Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Áudio 5.1 - Real


Posts recomendados

Postado Originalmente por somaniaco@12 de agosto de 2005, 18:12

Ok, Lauro, deixa o Surround1, mas faz o link Output para o Surround Main.

Milo, o fato de encodar fora para AC3 ou DTS não é trabalho muito difícil, pois essa tarefa é bem rápida.... e fica bem legal.... É pena vocês não terem o realtime do áudio....mas tudo bem... Sendo assim, já que o trabalho com o SONAR ficar menor para vocês...vamos atacar de SONAR mesmo!!!  Milo, cadê sua DEMO?....Cê tá enrolando!!!

hahaha Dinho, me pegou de novo, rssss. Tem que cobrar mesmo! Tô enrolando não! é que precisa de tempo mesmo pra ficar mais ou menos legal, estou trabalhando todo dia pra tentar mixar uma música, agora terminei ela e vou ver os "defeitos" especiais pra colocar nela! com certeza terminando aviso aqui!

Agora áudios de vídeo mesmo já fiz vários não sabe a felicidade de saber agora como fazer um real 5.1 nos DVDs :) :palmas: Olha como ainda estou no começo do Nuendo, fiz todos ele no premire pois como você falou desde o começo é MUITO fácil criar um 5.1 com ele, (aliás 5.0) mas agora vou começar a fazer os áudios de cinema com o Nuendo! Quem diria nem imaginava falar isso um dia!! :-BEER

Valeu MESTRE!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí, Lauro, é assim mesmo!!! O Surround Main é que é o Cara!!!!

Vou ficar aqui esperando para saber o resultado!!!

Milo, essa música virá para arrebentar...tanto capriho assim, deve ser o Bicho!!!

Milo, vou te corrigir: O Premiere faz 5.1 sim!!! Só que o .1 (LFE = Subwoofer) é criado retirando apenas as baixas freqüências dos outros canais. Mas gera um canal idependente e com áudio!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to transferindo

Dinho, não é n enhuma obra prima pois eu estava mais preocupado em aprender o programa que mixar a musica propriamente dita. A unica coisa que fiz foi usar o SF pra gravar a musica em dois canais e a partir dai carregeuei eles no Sonar e coloquei as seis pistas. Nas duas surrounds eu apliquei um Delay.

Demo do Queen mixado no Sonar 4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza rfsrossigna

É por aí mesmo. Beleza, beleza

Essa música e show.

É muito difícil mixar músicas orquestradas por que o som mistura muito na freqüência que seria de voz ou seja nas médias.

Você tinha razão com relação ao Sonar.

Viu os meus posts anteriores?

Finalmente eu consegui configurar o Sonar aqui e consigo ouvir separadamente todas as caixas agora.

Agora é mãos à obra e desbravar esse mundo maravilhoso da edição de audio digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, já fazia algum tempo que eu não trabalhava com o SONAR. Aliás, logo assim que comecei, tive alguns problemas e larguei o bicho de lado e me dediquei de uma vez ao NUENDO. Só que a partir de ontem, com nosso papo aqui, fiz a promessa de mixar " Kind of Magic " do Queen no SONAR. E assim comecei partindo de um arquivo wave original em 44.1khz. Muito bom!

Logo lembrei a razão pela qual eu havia deixado de trabalhar com o SONAR!! Ele é meio "bichinha", digo isso pelo motivo dele dar uns paus com o ASIO da Audigy 2ZS. Mesmo assimtravei uma batalha mortal para vencê-lo. E eis os macetes:

1 - O SONAR só reconhece os canais como estéreo (Não tem jeito) ele reconece todos os canais da Audigy, porém agrupa sempre de 2 em 2. E isso é a morte para quem quer trabalhar com os canais bem separados!

2 - Lauro, o Presset de Surround está errado!! Não é assim! Para ter a certeza disso, abra os seus canais em wave, que foram exportados pelo SONAR e você verá que eles são iguais!!!

3 - Isso é motivo pelo qual NÃO devemos usar o Surround 1 e Main, pois quando você exporta o Surround Main, o SONAR já mixa tudo num só canal de saída surround! É como se fosse um encodamento!!

4 - A saída é ter exatamente 6 canais estéreos de saída, do contrário não se conseguirará trabalhar da mesa forma que o NUENDO.

5 - Para ter a certeza disso, é só criar mais uma pista para o canal central por exemplo, com um efeito qualquer. Então, para o canal central teremos 2 pistas distintas. Se fizermos a mixagem usando o Surround, jamais teremos o efeito que realmente desejamos. Pois será tudo mixado junto com os outros canais!!!

6 - Devemos ter 6 canais reais isolados. Mas como o SONAR reconhece sempre estéreo, isso implicará em 12 canais.

7 - Para trabalhar exatamente como trabalho com o NUENDO usei os seguintes canais do ASIO Audigy:

. wave

.Anterior D/E

.Center/LFE

.Posterior Central

.Lateral E/D

.Posterior D/E

vejam que são 6 canais estéreo.

Assim eu posso criar quantas pistas eu quiser para apenas 1 canal de saída, como fazemos no NUENDO.

Na hora de exportar o conjunto de 6 canais mono (wave) para ser encodado em AC3/DTS, deve ser usada a seguinte rotina:

File->Export->Audio -> Dê o nome do arquivo -> tipo AC3

Dê um nome para esse Presset: 5.1 (por exemplo)

Em Source Buses/Tracks deve estar marcado em cor azul os canais que eu citei acima: wave, Anterior D/E, Posterior D/E, Central/LFE, Posterior Central e Lateral E/D.

Em Source Category -> Main Outputs

Channel Format -> Mono

Sample Rate 48000

Bit Depth - 16

Marque todos os Mix Enables

Em seguida clic em Export

Com isso serão exportados 6 arquivos em wave resultante dos 6 canais trabalhados, mesmo que tenhados usados diversas pistas para cada canal.

Outro detalhe, como não trabalharemos mais com Surroud 1 e Surround Main, mas pistas no ponto de marcação de "input" sete "NONE" mas no local de OUTPUT sete em cada pista o canal para onde você deseja reproduzir esta pista (dentro dos 6 canais citados acima).

Desta maneira deixamos o SONAR trabalhando exatamente igual ao NUENDO.

Trabalhando com o Surroud também funciona, principalmente se usarmos o recurso de Automação. Isso faz que apenas uma pista mande sinal de áudio para todas as caixas dentro de um padrão escolhido por você!!! É bem interessante, mas a lógica é totalmente diferente do que estamos acostumado, uma vez que viemos do NUENDO!

Talvez tudo o que eu mostrei acima desanime um pouco os amigos que possuam as Placas de apenas 2 canais reais, pois a única maneira de trabalhar com o SONAR será através dos Buses Surround, o que não gera 6 arquivos diferentes no momento de exportar, mesmo fazendo o Split Mono.

Verifiquem o resultado de toda essa Pesquisa!! A mixagem prometida!!!

KIND OF MAGIC - QUEEN

SENHA =audio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro, rfsrossigna, ficou bem legal a sua DEMO, porém ficaria melhor se estivesse em AC3. Pois é o grande lance da Exportação!!! Eu trabalha aqui com um Conjunto de áudio legado ao PC, via fibra óptica na Placa Audigy, por isso, o sistema do Windows não é decodificado em Multicanais pelo receiver!! Apenas é transformado automaticamente em Dolby Prlogic IIx, por isso, se você conseguir encodar em AC3 seria melhor!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dinho, eu fiz os testes aqui de duas maneiras: c/Surround Main e s/Surround Main.

Dá uma conferida nos resultados ai:

Eu peguei uma musica em stereo, converti pra mono no SF e repeti os mesmos arquivos no Center/LFE e SurrLeft/SurrRight, depois fiz um split na primeira pista, copiei a seleção para os 5 canais abaixo, colocando em lugares diferentes pra poder salientar as diferenças entre as pistas.

Na primeira tela o projeto original no Sonar

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/sonar-pistas.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Note que as saídas estão todas para C-Media Wave Device 1/2 3/4 e 5/6

A partir dai exportei como no seu post

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/sonar-export.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Note que se exportar em mono só vai tres canais como a figura "A", se fizer split mono vai em seis canais mas olha o resultado abaixo: A pista 1 e 2, 3 e 4, 5 e 6 são extamente iguais.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/nuendo-pistas1a6.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Agora o teste com o Surround Main: Note que marquei todas as caixas do lado direito.

Esta foi a opção que achei mais compatível pra encodar depois no ac3.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/sonar-export2.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Só não sei porque ele joga o left que era o primeiro la por ultimo mas é só um detalhe.

Agora o resultado final: Do lado esquerdo o projeto no sonar e no direito os arquivos waves carregados no nuendo.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.labgraphic.com.br/downloads/resultado.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Observe que a gente que tem placas de 5.1 virtual teremos que usar o Surround Main, não tem por onde correr. Veja que o resultado do Nuendo é igual ao que está no projeto do Sonar.

Ps: Na segunda imagem o canal 6 vem em primeiro pois na exportação o LEFT foi lá pro 6º lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola dinho,

fiz um mini tutorial em flash sobre o adobe audition 1.5 para fazer audio 5.1, é simples e prático, não pude ver todas as mensagens, mas com certeza o sonar é muito bom. Gostaria que alguem podesse me informar um link para disponibilizar esse download. No futuro poderemos fazer tutoriais em flash, rápido e pratico! O tutorial é muito básico no adobe audition 1.5, mais interessante!

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lauro, ñão é isso!!! Não é o Surround Main. Nesta opção você exportou sua TRACKS e não o Main Output, na realidade você exportou exatamente o que estava mixando e não o Áudio mixado!!! Tente criar uma nova pista para o canal central, por exemplo, com um efeito qualquer para ser somado a outra trilha deste canal!! Você não conseguirá exportar!!! Pois quando tentar exportar as Tracks, você terá 7 arquivos!! Se precisar criar mais 3 pistas para cada surround, você terá 13 Tracks, portanto 13 arquivos!!! E assim não conseguirá encodar!!! O seu teste deu certo porque você tinha apenas 6 pistas!!

É preciso exportar sempre o Main Output e este é ligado sempre a canais estéreo, como você pode ver no seu teste acima: São exportados sempre conjuntos de canais estéreo! Por isso percebe-se que sua Placa tem apenas 3 canais e não conseguirá nunca exportar os 6 arquivos wave mono diferentes como faz no NUENDO!!!

Se você abriu a minha DEMO, Kind of Magic do Queen ( aliás, gostou?) verá que eu exportei os 6 arquivos diferentes mono e no meu projeto eu trabalhei com 8 pistas de áudio, coloquei uma pista a mais para cada Surround para fazer o "Coro". Isso só foi possível porque usei 6 canais diferentes, como disse acima, e no momento de exportar, estes canais (estéreo) foram transformados em Mono!!

O SONAR trabalha sempre com os canais de saída em Estéreo. Mesmo que a Placa tenha muitos canais, ele sempre sempre une os pares, por isso vai ficar difícil para vocês que têm as Placas com apenas 3 canais estéreo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, amoke, você poderia enviar para o Lauro e ele disponibilizaria aqui o Link. Sou um grande defensor dos programas da Adobe, principalmente o Premiere Pro e o After Effect, mas o Audition em relação ao NUENDO e ao SONAR fica muito longe. Mas é bom tê-lo aqui, pois para os amigos que tiverem dificuldades no Nuendo ou Sonar poderão usar o Audition que é bem mais simples!!!

Amigo, vejam que nós aqui somos uma Galer que está usando estes programas principlamente para AUDIO e não para MIDI, que é 95% da utilização desses programas. A maioria das pessoas que os usam, o fazem para criação de músicas Estéreo, criação de CDs, etc... O que permite usar milhões de recursos, mesmo com Placas não tão poderosas!!! Mas quando a questão é AUDIO MULTICANAL, aí a coisa muda!! Vemos que o SONAR exige muito mais Hardware com a desvantagem (por enquanto) da falta do Encodamento AC3/DTS nativo! Já o NUENDO é muito mais maliável, porém não permita a reprodução realtime para placas de 3 canais, mas já possue os Encoderes AC3 e DTS!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!