Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PÉssimo desempenho geforce 2 & 4


Visitante

Posts recomendados

Pessoal,

Estou tentando resolver um problema já há 2 semanas, desde que eu comprei duas máquinas novas. As máquinas são:

MÁQ. 1

Athlon XP 1800+

Asus A7S333

256RAM

HD 40GB

Geforce 2 MX 400 64MB (Palit Daytona)

MÁQ. 2

Athlon XP 2000+

Asus A7S333

512RAM

HD 80GB

Geforce 4 MX 440 64MB (Palit Daytona)

Eu sei que essas placas de vídeo não são as melhores do mercado, mas o desempenho delas estão *bem* abaixo da média: no 3DMark, eu obtenho a pontuação de 1200 e 1900 respectivamente.

Eu já fui à loja que comprei, eles trocaram de tudo (vídeo, placa-mãe, memória) mas nada resolveu.

O que eu já fiz:

- instalei SP1 (WinXP)

- instalei Directx 9.0a

- drivers são os mais recentes da nvidia (43.45);

- drivers recentes da SiS (1.15);

- atualizei a BIOS (1005);

- mudei a memória reservada para agp na bios para 64,128,256,512;

- testei com o Win98;

FSB está correto (o cpu está em 1667MHz)

Na máquina 2, eu tentei CounterStrike em 1024x780 com Direct3D e foi uma porcaria. Só pra se ter uma ideia, eu mexia com o mouse e só depois de 2 segundos é que acontecia o movimento, e a imagem era tão lenta que até o som saia ruim. (Quando eu testei com o OpenGL, funcionou bom).

E mais um problema pra a lista... na máquina 2, a tela do monitor periodicamente fica preta e volta ao normal depois de 2 segundos quando o refresh rate está em 85Hz ou ela dá umas tremidas quando está com freqüência inferior. Já testei com outro monitor: mesma coisa.

O mais provável seria as placas de vídeo, mas já foram trocadas (inclusive com lotes diferentes) e nada!

Bom, estou realmente sem idéias... já fui em vários fórums, newsgroups, mas não consegui resultado satisfatório.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara , o counter strike em direct3d na minha tambem fico um lixo ...... todos os meus amigo rodam em opengl , mas porque você esta preocupado com isso já que o jogo te da as duas opções ? aahhh , tenta roda algum jogo que so funcione em direct3d pra você ve se é ele que ta com problema mesmo , até onde eu sei tem um monte de jogadores que tem problemas com o counter strike rodando em direct3d , um jogo que usa d3d é o unreal tornament .... tenta roda ele pra ve se roda legal , se roda é problema do jogo mesmo .......

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o negócio é que counterstrike não é o único problema.. além do baixo desempenho em ambas as máquinas, to tendo o problema da tela preta na máquina 2.

o interessante é que usando a Geforce2 no counterstrike com a resolução 1024x768 em direct3d, funciona legal, bem melhor que a Geforce4.

na homepage da fabricante das placas, eu vi que o desempenho da minha geforce2 mx400 compara-se ao da geforce2 mx200, enquanto a minha geforce4 mx400 está com um desempenho similar a radeon 7000. pode ver que a geforce4 está bem abaixo do que deveria estar!

http://www.palit.com.tw/comparison.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estou com a mesma comfiguração, salvo da Placa de Video. Já tive uma G4MX440 da MSI e ficava em torno de 5400 pontos no 3DMark2001SE. Tá muito estranho. voce'já fez de tudo ao que parece, tente trocar de marca de PV por outra como MSI ou XFX. Tenho um amigo que montou um micro recentemente e  a placa de video dele é uma XFX G4MX440SE, e fez 4150 pontos no 3DMark2001SE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o mesmo problema com uma geforce 2 gts da 3dblaster no counter strike so consigo jogar com a opção opengl ligado, e no 3dmark fica muito abaixo do desempenho dela comparando com outras placas, se conseguir sanar sua duvida por favor me diga o que fazer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por a.ko@10 Abr. 2003,15:49

Cara, estou com a mesma comfiguração, salvo da Placa de Video. Já tive uma G4MX440 da MSI e ficava em torno de 5400 pontos no 3DMark2001SE. Tá muito estranho. voce'já fez de tudo ao que parece, tente trocar de marca de PV por outra como MSI ou XFX. Tenho um amigo que montou um micro recentemente e  a placa de video dele é uma XFX G4MX440SE, e fez 4150 pontos no 3DMark2001SE.

voce tem a mesma placa mãe tambem? Eu ainda não fiz testes com uma com chipset VIA, mas mesmo assim, não era pra dar esse desempenho com SIS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ctenaglia@10 Abr. 2003,16:44

Para o pessoal aqui ter uma ideia melhor, seria conveniente você dar mais informações sobre a GF4 :

- é SE ?

- memória: DDR ou SDR ?

- largura de Bus : 64 ou 128 bits ?

Cara, não sei te dizer no momento, não da pra ver isso com programas, né? Eu preciso ir pra loja onde comprei pra ver isso (eu sei que tem uma etiqueta estampada na caixa da placa dizendo isso, mas não lembro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Ghostbr@10 Abr. 2003,16:55

Tenho o mesmo problema com uma geforce 2 gts da 3dblaster no counter strike so consigo jogar com a opção opengl ligado, e no 3dmark fica muito abaixo do desempenho dela comparando com outras placas, se conseguir sanar sua duvida por favor me diga o que fazer!

qual a sua máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ctenaglia,

baixei o aida. acho que não seja SE, mas tem memória SDR. aqui é o resultado q obtive:

   Graphics Processor Properties:

     Video Adapter                                     nVIDIA GeForce4 MX 440

     GPU Code Name                                     NV17

     PCI Device                                        10DE / 0171

     Transistors                                       29 million

     Process Technology                                0.15u

     Bus Type                                          AGP

     Memory Size                                       64 MB

     GPU Clock                                         250 MHz

     RAMDAC Clock                                      350 MHz

     Pixel Pipelines                                   2

     TMU Per Pipeline                                  2

     Vertex Shaders                                    Not Supported

     Pixel Shaders                                     1  (v0.5)

     DirectX Hardware Support                          DirectX v7.0

     Pixel Fillrate                                    500 MPixel/s

     Texel Fillrate                                    1000 MTexel/s

   Memory Bus Properties:

     Bus Type                                          SDR

     Bus Width                                         128-bit

     Real Clock                                        310 MHz

     Effective Clock                                   310 MHz

     Bandwidth                                         4960 MB/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e aí galera, alguém tem ideia do que seja? ainda estou com esse problema!

outra coisa... como eu posso testar se a fonte está ok? dá pra fazer isso sem abrir o gabinete (tá na garantia). tem lá uma opção na bios que mostra as voltagens.. aqui elas estão um pouco (máximo de 1V) abaixo da tensão ideal... tá certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Budman,

Esta sua GF4 é realmente SE, pois possui 250 MHz de GPU clock  (a não-SE tem 270 Mhz) . Outro ponto negativo, é que ela tem memória SDR .

Mesmo assim, acho que o "fator placa" não justificaria você estar com um desempenho tão ruim assim.  Vamos ver se o pessoal aqui dá mais algumas dicas para você.

Quanto a fonte, se admite uma variação de +/- 5 % nas tensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu instalei o pcprobe da asus e achei estranho.. na parte onde mostra as informaçoes sobre meu processador, diz que a velocidade maxima é 1200MHz, mas ela está em 1666Mhz, aí está o screenshot:

http://www.budman.hpg.ig.com.br/pcprobe.jpg

também rodei o dxdiag e aí está o resultado:

http://www.budman.hpg.ig.com.br/DxDiag.txt

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas perguntas meio bobas, mas não consegui pensar em mais nada:

   -Tem certeza que esse 3DMark é o 2001 e não o 2003?

   -Já desativou o AA da placa?

Quanto ao Half-Life em D3D no meu também dá isso mas como OpenGL fica bem melhor(eu acho pelo menos) nem ligo. E em relação as tremidas e telas pretas momentâneas pode ser essa versão de detonador, comigo acontece algo semelhante(com versões acima da 30.82) mas somente em alguns jogos, experimenta usar uma mais antiga(29.42).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Efejao@16 Abr. 2003,00:56

Duas perguntas meio bobas, mas não consegui pensar em mais nada:

   -Tem certeza que esse 3DMark é o 2001 e não o 2003?

   -Já desativou o AA da placa?

Quanto ao Half-Life em D3D no meu também dá isso mas como OpenGL fica bem melhor(eu acho pelo menos) nem ligo. E em relação as tremidas e telas pretas momentâneas pode ser essa versão de detonador, comigo acontece algo semelhante(com versões acima da 30.82) mas somente em alguns jogos, experimenta usar uma mais antiga(29.42).

Não, é o 2001 SE mesmo

Já desativei o AA.

Sobre o driver, eu testei com o 28.32 e dá no mesmo.

Sobre o problema no CS, é muito estranho, porque na GF2 funciona legal em d3d, enquanto na GF4 não.

Outra coisa... hoje um amigo meu mandou eu ver o meu fps no CS.. fui la, cololquei em 1024x768 em D3D na GF4.. o FPS ficava o tempo todo oscilando (não gradativamente) de 71fps para +- 25, de um modo muito rápido, quase não dá pra se perceber.. e como disse, o jogo fica muito lento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais uma.. li numa mensagem na usenet onde alguém afirma que há várias placas da palit daynoa falsas a venda... por sorte, a minha deve ser uma dessas falsas :(

na homepage da palit, http://www.palit.com.tw/over_gf4mx.htm, não encontrei nenhnum modelo da gf4 mx440 com memória SDR (lembrando q a minha é 8X).

será que to certo? tomara que não.. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Budman,

Realmente tá muito estranho esta sua placa. Pelo Site da Palit ela deveria ser:

- "não-SE" (a sua é SE)

- Memória DDR (a sua é SDR)

- Bandwidth memory: 8.2 GB/s (a sua 4.9)

Pode estar acontecendo duas coisas:

- a Palit fabrica uma outra placa de "baixo custo" que não consta no site

- você ter sido "premiado" com uma falsificação :(

Esta sua placa ainda está na garantia ? Caso positivo, o ideal seria você tentar com o seu fornecedor uma placa similar de outra marca e fazer um teste. Desta forma você descartaria, ou não, esta possibilidade de produto falsificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, um dia um rapaz do fórum (o cara entende) colocou que a geforce 4 SE SDR  não presta, nem no lixo servia, eu disse um monte pra le de baboseira, dizendo que a placa devia ser boa, coitado de mim, tô até com vergonha dele, realmente a geforce 4 SE SDR é lixo....verifique isso, perde pra GF2 MX400

Placa mãe K7S5A (ECS)

Processador 1600+ XP

HD Quantum 40 GB

Audio Live! 5.1 (SB0100)

geforce 4 MX 440 XFX

Video Captura Pixew View (Conexant)

Modem Taicom (Conexant HSF)

CDRW 24x (LG)

DVD 16x (LG)

Monitor samsung 753V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por budman@16 Abr. 2003,00:07

Eu instalei o pcprobe da asus e achei estranho.. na parte onde mostra as informaçoes sobre meu processador, diz que a velocidade maxima é 1200MHz, mas ela está em 1666Mhz, aí está o screenshot:

http://www.budman.hpg.ig.com.br/pcprobe.jpg

também rodei o dxdiag e aí está o resultado:

http://www.budman.hpg.ig.com.br/DxDiag.txt

valeu

Essas informações do PCProbe estão iguais a minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera.. tipo... esssa placa tá pauleada mesmo... tipo.. rodei o 3dmark aqui no meu pc.. com tudo em default (só instalei e rodei ele) deu 1600.... mas tipo assim .... com WinXP, driver nvidia 43.45, tudo config em default...

será q o o cara não habilitou AA, Filtro anisotropico, essa coisas assim????? Tipo.. fiz isso, e ficou impossível de jogar CS..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hak: nada cara, eu desabilitei FSAA, coloquei em melhor perfomance, etc nas 2, e dá no mesmo

amanhã ou depois estarei indo para a loja de novo.. qual seria a melhor coisa a fazer no meu caso? eles só tem esses modelos de placa: sdr, SE, palit.. agora eles me falaram que não teria problema em eu comprar em outra loja que eles voltariam com a grana

agora fica a dúvida.. será que trocando a placa de vídeo resolveria mesmo? vou dar uma pesquisada de preço das MSI.. outra coisa.. como eu poderia saber, de cara, se a placa é SE ou não? O Ctenaglia disse que a não-SE tem 270MHz de clock, mas isso vem escrito no box?

se bem que faz muita diferença entre a SE e a não-SE? pelo que eu vi por ai, a maior diferença é entre a SDR e a DDR, né?

valeu aí galera pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!