Ir ao conteúdo

Ligando Dois Hubs

Itacir Ferreira Pompeu

Posts recomendados

Postado

Ola Amigos como eu ligo um Hub a outro?

São dois Hub de 8 portas de marcas diferentes.

um dos Hub tenho que ligar 5 micros e no outro tenho que ligar 4.

Eu dei uma lida nos tuturiais que encontrei aqui no site mais não tem nada sobre isso.

Sera que ligar um cabo simples da um hub ao outro funciona?

O cabo deve ser Simples ou deve ser Cross?

me ajudem plz to dependendo disso pra terminar um progeto de apliação de rede da empresa que trabalho.

Postado

<_< Boa tarde amigo !!

Bom, não existe muita dificuldade no que você quer fazer, aliás não vejo nehuma...

Como você disse, você tem 1 hub de 8 portas ligado a 5 máquinas e tem um outro hub também de 8 portas ligado a 4 micros.

Para interliga-los, você precisa fazer um processo chamado de cascateamento que nada mais é do que você ligar um hub ao outro, assim aumentando a sua rede fisicamente.

Para fazer isso, você pode usar qualquer um dos padrões, 468A ou 468B, sendo que para usar um cabo paralelo, você precisa de um hub com uma porta de inversão, ou também chamada de uplink.

Resumindo, para você fazer um cascateamento de hubs, você vai precisar de um cabo CROSS OVER, e ligar na última porta do hub 1 e na primeira porta do hub 2.

Se você usar um cabo PARALELO, você precisa de um hub que tenha uma porta de inversão ( UPLINK ) e assim ligar na porta uplink do hub 1 e na primeira porta do hub 2.

Isso acontece, pois um hub precisa de comunicar com o outro e a porta up link serve para inverter internamente os caminhos RX E TX .

Mas por experiência própria, não recomendo cascateamento de hubs, pois o indice de colisão é muito grande, mas pra você que a sua rede é pequena, não terá grandes problemas.

Mas para redes grandes, acima de 20 ou 30 estações, recomendo um cascateamento de switch, pois é muito mais confiável, pois eles trabalham com endereços MAC das NICs.

Bom, espero ter ajudado e boa sorte !!

:joia:

• mês depois...
Postado

Parte 1

Tenho em minha casa 01 speddy stream 5200 (e240) roteado usando sua USB para um micro e na RJ45 levo um cabo que vai ate 01 SWICTH/HUB (preto) da ENCORE 10/100mb (cabo CAT5 ponta 1 a configuração que começa com B.L / L / B.V / A / B.A /V /B.M /M) citei que o switch é preto porque engraçado este swicth da encore é de 8portas só que é invertido a 1 quando plugada acende a 8 e a porta 2 acende o led 7..muito doido ne? Bem a ideia é a seguinte um amigo meu falou que é interessante usar configuração "cross over" para todos as pontas dos cabos de rede, eu no caso estou usando para os 03 micros interligado no switch a configuração que citei um pouco mais acima ai..pois bem,existe em outra casa outro swicth deste,também usando a mesma configuração acima de cabeamento direto.

Julio Preuss: O-ring original precisa custar 16 vezes mais? Socorro!

Parte II

este switch esta interligado com o 1°,ou seja minha rede resumida:

01 router 5200 + 02 switch

mas como li em sua resposta acima, é interssante ou talvez correto interligar um switch com o outro em config. de cabo cross over, eu não fiz isso usei tudo cabo direto CAT5 nas config de cores que citei na outra mensagem para todos as pontas, pois bem..me de uma luz em como devo deixar as configurações dos cabos para que eles não se conflitem havendo assim colisoes na minha rede, que na maioria das vezes resulta em queda de conexao e ou lentidão da net.

agradeço se tu puder me ajudar..valeu

Henrique

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!