vizinho (fenômeno denominado crosstalk).

E em quarto lugar, se a imagem projetada sobre o CCD for maior, isso implica que também as lentes terão de ser maiores e também a abertura das mesmas. Lentes maiores podem ser confeccionadas com mais precisão (maior qualidade) e são mais luminosas (permitem a entrada de quantidade maior de luz). Mais luz se traduz em melhor rendimento do CCD e também na possibilidade de se trabalhar com aberturas menores, e portanto maior profundidade de campo. Assim, embora não necessariamente um CCD maior propicie imagem melhor, são geralmente utilizados CCDs de 1/3pol, 1/2pol ou 2/3pol nas câmeras profissionais (pelos fatores e características acima descritos).

FONTE: fazendovideo.com.br/vtfaq.htm#Q-31

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta citação do amigo Leymar, retirado de uma fonte importantíssima (fazendovideo.com.br, site criado por um gênio e amante da fotografia, vídeo e informática, Eduardo Baptista), vem esclarecer algumas das nossas dúvidas ou de nossas certezas errôneas.

Baseado nesta fonte, indiscutivelmente verdadeira, concluo que para se evitar incertezas quanto a qualidade que o tamanho de CCD proporciona, com ou sem Progressive Scan, TENHO QUE COMPRAR A MAIS CARA DAS CÂMERAS. Só assim mesmo pra evitar decepções.

Se pudéssemos comparar o resultado de diversas marcas de câmeras que tivessem recursos e características semelhantes, observaríamos diferenças notáveis na "qualidade" entre elas.

Lógico que não tão notável assim, mas a comparação entre duas câmeras idênticas (da mesma marca e modelo), resulta diferenças, sobretudo na côr.

Não parece justo. Mas é assim que é.

O CCD é um cristal vindo da natureza, precisamente lapidado em forma de pentaprisma piramidal. Como é um elemento primário da natureza, nenhum é igual. Assim sendo, vão absorver as côres de maneira diferente.

Esse papo já torrou, né?

Obrigado pela pasciência.

Ah! Fynka, o seu trabalho me parece muito interessante. Poderias criar um tópico para interessados por Home Teather?

Akira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por FYNKA@19 de maio de 2005, 01:19

Pois é cara, eu uso progressive, mas no caso eu liguei via cabo S-Video para ver se quadriculava em cenas com movimento como ja vi em diversos DVDs de supostos profissionais que fazem isso.

Uso progressive pelo Video Componente, gostaria de saber como você liga isso (esquema) para eu providenciar. O meu projetor faz o progressive pela entrada VGA não na DVI.

Só queria uma prévia da coisa, pois o material que tenho é pouco até para queimar um DVD de 3".

Desculpe não ter respondido pois só li essa mensagem agora.

[]'s

Rapaz, fiquei 2 dias fora, e tem coisa postada aqui...AFI!!!

Bom, para a reprodução de Progressive Scan você terá que usar sempre o Componente vídeo, o VGA ou a DVI, pela S-Vídeo não é possível.

Como você diz que faz seu projetor reproduz o progressive pela VGA e não pela DVI, você deve ter um Infocus X1 ou X2, que são maravilhosos, porém não possuem a saída DVI, então nesse caso você tem um cabo adaptador da saída VGA, com 3 terminais fêmea de vídeo componente, onde você liga seu cabo macho de vídeo componente até seu DVD. Pois bem, para a saída DVI, caso seu projetor não seja nenhum desses que eu falei, e tenha a saída DVI, você precisa fazer a mesma adaptação: um terminal de sáida DVI no Projetor com 3 terminais fêmea de video componente, onde você ligará seu cabo video componente até seu DVD. O ideal é que seu DVD tenha a saída DVI também, aconselho a compra de um DVD DENON ou MARANTZ com saída DVI, aí você gozzará da mais linda e perfeita imagem Progressive Scan sem quebra e sem transformação de sinal!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, AKIRA (japa) e FINKA... vamos sim levar as discursões sobre os detalhes dessas câmeras até ao final!!! Concordo plenamente... vamos falar sim dos detalhes menores e exaustá-los.... vamos falar das diferenças, das características... de tudo.. Vamos sim EXAGERAR no número de esplicações e de detalhes.... Todas as câmeras são boas, e respeitamos todos que tenham qualquer tipo de câmera e que queira participar de nosso papo!!! Entretanto, ninguém é obrigado a isso!! Aqui é uma democracia... Mas do conhecimento. Estamos aqui para aprender e para ensinar...Somos irmãos!!!

Amigos, pelo meu próprio Nick, (SOMANIACO) você já percebem o quanto amo estes brinquedinhos... Tudo começou a aguns anos atrás quando montei minha primeira sala de Home Theater, que tenho até hoje!! Um ambiente de 70,00m2 equipada com os mais eficientes equipamentos Hi-End, tudo sobre uma Plataforma de um DENON maravilhoso E o SOM e o VÍDEO sempre foram as minhas paixões.... E nunca mais parei. Portanto se quiserem montar um Tópico para este tema, podem contar comigo!!!!!

FINKA, onde você comprou o seu filtro para a GS250?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não posso dexiar de expressar minha admiração pelo rumo que este tópico está tomando. Uma discussão de alto nível sem dúvida.

Não posso expressar outra coisa, senão os meus parabéns.

Sem dúvida vocês estão contribuindo para elevar muito o nível do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo contigo Márcio. O mais legal disso, é que aqui, profissionais tem dúvidas que amadores podem sanar. Isso é admirável.

Dinho, 2 dias fez muita falta. Da próxima, leve um Laptop na viagem. Brincadeira.

Esse seu Home deve ser legal mesmo. Só tô imaginando e é só isso que tenho condições ($$$$), só imaginar....

E uma discussão sobre Home Theater daria pra babar em cima, hein hein hein?

Akira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Akira, estive em Curitiba e nem fui jantar com o Dr. Marcio S(e)ll...viu? Não dá tempo pra nada, cara, é um trampo brado.... Mas daqui a uns 30 dias vou estar mais tempo em Curitiba e vou dar um pulo aí em Floripa....

Eu estava com o Laptop, o problema era conectar o ***** para ficar no Forum heheheheh....troquei uns papos rápidos com o Marcio S(h)ell mas não deu tempo nem de responder as questões lá do Maestro.... mas stamos aqui de volta....

Quanto as filmadoras, tenho um interesse muito grande neste tópico também...o Fantasma sabe que SEMPRE defendi esse método de trabalho e fui denfensor das filmadoras digitais como equipamento indispensável numa workstation por menor ou maior que ela seja.... e vamos falar sim dos mínimos detalhes, mesmo que alguém reclame que estamos sendo exagerados...pelo menos para mim, quero é saber o máximo possível....

Rapaz, por falar em Fantasma, acho que ele foi engolido pelo Gravador de DVD Panasonic...o Homem sumiu.....ô, Fantasma, tu tá em Belém, meu fiu!!!???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Estou quase fechando o negócio com a HC42, por isso gostaria de perguntar a quem tem a câmera se ela realmente é uma autêntica "Made in Japan", pois tem Sony até na Cochinchina e aí eu já não sei se ela é fabricada em outro país além do Japão, e provavelmente a qualidade não será a mesma.

Obrigado,

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!