Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock......


NOTURNOph

Posts recomendados

Saudações a todos!!!!!!!!!!!!

Tô tentando fazer um cloc na minha máquina, mas ta dando pau toda hora, quando saio do setap, ele nem sequer consegue caregar o windows.

Como posso obiter um bom cloc? Sabendo q infelizmente tenho a terrível a7v8x-x.

desde já agradeço pela ajuda.........

fiquem na paz!

Processador: Atlhon xp 2400+ 2ght

Placa Mãe: asus a7v8x-x

HD: 40

Video:geforce MX 4000- 64mgbt

som onboar

Memoria: 512 DDR 333

Rede: intel

Gravador CD: LG 52x

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações boqani!

Obrigado por esta me ajudando....vamos la:

entrei no setap, e fiz as seguintes configurações.

CPU speed: manual

CPU frequency Multipli: 22.5x

CPU External frequency: 149/37, acima deste valor o pc travava no ato.

Bom, consegui um cloc de "2235" mas algumas horas depois minha maquina travava, e quanto a ventilaçõa ela é original, não fiz nenhu upgrad sobre isso no maximo baixei o montherboard q a gora esta marcando: 50 44.

você tambem m perguntou sobre a fonte, tenho uma Maxtor 450w.

E foi só isso q fiz, cofesso q não entendo muito poi comecei a fazer um curso de montagem e manutenção a 2meses, e ocurso não é la essas coisa. Mas boa parte dq sei aprendi estudando com materias do Clube do Hardware, portanto me desculpe se não estou conseguindo te passar as info exatas.

PS: Meu bios e 1007, tem alguma influencia?

Bom, te agradeço mais uma vez por sta me ajudando.

Que Deus te Abençoe e fique na Paz....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NOTURNOph existem algumas informações estranhas... vamos lá....

O segredo do overclock é ir com calma e sempre aumentar o clock de pouco em pouco. Você disse que o multiplicador está setado em 22.5, é isso??? Você alterou pra esse valor ou já estava assim???

Seu processador originalmente funciona a 2000MHz(15x133) então caso o multiplicador na BIOS esteja setado para um valor diferente de 15 seu processador tem o multiplicador travado, pois basta dividir o clock que você conseguir pelo FSB utilizado que chegamos no multiplicador de 15: 2235/149 = 15.

Antes de continuar com seu over de uma verificada nas voltagens da fonte e na temperatura do processador. Você pode fazer isso utilizando o ASUS Probe ou MBM5 por exemplo. Posta aqui estas informações e confirme o multiplicador configurado na BIOS. Se seu processador realmente for travado vai dificultar um pouco o overclock.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza cara!!!!

Bom como disse eu mesmo alterei o multiplicador p/22.5, então acho q não ta travado não. E em relação a tensão da pra entender, pois estou vendo no setap:

Vocore votage= 1.63

+3.3v= 3.20

+5v= 4.94

12v= 12.73

"É como eu disse, estou começando agora Biter e tem muita coisa q ou nunca ouvi falar, ou realmente não sei.........e se alguém poder me indicar alguns livros eu agradeço de coração."

em relaçao a temperatura esta batendo a 49° na CPU, e no momento eu deixei o multiplicador em 15x do mesmo jeito q veio da loja.

OBS: não se equeça q eu q alterei o multiplicador para 22x.

Mas uma vez peço desculpa se estou postando errado, eté porque hoje é meu terceiro dia de uso.

Agradeço pela atençao galera!............................Fica na Paz Biter!!!

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- com essa fonte e essa placa mãe não se faz overclock.

2- Não se esqueça que sua placa mãe não tem pci e agp lock, ( passando de 183mhz de fsb vai prejudicar sua placa de video hd.. ou outro componente do seu pc..)

3- Olhe sua tensão... 12.73 :blink: , isso quer dizer qu esse você executar algum programa ela vai aumentar, e como todo mundo sabe tensão acima de 12.7 é complicado podendo até queimar ( algum periférico que esteja ligado a fonte.. )

4- sinceramente, na minha opinião. Eu não arriscava em fazer overclock com um equipamento desse.

5- para conseguir overclocar melhor eu trocaria para uma fonte seventeam 420W e placa mãe asus a7n8x-x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BITER : Gostaria q você me ajudasse

Me chamo Henrique !!

Eu fiz uns testes aqui e aumentei a multiplicação do proc de 10x pra 11x e o fsb de 166/33 para 175/37 eu acho !

Antes o VCORE estava em 1666.5 mhz agora ele ta em 1700.3mhz !

EU aumentei o a freqüência de 1.60v pra 1.65v !

Mas no windows ele continuou a mostrar sempron 2.400+ e no programa CPU-Z também ! O nome do processador não mudou ! Teria q mudar ???

Se você puder me ajudar , eu agradeço mesmo de coração cara !!!

EU vi q você entende por isso to pedindo a sua ajuda ! não só a sua , mas de todos q participam do Forum , porque agente ta aqui pra se ajudar e ser ajudado !

Valeu mesmo cara !!

Sempron 2.400+ 1666.5MHZ

Asus A7V8X-X Bios1013

Geforce Fx5200 128MB

512DDr400

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por henriquemederos20@18 de agosto de 2005, 15:58

BITER : Gostaria q você me ajudasse

Me chamo Henrique !!

Eu fiz uns testes aqui e aumentei a multiplicação do proc de 10x pra 11x e o fsb de 166/33 para 175/37 eu acho ! 

Antes o VCORE estava em 1666.5 mhz agora ele ta em 1700.3mhz !

EU aumentei o a freqüência de 1.60v pra 1.65v !

Mas no windows ele continuou a mostrar sempron 2.400+ e no programa CPU-Z também !  O nome do processador não mudou ! Teria q mudar ???

Se você puder me ajudar , eu agradeço mesmo de coração cara !!!

EU vi q você entende por isso to pedindo a sua ajuda !  não só a sua , mas de todos q participam do Forum , porque agente ta aqui pra se ajudar e ser ajudado !

Valeu mesmo cara !!

Sempron 2.400+  1666.5MHZ

Asus A7V8X-X  Bios1013

Geforce Fx5200 128MB

512DDr400

Eu fiz uns testes aqui e aumentei a multiplicação do proc de 10x pra 11x e o fsb de 166/33 para 175/37 eu acho ! 

Cuidado para não avançar o sinal com essa placa, o maximo que você pode ir é 183mhz de fsb.. por causa da freqüência pci e agp da sua placa..

Antes o VCORE estava em 1666.5 mhz agora ele ta em 1700.3mhz !

?? isso dai é a freqüência do seu processador, ou velocidade do seu processador. E não vcore!

EU aumentei o a freqüência de 1.60v pra 1.65v!

porque você aumentou o vcore do processador? sua maquina estava instavel? se não você nem devia ter aumentado essa opção.

Mas no windows ele continuou a mostrar sempron 2.400+ e no programa CPU-Z também !  O nome do processador não mudou ! Teria q mudar ???

Não, esse é o modelo do processador, ou seja PR rating, é o que a AMD usa para identificar seus processadores. Tem alguns processadores que até mudam mais não é isso que deve mudar no overclock.. o que deve mudar é a velocidade dele.. por exemplo: 1950mhz 2000mhz... etc etc..

qual sua fonte?

qual a temperatura do seu pc?

qual a configuração completa do seu pc?

abra um novo tópico para a sua duvida que te ajudaremos melor, pois esse daqui é o tópico do nosso amigo NOTURNOph. É melhor pois dai não misturamos as coisas.. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Eduardo!!!!

to meio em duvida, o que devo fazer em relação a minha fonte, como posso estabilizar a minha tensão, ou somente trocando a fonte???????

OUTRA: tem um conhecido meu q qr me vender um ABIT(não tenho certeza mas acho q é kv7 ou coisa desse tipo), esta placa funcionaria com a minha conf. atual ou tenho q mudar mais alguma coisa?

Bom vou aguardar noticias.....

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por NOTURNOph@18 de agosto de 2005, 19:56

Beleza Eduardo!!!!

to meio em duvida, o que devo fazer em relação a minha fonte, como posso estabilizar a minha tensão, ou somente trocando a fonte???????

OUTRA: tem um conhecido meu q qr me vender um ABIT(não tenho certeza mas acho q é kv7 ou coisa desse tipo), esta placa funcionaria com a minha conf. atual ou tenho q mudar mais alguma coisa?

Bom vou aguardar noticias.....

Abs!

Opa..

ou você manda fazer modificação na fonte, ou você compra uma nova de qualidade..

quanto a placa mãe essa placa abit ai é melhor do que a sua com certeza, se o preço for bem acessivel pode pegar sem medo. Vai funciona certinho com a sua configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Eduardo Gonçalves.@18 de agosto de 2005, 16:28

Cuidado para não avançar o sinal com essa placa, o maximo que você pode ir é 183mhz de fsb.. por causa da freqüência pci e agp da sua placa..

?? isso dai é a freqüência do seu processador, ou velocidade do seu processador. E não vcore!

porque você aumentou o vcore do processador? sua maquina estava instavel? se não você nem devia ter aumentado essa opção.

Não, esse é o modelo do processador, ou seja PR rating, é o que a AMD usa para identificar seus processadores. Tem alguns processadores que até mudam mais não é isso que deve mudar no overclock.. o que deve mudar é a velocidade dele.. por exemplo: 1950mhz 2000mhz... etc etc..

qual sua fonte?

qual a temperatura do seu pc?

qual a configuração completa do seu pc?

abra um novo tópico para a sua duvida que te ajudaremos melor, pois esse daqui é o tópico do nosso amigo NOTURNOph. É melhor pois dai não misturamos as coisas..  :joia:

OLA EDUARDO ! EU ABRI UM NOVO TOPICO PARA O MEU ASSUNTO !

SE PUDER ME AJUDA LÁ beleza !!

valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dica Eduardo, vleu mesmo mano!!!!!!

O Biter, kd você cara, to esperando a sua resposta, não desmerecendo a do eduardo.... mas quero saber se mesmo assim com uma conf. q não é boa da pra fazer um cloc legal, pois upgrad agara só em 2006.

E ai o que você me recomendam?

Po cara vocês sõa d+ valeu mesmo pela ajuda q estão me dando.

Um forte ABS....................Fiquem na PAZ>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NOTURNOph essa placa mãe vai atrapalhar um pouco o over sim pois você seu FSB estará limitado pela falta do PCI LOCK nas faixas de:

133 a 149

166 a 185

Mas o mais crítico nesse momento no seu PC é a fonte, você precisaria de uma fonte de pelo menos 350w reais para poder fazer um over tranquilo.

Um problema para o seu over clock é o multiplicador travado do seu processador. Acho que você não entendeu direito no post anterior, para que você consiga o clock do processador você deve multiplicar o FSB pelo MULTIPLICADOR, certo??? A BIOS deixar que você altere o valor do multiplicador não significa que o processador permite essa mudança. Se seu multiplicador fosse destravado ao setar o multiplicado em 22.5 e o FSB em 149 você conseguiria o mísero clock de 3352MHz :ahh: ... rsrsrs...

Para que você consiga destravar esse multiplicar só transformando ele em mobile, existe um tópico explicativo sobre isso:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=131606

E você ainda vai ter que tentar baixar um pouco essa temperatura... qual é seu cooler??? você tem algum cooler extra no gabinete ou algo do tipo??? Seu gabinete é de quantas baias???

Falou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações Biter!!!!

Tô começando a enteder como funciona o processo do cloc, li a matéria e achei super interessante, porém como ainda to caminhando, pefiro não arriscar. E outra coisa: Quais os riscos reais no caso d eu passar ninha cpu p/ mobile?

E qual placa eu possor comprar q venha com o multiplicador destravado?

Bom, meu cooler e um AVC e meu gabinete é Maxxtor de 4 baias, já a ventilação do PC pelo o que eu percebo é basica, pois tenho somente o cooler da CPU e da fonte.....Outra pergunta, como fazer um bom sistema de ventilação?

Eu li uma matéria já faz um tempo falando sobre a montagem de um Pentium 4

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1007

posso adotar o mesmo esquemade ventilacão no meu Atlhon XP?

você pode me da alguma dica como eu posso melhorar a minha ventilação?

Bom pessoal, eu AGRADEÇO de CORAÇÃO a ajuda de todos mesmo, e todos vocês são super 10!!!!!!!!!

Ai Eduardo, brigadão pela ajuda..............to ai quando precisar...

Biter, descupa se to sendo chato mas to qrendo aprender tambem assim como vocês, e c DEUS quiser poder ajudar outras pessoas assim como vocês.....

Um forte abraço irmão.....................

Fica na Paz!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NOTURNOph tente não direcionar tanto as perguntas pra mim pois tem gente aqui que manja muito mais que eu e pode não responder por causa disso... rsrsrs.. e você já percebeu que as vezes eu sumo... eu não trabalho com hardware é apenas um hobby, então minhas esperiências são com o meu próprio pc e não é sempre que temos tempo para o hobby... rsrsrs...

Com relação ao multiplicador o problema é o processador, não importa a placa mãe ele sempre vai ter o mult travado. Se você fizer a conversão para móbili direito você não corre riscos, e caso queira voltar é só apagar o grafite... só não sei se as pontes L6 tem influência na CPU caso a 3º ponte L5 esteja aberta.

Para melhorar a ventilação inicialmente seria legal um cooler logo abaixo da fonte jogando ar para fora, e para ficar legal colocar um cooler na parte frontal do gabinete jogando o ar para dentro. A ideia é tentar fazer o ar circular...

O cooler Vcon 19b é uma boa opção de baixo custo, mas é legal você fazer a lapidação do mesmo:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....showtopic=94686

Infelizmente os links das fotos da explicação estão quebrados, mas você encontra fotos de pessoas que fizeram e que gostaram do resultado.... eu fiz no meu, não sei a diferença pois antes de colocar o cooler pela primeira vez já fiz a lapidação... rsrsrs

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Saudaçoes a todos!!!!!!!!!!!

Bom quero pedir desculpa pelo meu desaparecimento, pois motivo esse q meu filho precisava da minha total atençao e tive q me afastar de alguns hábitos. Mas graças a Deus eu obtive a vitoria.

BITER, peço-te descuspas.......por esta postando para você...........mesmo assim

valeu cara.

Eduardo...... :joia: valeu pela ajuda tambem cara e me desculpe se em algum momento eu me descartei da sua ajuda, não me interprete a mal....

Bom e para todos do forum que DEUS abençoe a todos, ricamente!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...