Ir ao conteúdo

SATA com IDE juntos

Rapid Fire

Posts recomendados

• Administrador
Postado

Depende da quantidade de dispostivos que você tem em seu PC, e se sua placa mãe permite isso, geralmente vem escrito no manual... Creio que sim, sem problemas...

Postado
Depende da quantidade de dispostivos que você tem em seu PC, e se sua placa mãe permite isso, geralmente vem escrito no manual... Creio que sim, sem problemas...

Minha placa mãe tem duas entradas para Serial ATA, além das entradas IDE.

Então poderia usar as duas ao mesmo tempo?

Postado

pode sim, sem problemas so vai ter que configurar o hd correto para dar o boot. ai depende de cada placa.

Postado Originalmente por Dj Rayke@20 de junho de 2005, 15:16

Postado

Na questao vista, estou com o seguinte problema,, o tecnico que instalou o HD SATA na minha maquina não consegue instalar agora o IDE junto, porque tem que fazer backup dos arquivos...quando instala o HD IDE, o SATA não é mais identificado...

O que vi é que no setup normal o SATA não é reconhecido...o que posso fazer pra mudar isto?

a placa-mãe é uma P4S800D-X.

Postado

Esta questão depende da placa mãe, ou mais precisamente do chipset que controla as entradas SATA.

No meu caso se eu configura para dar boot pelo SATA a IDE2 fica indisponível, permitindo somente 2 dispositivos IDE ligados na IDE1.

Para eu poder usar as IDE1 e IDE2 junto com algum dispositivo SATA teria que necessariamente dar boot pelo IDE.

O que estou relatando se refere a minha placa mãe.

Para resolver o meu problema e para poder utilizar o HD IDE antigo que possuia comprei um case externo USB2.

falou,

Gambler

Postado

Resolvi o problema da instalação de um HD IDE junto a um HD SATA.

O que precisa ser feito é colocar o jumper do HD IDE cm master, mas no setup, não reconhecer este HD.

Pronto, ao entrar no WINDOWS, o sistema irá reconhecer o SATA cm master e o IDE cm slave.

Postado

Cara quer um conselho de amigo e vivente do assunto.........tente optar por SATA ou IDE.........não misture, pois a maquina até trabalha mais de vez em quando dá uns pau. E descobri depois que foi por conta da "Mistura" de IDE com SATA.

• 2 anos depois...
Postado

Bom pessoal, aproveitando o tópico para não precisar abrir outro, eu montei um pc novo recentemente que possui um HD Sata, os HDs do meu pc antigo eram ambos IDE, um de 40GB e outro de 80GB, agora que montei esse novo to querendo passar os meus arquivos dos HDs IDE para o Sata de 160GB, só que ao colocar o IDE junto com o Sata, a placa mãe da prioridade para o IDE e não inicia pelo Sata, mesmo o IDE estando como slave, o IDE de que falo não possui sistema operacional, só o de 40GB. Minha placa mãe é uma Asus M2V.

Valeu, espero que alguém me de uma luz, por que preciso muito passar os arquivos dos IDE para o Sata.

• Membro VIP
Postado

Entre na BIOS (setup) e altere a ordem de prioridade de boot...

Lá o HD IDE deve estar na frente do SATA.

Ps.: Tenho HD IDE e SATA no computador, nunca tive problemas com isso. Sempre funcionou muito bem.

Postado
Bom pessoal, aproveitando o tópico para não precisar abrir outro, eu montei um pc novo recentemente que possui um HD Sata, os HDs do meu pc antigo eram ambos IDE, um de 40GB e outro de 80GB, agora que montei esse novo to querendo passar os meus arquivos dos HDs IDE para o Sata de 160GB, só que ao colocar o IDE junto com o Sata, a placa mãe da prioridade para o IDE e não inicia pelo Sata, mesmo o IDE estando como slave, o IDE de que falo não possui sistema operacional, só o de 40GB. Minha placa mãe é uma Asus M2V.

Valeu, espero que alguém me de uma luz, por que preciso muito passar os arquivos dos IDE para o Sata.

Defina o sata, na prioridade de boot, para iniciar primeiro.

Vai no setup da bios, geralmente está na última seção, no Boot Priority.

Postado

Façam como os colegas Carvalhoso e Huilhan disseram, se querem ter os dois tipos de HD na máquina, basta definir na BIOS quem vai ter prioridade de boot.

Não precisa colocar IDe como slave nem SATA como master, primeiro que SATA não tem esse negócio de master/slave, é um dispositivo SATA por porta SATA que tiver no micro.

Se quer que o Boot seja dado pelo dispositivo SATA então ajuste na bIOS e deixe o HD SATA de preferência na primeira porta SATA para ser reconhecido mais facilmente.

Tive 2 HD's IDE (120Gb e 200Gb) junto com um SATA-2 de 320 Gb e nunca tive problema, agora tenho 2 HD's SATA-2 de 320Gb juntos com 1 IDE de 160 Gb e tudo funciona perfeito. Se os fabricantes de placas-mãe fazem MB's com ambos tipos de portas e não há especificação se esse tipo de problema ocorreria é porque devem funcionar direito juntos.

Postado

Puts, o meu PC sequer ligou depois que eu instalei um HD SATA e mesmo depois que eu tirei o IDE e deixei só o SATA continuou sem ligar isso já aconteceu com algum de vocês? Alguem tem alguma dica?

Postado

Se o PC não ligou com o HD sata verifique qual o padrão do HD se é SATA-1 ou SATA-2 e veja se sua placa-mãe tem suporte a eles. Tem placa-mãe que só tem suporte à SATA-1 aí se quiser colocar um HD SATA-2 terá que ver se não tem um jumper atrás para limitá-lo ao padrão SATA-1 aí ele será reconhecido.

Talvez seja isso. Verifique também todas conexões se estão corretas.

Postado
Se o PC não ligou com o HD sata verifique qual o padrão do HD se é SATA-1 ou SATA-2 e veja se sua placa-mãe tem suporte a eles. Tem placa-mãe que só tem suporte à SATA-1 aí se quiser colocar um HD SATA-2 terá que ver se não tem um jumper atrás para limitá-lo ao padrão SATA-1 aí ele será reconhecido.

Talvez seja isso. Verifique também todas conexões se estão corretas.

O HD é SATA I e a placa tem suporte a SATA I.

A placa é uma Foxconn. e quanto as conecções não me parece haver nada de errado com elas...

• 5 anos depois...
Postado

Anos depois venho eu reviver esse assunto. Mas mesmo lendo todas as dicas/soluções não resolveu o meu problema.

A minha placa mãe é uma Gigabyte G31M-ES2C. Ela possui 4 conectores SATA numerados SATA10, SATA11, SATA12, SATA13. E 1 IDE ao lado dos conectores de memória RAM.

Meu HD está no SATA10 e o DVD no SATA11.

O problema é que quando conecto o HD, no Setup fica mais ou menos assim:

IDE channel 0 - HD IDE

IDE channel 1 - HD SATA

IDE channel 2 - DVD

O mesmo aparece quando o micro reinicia, aparece "detectando discos IDE" aí aparece essa lista aí de cima só que com mais informações como "master", "slave" etc.

E, como já mencionaram, a BIOS dá prioridade para o HD IDE (que está apenas com dados, sem SO). Já coloquei jumper nele como master/slave e não adiantou. Na ordem de Boot aparece apenas Hard Disk, não tem "vários" tipos de HD para eu selecionar a ordem IDE ou SATA.

Eu até agora tenho usado o HD IDE com um adaptador IDE que comprei no eBay e liga na tomada direto. Mas ele fica no chão e eu gostaria muito de colocá-lo dentro do meu PC porque tenho aquelas gavetas móveis de HD pra gabinete.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!