Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TUTORIAL para iluminar seu casemod!


rasta_man

Posts recomendados

:bandeira: oi amigo ... estava querendo fazer um com aqueles ( braeck lafe ) acho q é assim q se diz........ aqueles negocio q coloca nos carro que acendo quando pisão no breck ... então eu estava penssando em fazer um case mod com ele mas eu estava penssando sera que não vai queima.. porque no carros não ficam aceso direto ... sera que da certo .? o que vocês mi diz??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por carlos alberto@16 de dezembro de 2005, 17:52

:bandeira:  oi amigo ... estava querendo fazer um com aqueles ( braeck lafe ) acho q é assim q se diz........ aqueles negocio q coloca nos carro  que acendo quando pisão no breck ... então eu estava penssando em  fazer um case mod com ele mas  eu estava penssando sera que não vai queima..  porque  no carros não ficam aceso direto ... sera que da certo .? o que vocês mi  diz??

olha velho pode até dar certo.... led não queima não como isso é feito pra por em carro ele já deve funcionar em 12v... Teoricamente seria sóh você ligar e boa mas você tem q ficar esperto com 2 coisas : se ele é 12v mesmo (só pra ter certeza) e se ele não vai esquentar muito... as vezes esses negócios tem um circuito dentro se o led não for 12v que converte para a tensão certa e como isso não foi feito pra ficar ligado o tempo todo pode ser q esquente muito....

Tenta fazer o seguinte: ve se arruma uma fonte AT , aquelas mais antigas porque essa fonte não precisa da placa-mãe para funcionar, se sua maquina for antiga ela pode até ter uma fonte at pra saber é fácil se a sua maquina quando você aperta o botao de desligar desliga direto sem encerrar o windows sua fonte é AT então é só você desligar tudo inclusive sua placa-mãe da fonte e testar o brack Light nela......

Mas se sua fonte for ATX ( quando o windows desliga antes do pc ) não tem jeito você vai ter q testar na sua maquina mesmo.... toma cuidado se quando você ligar sua maquina desligar não liga de novo tira o led e volta ao normal , a fonte tem uma proteção mas não é estão segura assim....

Caso dê certo fique esperto com a temperatura se o led esquentar muito significa consumo muito alto de energia sem contar que esquenta seu gabinete o q não é nada bom...

E se depois disso (caso dê certo )seu pc começar a travar e desligar sozinho ou reiniciar também é sinal de que algo esta errado.... se o consumo de energia for muito alto sua fonte não aguenta e desliga ou esquenta muito e queima ou o led tá esquentando seu gabinete... aê o jeito é fazer você mesmo que é mais certeza....

falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aeww galera fiz uma régua com 5 leds azuis e fico bem iluminado, mas a 1ª vez que eu testei o primero led não acendeu, será que ele queimou? Quando ele queima fica preto por dentro?

Achei também que os resistores tão esquentando muito, depois de uma 4 horas acesos peguei na parte de trás e estava +- 37°, comparei com a temp. da base do cooler do cpu que estava uns 34°, tá normal a temperatura?

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por thim@26 de dezembro de 2005, 11:39

Fala aí cara, bom o tutorial fico bem loco, mas eu tenho 2 perguntas:

1ª - vou fazer com 6 leds, eles não produzem muito calor, né?

2ª - (Pergunta bem ***** :P) Essa régua, onde compro isso?

na verdade o led emite muito pouco calor é quase imperceptivel , mas os resistores podem esquentar um pouco ( inda mais se você ligar em 12V ) mas normalmente temperatura não é um problema

Regua compra daquelas mais grossas.... acho q fica melhor e é mais fácil de trabalhar , a fininha pode rachar quando você estiver furando.... e regua brow.... vai numa papelaria aê ou até no mercado tem... regua escolar....

So fica esperto com isolamento e usa estanho mesmo pra soldar tem gente q emenda tudo d qualquer jeito e não isola direito aê é cada pipoko q dá medo....

qualquer coisa pergunta aí..

abrass....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bocardi@26 de dezembro de 2005, 16:44

qualquer coisa pergunta aí..

abrass....

Olá Galera!!!!

Eu estou com um problema... Aqui na minha cidade não "acrílico liso transparente" só sinza com uns detalhes... Ai eu queria saber se pode ser colocado um "VIDRO"??????

Aguardo resposta pra eu começa a fazer o meu!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ou pessoal me ajuda aeww

Fiz uma régua com 5 leds azuis e outra com 6 leds UV e quero saber até quantos leds e fans posso ligar num mesmo molex. To querendo montar um mini-painel com quatro chaves liga/desliga (aquelas que parecem alavancas pequenas) pra ligar 2 réguas e 2 fans e talvez 4 leds normais pra indicar se ta ligado ou não.

Ainda tenho sobrando da fonte um cabo com 2 molex livres e outro com apenas 1 molex.

Se puderem postar uns sites com esquemas de montagem seria bem bom :D

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Slpk@29 de dezembro de 2005, 15:43

cara vidro é meio complicado...

Além de ser pesado e quebrar muito fácil é mais caro. Em várias lojas de case mod vende-se laterais de acrílico, aqui no fórum você encontra uma lista dessas lojas.

falou

Obrigado pelas dicas... depois de muita procura eu achei na cidade vizinha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Slpk@12 de janeiro de 2006, 18:18

ou pessoal me ajuda aeww

Fiz uma régua com 5 leds azuis e outra com 6 leds UV e quero saber até quantos leds e fans posso ligar num mesmo molex. To querendo montar um mini-painel com quatro chaves liga/desliga (aquelas que parecem alavancas pequenas) pra ligar 2 réguas e 2 fans e talvez 4 leds normais pra indicar se ta ligado ou não.

Ainda tenho sobrando da fonte um cabo com 2 molex livres e outro com apenas 1 molex.

Se puderem postar uns sites com esquemas de montagem seria bem bom :D

falou

Eu tenho 10 leds ligados no mesmo molex, comecei a fazer as chaves de liga/desliga também, mas ainda não acabei por preguiça! :ZZZ:

AQUI está uma explicação de como instalar as chaves :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por rasta_man@07 de maio de 2005, 01:33

Bem, atendendo a pedidos, resolvi fazer um tutorial de como montar uma régua de led’s para iluminação interna do case. É algo totalmente artesanal, claro que pode-se melhorar bastante na hora de montar a régua (principalmente na hora de soldar os leds, fios e resistores) mas minha intenção é deixar bem simples para que qualquer pessoa que não tenha todas as ferramentas possa fazer a régua com leds.

É uma pena que eu esteja sem câmera digital para tirar fotos, mas vou tentar fazer desenhos para facilitar o entendimento.

Lembrando que essa ideia é de minha autoria, então gostaria de batizar esse projeto de Régua-Led, sei que é feio, se alguém tiver um nome melhor é só dizer! ;)

Bem, vamos ao que interessa, começaremos pelos materiais necessários:

6 leds de ALTO BRILHO (não compre leds comuns)

6 resistores de 470

60 cm de fio duplo fino.

Fita isolante

Alicate

1 régua de 20cm de cor branca (geralmente as réguas coloridas são mais flexíveis e maleáveis, sendo assim fica mais fácil na hora de fazer os furinhos), não tentei usar réguas transparentes, mas pode ser que de certo.

A primeira coisa que deve ser feita é furar a régua, para isso meça certinho os espaços entre os leds. Na hora de fazer os furos, muito cuidado para não alargar de mais os furos, se não os leds não vão ficar fixos. Veja a imagem:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.stiptaxi.pop.com.br/regua/01.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Repare que na imagem acima os furos começam mais pertos de uma ponta da régua para sobrar um pouco de espaço na outra ponta da régua, mais pra frente vamos entender o motivo.

Agora vamos trabalhar com os leds e resistores.

O led tem duas perninhas, uma maior que a outra, o resistor deve ser ligado na perninha maior, mas como os leds estarão muito pertos um do outro, temos que cortar um pedaço das perninhas do led. Eu cortei as perninhas pela metade, cuidado para não se perder no tamanho, deixe a perninha maior sempre um pouco maior, mesmo cortando (deu pra entender né?).

Para fixar o resistor na peninha do led (lembre-se, na perninha maior) deve-se usar estanho, se você não tem essa ferramenta (assim como eu) enrole uma perninha do resistor na perninha maior do led. Veja a figura:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.stiptaxi.pop.com.br/regua/02.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Faça isso em todos os leds.

Depois encaixe os leds na régua e dobre as perninhas dos leds. Veja a figura:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.stiptaxi.pop.com.br/regua/03.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Nessa imagem os leds já estão encaixados na régua, repare que a parte de baixo do led serve como trava para o led encaixar na régua.

Na imagem abaixo os leds estão na régua já com as pernas dobradas:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.stiptaxi.pop.com.br/regua/04.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Descasque aproximadamente de 20cm de fio para enrolar nas pernas. Veja imagem:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.stiptaxi.pop.com.br/regua/05.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A intenção dessa imagem é mostrar que você deve dividir o fio duplo e descascar cerca de 20cm de uma das extremidades. Veja que um dos lados do fio tem uma linha branca, esse lado da linha branca vamos usar para colocar nas perninhas que estão com o resistor, já o lado que é todo preto vamos ligar nas perninhas que não tem resistor.

Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por cariocaparaventi@28 de março de 2006, 07:23

posso lhe fazer uma pergunta meia besta é so uma duvida que acho que você pode tirar qual a função necessariamente o resistor exerce no led pergunto não é porque sou besta é porque sempre usei led em grandes quantidades em poucas sozinhos etc e nunca coloquei resistor você pode me informar para serve eles ???

Fala aí, os resistores estão aí pra limitar a corrente que passa nos leds, se passar corrente de mais, pode queimar o led, se não me engano os leds de alto brilho suportam até uns 40 a 50 mile amperes, há vários jeitos de ligar esses resistores, em série ou paralelo (os valores mudam) mas estão aí pra limitar a corrente.

Baffs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Venho propor uma melhoria no circuito.

========================================================

DISCLAIMER (TIRANDO O MEU DA RETA)

É SÁBADO DE MANHÃ.

ESTOU COM SONO.

VENHO HUMILDEMENTE INFORMAR QUE SOU HUMANO, E COMO

TAL, COMETO OS MEUS ERROS. APESAR DE TER REALIZADO

OS CÁLCULOS COM CUIDADO, M***** ACONTECEM.

É POSSÍVEL, EMBORA IMPROVÁVEL QUE OS DADOS APRESENTADOS

AQUI POSSUAM ERROS.

DESTE MODO, REALIZE SUAS MONTAGENS COM CRITÉRIO E

CUIDADO. A RESPONSABILIDADE DE QUALQUER PREJUÍZO,

DIRETO OU INDIRETO, É SUA.

========================================================

Vamos analisar primeiro o circuito proposto:

+12V ---[470 Ohm]---[>|]--- 0V

A queda de tensão no led pode variar entre 2 e 3.8V, dependendo da

cor e do fabricante. Para ter o valor exato basta ligar o circuito

e medir com um multímetro. Vou exemplificar com 3.5V, que é um valor

típico para um led de alto brilho azul.

Deste modo, a corrente no resistor será:

i = V/R = (12 - 3.5) / 470 = 181 mA

A potência dissipada pelo resistor é:

P = V^2 / R = (12 - 3,5) ^ 2 / 470 = 0,153 W.

O que significa que 10 leds resultam em 1,53 W gastos a mais da fonte,

mais calor gerado no gabinete e o uso de 10 resistores.

Agora o circuito proposto:

+12V ---[R]---[>|]----[>|]----[>|]--- 0V

Usando 2, 3 ou 4 leds em série (vai depender da queda de tensão que você

mediu acima), teremos:

i = (12 - 3 * 3,5) / R

desejamos manter a corrente em torno de 20 mA, para proporcionar o mesmo

brilho.

Então:

0,020 = (12 - 3 * 3,5) / R => R = (12 - 3 * 3,5) / 0,20 = 75 Ohm

Muito bem, mas não temos resistores de 75 Ohm. Vamos escolher entre

68 e 82, que são os valore comerciais de resistores.

68 ===> i = (12 - 3 * 3,5) / 68 = 22 mA (O led vai brilhar bem mais,

mas deve-se ter certeza de que o led comprado aguenta essa corrente.

Duvido que o vendedor saiba dar esta informação).

82 ===> i = (12 - 3 * 3,5) / 82 = 183 mA (um pouco mais brilho que o

original, vou ficar com este).

A potência desperdiçada agora é:

P = V^2/R = (12 - 3 * 3,5)^2 / 82 = 0,027 para 3 leds, ou seja,

estamos dissipando 0,009W para cada led, 16 vezes menos que antes

e com mais brilho.

========================

Valores comerciais de resistores:

potências de 10 multiplicadas por:

10 12 15 18 22 27 33 39 47 56 68 82

========================

Conclusão:

Vantagens:

(1) Menor consumo (para 6 leds a vantagem é insignificante em comparação

aos 400W da fonte, mas este circuito pode ser usado para projetos de

iluminação mais potentes. Também é vantagem se for usado para aplicações

a pilha, quando neste caso a pilha pode durar cerca de 16 vezes mais.)

(2) Menor dissipação de calor (mais uma vez, para 6 leds a vantagem

é insignificante).

(3) Utiliza menos componentes (menos custo).

(4) Tem o caráter educativo da coisa. Você aprendeu a calcular um circuito.

É melhor fazer uma montagem com o domínio da situação do que por mera

tentativa e erro, que pode custar alguns componentes a mais.

Desvantagens:

(1) Para os preguiçosos, fazer conta é um sacrifício.

Fico devendo um dimmer RGB controlado por software, se o pessoal se interessar.

[]s

Loriato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

galera, esse topico caiu na minha maresia aqui como uma luva

pc lixo, mas estável

sem grana pra fazer investimentos

graças a vocês to projetando cortar a lateral e fazer esse circuito ou comprar um neon, o q estiver mais em conta

otima discursao, fiquei ontem a noite lendo a evolução do topico, gostei mesmo

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!