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Filmadoras Digitais Compactas


Ricardosilvars

Posts recomendados

Roberto,

Obrigado pelas explicações, me agradou muito a ideia de já ter o material gravado em alta definição, mesmo que para utilização futura. Porém, como resolvi não esperar o prazo de entrega da BHPhoto, porque quero filmar minha filhinha, vou ter que partir para opções aqui no mercado livre ou stand center. Não estou disposto a investir R$ 2.000,00 em uma mini dv standard, mesmo entendendo que a qualidade de imagem seja superior. Então, de minhas pesquisas selecionei as seguintes opções, dando preferência aos modelos DVD:

1. SR-200 OU DVD508 ( se eu achar até R$ 2.000,00, o que é muito difícil, estão em torno de 2.400,00 )

2. DVD408 ( que está em R$ 1.790 no ML )

3. GS320 ( mini dv, na faixa de R$ 1.500 no ML )

Uma outra opção que pensei, seria gastar bem menos agora, numa Cannon ZR500, usar o meu gravador de dvd panasonic ES20 ( sim ele é americano, comprei nos EUA, em 2006 ) para passar para DVD, e comprar um pouco mais para frente, via BHPHOTO, algo com mais qualidade e com alta definição também ( a HC7, por exemplo ).

Se puder me dizer o que acha, eu agradeço.

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jdfo,

Eu particularmente optaria por pegar a MiniDV Canon ZR500 agora (definição standard em widescreen real) por R$620 para posteriormente investir em uma filmadora de alta definição.

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=175313&postdays=0&postorder=asc&start=30

Com a filmagem widescreen real da Canon ZR500 é possível autorar dvd´s com 3 modos de visualização, para serem visualizados no aspecto correto em qualquer tv 4:3 ou 16:9:

E conforme eu havia dito anteriormente, mesmo para quem possui filmadora MiniDV em definição standard, caso a filmadora pertença ao grupo 1 (especialmente) e ao grupo 2 (também deve ficar bom), filmar em widescreen é o mais indicado, para no final, poder gerar um dvd widescreen anamórfico para o cliente dando a ele a opção de visualização correta nos 3 modos:

-4:3 letterbox (visualização widescreen em tv 4:3)

-4:3 Pan&Scan (visualização 4:3 fullscreen em tv 4:3)

-16:9 (visualização widescreen em tv widescreen)

Nota: Para filmadoras do grupo 3, só através de testes para ver se a filmagem em modo widescreen perde muita qualidade em relação ao modo 4:3.

http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?p=36090#36090

http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?t=5265&postdays=0&postorder=asc&start=30

Roberto

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Oi pessoal...... estou pensando em comprar a Panasonic MiniDv PV-GS 320 3 CCD para trabalhos como filmagens de aniversarios, casamentos, formaturas, etc... Ela está custando em torno de 1.500,00. Estou iniciando na área de filmagens, porisso a principio não quero infestir pesado, mais tarde se tudo der certo mudo para uma filmadora profissional!

O que vocês me dizem a respeito dessa filmadora Panasonic MiniDv PV-GS 320 3CCD? Será que ele é indicanda para quem quer começar a se aventurar na área de filmagens?

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Rodrigomcf,

A Panasonic PV-GS320 deve dar conta do recado sim, mas...

Apenas, por ela utilizar 3 CCD´s pequenos (1/6"), em filmagens em condições de baixa iluminação (filmagens noturnas/ambientes internos), para obter melhores resultados você precisará trabalhar com apoio de iluminação extra, caso contrário, a tendência é que as filmagens fiquem muito granuladas.

E se você necessitar de conexões como entrada para microfone externo (para captar o áudio com melhor qualidade) e saída para fone de ouvido (para monitorar o áudio), infelizmente essas conexões estão ausentes na PV-GS320.

Essas conexões podem ser encontradas na Panasonic PV-GS180.

O lado negativo da PV-GS180 em relação à PV-GS320 é que ela utiliza sistema de estabilização de imagem eletrônica (EIS), inferior ao sistema de estabilização de imagem ótica (OIS) utilizado na PV-GS320.

Uma outra opção que você pode considerar é a Sony DCR-HC96, que utiliza um grande CCD de 1/3", que garante boa performance de filmagem em condições de baixa iluminação.

Dê uma lida nos posts abaixo:

"Filmadora para documentários"

http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?t=5018

"Panasonic GS320 3CCDS boa para eventos sociais?"

http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?t=5004&start=0

Roberto

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Robertoy,

Muito obrigado pelas informações. Vamos lá as minhas considerações: vou ficar com a Panasonic PV-GS320 por apresentar sistema de estabilização de imagem melhor que a PV-GS180. Com respeito ao valor a PV-GS320 está mais em conta que a Sony DCR-HC96, coisa mínima, uns 500,00 a menos, porém podem fazer falta!

Referente a iluminação, tenho em mente adquirir um sistema de iluminação e também um tripé. Se você puder me recomendar algo, agradeço.

Agora, dei uma lida nos posts que você indicou e fiquei curioso: Existe algum suporte de ombro para PV-GS320? Onde posso encontrar? Estou perguntando porque realmente para os clientes, que são leigos no assunto, o tamanho pode fazer diferença! Ainda mais para mim que estarei entrando nessa área e não posso perder serviço devido o cliente não ter sentido segurança na filmadora.

Agradeço mais uma vez por sua informação. Será de grande utilidade na tomada de decisão. Abraço amigo!

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Rodrigo,

Sobre iluminação, sugiro à você perguntar aos amigos do Fórum Video-BR, pois lá quase todos (eu não) trabalham profissionalmente com filmagem e poderão lhe indicar ótimas sugestões sobre iluminação.

Realmente existe essa questão dos clientes (muitos, leigos no assunto) se impressionarem com o porte do equipamento na hora de escolher com quem filmar...(sem ter a noção de que não necessáriamente o fato da filmadora ser maior signifique que ela ofereça a imagem melhor...)

http://www.videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?p=34749#34749

Com relação à suporte de ombro, como a Panasonic PV-GS320 é pequena, um suporte pequeno como por exemplo o SPIDERBRACE Mini-Rig (55 dólares nos Estados Unidos) já estaria ótimo.

Na listagem de filmadoras compatíveis está a Panasonic PV-GS400, então deve funcionar beleza na PV-GS320 também. (na dúvida, mande um email para a empresa para tirar essa dúvida)

SPIDERBRACE Mini-Rig ($54.95)

pan1.jpg

http://www.spiderbrace.com/

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=1693253#1693253

"Embora a Spiderbrace Mini-Rig funcione com todas as filmadoras à seguir, ela tem a MELHOR performance com filmadoras pequenas"

Although the Spiderbrace Mini-Rig works with all of the following cameras, it performs BEST with smaller camcorders.

Panasonic GS400

JVC GY-DV300

JVC GR-HD1

Canon Optura

Canon Elura

Canon Ultura

All Sony TRVs

Roberto

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OIS da Sony utiliza tecnologia da Canon.

Essa eu não sabia...

A Canon é a pioneira em sistemas de estabilização de imagem ótica (OIS), e inclusive o sistema OIS utilizado pela Sony é licenciado da Canon:

Da matéria da Videomaker sobre sistemas de estabilização EIS/OIS:

Canon pioneered optical stabilization back in the 80s, but has now licensed it to other vendors, like Sony.

http://www.videomaker.com/article/7310/

E dos tópicos da DVInfo:

Optical Image Stabilization on Sony camcorders is actually Canon's own technology licensed to Sony and called "Super Steady Shot. It employs a mechanical process involving a vari-angle prism and does not affect image quality as electronic image stabilization does. Hope this helps,

http://www.dvinfo.net/conf/showpost.php?p=23977&postcount=11

http://www.dvinfo.net/conf/showthread.php?t=3444

Chris, isn't Steadyshot technology licensed from Canon by Sony?

http://www.dvinfo.net/conf/showpost.php?p=314725&postcount=8

In the past, Super SteadyShot has been their brand for OIS, and yes the optical image stabilisation technology has been licensed from Canon.

http://www.dvinfo.net/conf/showpost.php?p=314775&postcount=10

http://www.dvinfo.net/conf/showthread.php?t=44866

Bem, mas como é sabido, Sony e Canon estão entre as empresas cujas filmadoras utilizam um dos melhores sistemas de estabilização de imagem eletrônico (EIS) e ótico (OIS).

No caso das Panasonic, o sistema de estabilização de imagem eletrônico (EIS) parece ser inferior ao EIS da Sony/Canon, mas o sistema de estabilização de imagem ótico (OIS) da Panasonic parece ser igualmente bom

Roberto

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Olá Roberto,

há algum tempo venho lendo suas respostas sobre câmeras digitais, fui na camcorderinfo e tal. Muito obrigado. Se não for abusar, estou estudando comprar uma Sony DCRDVD 608E ou 708 CHK, pois meu cunhado vai prá China e o preço delas está bom, 1100 w 1250 reais aprox. Só que não acho avaliação sobre elas. Cê sabe alguma coisa ?

Valeu

Marcelo

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celompm,

As filmadoras a serem utilizadas aqui devem utilizar sistema de cor NTSC.

Na China o sistema de cor utilizado é o PAL D.

Procure adquirir filmadora no sistema de cor NTSC para não enfrentar problemas:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2240024&postcount=2056

Portanto, para comprar filmadora NTSC o seu cunhado provavelmente vai ter que comprá-la em freeshops de aeroportos...

Esses modelos Sony DCR-DVD608 e DCR-DVD708 utilizam pequenos CCDs de 1/6".

A Sony DCR-DVD608E está na faixa de 450 dólares.

A Sony DCR-DVD708E também está na faixa de 450 dólares.

Os modelos "E" acima são no sistema de cor PAL, e como comentado anteriormente, deve-se adquirir filmadora NTSC para utilizá-la aqui.

Acho que seria melhor você gastar esse mesmo valor e optar pela ótima MiniDV Sony DCR-HC96 (+/-500 dólares) (no sistema de cor NTSC, claro), que com seu grande CCD de 1/3" garante boas filmagens, inclusive em situações de condições de baixa iluminação.

Com valores à partir de 700 dólares já é possível adquirir filmadoras de alta definição.

Como alta definição + widescreen é o futuro breve, para filmadoras à partir desse valor já seria interessante optar por modelos de alta definição.

Com valor limite de 1000 dólares, algumas opções de filmadoras de alta definição MiniDV HDV:

http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?p=36743#36743

Com valor na faixa de 1500 dólares, algumas outras opções de alta definição nos formatos AVCHD e HDV:

http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?p=35947#35947

Roberto

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pessoal, estou viajando para Inglaterra/Escócia agora em Julho. sei que lá os eletrônicos não são tão baratos quanto nos EUA, mas queria uma opinião mais financeira mesmo: vale a pena comprar por lá alguma câmera? vocês têm ideia se a diferença de preço é muito grande?

não disponho de muito dinheiro, mas mesm que seja para comprar uma câmera amadora, é melhor lá do que aqui?

muito obrigado,

victor

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Victor,

Como você está indo para a Inglaterra/Escócia, e nesses países o sistema de cor utilizado é o PAL europeu, fique esperto para não adquirir filmadora nesse sistema de cor.

Como dito na postagem anterior, deve-se optar por filmadoras que gravem no sistema de cor NTSC.

Sobre a questão financeira:

-Faça uma lista dos modelos de filmadoras que você está interessado

-Verifique se nesses países é possível encontrar modelo NTSC para os mesmos (talvês não, exceto em freeshops de aeroportos...)

-Verifique o valor equivalente em dolar para o preço em euro desses modelos

-Compare o valor equivalente em dolar ao valor em dolar desse modelos vendidos nos Estados Unidos.

-Assim você saberá se vale à pena ou não.

Roberto

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Filmadora MiniDV de resolução standard ou Filmadora MiniDV de alta definição (HDV)?

Como as filmadoras HDV podem trabalhar com as fitas MiniDV convencionais na filmagem em alta definição e permitem realizar o downconvert de alta definição para definição standard, o usuário tem a vantagem de ter o material filmado em alta definição (mesmo que para o uso posterior) mas poder continuar trabalhando em definição standard com os programas tradicionais normalmente.

É por isso que se o investimento disponível para uma filmadora "doméstica" por exemplo é suficiente para optar entre filmadoras de definição standard e alta definição, a opção por modelos de alta definição pode ser mais interessante, como um investimento hoje mas já preparado para o amanhã. (claro, podem existir casos de filmadoras prosumer de definição standard com preços similares à filmadoras "domésticas" de alta definição. Nesse caso, onde recursos profissionais podem ser priorizados pelo usuário, a opção pode ser por modelo standard mesmo...)

Filmadoras de alta definição "domésticas" com preço limite até 1000 dólares e na faixa de 1500 dólares:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2264038&postcount=2085

Para quem está pesquisando/aprendendo sobre o trabalho com o formato HDV, alguns livros (importados) tratando sobre o assunto:

"How to Shoot, Edit and Distribute HDV" (Como filmar, editar e distribuir HDV) (19 dólares nos Estados Unidos)

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No livro são comentados sobre 8 modelos de filmadoras HDV:

41C83C68X9L._SS400_.jpg

http://www.hdvbook.com/

Comentários de usuários sobre o livro

Uma análise sobre o livro:

http://www.eventdv.net/Articles/ReadArticle.aspx?ArticleID=11087

"Working with HDV: Shoot, Edit, and Deliver Your High Definition Video" (Trabalhando com HDV: Filmar, editar e entregar seu video de alta definição) (22 dólares nos Estados Unidos)

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Comentários de usuários sobre o livro

"HDV Filmmaking" (Filmagem HDV) (31 dólares nos Estados Unidos)

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Comentários de usuários sobre o livro

Roberto

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Roberto, tanto li as informações presentes nesse thread, que acabei por ficar deveras confuso.

Não possuo muito conhecimento sobre vídeo e edição, e busco uma boa câmera apenas para uso recreacional, mas exigo boa qualidade. Procuro algo que custe entre 1.000 e 1.500 dólares (preço lá nos EUA, não no Brasil), e sempre tive em mente as câmeras que gravam em Mini-DVD. Entretanto, depois de ler um pouco esses muitos posts, acabei por considerar muito as HDV.

Nessa faixa de preço, você recomendaria uma filmadora HDV MiniDV, uma que grave em DVD ou uma de HD? Existe alguma HDV que grave em HD interno? Qual seria a vantagem/desvantagem dessa em relação a uma HDV MiniDV? E com relação as marcas e modelos, até 1.500 dólares seria a Canon HV20 a melhor opção? Espero que me elucide mais ainda, trazendo nomes de marcas e modelos para que eu possa, definitivamente, fazer uma escolha certa!

Abraços!

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Olá pessoa.... hoje recebi a encomenda que fiz. Uma Panasonic GS320, após uma estuda no seu funcionamento, a primeira impressão que tenho é que ela é realmente incrível. Bem, foi a que eu tive condições de adquirir.

Tenho uma perguntinha para os mestres: Onde posso encontrar o manual em português da firmadora Panasonic GS320. Isso não significa que ela seja de difícil manuseio, pelo contrario, é bem simples, consegui entender seu funcionamento mesmo sem ler o manual!

Mas... para tirar melhor proveito de todos os recursos que ela traz... é preferível consultar o manual.... se alguém puder me ajudar, agradeço desde já.

Té +

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Isdig,

Na minha postagem anterior eu coloquei um link com marcas/modelos de algumas filmadoras de alta definição com preço limite de 1000 dólares e com preço ao redor de 1500 dólares:

Com preço limite de 1000 dólares:

http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?p=36743#36743

Na faixa de 1500 dólares:

http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?p=35947#35947

No Brasil, a Sony leva vantagem por ter toda uma rede de assistências técnicas autorizadas para o caso de necessidade de reparo na filmadora.

Nessa faixa de 1500 dólares, uma boa opção seria a Sony HDR-HC7.

Diferenças da Sony HDR-HC7 para HDR-HC1 (fora de linha), HDR-HC3 e HDR-HC5:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2248290&postcount=2076

http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?p=37237#37237

A Canon HV20 está na faixa de 1000 dólares e inclusive em termos de performance geral, na avaliação feita pela CamcorderInfo foi superior à Sony HDR-HC7:

http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?p=37224#37224

A questão com as Canon é que elas não contam com as assistências técnicas autorizadas no Brasil como ocorre com as Sony, então isso também pode ser um ponto a ser levado em consideração...

Com relação à filmadora com hard disk e que grave em formato HDV, não conheço (pelo menos ainda...). Por enquanto, formato HDV, só em fita MiniDV mesmo.

Roberto

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Olá pessoa.... hoje recebi a encomenda que fiz. Uma Panasonic GS320, após uma estuda no seu funcionamento, a primeira impressão que tenho é que ela é realmente incrível. Bem, foi a que eu tive condições de adquirir.

Rodrigo,

Parabéns pela nova PV-GS320.

Agora é pesquisar sobre bateria extra, suporte para ombro, iluminação, etc.

Roberto

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Filmadoras digitais de entrada (modelos básicos)

Sony DCR-HC38 x Sony DCR-DVD108 x Canon ZR500 x Panasonic PV-GS85

Eu particularmente não pegaria a MiniDV Sony DCR-HC38 e nem a MiniDVD Sony DCR-DVD108.

No lugar delas eu pegaria a MiniDV Panasonic PV-GS85

product_01.jpg

http://panasonic.co.jp/pavc/global/videocamera/std1/n_america/pv-gs85/index.html

Alguns pontos interessantes:

-1 CCD de 1/6"

-Zoom ótico de 32x

-Sistema de estabilização de imagem ótico (OIS)

-Boa em controles manuais

-Microfone interno com zoom (zoom mic) e redução de ruído para vento (wind noise reduction)

-Anel de foco manual - Manual focus ring (Segundo a CamcorderInfo, está presente.)

-Iluminador embutido para auxiliar em filmagens noturnas

-Sapata do tipo "cold Shoe" (sem contato elétrico)

Custando aproximadamente 20 dólares à mais que a MiniDV Sony DCR-HC38, a Panasonic PV-GS85 é mais negócio.

Panasonic is renowned for equipping its consumer camcorders with high-grade components and manual controls, and their second in command PV-GS85 ($349.95 MSRP) is no exception. For just $20 more than the DCR-HC38 you get a built-in stereo zoom microphone, OIS, 640 x 480 stills, an SD/SDHC card slot, and a manual focus ring—yes, a MANUAL FOCUS RING ON A CHEAP MINIDV CAMCORDER! So what if the PV-GS85 only has a 32x optical zoom compared to the DCR-HC38’s massive 40x optical beast zoom. Two Hamiltons will provide you with an array of advanced features and a better manual control suite, based on Panasonic history. As far as video quality, don’t expect a monumental difference between both camcorders’ 1/6” 680K pixel imagers. Twenty smackers, people. Cough it up.

http://www.camcorderinfo.com/content/Sony-DCR-HC38-Camcorder-Review-32771/Comparisons--Conclusion.htm

Comentários sobre as filmadoras MiniDV Panasonic 2007 (PV-GS80, PV-GS85 e PV-GS320):

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=1807712#1807712

ou MiniDV Canon ZR500 (+ barata)

zr500nt5.jpg

Alguns pontos interessantes:

-Zoom ótico de 25x (20x na Sony HC26)

-Possui entrada para microfone

-Bons controles manuais

-Filmagem em codições de pouca luz considerada muito boa (Bem melhor que Sony HC26 e melhor que Panasonic PV-GS39)

-Gravação em 16:9 real (widescreen) - É utilizada toda a resolução do CCD, sem perda de informação.

http://www.usa.canon.com/consumer/controller?act=ModelInfoAct&fcategoryid=174&modelid=12810

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2192103&postcount=2014

Nota:

As Canon ZR600 e Canon ZR700 devem ter praticamente a mesma performance de video da Canon ZR500, porém com alguns recursos à mais, mas também perdem a conexão de entrada para microfone externo encontrada na ZR500:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=1807712#1807712

Análise da CamcorderInfo com a Sony DCR-HC38:

http://www.camcorderinfo.com/content/Sony-DCR-HC38-Camcorder-Review-32771.htm

Análise da CamcorderInfo com a Sony DCR-DVD108:

http://www.camcorderinfo.com/content/Sony-DCR-DVD108-Camcorder-Review-29706.htm

Algumas postagens sobre as Sony DCR-HC28, DCR-HC38 e DCR-HC48:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2117222&postcount=1936

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2138829&postcount=1955

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2149383&postcount=1963

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2188504&postcount=2002

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2191044&postcount=2009

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2192103&postcount=2014

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2192790&postcount=2019

http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-minidv-hc38/428605

Sony DCR-DVD308:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2203249&postcount=2026

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2203312&postcount=2028

Sony DCR-DVD408:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2203245&postcount=2025

Resolução de algumas filmadoras ao filmar em modo 4:3 e 16:9:

Panasonic PV-GS80 (MiniDV): 340K (4:3); 460K (16:9)

Panasonic PV-GS85 (MiniDV): 400K (4:3); 540K (16:9)

Panasonic PV-GS320 (MiniDV): 630k (4:3) e 540K (16:9)

Canon ZR500 (MiniDV): 340K (4:3); 400k (16:9 EIS on); 450k (16:9 EIS off)

Canon Elura 100 (MiniDV): 690k (4:3); 750k (16:9 EIS on); 880k (16:9 EIS off)

Canon DC-100 (MiniDVD): 340k (4:3); 400k (16:9 EIS on); 450k (16:9 EIS off)

Canon DC-220 (MiniDVD): 340K (4:3); 360K (16:9 EIS on); 450k (16:9 EIS off)

Sony DCR-DVD108 (MiniDVD): 340K (4:3); 260K (16:9)

No modo Widescreen real, a contagem de pixels aumenta ao passar do modo 4:3 para o modo 16:9, pois ganha-se mais video lateralmente.

Isso é notado nas Panasonic 2007 de 1CCD e nas Canon.

Na Panasonic PV-GS320 3 CCD´s a contagem de pixels diminui ao passar do modo 4:3 para o modo 16:9:

http://www.videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?p=37415#37415

Na MiniDVD Sony DCR-DVD108 ao gravar em modo 16:9 a contagem de pixels cai muito, para 260k, com resolução bem inferior que todas as outras filmadoras citadas. (menos da metade da contagem de pixels da Panasonic PV-GS85 no modo 16:9, que é de 540k...)

Para um gasto com valor acima da Canon ZR500 e abaixo das Panasonic PV-GS320 e Sony DCR-HC96, a Panasonic PV-GS85 é uma ótima opção.

No caso por exemplo da filmadora MiniDVD Sony DCR-DVD108, a resolução em 4:3 cai no modo 16:9, e consequentemente a qualidade da imagem ficará pior nesse modo.

Comentário da CamcorderInfo sobre o modo 16:9 "manipulado digitalmente" na Sony DCR-DVD108:

"Esses números indicam que você não deve filmar em 16:9 (o aspecto de video em todos os videos no futuro), pois você estará utilizando apenas uma pequena porção do sensor CCD."

Video Performance (3.0)

The Sony DCR-DVD108 (Review, Specs, $339) offers a truly entry-level imaging set. Inside is a small 1/6” CCD with the standard low-end gross pixel count of 680,000 and an effective pixel count of 340,000 in 4:3, and 260,000 in 16:9. These numbers indicate that you should not shoot in 16:9 (the de facto size of all future video), as you’ll only be using a small portion of the imager.

Alguns pontos que podem ser analisados para ajudar na escolha de um modelo de filmadora digital:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=1870009&postcount=1762

Formatos das filmadoras digitais:

http://forum.clubedohardware.com.br/formatos-filmadoras-digitais/427720

Roberto

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Roberto , boa tarde

voce poderia me fazer um comparativo entre a filmadora mini dv canon ZR200 e a panasonic pv-gs80 ?

a primeira custa cerca de 640 no mercado livre e a segunda 830.

há alguma diferença significativa em pro de alguma ou ambas tem a mesma qualidade de filmagem em ambiente de pouca luz , tipo shows ?:lol:

grato

fernando

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Fernando,

Na análise da CamcorderInfo a performance em condições de baixa iluminação da Canon ZR500 foi elogiada.

Infelizmente eles ainda não analisaram a Panasonic PV-GS80...

Procure ler opiniões de usuários da PV-GS80 para ver como o pessoal está considerando a performance dela em condições de baixa iluminação.

Ao invés da PV-GS80, eu iria de PV-GS85, mas infelizmente no Brasil ela está sendo vendida num preço muito maior que a PV-GS80...

Alguns comentários sobre a Panasonic PV-GS80:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2120665&postcount=1937

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2151282&postcount=1969

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2192790&postcount=2019

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2207076&postcount=2034

Um ponto negativo da Panasonic PV-GS80 é que a conexão firewire dela é somente DV OUT (saída) (nas PV-GS85 e PV-GS320, DV IN/OUT)

Isso mesmo, segundo o fabricante, a conexão DV é somente OUT, quando o normal na maioria das filmadoras é ser DV IN/OUT (entrada/saída).

Não possuindo DV IN, não é possível por exemplo mandar material editado no PC (efeitos/transições) para a filmadora pela conexão firewire.

A Canon ZR500 contando com entrada para microfone externo, teóricamente poderia gravar o som com melhor qualidade, utilizando-se um microfone de melhor qualidade que o microfone embutido da filmadora.

Por sua vez, a Panasonic PV-GS80 (assim como toda a linha Panasonic MiniDV 2007) utiliza sistema de estabilização de imagem ótico (OIS), superior ao sistema de estabilização de imagem eletrônico (EIS) utilizado na Canon ZR500.

Mas acho que entre as duas eu ficaria ainda com a ZR500 mesmo e aplicaria o valor da diferença do preço entre as duas (quase R$200) em fitas MiniDV e fita de limpeza MiniDV por exemplo...

Roberto

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roberto

eu me refiro a cannon zr 200 e não a 500 .

a cannon zr 200 pelo que vi no site abaixo tem entrada para tirar fotos em memoria sd card.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-58051729-filmadora-digital-minidv-canon-zr200-zr-200-em-ate-6x-no-mp-_JM

você poderia me confirmar ? se a cannon zr 200 é lançamento , porque então não nomea-la em ordem crescente como 600 , ou 700 ?

grato

fernando

Fernando,

Na análise da CamcorderInfo a performance em condições de baixa iluminação da Canon ZR500 foi elogiada.

Infelizmente eles ainda não analisaram a Panasonic PV-GS80...

Procure ler opiniões de usuários da PV-GS80 para ver como o pessoal está considerando a performance dela em condições de baixa iluminação.

Ao invés da PV-GS80, eu iria de PV-GS85, mas infelizmente no Brasil ela está sendo vendida num preço muito maior que a PV-GS80...

Alguns comentários sobre a Panasonic PV-GS80:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2120665&postcount=1937

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2151282&postcount=1969

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2192790&postcount=2019

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=2207076&postcount=2034

Um ponto negativo da Panasonic PV-GS80 é que a conexão firewire dela é somente DV OUT (saída) (nas PV-GS85 e PV-GS320, DV IN/OUT)

Isso mesmo, segundo o fabricante, a conexão DV é somente OUT, quando o normal na maioria das filmadoras é ser DV IN/OUT (entrada/saída).

Não possuindo DV IN, não é possível por exemplo mandar material editado no PC (efeitos/transições) para a filmadora pela conexão firewire.

A Canon ZR500 contando com entrada para microfone externo, teóricamente poderia gravar o som com melhor qualidade, utilizando-se um microfone de melhor qualidade que o microfone embutido da filmadora.

Por sua vez, a Panasonic PV-GS80 (assim como toda a linha Panasonic MiniDV 2007) utiliza sistema de estabilização de imagem ótico (OIS), superior ao sistema de estabilização de imagem eletrônico (EIS) utilizado na Canon ZR500.

Mas acho que entre as duas eu ficaria ainda com a ZR500 mesmo e aplicaria o valor da diferença do preço entre as duas (quase R$200) em fitas MiniDV e fita de limpeza MiniDV por exemplo...

Roberto

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Opa, foi falha minha...

Essa Canon ZR200 faz parte da linha Canon ZR100, ZR200 e ZR300 de 2005.

Canon-ZR200_vanity.jpg

Pela análise da CamcorderInfo, a Canon ZR200 parece não ser ruim não, inclusive, assim como a Canon ZR500, a CamcorderInfo gostou da performance da Canon ZR200 em condições de baixa iluminação:

Low Light Performance (3.8)

The low light performance on the ZR200 is surprisingly good compared to last year’s ZR series. While still marred by some noise at both 60 and 15 lux light levels, the ZR200 produces images with less noise than last year’s models, while maintaining much more color information than last year’s camcorders. This really pushes the ZR line in the running against other lower end camcorders this year. With decent manual control and nice zoom control, the ZR200 is a strong competitor.

From a performance perspective, the ZR200 did surprisingly well under lower lit conditions. The ZRs of yesteryear performed horribly at anything under 100 lux (as warned by the manual). At daylight equivalent conditions, the ZRs have always done very well reproducing sharp, crisp, accurate colors. This year’s ZR line up doesn’t disappoint, and actually surprised us in the low light realms, effectively putting ZR models back in the running.

Sobre as resoluções em modo 4:3 e 16:9, são as mesmas que a Canon ZR500.

Só que é comentado que no modo 16:9 o EIS é desligado para obter a resolução de 450k. Fica a dúvida se a ZR200 possui ou não a filmagem em modo 16:9 com o sistema de estabilização de imagem ligado...:

Canon ZR500 (MiniDV): 340K (4:3); 400k (16:9 EIS on); 450k (16:9 EIS off)

Canon ZR200 (MiniDV): 340K (4:3); 450K (16:9 EIS off)

Widescreen/16:9 Mode (7.5)

Canon is including what they call “16:9 High Resolution” mode, which increases the effective pixel recording by roughly a third. This reads more like marketing hype, perhaps the replacing digital zoom propaganda. Thankfully the mode does increase effective pixel recording from 340K to 450K, provided the electronic image stabilizer is off. When in 16:9 mode, the ZR200 puts black bars on the top and bottom of the 4:3 in order accommodate visualization of the 16:9 image that is captured.

Análise da CamcorderInfo com a Canon ZR200:

http://www.camcorderinfo.com/content/Canon-ZR200-Camcorder-Review-.htm

Na análise da CNET, eles consideraram a performance da ZR200 fraca em condições de baixa iluminação:

Interessante também que essa série ZR de 2005 permite acoplar lentes/filtros (a linha ZR 2006, incluindo a ZR500, não permite)

CANONZR&FISHEYE.jpg

http://stores.channeladvisor.com/VIDEO-CAMERA-CENTER/Items/Item.aspx?itemid=3797715

The good:

Superb color quality; choice of automated and manual shooting modes; low price; solid battery life; supports add-on lenses and filters.

The bad:

Few manual controls; bottom-loading tape compartment; no accessory shoe; poor low-light performance; captures low-resolution stills.

The bottom line:

Canon's affordable, compact ZR200 performs beautifully when the lights are bright, but you're probably better off with its less expensive sibling, the ZR100.

http://reviews.cnet.com/digital-camcorders/canon-zr200/4505-6500_7-31263309.html

As opiniões dos usuários são variadas, nota média de 5.9 de 10:

http://reviews.cnet.com/digital-camcorders/canon-zr200/4852-6500_7-31263309.html?tag=sub

Parece ser também uma opção interessante em relação à Canon ZR500.

Roberto

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Roberto, qual seria a melhor câmera para filmagem noturna dentre as listadas abaixo??? As normais são melhores que as de alta definição (HDV) para essa função?? Quando digo "filmagem noturna", seria mais especificamente imagens do céu. Essas câmeras atuais são no mínimo razoáveis para se filmar o céu e aparecer as estrelas e outras coisas que lá passeiam?

Na lista incluem-se: Canon HV20 , Sony HDR-SR1 ou SR7 , Sony HDR-HC7 , Panasonic HDC-SD1 ou alguma outra Panasonic HDV boa de no máximo 1500 dólares. Na verdade estou preferindo mesmo a Canon HV20 e a Sony HDR-SR7, o que acha??

Abraços!

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Isdig,

Para filmagem em condições de baixa iluminação, em geral, quanto maior o CCD ou sensor CMOS, melhor.

Dentre essas filmadoras, acredito que a Canon HV20 com o seu sensor CMOS de 1/2.7" deva ser a melhor:

Filmadora de alta definição (HDV e AVCHD) na faixa de 1500 dólares:

http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?p=35947#35947

Atualmente em se tratando de qualidade de video nas filmadoras, o formato HDV (25mb/s) ainda tem sido considerado superior ao formato AVCHD (atualmente no máximo 15mb/s).

Talvês quando as filmadoras AVCHD começarem a utilizar bitrate maior, como por exemplo 24mb/s que o padrão AVCHD suporta, o formato poderá superar o HDV em termos de qualidade de video...

Roberto

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