Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Os fabricantes mentem com relação ao tamanho?


gfranzoi

Posts recomendados

Os fabricantes arredondam 1kb, que é 1024bytes, para 1000bytes. Daí dá nisso... Bem que podiam começar a usar os valores reais, ou então fazer meu computador efetuar tal arredondamento... hehehe... imagina se os fabricantes começam a arredondar medidas como litro, metro, ninguém ia gostar. porque eles fazem isso então????

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, não existe esse negócio de "tamanho real" e "tamanho fictício".

O que ocorre na verdade é que os fabricantes de HD informam ao consumidor a capacidade de armazenamento usando o sistema decimal como unidade de medida. Já os sistemas operacionais (Windows, por exemplo) usam o sistema binário, daí vem a diferença.

Ou seja: os fabricantes definem como "padrão da indústria" que 1 GigaByte é igual à 1.000.000.000 de Bytes (Um bilhão de Bytes), ou seja, base 10.

Agora como os sistemas operacionais trabalham com base 2, temos que 1 GigaByte vale exatamente 1.073.741.824 de Bytes (Um bilhão, setenta e três milhões, setecentos e quarenta e um mil, oitocentos e vinte e quatro Bytes), e não 1.000.000.000 de Bytes (Um bilhão de Bytes).

Sabendo que pelo sistema binário: 1 KiloByte = 1024 Bytes, então divida a capacidade em Bytes do seu HD por 1024. Por exemplo, um HD de 160 GB segundo o fabricante:

160.000.000.000 Bytes / 1024 = 156.250.000 KiloBytes

156.250.000 KiloBytes / 1024 = 152.587 MegaBytes

152.587 MegaBytes /1024 = 149,01 GigaBytes

Portanto, se existe a impressão de que a capacidade do HD não é completamente utilizada, é por "culpa" do sistema operacional. Na prática, o HD é utilizado em toda sua capacidade, mas os números apresentados pelo s.o. é que diferem, por causa da base.

Aqui tem um link sobre o assunto, diretamente da Western Digital: Why is my drive displaying a smaller than expected capacity in Windows or Mac?

Para entender melhor os sistemas binário e decimal, sugiro que leia este tópico: Do Bit ao TeraByte

...

Porém, tem ainda um pequeno detalhe, e esse sim realmente causa um verdadeiro desperdício de espaço no HD. O nome deste "pequeno detalhe" chama-se: sistema de arquivos.

Se você usa o sistema de arquivos FAT32 (igual eu e a maioria usamos), saiba que nesse sistema os dados são gravados em clusters de um certo tamanho em KBytes, sendo que um mesmo cluster não pode conter dados de dois arquivos diferentes.

Por exemplo: um determinado arquivo ocupa 3 clusters. Porém, suponhamos que o tamanho total deste arquivo não seja suficiente para "encher" todos os clusters, sobrando mais ou menos metade do último cluster.

Pois bem, essa "metade de cluster" que sobrou não pode ser utilizada por outro arquivo. Fica lá, vazia, sem utilidade alguma. Imagine isso para cada arquivo gravado no seu HD...

Aliás, nem precisa imaginar: pegue uma unidade qualquer no Windows Explorer, selecione todas as pastas e arquivos, clique com o botão direito sobre elas e selecione "Propriedades": na janela que abrir, pode ver que tem "Tamanho" (que é a soma do tamanho de todos os arquivos selecionados) e "Tamanho em disco", que é a soma do tamanho dos clusters que estão sendo utilizados... Faça as contas.

É por isso que fatalmente você vai ter um grande desperdício de espaço, no caso de formatar o HD com sistema de arquivos FAT32.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Portanto, se existe a impressão de que a capacidade do HD não é completamente utilizada, é por "culpa" do sistema operacional. Na prática, o HD é utilizado em toda sua capacidade, mas os números apresentados pelo s.o. é que diferem, por causa da base.

Acho que não seja culpa nem da máquina e nem do Sistema Operacional, e sim dos fabricantes de HD poís se eles sabem que o computador trabalha com sistema de BITS e BYTES eles não deveriam colocar nos rótulos dos HDs o tamanho em sistema decimal.

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corrijam-me se eu estiver errado... Mas Gigabyte não é naturalmente uma medida binária? Quero dizer, se eles falam 160GB, por exemplo, quer dizer que estão dando um número binário! Se quisessem arredondar o kbyte pra 1000 bytes, eles teriam que dizer 1.000.000.000 bytes, e não gigabyte. Do mesmo jeito que um byte é oito bits, e um kbyte é 1024 bytes. Se quiserem usar o sistema decimal, que inventem outro nome, mas pra mim Gigabyte ja dá ideia de binário... :blink:

Pra mim é propaganda enganosa sim! :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!