Ir ao conteúdo

PASTA TERMICA EM EXCESSO DÁ PROBLEMA?

ruas

Posts recomendados

Postado

Galera, to enfrentando um problemaço! tenho um Athlon 900 em uma k7vta pro da soyo... sei q essa placa-mãe é um lixo mas o q rola é o seguinte: já testei memoria, processador, troquei fonte, enfim fiz tudo q acho q dava pra fazer e não consegui resolver meu problema...

Do nada assim, sem dar mensagem de erro alguma o pc reinicia... algumas vezes ele trava e num responde com ctrl + alt + del e nada.. uso o win xp e isso começou a ocorrer tem poucos dias... quando resolvi refazer a instalação dele... o problema é que nunca havia acontecido antes.. já cansei de reinstalar esse pc e nunca tinha dado essa pala... no inicio dos tempos ele dava um problema por incompatibilidade de driver com a placa de video mas eu baixei os drivers e tudo se resolveu.. então.. a unica coisa q eu acho q pode ser é a pasta termica entre o cooler e o proc... q tem mtaaaa lá.. tipo muita mesmo, saindo pelas beiradas do DIE e pegando em outro componentes do proc... alguem pode me ajudar? conto com uma resposta!

Obrigado, Paulo

Postado

Bom, uma das funções da pasta térmica é corrigir as imperfeições tanto do DIE quanto da base do cooler e assim aumentar e uniformizar a superfície de contato, deve-se usar uma quantidade mínima (um pingo) e espalhar bem sobre o DIE, portanto uma quatidade grande de pasta pode causar problemas interferindo no processo de dissipação, e se realmente houver muita pasta (exagero) acredito que venha a interferir nos contatos pela pasta "escapar" pelas laterais, mas isso é extremo.

Tenta limpar bem o DIE e o Cooler com álcool Isopropílico, no processador usa um cotonete, vai limpando com cuidado e reaplica a pasta.

Informa a configuração da máquina, tipo, quanto tempo faz que usa o XP nessa máquina? quanto de memória utiliza? Qual a temperatura do processador? Isso ajudar a opinar sobre o que está ocorrendo.

ABS

Postado

Uso o win xp nela desde q a comprei.. deve ter uns 3 ou 4 anos mais ou menos....

MB: soyo k7vta pro

Proc: Athlon 900

Mem Ram 3x 128mb

Fonte 500 w Setellite

Video Nvidia TnT2 32mb (acho q é isso)

2 hds

gravador de dvd Lg4160

combo leitor dvd grav cd

O Cooler eu num sei qual é... mas a maquina tá sempre funcionando entre 39 e 41 graus

Enfim é isso q tá acontecendo, a maquina tá altamente instavel.. do nada reinicia ou trava por favor alguem ajude!

Postado

Olha amigo, com esses valores (39~41º) temperatura não é, só se vazou pasta térmica pra tudo que é lado.

Bom você formatou a máquina, segundo entendi, instalou todos os drivers dos componentes, tipo chipset, VGA, etc?

Postado

troquei a fonte ontem... antes era uma de 300w e eu achava q ela estava fraca... mas agora to com uma de 500 w num é possivel q ela num segure as pontas.... eu fiz uma limpeza do processador... e apliquei um restinho de uma pasta termica véia q eu tinha aqui... agora o proc tá ficando quentão... 55~60 graus...acredito q seja por causa da pouca pasta e da má qualidade dela... vou comprar uma pasta melhorzinha e posto os resultados.. valeu!

Postado

É, uma genérica de 500W deve segurar seu sistema perfeitamente. Mas só pra você saber, ela não tem 500W! São 500W indicados pelo fabricante, ela deve ter por volta de 250W! A não ser que você tenha cometido a loucura de comprar uma fonte de marca de 500W (pra mais de 300 reais) e botado em um Athlon 900! hehehehe

Abraço e dê notícias depois!

Postado
Pasta térmica não costuma conduzir energia. Tente trocar a fonte, tô apostando que é ela.

Vem cá, tassio: a pasta térmica não é feita com um composto de cálcio?

Postado
Postado Originalmente por tassio@03 de outubro de 2005, 21:39

Pasta térmica não costuma conduzir energia.

Abraço.

Acho não fui claro na resposta que dei, é que no começo o amigo ruas informou que havia uma quantidade excessiva, julguei pela quantidade e não pelo composto, ok!

Não é o caso, mas se usar pasta térmica com prata ou cobre pode até haver condução elétrica, teoricamente.

ABS

Postado

Aí me surgiu uma dúvida:

A pasta térmica não pode conduzir eletricidade? :blink:

Ela não é feita de algum composto de cálcio (é condutor)? Acho que sim...

• Membro VIP
Postado

Só pra constar, alguns usuários utilizam uma pasta com cobre que é melhor condutora de calor, mas em contrapartida conduz eletricidade.

Bom pastas comuns de cobre foram produzidas para conduzir cobre, quando você possui circuitos de alta corrente e necessita que a transmissão seja melhorada em terminais por exemplo, utilizamos esta pasta.

Eu não recomendo o uso dela em processadores por conduzir eletricidade... assim qualquer excesso pode comprometer e BUM! o processador vai morrer.

Ah! Claro as pastas térmicas comuns não conduzem eletricidade, na verdade são péssimos condutores. Já vi algumas pessoas utilizar aquela folhinha de mica em micros, mas acho isso um exagero.

T+

Postado

cara tenho quse toda certeza q é a fonte,faz o seguinte baixe o speedfan e verifique as voltagens,ou melhor poste uma foto do speedfan ai pra agente da uma olhada e t dizer o problema,com o resultado do speedfan vou pode t dizer qual o problema,se é a temperatura ou ate mesmo sua ventoinha perdendo rotacao e prejudicando na ventilacao do dissipador e causando reiniciamento ou se é a fonte...]]

to esperando você postar...

Postado

opa... acho q era mesmo o problema de pasta em excesso... parece q tá funcionando melhor.. vou dar um tempo aqui e fazer alguns testes e torcer pra ter resolvido essa coisa toda... =D obrigado a todos =D

Postado

É isso aê galera! dito e feito.. psta térmica em excesso dá problema sim... como todos devem saber (inclusive eu agora, heheheh) a pasta termica deve ser aplicada somente sobre o die do processador.. qualquer coisa a mais q isso dá problema, pelo menos deu no meu caso... acho q deve rolar alguma condutibilidade por parte da pasta e o processador fica loucaço heauheauhe valeu a ajuda pessoal

Postado

É isso aê galera! dito e feito.. psta térmica em excesso dá problema sim... como todos devem saber (inclusive eu agora, heheheh) a pasta termica deve ser aplicada somente sobre o die do processador.. qualquer coisa a mais q isso dá problema, pelo menos deu no meu caso... acho q deve rolar alguma condutibilidade por parte da pasta e o processador fica loucaço heauheauhe valeu a ajuda pessoal

Postado
Postado Originalmente por ruas@03 de outubro de 2005, 15:18

Galera, to enfrentando um problemaço! tenho um Athlon 900 em uma k7vta pro da soyo... sei q essa placa-mãe é um lixo mas o q rola é o seguinte: já testei memoria, processador, troquei fonte, enfim fiz tudo q acho q dava pra fazer e não consegui resolver meu problema...

Do nada assim, sem dar mensagem de erro alguma o pc reinicia... algumas vezes ele trava e num responde com ctrl + alt + del e nada.. uso o win xp e isso começou a ocorrer tem poucos dias... quando resolvi refazer a instalação dele... o problema é que nunca havia acontecido antes.. já cansei de reinstalar esse pc e nunca tinha dado essa pala... no inicio dos tempos ele dava um problema por incompatibilidade de driver com a placa de video mas eu baixei os drivers e tudo se resolveu.. então.. a unica coisa q eu acho q pode ser é a pasta termica entre o cooler e o proc... q tem mtaaaa lá.. tipo muita mesmo, saindo pelas beiradas do DIE e pegando em outro componentes do proc... alguem pode me ajudar? conto com uma resposta!

Obrigado, Paulo

Soyo K7vtapro e Asus a7v8x são doidinhas para pifarem fontes de baixo custo (as famosas genéricas :priv: ). No seu caso, a fonte e a causadora disso, mas ainda pode ser o slot de memória (slot 0) por estar muito próximo do processador. já tive um problema de super aquecimento na minha soyo e como conclusão houve uma deformação no encaixe da memória. Como solução, tive de comprar um cooler vcom para athlon xp 3000+ de forma a manter a temperatura do processador (duron 950) no máximo a 25ºC.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!