Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual sistema de arquivos você utiliza ?


leandrolrs

Vote no seu sistema de arquivos preferido!  

  1. 1. Vote no seu sistema de arquivos preferido!



Posts recomendados

Rapatao

Valeu pelo link manu, muito bom mesmo.

========================

diogonunes

Que tipo de problemas pode ocasionar por ex ?

Assim eu tenho 2 unidades de CD, e eu consigo montar apenas 1 por vez, ex.

eu consigo montar meu CDRW fazendo o seguinte

mount /dev/hdc /mnt/cdrom

mais quando tento mountar a outra unidade de CD eu não consigo eu faço assim para montar a outra unidade de CD

mount /dev/hdd /mnt/cdrom2

mais ele me retorna a seguinte mensagem

mount: mount point /mnt/cdrom2 does not exist

Agora se eu faço assim

mount /dev/hdd /mnt/cdrom a unidade é montada sem problemas mais o CDRW não monta, você sabe se esse problema pode estar sendo ocasionado devido eu estar utilizando ReiserFS ou não tem nada a ver esse problema com o sistema de arquivos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já experimentei Ext2/3, Reiserfs e XFS. Atualmente, todos os 4 PCs que uso estão usando XFS. Não notei grande diferença entre eles quanto a desempenho, mas uma coisa digno de nota é a recuperação após desligamento acidental. O mais rápido (recuperação do desligamento acidental) de todos é XFS, pois checa e corrige no ato da montagem. A checagem (xfs_check) e correção (xfs_repair) também são bem mais rápido do que outros que citei. Mais uma coisa, tem um utilitário nativo do xfs, o xfs_fsr, que realiza algo semelhante a defragmentação. Isso Reiserfs não tem.

Tenho um notebook que roda Fedora e usa xfs. Como o Linux não tem suporte a suspender/hibernar para este notebook, muitas vezes, esgota-se a bateria e notebook desliga "puff". Basta eu conectar numa tomada e religar. Nem parece que foi desligado acidentalmente. Unica coisa que aparece é uma mensagem durante o boot que avisa que houve desligamento acidental e o processo de boot continua como se nada tivesse acontecido. Com ext2/3 ou reiserfs muitas vezes tive que rodar fsck com a opção de rebuild-tree. Com xfs fiquei livre disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro que eu faço o unico que alguentou foi o ext3, o xfs é muito bom, mais se você for fazer uma compilação ele não da conta e trava, têm que configurar cota mais é muito chato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por cH4POLin@07 ago 2004, 21:48

Eu to com um problema no reboot do SUSE, mando reiniciar ele desliga (até pelo console!), se mando desligar ele faz todo processo para desligar só q tenho q apertar o botao.

Esse problema tem a ver com o tipo de sistema de arquivos que uso ? (reiserfs) :stupid:

Não... É o APM do se kernel q está desabilitado. Só recompilando o kernel q dá para ativar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mais quando tento mountar a outra unidade de CD eu não consigo eu faço assim para montar a outra unidade de CD

mount /dev/hdd /mnt/cdrom2

mais ele me retorna a seguinte mensagem

mount: mount point /mnt/cdrom2 does not exist

Agora se eu faço assim

mount /dev/hdd /mnt/cdrom a unidade é montada sem problemas mais o CDRW não monta, você sabe se esse problema pode estar sendo ocasionado devido eu estar utilizando ReiserFS ou não tem nada a ver esse problema com o sistema de arquivos ?

Saindo um pouco da discussão, apenas para um breve comentário sobre o problema acima: realmente não tem nada a ver com o sistema de arquivos, esse erro acontece quando o ponto de montagem não existe. Esse ponto de montagem é um diretório comum, criado com o mkdir

# mkdir /mnt/cdrom2

# mount /dev/hdd /mnt/cdrom2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso reiserfs a vários meses... acho muito bom e rápido... sempre que tive problemas como travamentos do sistema...

enquanto testava e configurava umas coisas... como suspender e depois usar o modem... ou ouvir mp3 enquanto desligava o LCD... agora ta belezinha...

mas quando tive de usar o DEDoff para reinicializar... nunca perdi dados ou o filesystem foi corrompido... até dados apagados eu recuperei nele...

Postado Originalmente por Mr Burns+10 ago 2004, 08:40-->
cH4POLin@08 ago 2004, 12:04

Como recompilo o kernel MR. Burns ??? :D

Tutorial para compilção da série 2.6

http://www.dicas-l.unicamp.br/dicas-l/20040710.php

para quem gosta de ter opções antes de escolher... sugiro este passo-a-passo de compilação para o 2.6.x... espero que não se importem... ok?!

http://www.goes.eti.br/docs/kernel-2.6.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por leandrolrs@07 ago 2004, 14:31

diogonunes

Que tipo de problemas pode ocasionar por ex ?

Assim eu tenho 2 unidades de CD, e eu consigo montar apenas 1 por vez, ex.

eu consigo montar meu CDRW fazendo o seguinte

mount /dev/hdc /mnt/cdrom

mais quando tento mountar a outra unidade de CD eu não consigo eu faço assim para montar a outra unidade de CD

mount /dev/hdd /mnt/cdrom2

mais ele me retorna a seguinte mensagem

mount: mount point /mnt/cdrom2 does not exist

Agora se eu faço assim

mount /dev/hdd /mnt/cdrom    a unidade é montada sem problemas mais o CDRW não monta, você sabe se esse problema pode estar sendo ocasionado devido eu estar utilizando ReiserFS ou não tem nada a ver esse problema com o sistema de arquivos ?

Cara... o problema q tem é q o ponto de montagem (o diretório onde você quer montar) ainda não foi criado... você precisa dar mkdir /mnt/cdrom2 antes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

E difícil saber, o reiserfs segue as normas da Darpa. http://www.darpa.mil/

Sobre velocidade nenhum sistema de arquivos ganha do ext2.

Mais o Theo de Raadt, criador do OpenBSD disse isso, Já é hora deles admitirem que

sistemas de arquivo completamente assíncronos como o ext2fs são inseguros. (Como

se os administradores Linux já não soubessem disso).

http://www.kerneltrap.org/node.php?id=6 << nessa entrevista.

Eu depois de pesquisar fiquei com ReiserFs, mais não sei ao certo se ele é o melhor.,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!