Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filmadoras Digitais Compactas


Ricardosilvars

Posts recomendados

Pessoal, boa tarde.

Tenho minha GS150, na qual já fiz algumas filmagens. Gostaria de saber uma configuração básica de computador AMD que atenderia minha demanda para editar minhas gravações e gravá-las para um DVD.

Um exemplo de minhas dúvidas: Compro um Gravador de DVD ou passo direto da câmera para o micro, via firewire? onde eu perderia qualidade?

sds, Wander.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Wander,

O mestre Dinho tá na área mas deve estar lendo as mensagens de dias atrás ainda... quando ele chegar aqui ele completa pra você, hehehe.

No seu caso, qualquer computador pode dar a melhor qualidade possível. O problema é o tempo que isso vai levar.

Como a GS150 vai mandar as imagens para o micro via FireWire, não haverá perda de qualidade (eu usava um P3 800 pra isso). Para fazer a edição e finalização você pode usar bons programas com micros até que básicos, porém vai levar uma eternidade para fazer o mesmo trabalho de um micro mais potente.

Sobre suas dúvidas no processo, dê uma olhada no guia que eu fiz pra ver se esclarece alguma coisa (http://forum.clubedohardware.com.br/index.php?showtopic=358011).

Plim-plim,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu to querendo compra uma filmadora e to em duvida!!!

qual dessas duas é a melhor:

Filmadora Panasonic MiniDv PV-GS250 3CCD /3.1Mp...http://www.etronics.com.br/detalhes.asp?codpro=1144

ou

Filmadora Sony Digital DCR-DVD403 (grava em DVD) 3.3Mp...http://www.etronics.com.br/detalhes.asp?codpro=1070

...ume é 3CCD (3.1Mp) e a outra num é + grava em DVD (3.3Mp)...só q eu não to entereçado se grava em DVD...eu queria sabe qual é a melhor q grava audio e vídeo...pra mim pode fica editando com a placa de edição no pc aí depois eu gravaria em DVD pelo pc...

valeu galera!!!

desculpa a minha ignorância....rsrsrs...é q so leigo no assunto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por somaniaco@12 de fevereiro de 2006, 08:31

JR-Nit!!! Muito legal as fotos da GS com as lentes!!! Ainda estou viajando, mas estarei de volta na próxima semana e COM CERTEZA vou comprar essas lentes!! A GS250 já é bonita e com essa lente ficou mais bonita ainda!!!! Eu vi uma vez umas fotos em algum site que não me lembro, que a GS estava com umas lentes bem maiores, mas elas eram retangulares, e achei lindo aquilo.....(coisa de inesperiente mesmo! Veja que estou elogiando a estética da máquina invés de elogiar o resultado da foto hehehehehh!!!) Não importa, fica bonito e o resultado da foto é show de bola... Exite alguma lente que corrija mais esta curvatura (amenize)?.... JR-Nit, você precisa dar mais umas dicas aqui do uso desses equipamentos...hehehheheheh... O Akira tá sumido...não podemos ficar sem essas dicas que são valiosíssimas, principalmente para cuirosos MOR assim como eu!!!

Caro Somaniaco,

Que responsabilidade me passou...

De aprendiz, e na medida do possível colaborador, passar a "mestre" ?

Vou recusar essa responsabilidade (quem sou eu ...) mas não vou recusar ajudar na medida do possível.

Vamos lá, tentarei resumir ao máximo, e desculpe se mencionar coisas muita básicas e de seu conhecimento, mas que poderão ajudar a outros.

1) LENS HOOD (Parassol) - aquele capuz na frente de algumas lentes, como um "copo":

Como o nome diz, é para proteger contra a entrada das luzes laterais, superiores e inferiores, "não pertencentes" ao objeto enquadrado. Como a aba de um boné para nossos olhos.

Intuitivamente seria sempre retangular (afinal, a imagem é retangular), mas como "a grande maioria" dos corpos das lentes giram, ao focar ou regular o zoom, geralmente são redondos.

Ou seja, quando são do tipo retangular, "significa que" o corpo da lente fica sempre fixa ao focar ou usar o zoom.

Também existem outros tipos com formas irregulares (tem "loucos" projetistas para tudo).

No caso da GS250, e diversas máquinas digitais, os hoods poderiam ser sempre retangulares.

Obs:

A GS250 vem de fábrica com um parassol diferente. Basta olhar de frente para a objetiva e verá uma janela "retangular" que limita a entrada de luz para o mais frontal possível.

O anel exterior da objetiva dessa máquina é exclusivamente o hood, e pode ser removido.

Uma mão espalmada sobre as lentes, ou sobre os olhos, pode ser usada na ausência de um hood para evitar o sol quando frontal.

2) CONCEITO INICIAL - COMPRIMENTO FOCAL:

ATENÇÃO: PARA MÁQUINAS DE PELÍCULA (rolo de filme):

Comprimento focal ("focal lenght") distância da lente à imagem projetada na superfície da película do filme.

Quanto maior o comprimento focal, mais haverá aproximação do objeto visado.

Mal comparando, apenas uma analogia, pegue pedaço de cartolina com um quadrado recortado ao centro.

Olhe através desse quadro. Quanto mais o aproxima dos olhos maior o ângulo de visão será obtido.

Como exemplo: minha Canon AE1 antiga, tem a lente intercambiável original de 50mm.

Com essa distância focal, não sente-se diferença olhando o objeto pelo visor da máquina ou não. Na prática, nem afasta nem aproxima.

(Nem imaginam como é ruim trabalhar assim).

Então, vamos considerar que qualquer valor acima de 50mm é tele, e abaixo de 50mm é wide.

Em máquinas fotográfica reflex mais recentes, pode ser usual uma lente de zoom variando de 35mm (wide) a 100mm (tele) de distância focal, aproximadamente.

Ou seja há um equilíbrio entre o afastamento máximo e a aproximação máxima.

3) PARA MÁQUINAS DIGITAIS:

Ao se especificar os comprimentos focais dessas máquinas, os valores não correspondem ao encontrado na fotografia convencional.

Por isso às vêzes são mencionados os "comprimentos focais equivalentes".

Acredito que isso se deva ao caminho diferente que a luz percorra em máquinas digitais, tais como espelhos, lentes corretoras, filtros, etc. até serem projetadas no CCD.

Na fotografia convencional o caminho é em linha reta e direta sobre o filme

(um expert em ótica poderá confirmar ou não e explicar melhor).

4) WIDE ANGLE & TELE LENS CONVERTERS:

Essas lentes, sobrepostas à lente original da máquina, modificam a distância focal original, e essa modificação é expressa por um multiplicador.

Agora, resumindo:

Na minha máquina citada, que possuia uma lente de 50mm;

ao sobrepor uma "wide converter" de 0.7X, ela se transforma em 0.7 x 50 = 35mm (agora transformando aquela lente neutra em "grande angular");

ao se sobrepor um "tele converter" de 2.0X, ela se transforma em 2.0 x 50 = 100mm (agora com uma aproximação razoável).

Por último, quando uma grande angular tem um comprimento focal a partir de um determinado valor para baixo, são consideras "semi-fisheye".

Quando o comprimento focal é muito baixo, denominam-se "fisheye" (olho-de-peixe), e aí começam aparecer as curvaturas nos cantos, que podem até se transformar em círculo, dependendo do valor.

Agora respondendo ao Red,

Só não se pode dizer em nunca tirar esses conversores "wide" da máquina, porque eles, "por tabela", reduzem também o zoom.

Dependendo da situação, e agora falando por mim, praticamente não tiro mesmo não.

Desculpem se exagerei nas explicações, ou faltaram explicações.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Parabéns...

Só ficaria melhor se você pudesse mandar pra gente umas dessas lentes como amostra grátis! :D:D:D

E não se acanhe, explicações nunca são demais. De minha parte pode explicar tudo nos míííííínimos detalhes pois sou curioso por demais da conta.

Abraços,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, tenho uma câmera e a mesma não possui nenhum tipo de iluminação, e gostaria de filmar com a iluminação adequada.

Vai aí as dúvidas:

1 - Vou em uma loja qualquer onde venda esse tipo de produto e peço pelo que ? Os equipamentos de iluminação devem ter um nome específico, que nome é esse ?

2 - Se alguém puder me indicar alguma loja aqui em São Paulo que venda esse equipamento agradeço, pois não tenho a mínima ideia de onde compro isso.

3 - Minha filmadora é bem pequena, tem alguma forma de acoplar algum tipo de iluminação nela, igual ao das filmadoras grandes, ou no meu caso, vou ter sempre que ter uma outra pessoa pra ficar segurando a iluminação ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nit-RJ, valeu as explicações...bem legal mesmo!!!

Mas diz pra gente quais seriam essas lentes que poderíamos comprar para a GS250 (grande angular)..Quais as melhores especificações e resultados bons!!

Existem também os filtros. Quais os mais indicados e suas utilizações?

Agora vou abusar...Tô gostando muito!!! Eu tinha muita vontade de entender melhor os recursos dessa Filmadora, para poder usá-la melhor! Gerar imagens melhores, pois é uma filmadora fantástica!!!

Nit, agradecemos qualquer ajuda nesse sentido!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola galera, vou postar aqui porque o topico que eu abri quase ninguém leu hehehe bom, queria agradecer a todos nesse topico principalmente porque abriu meus olhos nesse fantastico mundo de "cameraman" comprei a menos de uma semana uma JVC GRD250UB, sei que não é grandes coisa mas peguei uma SUPER promocao heheh 10x 140 :P não pude resistir... e também já encomendei um tripe pra mim hehhe comecei usar o Vegas 6.0c estava me dando bem com ele ate ontem comecar fazer a introducao dum slide show com videos pra minha mae, e comecei me bater heheh bom... vamos as duvidas

1) do vegas ou geral talvez, é normal usar MUITAS faixas de video? como falei acima uma simples introducao usei "apenas" 6 faixas de video, sendo que pra fazer como gostaria iriam muito mais (devo estar fazendo algo errado não?)

2) o tamanho da JVC é 27mm, teria possibilidade de adicionar lentes? sao dificeis de achar? pode ser lentes genericas? hehe nunca futuro proximo gostaria de uma "grande angular" porque fica lindo o resultado com ela.

abraços e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera,

Bom estou mandando essa mensagem pra realmente falar com os caras que manjaum muito :D, eu estou na NEURA pra comprar uma filmadora, e revirei todo esse topico e estou vendo que a HC43 seria otima pra mim, a filmadora seria para filmar shows undergrounds, gostaria de saber se essa seria uma boa escolha mesmoa (a sony hc43) e se eu pegar uma superior (qual seria?) o que eu estaria ganhando?

Falando nisso qual a diferença entre a hc40/42/43? =]

Outra duvida é a respeito da bateria, pelo que vi a que vem por padraum nas HC's é uma que não chega nem a 2horas de uso, gostaria de comprar uma de 4horas ou mais, qual seria a marca/modelo de uma bateria boa e confiavel para que eu possa comprar?

E a respeito das fitas minidv's, pelo que andei sondando as Panasonics/Sony's são as melhores, isso confere?

Bom acho que a principio é isso, podem dar sugestoes, como é muito dinheiro a investir, não quero ficar com duvidas :D

valeu,

Abraços,

Tux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro somaniaco,

Cá está o "amador interessado", enchendo o tópico aqui novamente.

Qualquer coisa... vou dizer que você é que provocou ...

Abs

1) Primeiramente, uma boa notícia: com o interesse surgido sobre o assunto, dei uma vasculhada de leve na Internet e descobri que é MUITO fácil adquirir essas lentes. Mesmo considerando aqui no mercado nacional.

Além dos locais que havia mencionado, pode-se tentar no "bondfaro", "mercado livre" ou outros, que se encontra muitas ofertas.

Para não falar no B&H e outros sites internacionais.

2) Agora, quanto às opções: o nível de conversão adequado para uma objetiva é uma matéria um pouco subjetiva (êpa ...).

Brincadeiras à parte, realmente vai depender de cada um. Mas qualquer uma delas sempre acrescenta um pouco de versatilidade a filmadora.

Tente filmar, e enquadrar de acordo, dentro de uma sala, que seja um salão, ou mesmo numa quadra de esportes. É difícil.

Para não se dizer que estou tirando o corpo fora, vai aqui minha sugestão:

Wide angle coverter 0.60x

Ou algum valor entre 0.50x (com mais afastamento) e 0.70x (com menos afastamento).

Note que, se você se achar o mais exigente possível, e optar com um grande valor de redução: ótimo.

Mas só lembrar-se que poderá ocorrer com mais freqüência situações que necessitem de removê-la, já que ela afeta a aproximação do zoom também.

Já com um valor menor de redução, embora não afaste tanto, porém o zoom terá mais alcance.

3) Quanto ao diâmetro da rosca de encaixe:

Definitivamente isso não é problema, pois existem anéis adaptadores à vontade.

(desde que não se compre uma lente de 59mm e queira encaixar numa lente de 28mm, ou vice-versa).

4) Filtros:

Quanto ao básico, que já sabemos fundamental pelo menos para a proteção da lente original (Skylight ou UV), aqui vão outros que considero:

- Polarizador: melhora legal os contrastes/cores e elimina boa parte de reflexos de vidros e espelhos d'água.

- Filtro que transforma pontos de luz em "estrelinhas".

Obs: tem um outro, feito em casa, que consiste em um disco de cartolina encaixado na frente da lente, onde fazemos um recorte no centro, em forma de uma grande estrela com várias pontas e de diveros tamanhos. Isso dá um efeito de névoa e desfocamento nas bordas, com contorno irregular, mantendo a região central original (ótimo para o brinde dos noivos em seu casamento).

NOTE QUE existem diversos outros (são os mesmos da fotografia convencional) mas temos que lembrar que a edição em computador, por meios dos efeitos e plug-ins, elimina muito dessas necessidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por JR-NIT@17 de fevereiro de 2006, 15:47

4) Filtros:

Quanto ao básico, que já sabemos fundamental pelo menos para a proteção da lente original (Skylight ou UV), aqui vão outros que considero:

- Polarizador: melhora legal os contrastes/cores e elimina boa parte de reflexos de vidros e espelhos d'água.

- Filtro que transforma pontos de luz em "estrelinhas".

JR,

Vou pegar carona na explicação (muito boa por sinal... :palmas: :palmas: :palmas: )

Eu já tentei usar o polarizador na minha câmera mas como o zoom ficava indo e vindo, ele acabava tirando o ajuste de polarização. você consegue fazer isso de outra maneira? ou a lente da GS não vira?

O de estrelas é o Cross ?

Agradeço antecipadamente,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro red,

É isso aí ... (nos dois casos)

Na GS250, e assim como outras lentes, o mecanismo de suporte/afastamento entre elas é interno, por isso a parte externa é fixa.

Nesse caso daria para usar aquele hood "manero", de forma retangular, que o Somaniaco comentou.

Realmente o filtro se chama "cross". Esse nome me fugiu na hora que escrevia.

Existem até vários tipos: estrelas com mais ou menos pontas, mais intenso, menos intenso...

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por repolho@17 de fevereiro de 2006, 19:52

JR-NIT pode dar uma ajuda com lentes? tem como adaptar essas lentes para uma JVC com 27mm de "rosca" heheh outra coisa, vi uma pra vender no B&H que é do encaixe Snap-on de 27 a 37mm, conhece esse tipo de encaixe se serve na JVC?

Obrigado

Roberto

Caro Roberto,

Se sua máquina é de 27mm, e a lente adaptável de 27mm a 37mm, você não precisará de nenhum outro complemento.

"Snap on" não é rosqueado, e sim encaixado. Talvez já tenha visto um tipo de tampa de lente de máquinas fotográficas que em vez de encaixe por pressão, há duas pequenas travas opostas, com molas, que devem ser pressionadas para a colocação e depois soltas para o travamento.

Abs

PS:

A quantidade de acessórios no B&H é incrível.

Mas temos também no Brasil muita oferta.

A vantagem desses tipos de acessórios é que podem ser encontrados ("ao vivo") em lojas especializadas em fotografia que existem aqui no Brasil (conheço no RJ, e com certeza devem haver muito mais em SP).

Se puder visite alguma. Normalmente nessas lojas os atendentes são bem especializados e podem ajudar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por miltonmenegaz@20 de fevereiro de 2006, 17:36

Amigos, sou novo aqui, mas já li todo forum sobre o assunto. Quando me decidi comprar a GS250 ela saiu de linha. Aguem sabe dar informações sobre a GS500 que parece ser a substituta da 400? Parece que ela não tem conversão AD in/out.

refere-se a Panasonic, não é?!

Coisa curiosa, moro em Portugal e ainda hoje entrei em contacto com a empresa e disseram-me que a GS 250 estará sendo distribuida agora para a Europa. Será a mesma maquina que estamos falando ? ? ? ? ( NV - GS 250 E -S )

Estive com a GS 400 na mão, mas vi no site que em breve (março) estará no mercado a GS 500 por um preço muito mais interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GS 500 EG-S PANASONIC

Sensor CCD (em pixéis) Tri-CCD 1/4,7" - 3 x 1.070.000 pixéis

Suporte MiniDV

Visor Colorido 0,3" - 123.000 pixéis

Ecrã LCD Ecrã LCD 2,7" (6,9 cm) - 123.000 pixéis

Formato 16:9

Sensibilidade (lux) 2

Modo NightView

Zoom óptico (valor preciso) 12x

Zoom digital (valor preciso) 700x

Estabilizador de imagem Estabilizador de imagem óptico OIS

Foco Automático e manual

Modo foto Modo foto sobre cartão de memória Sim

Resolução máxima sobre cartão de memória (em pixéis) 2288 x 1728

Cartão de memória SD Card

Suporte fornecido Nenhum

Som Microfone estéreo zoom com reducção do barulho do vento

Função webcam/mini filmes Função Webcam - 320 x 240 à 6 imagess/s

Conexões Saídas de áudio Sim

Entradas de áudio Sim

Saídas de vídeo Sim

Entradas de vídeo Não

DV in (IEEE1394, FireWire) Sim

DV out (IEEE1394, FireWire) Sim

Interface informática USB

Função wireless Telecomando sem fio

Compatibilidade plataformas PC

programas fornecidos SweetMovieLife 1.0E, Motion DV Studio 5.6E LE

Diversos Possibilidades de alimentação Bateria Li-ion

Adaptador de corrente

Acessórios incluídos Bateria li-ion, carregador/adaptador de corrente, cabos A/V e USB, telecomando infra vermelho, protege objectiva, correia

Peso (em gramas) 570

Dimensões 91 x 73 x 153 mm

Outras funções Objectica Leica Dicomar

Fade In/Out

Navegação por joystick

Flash integrado (número de guias: 5,3)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas informações. Como havia dito, a PV GS500 realmente perdeu a função de conversão AD que tinha a 250, infelizmente. E pra piorar o lugar onde eu ia comparar a 250 (B&HPHOTO VIDEO) me informa que não estão mis vendendo a 250 nem 400 por ter saído de linha. É mole? Se alguem tiver outra novidade sobre o assunto me digam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GALERA por favor....URGENTE PRECISO DESIDIR QUAL FILMADORA PEGAR

..

eu já fiz pedido da gs 250 ,mas importadora disse que não esta mais no mercado ..entom veio a opção ++ GS 300 ++... veja neste link e por favor me ajudem se vale a pena pegar esta ou ....procurar gs250 .....

http://www.pana3ccduser.com/article.php?fi...3CCD-Camcorders

por favor se poder responder mais rápido possivel .

OBRIGADO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gringo,

Escrevi uma super resposta e a internet resolveu engoli-la...

Bem, pelo que vi no site q você passou, a GS 300 é uma simplificação da GS 250 e da mesma forma a 500 é uma simplificação da 400.

Não entenda a simplificação como perda de qualidade pois pelas especificações a perda de qualidade é mínima e imperceptível para a maioria das aplicações. O único detalhe que na minha opinião vai fazer falta é a entrada A/V que não está presente.

A Panasonic está querendo trazer essas super máquinas para um patamar mais acessível e com essa mudança parece que conseguiu. No próprio texto há a indicação que a Sony está começando a dominar o mercado semi-profisional que era reino das GS250 e GS400.

A GS300, na faixa de US$ 700, as 250 e 500 na faixa de US$ 1000 são uma verdadeira tentação pois a qualidade da filmagem ainda é uma das melhores possíveis com a tecnologia de hoje.

Resta saber o que as Sony tem de tão especial para subirem na cotação.

Abraços, e espero q a internet não coma novamente minha resposta,

Red

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RedBeard .valeu pela resposta...

Mas eu acho se GS 300 tem entrada A/V aqui :

"The GS300 has a port for analog AV out through a proprietary multi-cable (supplied). The AV cable supports composite video, S-video, and left and right stereo audio. In a welcome new feature, the GS300 now allows selecting the aspect ratio of the video during playback to the TV."

"A GS 300 TEM a porta para entrada analógica AV.....'

O que eu entende ...única coisa que esta faltando na GS 300 e entrada para FONE de ovido ,para monitorar audia quando você esta filmando...

Mas o que realmente não gostei que ela é PEQUENA de mais pra meu gosto ...o resto se não me engano é tudo igual ...fora do tamanho da lente... Vou pensar ... Valeu mesmo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem estar repetindo esta mensagem novamente, mais é que quero ver se compro ela semana que vem já =]

Bom estou mandando essa mensagem pra realmente falar com os caras que manjaum muito , eu estou na NEURA pra comprar uma filmadora, e revirei todo esse topico e estou vendo que a HC43 seria otima pra mim, a filmadora seria para filmar shows undergrounds, gostaria de saber se essa seria uma boa escolha mesmoa (a sony hc43) e se eu pegar uma superior (qual seria?) o que eu estaria ganhando?

Falando nisso qual a diferença entre a hc40/42/43? =]

Outra duvida é a respeito da bateria, pelo que vi a que vem por padraum nas HC's é uma que não chega nem a 2horas de uso, gostaria de comprar uma de 4horas ou mais, qual seria a marca/modelo de uma bateria boa e confiavel para que eu possa comprar?

E a respeito das fitas minidv's, pelo que andei sondando as Panasonics/Sony's são as melhores, isso confere?

Bom acho que a principio é isso, podem dar sugestoes, como é muito dinheiro a investir, não quero ficar com duvidas

valeu,

Abraços,

Tux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!