Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multiplicar ou aumentar frequência?


jacinto_arq

Posts recomendados

Tenho uma dúvida sobre overclock.

Tenho um P3 600, 100 Mhz 512 Kb, e a bios permite atingir a freqüência que pretendo operar (800 Mhz) tanto simplesmente aumentando o multiplicador, atualmente em 6x100, para 8x100 quanto aumentando a freqüência e mantendo o multiplicador (6x133).

Qual a opção mais eficiente, uma vez que a placa suporta 133Mhz (é uma soyo 6vba133)?

Preciso aumentar a tensão do processador?

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

C a sua memória for uma PC-133 prefira aumentar o barramento para 133mhz. O resultado será melhor :;):

Com certeza você terá q aumentar a tensão para obter este over d 33%...

Vá com calma, veja c o seu cooler vai aguentar o tranco, uma faixa boa d aumento seria em torno d 10% na tensão...

C ficar instável procure abaixar o multiplicador para 5.5, ok :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora fiquei mesmo na dúvida...

Quer dizer que as configurações podem não fazer efeito uma vez alteradas no setup devido ao tal multiplicador travado?

Como saber exatamente que é o caso do meu processador?

O manual da placa diz:

"Step 4. CPU B21 and A14 Settings: JP8 and JP9.

For certain Intel CPUs, the multiplier is not locked such that setting a multiplier higher than specified on the CPU is possible. For technical details read the following:

Your PII /III 100/66 MHz FSB CPU has an input pin B21 (100/66# signal) to tell it what FSB frequency it is running at; The PIII 133 MHz FSB CPU has two pins B21and A14 (133/100# signal). JP8 and JP9 are connected to the B21 and A14 input respectively and are used to tell CPU its FSB speed.

The actual FSB Frequency is however set through the BIOS and it may therefore differ from the Frequency specified to the CPU through JP8 & JP9.

Because some INTEL CPUs have their multipliers limited at a FSB Frequency of 100MHz and higher, telling the CPU that it is running at 66MHz through JP8 & JP9 while setting a different (higher) FSB Frequency in the BIOS may allow the user to set a higher multiplier value. Doing so will however force your CPU to operate out of its specifications, and therefore SOYO can not guarantee the proper functioning of your system."

Poderiam me ajudar a esclarecer as opções possíveis?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando esse topico

a duvida do cara ai é a mesma que a minha

um oc confiavel é um oc com fsb ou multiplicador

eu pus fsb a 166 e multiplicador 10x

ta rodando normal mas a sigla 2000+ sumiu ficando só 1665 mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho certeza que seu processador é travado . você pode até alterar o multiplicador no bios , mas nada vai adiantar . O que vai mudar é se você alterar o FSB , aí sim.

Kazuhiro, não existe overclock confiavel ....

Se você aumenta o FSB você estara melhorando o micro de uma maneira geral , uma vez que aumentando o FSB você estara aumentando as freqüências PCI , AGP e forçando a memoria, portanto é um overclock mais amplo se é que se pode dizer assim .

Aumentando multiplicador você só estara "apertando" o processador , é um overclock menos amplo . É mais ou menos isso , ok ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MADMAX@03 Abr. 2003,19:06

Tenho certeza que seu processador é travado . você pode até alterar o multiplicador no bios , mas nada vai adiantar . O que vai mudar é se você alterar o FSB , aí sim.

Kazuhiro, não existe overclock confiavel ....

Se você aumenta o FSB você estara melhorando o micro de uma maneira geral , uma vez que aumentando o FSB você estara aumentando as freqüências PCI , AGP e forçando a memoria, portanto é um overclock mais amplo se é que se pode dizer assim .

Aumentando multiplicador você só estara "apertando" o processador , é um overclock menos amplo . É mais ou menos isso , ok ?

como assim n da pra mudar o multiplicador

o meu eu mudo, mas só n passa do 12.5x

eu fiz o seguinte

pus fsb 166 (porque coma memoria de 333mhz iria para 332, já que é DDR, não estou certo?) ai diminui o multiplicador para 11x (12x ele trava e tenho q dar clearCMOS)

consegui rodar com 11,5x , fiz o super pi (fiquei na casa de 59s) mas desfis o oc porque não achei viavel ficar em clock alto (para um 2000+) e sem cooler volcano 7+

pus tensão de 2.5V nas memorias e freqüência de 166

que você acha,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kazuhiro ...o seu processador é um XP Tbred . Esses processadores são DESTRAVADOS de fábrica .

O processador do jacinto_arq é um P3-600 , essa CPU é travada de FABRICA  e não existe jeito de destravar o multiplicador .POde ate mudar no bios , mas de nada vai adiantar  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MADMAX@08 Abr. 2003,01:46

Kazuhiro ...o seu processador é um XP Tbred . Esses processadores são DESTRAVADOS de fábrica .

O processador do jacinto_arq é um P3-600 , essa CPU é travada de FABRICA  e não existe jeito de destravar o multiplicador .POde ate mudar no bios , mas de nada vai adiantar  :(

ahmm entendi, mas amigo

sera que não aumentei muito meu fsb?

olhe essa foto que tirei, usei o sandra

www.sonecahpg.hpg.com.br/perigo.GIF

se quiser posto mais benchmarks e informaçoes que o sandra acusou e informou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Positivo. O técnico só fez a substuituição dos capacitores, logo ele alega, até com razão, que qualquer outra pane que tenha ocorrido foi devido à sobrecarga e por isso não se responsabiliza. De qualquer maneira, descobri que o problema só ocorre nos DIMM4 e 3, que eu estava usando por serem os prioritários (e por orientação do manual). Por incrível que pareça, nos DIMM2 e 1 o problema não aparece. Logo, tirando esse bug, está tudo OK, agora.

Obrigado pela ajuda. :laugh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por kazuhiro+08 Abr. 2003,10:17-->
MADMAX@08 Abr. 2003,01:46

Kazuhiro ...o seu processador é um XP Tbred . Esses processadores são DESTRAVADOS de fábrica .

O processador do jacinto_arq é um P3-600 , essa CPU é travada de FABRICA  e não existe jeito de destravar o multiplicador .POde ate mudar no bios , mas de nada vai adiantar  :(

ahmm entendi, mas amigo

sera que não aumentei muito meu fsb?

olhe essa foto que tirei, usei o sandra

www.sonecahpg.hpg.com.br/perigo.GIF

se quiser posto mais benchmarks e informaçoes que o sandra acusou e informou

Abaixa um pouco o fsb ,e mantem o multiplicador em 11x. Ou tenta passaro FSB dos 166 . Se você conseguir rodar com FSB 167 o seu sistema aliviará o AGP e PCI caindo o divisor pra 1/5 . Qual sua board ? Tem chipset VIA KT333 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MADMAX+10 Abr. 2003,18:18-->
kazuhiro@09 Abr. 2003,16:42

ECS K7VTA5 , sim é chipset via kT333..

tenho que por fsb a 167 então?

Se você conseguir será uma boa ! Tente fazer isso e rode algus testes como o Prime95 pra ver a estabilidade .

O máximo que eu consegui com um Palomino almentando só o FSB foi 150 MHz com o Volcano7+ berrando ao máximo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por kazuhiro@08 Abril 2003,10:17

ahmm entendi, mas amigo

sera que não aumentei muito meu fsb?

olhe essa foto que tirei, usei o sandra

www.sonecahpg.hpg.com.br/perigo.GIF

se quiser posto mais benchmarks e informaçoes que o sandra acusou e informou

O Sandra é um *****. Ele não detecta o uso de qual divisor PCI é usado. Acho que ainda não consertaram isso.

O Kazu já deixou em 166MHz. Pode ficar tranquilo que o Sandra não é confiável.

So o seu é um TBred e você tem um cooler razoável, pode deixa esse overclock que está usando. Se não aumentou a tensão não tem nenhum problema grave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MADMAX+10 Abr. 2003,18:18-->
kazuhiro@09 Abr. 2003,16:42

ECS K7VTA5 , sim é chipset via kT333..

tenho que por fsb a 167 então?

Se você conseguir será uma boa ! Tente fazer isso e rode algus testes como o Prime95 pra ver a estabilidade .

no superdownloads.com.br tem esse prime95?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!