Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre X86


spalenza

Posts recomendados

Postado Originalmente por spalenza@27 de julho de 2005, 19:57

Boa noite pessoal gostaria de saber qual o significado de X86 ou melhor de onde se derivou-se X86

A jurassica arquitetura x86 é o padrão que todos os PCs usam, processador e aplicações tem de ser compátiveis com esse padrão, x86 são instruções usadas por todos os programas sem exceção, ( jogos, vídeos, Cálculo...etc ) e que o processador tem de seguir o mesmo caminho.

O processador possui unidades de execução de intruções ( que ele " entende " ), que tem como função de converter as instruções x86 ( citadas acima ) usadas pelos programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O padrão " x86" foi originado da primeira geração de processadores da Intel destinados aos PCs, o 8086, lançado em 1979.

O 8086 possuia um clock de 4,77 MHz e registradores de 16 bits.

Os próximos processadores destinados a PC foram evoluções do 8086, por isso as instruções x86 eram mantidas, mesmo aumentando a capacidade dos registradores para 32 bits, como foi o caso do 386. Dessa forma surgiu o padrão "Intel x86".

O "AMD64" ou "x86-64" seria uma evolução do "Intel x86", apesar da arquitetura ainda ser baseada no velho e antigo x86 foram feitas diversas melhorias como por exemplo, ter dobrado o número de registradores e aumentando a sua capacidade para 64 bits.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não estou enganado o 8086 foi lançado em 1978, mas, não vem ao caso. B)

Acrecentando mais um pouco:

O termo " x86 " vem do processador 80x86, como o Gregori citou, o primeiro processador para PCs, o 80x86 até o 486SX, usavam um coprocessador aritmético externo ( FPU ), a partir do 486DX, passou a ficar integrado junto ao núcleo do processador.

Os processadores Transmeta não utilizam o padrão " x86 ", por isso não são tão populares, ou seja, pode alterar a vontade o design do chip sem preocupações com a arquitetura x86, esse processador tem uma área denominada " code Morphing software ", que " traduz " as intruções x86 nas que o processador " entende ".

Toda vez que desenvolve um novo projeto em processadores x86, é preciso se preocupar em manter a arquitetura x86, para que possa ser compativel com os programas existentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só para ficar bem claro, é que a família foi crescendo:

286

386

486

E aí, para generalizar, começou a chamar-se de "x86", onde x=2, x=3, x=4, etc.

Só que depois do nome "x86" já estar consolidado, os chips pararam de usar essa nomenclatura (ou melhor, numeroclatura) e passaram a usar nomes (pentium, por exemplo). Mas a família (padrão de compatibilidade) continuou a chamar-se x86.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...