Ir ao conteúdo

Audio sem compressão

Posts recomendados

Postado

Bom, eu quero passar alguns shows e vídeos de música que estão em AVI para um DVD. O problema é que alguns estão com áudio PCM, ou seja, sem perda de qualidade com relação aos originais, e eu gostaria de mantê-los assim. Só que nem o Diko nem o AVIXDVD encodam em PCM, apenas em AC3 (pago) e MP2 (com perda). O DVD- lab não sei, porque não consegui descobrir como faço para converter com ele.

Alguém aí sabe de algum programa (fora o Nero Vision... <_< ) que encode vídeos sem comprimir o áudio? :unsure:

Postado

Bem, o VirtualDubMod extrai em um arquivo sem extensão, será que ele extrai exatamente o áudio que estava no vídeo?

Sendo assim, se eu usar o DIKO e selecionar para que o VirtualDub extraia o áudio ao invés do DIKO, o DIKO também criará os arquivos de áudio?

Dúvidas cruéis... :seila:

Postado

Não sou muito bom em áudio, mas que eu saiba, PCM é wav. você pode fazer todo o processo com o DIKO e, no final, extrair com o VirtualDub e juntar os dois (áudio e vídeo) com o lab. Agora, wav, apesar da qualidade, é gigante. Se você comprimir pra ac3 (o BeSweet faz e é grátis), a perda será mínima e um arquivo de 1GB cai pra uns 200MB (5 vezes menor).

Postado

Bem, vamos por partes:

1- Pensei sim em fazer isso, encodar com o DIKO e dai pegar o audio com o VirtualDub, mas veja: o DIKO vai encodar um audio também, e esse espaço ocupado pelo audio estarei "desperdiçando" do vídeo do DIKO, que poderia ficar com melhor qualidade. Não achei opção no DIKO para desabilitar o áudio.

2- Tirei o audio com o VirtualDub pela opção Streamings, daí fui em Demux, só que ele salva em um arquivo sem extensão. Devo designar uma extensão pra ele ao salvar? Qual? O arquivo sem extensão serve como audio no DVD-lab, por exemplo?

3- O Besweet é indicado no DIKO como sendo audio comprimido em formato MP2, e não AC3. Afinal, ele é AC3 ou MP2?

Postado

O BeSweet individualmente converte pra qualquer formato (ac3, mp2, ogg, aiff, wav, etc). Não sei porque o DIKO não permite o ac3 com ele. você pode tentar o seguinte, pegue seu AVI e extraia o áudio com o AVI2WAV (vem com o DIKO). Com o BeSweet, faça a conversão pra ac3 (fora do DIKO). Com o VirtualDubMod, retire o áudio original e insira esse novo já comprimido (apenas pra poder ganhar mais espaço pro filme como você disse no primeiro ítem). Faça o processo com o DIKO (nem se preocupe com o áudio) e, no fim, vá pro lab com o .mpv do DIKO e o .ac3 que você converteu. Se não souber como fazer algum desses passos, me avise.

Postado
Postado Originalmente por maorefice@19 de setembro de 2005, 23:21

Com o VirtualDubMod, retire o áudio original e insira esse novo já comprimido (apenas pra poder ganhar mais espaço pro filme como você disse no primeiro ítem).

Mas se eu inserir o AC3 da mesma forma o DIKO vai encodar ele junto com a imagem, e assim perco espaço que poderia ser usado para imagem. Tem como eu encodar a imagem, criando apenas um arquivo .MPV? Talvez se eu tirasse o audio do vídeo e deixasse ele só com imagem, o DIKO não teria audio para encodar... Mas eu não sei fazer isso... Será que o VirtualDub faz?

E quanto ao arquivo sem extensão criado pelo VirtualDub, é assim mesmo ou eu tenho que dar extensão pra ele?

Desculpem o tanto de post que eu tenho feito, é que nunca fiz nenhuma conversão e estou tentando aprender o máximo antes de começar a tarefa.

Postado
Mas se eu inserir o AC3 da mesma forma o DIKO vai encodar ele junto com a imagem, e assim perco espaço que poderia ser usado para imagem. Tem como eu encodar SÓ a imagem, criando apenas um arquivo .MPV? Talvez se eu tirasse o audio do vídeo e deixasse ele só com imagem, o DIKO não teria audio para encodar... Mas eu não sei fazer isso... Será que o VirtualDub faz?

você vai perder apenas o que tem mesmo que perder, pois no final você vai acabar juntando o áudio de qualquer forma. O DIKO não aceita arquivos sem áudio. O VirtualDub extrai o áudio, mas o AVI2WAV é mais rápido. Ele fica numa subpasta do DIKO (C:\Arquivos de programas\DIKO\AVI2WAV\avi2wav.exe). É absolutamente intuitivo, não tem como errar. Pra inserir o novo use o VirtualDubMod, menu "Streams", "Stream list", dá um "Disable" no áudio original (é bom você ter uma cópia do AVI original caso haja algum problema), agora dê um "Add" pra inserir o ac3, menu "File", "Save as", em "Video mode" selecione "Direct stream copy".

• 4 semanas depois...
Postado

Maorefice me ajude!

Tô usando o BeSweet aqui, mas ele não encoda em AC3, apenas em MP2. Já baixei o Azid, o SSRC, tudo, mas não sei aonde encontro o encoder de AC3. Precisa ter esse encoder ou eu tô fazendo alguma coisa errada?

Postado

valeu cara, mas eu já baixei ontem à noite o ac3enc.dll que faltava.

Agora só tenho uma dúvida: se eu passo um vídeo de 25 fps pra 29.97 fps, preciso mudar alguma coisa no áudio? Tipo, o vídeo vai diminuir em tempo, ou o TMPGEnc vai por frames "vazios" para suprir as necessidades do novo formato?

Acredito que a mundança deve ser feita, acho que eu sei fazer pelo BeSweet, apenas pergunto para saber se há casos onde não há a necessidade de alterar o áudio, mesmo mudando o fps do vídeo.

Obrigado.

Postado

Zumbi-,

Isso não é minha praia... não entendo muito do riscado, mas acho que se você mudar o vídeo, teras que mudar o som e legenda, senão desincroniza tudo... isso se os arquivos estiverem separados...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!