Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade das Memórias


Saioro

Posts recomendados

Todo mundo ja ouviu falar em DDR-400 ou PC 3200 DD-333 ou PC 2700 que teóricamente o nome PC 3200 seria a taxa máximas em Megas que as me memorias DDR 400 conseguem trabalhar, porém , como essa taxa é calculada?

Se lermos um pouco o site CDH encontramos todas as explicações possiveis sobre latencia, DDR (double data rate) entendemos que as memorias com baixa latencia são bouas, sabemos que as memorias DDR 400 não trabalhan em 400Mhz e sim em 200Mhz so que ela trabalha 2 bits por pulso de clok o que da os 400Mhz e tal, até ai encontramos todas as explicações, mas na hora de entender como se acha os 3200 Mbs que as DDR 400 ou os 2700 que as DDR 333 trabalham é impossivel.

Por exemplo eu tenho um micro com memoria DDR 400 (200x2), se eu der um over nelas digamos passar os 200 para 210 (210x2 = 420) qual seria a taxa máxima em megas que as memorias deveriam chegar?????

ja até tentei fazer a seguinte conta, 3200 megas por segundo a 400Mhz o que seria 400.000 pulsos por segundo dividindo um pelo outro chego a 8mb por pulso de clock, e nisso chego a infeliz conclusão que não entendi nada, e o mesmo resultado é valido para qualquer velocidade por taxa.

Será que alguem poderia me ajudar??????

Aproveitando o espaço, porque as latencias das memorias variam de acordo com a velocidade em que ela trabalha?? Existe algum calculo para isso?? ou seja se aplicarmos um over em uma memoria DDR 400 com latencia de 2,5-3-3-8 o que aconteceria com elas?? os valores aumentam ou diminuem???? Ou aumentaria tanto que dar um over na memoria ou não não faria diferença??? Ou pelo contrario faz muita diferença?? Digamos se eu aumentar em 2% + o ganho que eu teria com as latencias alteradas a memoria apresentaria um ganho de um pouco mais de 2%????

Se alguem tiver saco de ler esta mensagem e paciencia de responder acho que seria interessante aprender sobre isso e parar de seguir o marketing de que uma é melhor do que a outra porque é =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Saioro@03 de maio de 2005, 14:15

Todo mundo ja ouviu falar em DDR-400 ou PC 3200 DD-333 ou PC 2700 que teóricamente o nome PC 3200 seria a taxa máximas em Megas que as me memorias DDR 400 conseguem trabalhar, porém , como essa taxa é calculada?

Se lermos um pouco o site CDH encontramos todas as explicações possiveis sobre latencia, DDR (double data rate) entendemos que as memorias com baixa latencia são bouas, sabemos que as memorias DDR 400 não trabalhan em 400Mhz e sim em 200Mhz so que ela trabalha 2 bits por pulso de clok o que da os 400Mhz e tal, até ai encontramos todas as explicações, mas na hora de entender como se acha os 3200 Mbs que as DDR 400 ou os 2700 que as DDR 333 trabalham é impossivel.

Por exemplo eu tenho um micro com memoria DDR 400 (200x2), se eu der um over nelas digamos passar os 200 para 210 (210x2 = 420) qual seria a taxa máxima em megas que as memorias deveriam chegar?????

ja até tentei fazer a seguinte conta, 3200 megas por segundo a 400Mhz o que seria 400.000 pulsos por segundo dividindo um pelo outro chego a 8mb por pulso de clock, e nisso chego a infeliz conclusão que não entendi nada, e o mesmo resultado é valido para qualquer velocidade por taxa.

Será que alguem poderia me ajudar??????

Aproveitando o espaço, porque as latencias das memorias variam de acordo com a velocidade em que ela trabalha?? Existe algum calculo para isso?? ou seja se aplicarmos um over em uma memoria DDR 400 com  latencia de 2,5-3-3-8 o que aconteceria com elas?? os valores aumentam ou diminuem???? Ou aumentaria tanto que dar um over na memoria ou não não faria diferença??? Ou pelo contrario faz muita diferença?? Digamos se eu aumentar em 2% + o ganho que eu teria com as latencias alteradas a memoria apresentaria um ganho de um pouco mais de 2%????

Se alguem tiver saco de ler esta mensagem e paciencia de responder acho que seria interessante aprender sobre isso e parar de seguir o marketing de que uma é melhor do que a outra porque é =)

É as memórias DDR 400 enviam dois dados por pulso de clock...

Quanto a velocidade é um seguinte.

1 MHZ consegue trabalhar com 8 MB/s.

Então 400 Mhz trabalham com 400 X 8 = 3200MB/s

Isso serve realmente para qualquer velocidade que você coloca.

420 X 8 = 3360 MB/s.

As latências são especificadas pelo que o chip suporta, o chip é testato na fábrica e esta indica a latência que ele é capaz de trabalhar.

As latências não interferem muito na taxa de acesso da memória .

Mas latências baixas indicam que a memória suporta mais overclock que ela tem mais "gás".

Então uma memória DDR 400 com latência 2-2-2-5 e uma DDR 400 com latência

3-4-4-8 Trabalhando a 400 Mhz as duas vão ter quase a mesma velocidade de acesso a diferença vai ser inferior a 1%.

Porém em overclock a primeira vai provavelmente conseguir chegar a mais de 500 Mhz e a segunda dificilmente vai passar dos 440Mhz se conseguir chegar la...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, então minha ideia estava indo bvem, eu pegeui a taxa de transferencia, dividi pela velocidade da memoria (conclusão até meio obvia) só não sabia que era 8M pra qualquer tipo de memoria. Mas agradeço desde já a confirmação.

porém sem querer ser chato, eu estava querendo mais detalhes sobre o assunto, tipo, a transeferncia de dados no computador é feita de modo paralelo com 8 via de 32 bits o que daria 8 vias de 1 byte por pulso de clock e assim vai, chegar no detalhe máximo do assunto (num estranha não, isso é mania de quem estudou eletrônica, entender tudo nos menores detalhes).

Quanto a resposta das latencias eu AGRADEÇO MUITO, isso confirma ate uns testes que eu ja vi com memorias 333 de latencia extremamente baixa comparada com 400 comum, o over realmente é absurdo, e sua explicação ficou bem legal.

No final de semana vou tentar fazer uns over nas memorias, eu tenho um pente de 256 da nania DDR 400 (3-3-3-7) e um generico de 512 (2,5-3-3-7), detalhe a generica começa com 2,5 e a nanya em 3 rsrsrsr, pelo que eu conheço das minhas memorias e pelos programas que eu usso a Nanya é 266/333/400, ja a generica so apresenta 400 nos info's dela. O processador eu ja dei um over pelos multiplicadores, (Atlohn XP 2200 133X13,5=1800 ai eu mudei para 133X15=2000) ta rodando perfeiro mas to afim de dar um over básico no barramento, assim sobe as memorias, sobe um pouco mais o processador (e pelo que eu sei ele ainda aguenta um pouco mais) e todo o resto junto, depois eu volto aqui e digo o que rolou =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma coisa!

Na verdade, eu acho que "freqüência não é importante! O que vale é tempo de acesso!".

O que quero dizer é:

Uma PC100 é toda memo que tem uma tempo de acesso menor que 10ns...

Tanto que toda PC133 é uma PC100 por natureza...

Toda DDR550 é uma DDR200 por natureza...

E assim vai!

Essa viagem é minha! Eu sei... mas é assim, na verdade, que penso!

E é por isso que acredito que memo com latência menor, como disse nosso amigo Pereira13, é melhor em OC!

Entendeu?! Acho que o que determina a freqüência é o tempo de resposta-acesso da memo!

Entendeu o que quis dizer? Nunca li isso em lugar nenhum... Minhas bobagens, sou apenas eu que as sustento! eheh :-BEER

Postado Originalmente por Saioro+03 de maio de 2005, 14:15-->
Aproveitando o espaço, porque as latencias das memorias variam de acordo com a velocidade em que ela trabalha?? Existe algum calculo para isso?? ou seja se aplicarmos um over em uma memoria DDR 400 com  latencia de 2,5-3-3-8 o que aconteceria com elas?? os valores aumentam ou diminuem???? Ou aumentaria tanto que dar um over na memoria ou não não faria diferença??? Ou pelo contrario faz muita diferença?? Digamos se eu aumentar em 2% + o ganho que eu teria com as latencias alteradas a memoria apresentaria um ganho de um pouco mais de 2%????

A latência também indica o tempo de demora de organização da informação na tabela de capacitor! E o valor da latência indica os pulso naquele tempo de acesso..

Como custumo dizer:

Uma latência de 4 pulsos numa velocidade de 4ns... é muito menor do que uma latência de 3 pulsos numa velocidade de acesso de 10ns! ou mesmo de 2 pulsos!

4x4 = 16ns de espera!

3x10 = 30ns de espera!

2x10 = 20ns de espera!

E por isso que afirmo aquilo do começo...

Saioro@05 de maio de 2005, 09:20

porém sem querer ser chato, eu estava querendo mais detalhes sobre o assunto, tipo, a transeferncia de dados no computador é feita de modo paralelo com 8 via de 32 bits o que daria 8 vias de 1 byte por pulso de clock e assim vai, chegar no detalhe máximo do assunto (num estranha não, isso é mania de quem estudou eletrônica, entender tudo nos menores detalhes).

Que mané chato! Excelentes perguntas! Meus parabéns... acho até que vou aprender mais com seu tópico! eehe :-BEER

Acredito, e acho que me recordo de ler isso..., que a maioria das transmissões na placa-mãe são paralelas! e também, por isso, é tão difícil construir placas-mãe com frequências mais altas sem perca de pacotes por ruídos! ( Corrompidos! Por interverência eletro-magnética... por isso existe cabo IDE80vias... )

Só que as memos transferem 64bits por pulso de clock! ( Na verdade, não é em todo pulso... em muitos pulsos ela estará se organizando - e isto é a latência - e enquanto isso é o famoso "Wait States"... por isso, que memória cache é importante! ehehe)

Por isso, 8bits em cada uma das 8 vias!

(Lembrando que em Dual Channel, as memos irão enviar 128bits sincronamente... por isso, é importante que as memos sejam idênticas para não ocorrer incompatibilidades... se um dado fosse endereçado a uma memo com uma latência maior ... haveria assincronia na transmissão... teriamos um num pulso apenas 64bits e em outros 128... e acredito que seja por isso que as memos devam ser idênticas... mais uma coisa que inventei, nem li! Logo, tem inúmeras chances de estar errada! - E no caso do DC, seriam 16bits de transmissão em cada uma das 8 vias!)

Lembrando, com exceção do Atlhon 64 pin939... em todos os outros PCs, o controlador de memória está no CHIPSET NORTE!

Acho que é isso!

Felicidades!

:bandeira:

(Obs.: Eu não sei nada de eletrônica e também por isso devo ter dito muita bobagem! eheh, mas achei o nível das suas perguntas bastante elevado! E como disse, acho que vou aprender mais neste seu tópico do que lhe ensinar! eheh! Parabéns!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Ferjor, você esta quase certo, a não ser em um detalhe, tempo de acesso (os famosos nanos segundos) e freqüência é a mesma coisa, e te provo com umas contas simples, vamos lá

um PC 100 é a mesma coisa que 10Ns correto???

então vamos relebrar

1 nano segundo = 1 segundo / 1.000.000 nanos = 0,000001 segundos

0,000001 X 1000 = 0,001 segundo = 1 milesimo de segundo (1/1000 = 0,001)

1 centesimo = 1/100 = 0,01 segundo

cada centesimo de segundo são 10 milesimos ou seja 0,001X10 = 0,01 centesimo que 0,01X100 = 1 segundo

então vamos, 100Mhz sindifica em eletrônica 100.000/s (cem mil pulsos por segundo), em eletrônica digital as CKT (circuitos) são comandados por pulsos eletricos.

Dizer que uma memoria trabalha a 100Mhz é o mesmo que dizer que ela trabalha com 100.000 pulsos por segundo ou que em 1 segundo ela recebe 100.000 pulsos ou o mesmo que 1 segundo dividido por 100000 = 1/100000 = 0,000001 segundos

com isso temos que a cada 0,000001 segundos ou (0,000001X1000000 = 10nanos segundos) a memoria recebe um pulso, ou seja ela consegue receber um pulso a cada 10 nano segundos.

No caso de uma DDR 400 seria 1 segundo dividido por 400.000 (1/400000=0,0000025 e convertendo para nano segundo 0,0000025X1000000 = 2,5 nanos segunds) assim sendo DDR 400 = 2,5 nanos. Nas memorias geralmente vem escrito apenas os nanos segundos, ai é so fazer uma conversão, 2,5 = 400 porque 1 segundo dividido por 2,5 nanos da os 400Mhz (1/0,0000025=400000), ou por exemplo 3Nanos (1/0,000003=333).

Quanto as latencias, são os tempos gastos por operação, este tempo é medido em pulsos de clok, ou seja nos malditos Mhz ou nesse cazo Hz.

As memorias tem varias operações como busca por um dado, leitura de um dado, gravação de um dado e atualização dos dados, para cada operação dessas eu gasto uma determinada quantidade de pulsos, ou tempo, digamos que uma latecia de uma memoria DDR 400 (a mais comum hoje) seja do valor = 3 (não vem ao caso qual operação, se de CAS RAS RAS to CAS) temos uma memoria com 400Mhz ou seja 400000Hz (quatrocentos mil pulsos de clock por segundo) se eu gasto 3 pulsos de clock, significa dizer que no meu universo de 400000/3 a memora é capas de fazer 133.000 vezes esta determinada operaçao que gasta 3hz ou 3 pulsos de clok, ai vem o motivo de quanto mais baixo este valor melhor, se a latencia dessa DDR para esta operação seja ela qual for, fosse 2 (2Hz) isso seria 400000/2 = 200.000, ou seja um ganho de 50% a mais de velocidade para esta operação.

Um exemplo mais prático é minhas memorias DDR 400 são respectivamente uma nanya (3-3-3-7) e uma generica (2,5-3-3-7) a operação de ras da memoria generica é um pouco mais rapida do que a nanya, a naya consegue fazer 133.000 por segundo de RAS, enquanto que a generica consegue 160.000, 27 mil operações a mais que a naya.

Quanto a minha questão principal de porque as memorias transferem 8Megas por 1Mhz eu vou procurar melhor, vou ler alguns livras e achar o motivo disso tudo.

Quando você falou da transmição ser em paralelo, e ser mais difícil, o motivo REAL é que em circuitos com trilhas em paralelo se não for muito bem desenhado ela trabalha como "capacitores" (um componente eletrônico com a finalidade de filtro, a teoria dos capacitores é: "dois metais paralelos izolados formam um capacitor de carga X e tempo Y dependendo dos metais e tipo de isolamento assim como tamanho"). você pode perceber dus coisas em qualquer circuito eletrônico, não existe trilhas que fazem angulo de 90º e de tantos em tantos centimetros as trilhas tem que fazer uma pequena curva mesmo sem ter a nescessidade no layout do circuito, isso é para evitar este efeito e evitar ruidos.

Fico feliz que tenha gostado do meu tópico, eu ate tenhos outras discussões mas vou colocar com o tempo, to afim de poder trabalhar estes assuntos com calma. e antes que eu me esqueça, a sua explicassão do Dual Chanel esta bem legal, so que pelo que eu entendo se forem colocados pentes diferentes a placa mãe identificara a melhor latencia em comum para os dois pentes, sendo assim provavelmente ela irá nivelar pelo mais lento, não aproveitando a capacidade total do pente mais rápido 9diminuir velocidade é mole aumentar é que é o problema) e no que diz respeito a memoria travar ou dar problema é muito simples, existe no mercado memórias de péssima qualidade, e tambem o manuseio incorreto das componentes eletronicos, segurar um pente dememoria com todos os dedos sobres os chips não queima de imedita, (se queimasse mesmo eu não teri um pra contar história) poresm ja percebi que a vida útil e sua qualidade desaparecem, não é porque um pente foi reconhecido que ele não esteja com problemas, muitas vezes existem pentes que foram manuseados de modo incorreto, são reconhecido, a sua capacidade é reconhecida mas por um acaso não funcionam por nada (ou melhor por um acaso não, dentro do chip não existem apenas transistores e portas logicas, tem muito mais coisas do que se imagina).

Bom pessoal por enquanto é isso, assim que possivel vou atualizar este topico com meus teste de over e assim que conseguir postareia resposta da minha dúvida cruel dos 8Mb por 1Mhz das memorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo!

Perfeito!

Só umas ressalvas... eu me recordo de ler que apesar de 10ns serem, como você bem disse, 100Mhz, não se utilizavam, na verdade, memórias PC100 com esse tempo de acesso!

Apenas memos ligeiramente mais rápidas do que 10ns é que eram memórias reais de "100Mhz"! Já que neste limiar as mesmas apresentavam erros!

Por isso, 10ns é velocidade de PC66!

Neste sentido, é isso que queria dizer que tempo de acesso é diferente de clock!

Não falamos em clocks que não sejam PC66, PC100, PC133 e até PC150!

Mas, na verdade, existe uma nuance maior, que faz que os esses simples clocks padronizados soareem uma falsa ideia da velocidade real!

E espero ter sido melhor compreendido!

E pensando assim, sempre me pareceu mais fácil de entender por que não existe problema em usar memos em "CLOCK"s mais baixo e até levemente mais altos!

Já que a "entidade" clock que no início nos parece algo limitande... através da ideia - que é real como você bem disse! - do tempo de acesso em "ns" esse limite se desfaz!

Assim, é fácil compreender também... por que Overclock em processadores são possíveis...

Não são os "Clocks", mas sim o tempo de acesso!

Os clock são pura arbitrariedades! Enquanto que o "tempo de acesso" seria o fiel representante da realidade!

Sinceramente, espero ter sido claro!

Postado Originalmente por Saioro@06 de maio de 2005, 14:55

Quando você falou da transmição ser em paralelo, e ser mais difícil, o motivo REAL é que em circuitos com trilhas em paralelo se não for muito bem desenhado ela trabalha como "capacitores" (um componente eletrônico com a finalidade de filtro, a teoria dos capacitores é: "dois metais paralelos izolados formam um  capacitor de carga X e tempo Y dependendo dos metais e tipo de isolamento assim como tamanho"). você pode perceber duas coisas em qualquer circuito eletrônico, não existe trilhas que fazem angulo de 90º e de tantos em tantos centimetros as trilhas tem que fazer uma pequena curva mesmo sem ter a nescessidade no layout do circuito, isso é para evitar este efeito e evitar ruidos.

Que fantástico! Nem sabia que isso existia!!!!!!!!!

Mas, me desculpa, minha incência: Mas essas curvas não seriam de 90º para que a inercia não levasse para fora da trilha os eletróns?! E não seriam retas para limitar a velocidade dos mesmos?!

Hehehe, com certeza, estou deliranto! Afinal, a massa de um eletron é desprezível, né?! Mas foi a única explicação que encontrei! ehhe

Postado Originalmente por Saioro+06 de maio de 2005, 14:55-->
A sua explicassão do Dual Chanel esta bem legal, so que pelo que eu entendo se forem colocados pentes diferentes a placa mãe identificara a melhor latencia em comum para os dois pentes, sendo assim provavelmente ela irá nivelar pelo mais lento, não aproveitando a capacidade total do pente mais rápido 9diminuir velocidade é mole aumentar é que é o problema)

Novamente, concordo com você, mas pelo que me parece... o GARGALO não tem funcionado no Dual Channel! Ele, o gargalo, em fez de ser nivelar pelo mais lento... - como em tudo nos pcs! - tem dado erro!

Mas sem dúvida, acredito que o Dual Channel caminhe para esse tipo de solução! Mas continuo, ainda, precisamos de memos, de preferência, idênticas para que ele se realize, não?!

Postado Originalmente por Saioro@06 de maio de 2005, 14:55

o manuseio incorreto das componentes eletronicos, segurar um pente dememoria com todos os dedos sobres os chips não queima de imedita, (se queimasse mesmo eu não teri um pra contar história) poresm ja percebi que a vida útil e sua qualidade desaparecem, não é porque um pente foi reconhecido que ele não esteja com problemas, muitas vezes existem pentes que foram manuseados de modo incorreto, são reconhecido, a sua capacidade é reconhecida mas por um acaso não funcionam por nada (ou melhor por um acaso não, dentro do chip não existem apenas transistores e portas logicas, tem muito mais coisas do que se imagina).

Novamente concordo com o você!

É importante que os vendedores saibam que eles não são OS DONOS DAS MEMOS! E sim seus futuros compradores!

Assim, quando um vendedor pega algum componente de maneira errada, ele está destruindo a propriedade de outrém!

E infelizmente, não conheço nenhuma loja, em Goiânia, na qual os vendedores saibam o mínimo necessário para pelo menos não estragarem seus produtos!

Certíssimo!

Saioro@06 de maio de 2005, 14:55

Quanto a minha questão principal de porque as memorias transferem 8Megas por 1Mhz eu vou procurar melhor, vou ler alguns livras e achar o motivo disso tudo.

Bom pessoal por enquanto é isso, assim que possivel vou atualizar este topico com meus teste de over e assim que conseguir postareia resposta da minha dúvida cruel dos 8Mb por 1Mhz das memorias.

Amigo, em cada pulso de clock são transmitidos 64bits certo?!

Ora, ora:

64bits por pulso de clock!

Em 1000 pulsos de clock: 64000bits em 1Mhz, certo?

64000bits/8 = 8000Bytes!

8000Bytes = 8KB, não?!

8000KBytes = 8MB, não?

Logo, em cada 1Mhz... são transmitidos 8MB!

Não fiz a conta certa?!

É isso!

Parabéns amigo!

Muito obrigado e

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com preguiça quanto texto!!

Suas perguntas são boas!!!

No caso de uma DDR 400 seria 1 segundo dividido por 400.000 (1/400000=0,0000025 e convertendo para nano segundo 0,0000025X1000000 = 2,5 nanos segunds) assim sendo DDR 400 = 2,5 nanos. Nas memorias geralmente vem escrito apenas os nanos segundos, ai é so fazer uma conversão, 2,5 = 400 porque 1 segundo dividido por 2,5 nanos da os 400Mhz (1/0,0000025=400000), ou por exemplo 3Nanos (1/0,000003=333).

O tempo de acesso é sempre medido a partir da velocidade real no caso 200Mhz enviando dois dados por pulso de clock. Logo é 1/200000=0,000005 dando um tempo de acesso de 5 nanos, porém envia dois dados por pulso de clock.

Quanto as latências o que você falou é verdade mas na prática a diferença entre uma latência 2 ou 3 é muito pouca .

Uma memória 2.5-2-3-6 e outra 3-3-3-7 apesar da primeira ser mais rápida em todas as operações o tempo de acesso em uma mesma velocidade não aumenta quase nada.

Observe

Quando você falou da transmição ser em paralelo, e ser mais difícil, o motivo REAL é que em circuitos com trilhas em paralelo se não for muito bem desenhado ela trabalha como "capacitores" (um componente eletrônico com a finalidade de filtro, a teoria dos capacitores é: "dois metais paralelos izolados formam um capacitor de carga X e tempo Y dependendo dos metais e tipo de isolamento assim como tamanho"). você pode perceber dus coisas em qualquer circuito eletrônico, não existe trilhas que fazem angulo de 90º e de tantos em tantos centimetros as trilhas tem que fazer uma pequena curva mesmo sem ter a nescessidade no layout do circuito, isso é para evitar este efeito e evitar ruidos.

Também fiquei com dúvida aqui, porque isso faz evitar efeitos e ruidos?...

O tempo de acesso é de 5 Nanos e envia dois dados por pulso de clock.

A contagem ocorre assim.

Amigo, em cada pulso de clock são transmitidos 64bits certo?!

Ora, ora:

64bits por pulso de clock!

Em 1000 pulsos de clock: 64000bits em 1Mhz, certo?

64000bits/8 = 8000Bytes!

8000Bytes = 8MB, não?!

Logo, em cada 1Mhz... são transmitidos 8MB!

Não fiz a conta certa?!

É isso!

Parabéns amigo!

Muito obrigado e

Felicidades!

1MHz = 1000Khz e 1Khz = 1000hz

são 64000000/8 = 8000000 bytes = 8MB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por pereira13@08 de maio de 2005, 02:48

Observe

Também fiquei com dúvida aqui, porque isso faz evitar efeitos e ruidos?...

Amigo Ferjor 8000 bytes é igual a 8 KB

e nem isso já que cada KB tem 1024 bytes.

O QUE SERIA DESTE FÓRUM SEM O NOSSO AMIGO: Pereira13 !!!??

Certíssimos!

Eu agora, re-li meus livros de 4º de matemática (" Eu ADORO matemática", lembram desses livros?! eheh )

Como dizia...

64bits por pulso são 8Bytes!

Cada pulso é 1hz!

Logo,

1Mhz irá transmitir 8MB!

Sem erro!

Porém com resalvas:

Na realidade, as memórias vão ter latência, vão ter falha no recebimento e envio de pacotes, preciso que tamanha quantidade de informação seja transmitida para ela tentar mandar... logo, esse marca NUNCA SERÁ alcança, certo?

É isso!

Mais uma vez, muito obrigado Pereira13!!! :-BEER

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

B) valeu galera, agora sim todo o assunto ficou bem explicado, gostei muito.

Percebi que os dois ficaram curiosos sobre o que eu falei de ruido e capacitores né, até mesmo sobre as trilhas de placas, vou aproveitar pra relembrar um pouco das minhas aulas do segundo ano de eletrônica, tomara que eu me lembre de tudo direitinho se não meu ex professor me mata rsrsrsr.

Capacitores - os capacitores são aqueles componentes que parecem umas pilhas bem pequenas que encontramos em qualquer circuito, principalmente em fontes, nas entradas de força das placas mãe's, em placas de som video e fax e em tudo que trabalha com transmissão de sinais ou que precise de um filtro de alimentação.

esse componente trabalha da seguinte forma, quando passa corrente eletrica nele, ele armazena uma pequena carga (essa carga depende do material que ele é feito e tamanho), quando essa corrente muda ,digamos assim pra ficar mais fácil, ele tem 2 terminais 1 e 2, digamos que inicialmente o 1 era + e o 2-, quando isso é invertido 1- e 2+, ele descarrega a corrente que estava armazenada nele.

Antes de ir pro mundo digital imagine a seguinte cena ai você vai entender melhor porque o nome de filtro. imagine um capacitor entre um fio (+)--------[capacitor]-------(-) (num repara na obra de arte imagine que os tracejado é o fio e o capacitor esta bem no meio dele), e nesse fio passa um sinal ora positivo hora negativo, como o capacitor esta no meio dele o que vai ocorrer é, quando o sinal no fio for positivo, o capacitor vai armazenar a carga, quando for negativo ele vai descarregar a sua carga no final do fio ele sepre vai ser positivo, dando a impressão que filtramos as ondas negativas, se você tiver um pouco de paciencia e calcular muito bem os tempos imagine você jogar um som de uma musica, e colocar um capacitor que consegue cobrir sempre que o sinal for agudo, ao você monta um filtro de sinais de grave, é quase isso obvio que precisa de muitos outros calculos e mais alguns componentes pra auxiliar.

O capacitor é feito da seguinte forma, dois metais em paralelo, isolados por um material qualquer, o isolante pode ser liquido, plastico e sei lá mais o que. ou seja se eu tiver duas placas de metal em paralelo separadas apenas por um isolante elas conseguem absorver carga, pequena mas consegue, ou seja se torna um capacitor, e se repararmos em um ambiente digital um capacitor colocaria 1 no lugar de zero (um ruido, onde devia ser uma coisa esta sendo outra distorcida).

Nos circuitos em geral é similar, temos váaaarias trilhas (metais) separados por alguém tipo de isolante, em placas normalmente temos o verniz que cobre todas as trilhas, temos tambem uma mudança de sinal initerrupta (um ##### freqüência alta pra atrapalhar rsrsrsr) um mundo perfeto pra gerar varios capacitores e não conseguir transmitir nada =) porém existe algumas técnicas pra ajudar nisso e não causar o mesmo efeito de um capacitor em um circuito. Primeiro que todas as trilhas que se estendem por toda a placa não são retas o tempo todo elas parecem fazer uns pequenos desvios ( ___/ ) umas pequenas curvas em um angulo que não seja de 90º os angulos de 90 não anulam este efeito, caso a trilha faça um angulo de 90º perceba que bem na quina ela tem um ... como posso dizer uma pequena quebra um triangulozinho pra que não sega uma dobra de 90º perfeita, a não ser que nesta trilha não passe sinal, ai não tem regra nenhuma, essas são umas das técnicas pra se evitar ruido, outra interessante é a dos cabos IDE, que são de 40 vias porém os mais rapidos são de 80, nesse caso é um fio terra para aterrar ou anular o sinal com ruido para cada fio de dados.

Bom espero ter ajudado, se eu conseguir e tiver paciencia vou ver se tiro uma imagens e divulgo em algum lugar pra exemplificar.

Quanto ao meu over no micro vai ficar pra semana que vem, entre ficar o final de semana na frente do micro e sair de casa e so voltar na madruga eu prefiro sair de casa =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a Conta q é utilizada para o cáculo é a seguinte

Freqüência x Bits / 8

ou Seja

400Mhz x 64Bits (DDR) / 8 (para conversão de Mbits para MBytes, ou seja,

= 3200MBytes/segundo

Lembrando que esta é a banda máxima

e a propósito quen quer saber mais sobre Latencias e quer descobrir como diminuí-las tendo em alguns casos como o meu um aumento de 40% na memo só reduzindo as latencias entre no site q eu vou colocar no fim do meu Post,

minhas memos genéricas tinham latencias de 9-4-4-3T num total de 20 Clocks(é só somar todos) para fazer uma determinada operação seja de leitura ou gravação reduzindo as latencias eu consegui deixar elas com 4-3-3-2T num total de 12 Clocks para fazer as mesmas operações sem perder estabilidade um ganho de velocidade de 40% acima do normal e com over aumenta para 45%, então se você tem uma sorte de encontrar memos genéricas boas como as minhas você pode melhorar muito o desempenho do seu PC sem tirar dinheiro do bolso!, isso se dá porque os fabricantes testam as memos com seus desempenhos mais estáveis o possiveis e então gravam ela no SPD q é onde estão guardadas as informações tipo tensão, freqüência, latencias e etc. por isso é possivel conseguir dar uma melhorada nela lembrando q isso é dar Overclock nela então faça por conta e risco eu mesmo passei o maior cagaço quando regulei as memos com latencias estremamente baixas e o PC não ligava e ficava acusando que estava sem RAM mais por causa da minha placa mãe eu me salvei pois ela tem uma proteção contra overs altos e entra na proteção antes do negócio queimar então vá com calma.

qualquer coisa posta aí.

Uma Abraço a todos!

:D

O site pra ver como melhorar as Timings da RAM é este:

http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=8110&z=24

Athlon XP 1700+ @ 1540MHz

DDR Infineon 350MHz 4-3-3-2T

ASUS A7N8X-X

Mercure FX5200 GPU 300MHz @ Memos 500MHz

mesmo com tudo em over só 50°C no verão!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ÐM²@11 de maio de 2005, 03:42

a Conta q é utilizada para o  cáculo é a seguinte

Freqüência x Bits / 8

ou Seja

400Mhz x 64Bits (DDR) / 8 (para conversão de Mbits para MBytes, ou seja,

= 3200MBytes/segundo

Lembrando que esta é a banda máxima

e a propósito quen quer saber mais sobre Latencias e quer  descobrir como diminuí-las tendo em alguns casos como o meu um aumento de 40% na memo só reduzindo as latencias entre no site q eu vou colocar no fim do meu Post,

minhas memos genéricas tinham latencias de 9-4-4-3T num total de 20 Clocks(é só somar todos) para fazer uma determinada operação seja de leitura ou gravação reduzindo as latencias eu consegui deixar elas com 4-3-3-2T num total de 12 Clocks para fazer as mesmas operações sem perder estabilidade um ganho de velocidade de 40% acima do normal e com over aumenta para 45%, então se você tem uma sorte de encontrar memos genéricas boas como as minhas você pode melhorar  muito o desempenho do seu PC sem tirar dinheiro do bolso!, isso se dá porque os fabricantes testam as memos com seus desempenhos mais estáveis o possiveis e então gravam ela no SPD q é onde estão guardadas as informações tipo tensão, freqüência, latencias e etc. por isso é possivel conseguir dar uma melhorada nela lembrando q isso é dar Overclock nela então faça por conta e risco eu mesmo passei o maior cagaço quando regulei as memos com latencias estremamente baixas e o PC não ligava e ficava acusando que estava sem RAM mais por causa da minha placa mãe eu me salvei pois ela tem uma proteção contra overs altos e entra na proteção antes do negócio queimar então vá com calma.

qualquer coisa posta aí.

Uma Abraço a todos!

:D

O site pra ver como melhorar as Timings da RAM é este:

http://www.baboo.com.br/absolutenm/anmviewer.asp?a=8110&z=24

Athlon XP 1700+ @ 1540MHz

DDR Infineon 350MHz 4-3-3-2T

ASUS A7N8X-X

Mercure FX5200 GPU 300MHz @ Memos 500MHz

mesmo com tudo em over só 50°C no verão!!!!!!!

Você realizou algum benchmark?

Se puder realizar posta aqui.

No meu caso ao abaixar a latências das memórias o ganho foi irrelevante ela passou a ler 18MB/s a mais...

Só tive ganho de desempenho mesmo com overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!