Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novato no mundo do linux

thiago.mendes

Posts recomendados

Olá pessoall...

Sou um novato no "universo" linux e gostaria de saber a melhor distribuição no conceito de cada um de vocês... Queria me dedicar a uma distribuição que seja balanceada. Requisitos:

-Seja de ótimo uso tanto para servidores como para desktops;

-Melhor compatibilidade com Hardware e aplicações;

-Boa estabilidade;

-Visão do mercado de trabalho sobre a distribuição;

-Distribuição mais usada em empresas;

-Mais seguro;

-Etc...

Enfim, quero saber qual a distribuição linux mais conceituada no mercado de trabalho e que tem mais probabilidade de crescer!

Sou um proficional Microsoft mas pretendo me radicalizar! Se o Linux me provar que é tão seguro e eficiente como dizem vou tirar os sistemas Microsoft da mente e me dedicar ao Software Livre!!!

Obrigado a todos...

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por thiago.mendes@28 de junho de 2005, 11:36

Se o Linux me provar que é tão seguro e eficiente como dizem vou tirar os sistemas Microsoft da mente e me dedicar ao Software Livre!!!

Se Linux tivesse a mesma segurança e eficiência do Windows, era preferível nem usar computador hahahahahhahaa :P

Bom, brincadeiras a parte, se nunca viu Linux na frente e não faz a mínima ideia de como é a estrutura, pega um kurumin ou kalango só pra ter o primeiro contato. Aí depois pega um Suse, Mandriva, Ubuntu ou Fedora quando já conhecer o mínimo de Linux (hierarquia de sistema de arqivos, funcionamento gráfico, instalação de programas (pega primeiro por pacotes), instalação do sistema...

Aí quando há tiver o baśico na mente e quiser se aprofundar mais, aí parta pra um Slackware, Gentoo ou Debian.

Essa linha que bolei não é aleatória... O Kurumin e Kalango, só distribuições que não têm necessidade de instalar no disco rígido. Elas rodam a partir do CD. São bastante automatizadas e também didáticas. O que quero dizer com didáticas? Que, apesar de fazerem muitas coisas automaticamente, explicam pra você. Seu uso é muito gráfico.

Suse, Mandriva, Ubuntu e Fedora são distribuições que devem ser instaladas no disco rígido (apesar de existirem versões que rodam a partir do CD -famosas distribuições LiveCD). Essas já te ensinaram como instalar o sistema de modo gráfico, lhe demonstrará o conceito de pacotes de programas e seu gerenciamento, a hierarquia de sistema de arquivos estará mais clara porque é desse jeito e a robustes de um sistema Linux estará mais evidente. Provalmente haverá aquelas vezes que você terá dúvidas sobre instalação de pacotes e drivers. Bom, de drivers, pode ficar bem tranquilo que as distribuições Linux reconhecem praticamente todos dispositivos (exceto aqueles que foram projetados inicialmente para funcionar no outro sistema). Alguns desses tem drivers oficiais pra Linux que devem ser instalados manualmente. Outros não têm suporte e nem terão por total desleijo com o mercado Linux (maior exemplo: softmodems, em especial o Lucent Agere).

Gentoo, Debian e Slackware são distribuições que quero deixar claro que NÃO SÃO DIFÍCEIS!!! São distribuições que o usuário já deva saber como um Linux funciona. São instaladas em modo texto e a manutenção do sistema também é feita por padrão em modo texto em contraste com o gráfico. Não pense que são distribuições que só tem modo texto... Não! São gráficas também, mas para melhor entedimento do funcionamento e melhor poder de administração, o modo texto é melhor. Têm ferramentas gráficas para manutenção, mas muitos (eu me incluo nisso) preferem configurar na mão editando arquivos para ter melhor controle. A instalação de pacotes são feitas, por compilação manual (para obter melhor desempenho). Não pense também que não tem gerenciadores de pacotes... Pelo contrário!! Tem ótimos sistemas de gerenciamento de pacotes (o apt do Debian e Portage do Gentoo são simplesmente sensacionais). O Slackware tem o TGZ que não dá muita imporatância a dependência de bibliotecas para você ter melhor controle do que está sendo feito, instalar somente libs que precisa e não demandar muito tempo com a satisfação de dependências para instalar o programa.

E Repito: Debian, Slackware e Gentoo NÃO SÃO DIFÍCEIS!!! São distribuições que você deva saber o BÁSICO de Linux.

Recomendo muito ver o Viva O LInux :http://www.vivaolinux.com.br que é um site com muitos guias e dicas.

Guia BozoLinux para consultar o que é alguma coisa (uma enciclopédia do Linux): http://guiabozolinux.sourceforge.net/

E é indispensável consultar o excepcional Guia Foca: http://focalinux.cipsga.org.br/

É isso aí! Por agora é isso que tenho pra te indicar. Caso tenha alguma dúvida, consulte o fórum que tem muita coisa legal, bastante resolução de problemas e dicas. E caso não ache, poste aí sua dúvida.

Até logo e bem vindo ao mundo livre!! :bandeira::-BEER

Link para o comentário

valeu pessoall...

Tenho um LiveCD do Conectiva 9, seria legal começar com ele tb???

valeu a todos que responderam ao meu tópico... Vi alguns comentários em vários sites e persebi que a distro Slackware são para aqueles caras que gostam de interagir bastante com o S.O, como eu... Gosto muito da ideia de modificar o S.O de acordo com minhas necessidades ou as necessidades do cliente... Pesquisei também os sistemas UNIX FreeBSD e NetBSD... gostei muito também, pois quem entende estes sistemas podem configura-los de um modo muito aprofundado...

Sei que não devo começar pelo mais difícil, então entendo que devo seguir mesmo as orientações do nosso amigo Mr Burns... UM DIA EU CHEGO LÁ!!!

valeu GALERA...

:bandeira:

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!