Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Eu sou novo da lista e devo dizer que acho o DVD-LAB um programa maravilhoso e é o melhor que conheci de todos os que eu já usei ou tentei usar. Só que estou tendo um problema recorrente aqui (ver imagem anexa) em grande parte das vezes que eu mando compilar um DVD. Já procurei, mudei, mexi e não consegui estabelecer um padrão que me identificasse qual a origem do erro. Algumas vezes eu consigo consertar mexendo no som, outras não. Hoje eu consegui exportando o m2v no formato padrão e não em alta definição (que eu tinha feito quando deu o erro).

Eu uso o Adobe Premiére e exporto usando o ADOBE MPEG ENCODER. Eu já estou quase desistindo de usar ele e partindo para outro, porque não posso perder tanto tempo todo vez que tenho que autorar um DVD.

Alguém já passou por esse problema ou tem alguma dica para eu tentar identificar esse erro? Me desculpem se essa questão já apareceu aqui na lista, mas eu estava lendo as mensagem antigas, mas tem coisa demais e estou precisando disso com uma certa urgência.

Aliás, queria parabenizar o grupo pelas discussões que estão sendo extremamente úteis para eu resolver um monte de problemas que tenho.

post-59578-13884905393082_thumb.jpg

Postado

Cara, este erro é estranho....

Se possível, tente gerar uma imagem melhor, pois mesmo clicando para ampliar ainda está ruim de ler o que está escrito.

Qual versão do DVD-lab PRO você utiliza?

Forneça mais detalhes sobre as configurações que você coloca no vídeo de saída.

Postado

O erro é esse:

"A serious error occurred during compiling the files

the compile process can't continue and has been aborted. If your source files are no-elemntary files, demultiplex them first and use these to compile the DVD again.

If this didn't help, try to re-encode the files. Make sure you use DVD compliant

settings in your encoder."

Sempre dá a mesma mensagem de erro. A princípio eu gerava o som junto com a imagem e, pesquisando o que era o tal demultiplex, comecei a gerar os arquivos separados. A princípio funcionou depois voltou a dar o erro.

A versão que uso do DVD-Lab é dvd-=Lab 1.4 Beta 2 e as configurações que uso no premiere, usando o Adobe Mpeg Encoder são:

=================

DVD NTSC 4X3 Medium Bitrate

Video Settings

video stream Type: DVD

frame size: 720x480

frame rate: 29,970(drop frame)

aspect ratio: 4:3 display

bitrate: variable, avg 4.20, mas 6.00

Audio Settings (PCM)

frequency: 48.0 KHz

Multiplexing: none

=================

Eu ainda estou usando a versão provisória do site, mas não posso comprar o programa se ele não funcionar aqui.

Canela

Postado

Entendo bem o seu caso....

Aparentemente, não há nada de errado nas configurações do vídeo e do som.

Não tenho muita certeza se isso irá resolver o seu problema, ma há uma grande chance tendo em vista que você está utilizando uma versão mais antiga e, ainda por cima, Beta do DVD-lab...

Vá ao site do fabricante que, se não me engano, eles disponibilizam uma versão trial (acho que espira depois de um mês) do DVD-lab PRO 1.53.

Esta é a versão que utilizo e nunca tive esse tipo de problema....

O problemas que tive foram apenas com partições FAT32 e também com uma biblioteca C++ que tive que instalar para ele poder compilar os menus (instalei uma free da Borland). Fora isso, o único problema que tive foi para gerar menus paronâmicos (isso nem me faz falta).

Portanto, aconselho você a utilizar o DVD-lab PRO 1.53 (pelo jeito já está próximo de sair a verão 1.6 do mesmo)

Postado

Confirmo o que o Antony disse.

Basta olhar no link que ele postou, pois ele vai direto para o histórico de versões no site do fabricante.

Qual será a próxima versão comercial que eles irão lançar?

Acho que já deve estar muito perto já que eles estão na 1.6.

Uma coisa interessante desta última versão é que se pode desabilitar os alertas sobre GOPs, além de que foram feitas correções em alguns bugs envolvendo legendas.

Postado

Iae galera...estou precisando de uma ajudinha básica....é o seguinte:

eu estou querendo fazer um menu no dvd lab bem básico, com um fundo animado e com legendas em cima...tipo o nome do casal (casamento), só q é o seguinte, eu até faço o fundo animado e tal, coloco a legenda.....só que aí na hora que eu clico pra ver o preview de como ficaria no DVD a legenda que eu escrevi some....só fica o vídeo....porque será????

alguém me ajuda!!!

Postado
Postado Originalmente por paulohvs@06 de fevereiro de 2006, 23:17

Iron furioso

O que você pretende fazer me parece bem simples. Pelo que entendi da sua explicação, você quer que o plano de fundo seja um vídeo e os links sejam fotos estáticas, certo?

Se você já tem o vídeo de fundo pronto, basta coloca-lo dentro do Campo Assents e depois coloca-lo direto sobre o menu (diferentemente do que acontece com imagens de fundo, não é necessário segurar a tecla Shift, amenos que se esteja arrastando uma imagem de dentro da tela do Preview).

Depois de arrastar o movie pro menu, ele automaticamente se tornará um motion menu. Daí basta você colocar normalmente as imagens (janelas) estaticas na parte do menu que você desejar.

O procedimento é bem simples e não exige que o Lab gere o vídeo que será plano de fundo do menu, tudo pode ser feito com um encoder externo. Eu apenas recomendo que erncode o vídeo no formato 4:3, pois a grande maioria dos menus são neste formato, mas isso não impede de você criar um menu 16:9. Para criar um menu 16:9, é só olhar no Help do DVD-lab PRO que vem explicando direitinho como fazê-los (já vi, mas não criei nenhum).

Agora, se fosse o plano de fundo e também as janelinhas que fossem estar em movimento simultaneamente, então acredito que, primeiramente, deveria ser colocado o vídeo como plano de fundo e, depois, colocadas as "janelinhas" de maneira normal. Após isso, ao clicar em Render motion, provavelmente o Lab geraria o vídeo com tudo em movimento.

eu ainda não testei essa últimaopção mas, pela lógica do programa, ela deverá ser gerada deste modo como eu descrevi.

beleza Paulo, já criei muitos motions menu com o Lab, mas essa tal de janelinha parece complicada demais. Toda vez que arrasto a imagem fixa pra o menu animado logicamente ele substitui pela imagem fixa e vice-versa. Você falou de encoder externo, pelo que eu entendi eu deveria criar essas janelas em outro programa pra depois importar através do lab, será isso? Que programa utilizo pra essa tarefa então?

Eu achava que o próprio lab tinha essa opção mas já fucei todos os botões e não achei nada que pudesse me ajudar, o que devo fazer?

Agradeço resposta.

Postado
Postado Originalmente por B-Souza@18 de fevereiro de 2006, 00:27

Iae galera...estou precisando de uma ajudinha básica....é o seguinte:

eu estou querendo fazer um menu no dvd lab bem básico, com um fundo animado e com legendas em cima...tipo o nome do casal (casamento), só q é o seguinte, eu até faço o fundo animado e tal, coloco a legenda.....só que aí na hora que eu clico pra ver o preview de como ficaria no DVD a legenda que eu escrevi some....só fica o vídeo....porque será????

alguém me ajuda!!!

1- você deve ir no painel de Propriedades ( localizado a direita ) e clicar na aba Map.

2- Mude o estado de Selected para Normal.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.mediachance.com/dvdlab/tutorial/motion5.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

3- Agora mova o botão-deslizante de número 3 para a direita ( até o fim como mostra a figura ).

4- Faça o mesmo para o estado de Selected ( você pode escolher outra cor ).

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.mediachance.com/dvdlab/tutorial/motion6.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Caso queira poderá ver mais detalhes nesta PÁGINA do DVDLab-Pro.

Isso deve resolver.

Espero ter ajudado.

:-BEER

Postado

André M.

Não creio que o B-Souza tenha descrevido seja um link. Acho que ele colocou um menu animado e simplesmente quer que apareça uma legenda onde será escrito o nome do casal, ou seja, letras estáticas apenas servindo como "título".

Pelo que entendi também, ele coloca a "legenda" normalmente no menu, só que quando ele dá play na tela de preview só aparece o vídeo, não é isso?

B-Souza, acho que você está se preocupando a toa. Na tela de Preview só é mostrada uma prévia do vídeo mesmo, não é mostrada uma prévia do menu. Portanto, acredito que você só precise compilar o seu projeto, pois a legenda aparecerá normalmente.

você já tentou compilar o projeto? Senão, acho que deveria pois acredito que, na verdade, não existe problema algum.

No entanto, caso a legenda do nome do casal seja um link, então é possível que esteja acontecendo o que o André M. descreveu.

Postado

Caro amigo furioso...

O que eu quis dizer é para você montar um vídeo em um programa tipo o Adobe Premier Pro. No Adobe você irá editar o vídeo de modo que exista uma parte fixa no vídeo que, no seu caso, serão as janelas.

Pelo menos foi isto que eu entendi da sua explicação anterior (o vídeo inteiro estaria em movimento, com exceção das "janelas" que seriam uma parte fixa e também representariam os links).

Agora, se o que você deseja é simplesmente colocar uma moldura em volta de uma imagem estática, então nem é preciso de editar o vídeo, basta colocá-lo como plano de fundo do menu e jogar as figuras por cima dimensionando-as para que fiquem no tamanho e no lugar que você quer.

você disse que quando coloca imagens no menu elas substituem o vídeo de fundo pela imagem estática, não é isso?

Isto acontece porque, quando você está arrastando a imagem presente no campo Assents para dentro do menu você está segurando a tecla Shift. Portanto, só arraste as figuras para dentro do menu sem sigurar shift que aí elas não irão substituir o vídeo de fundo. O lab se comporta da seguinte maneira:

1º Ao arrastar um vídeo presente em Assents para cima do menu ele se tornará o plano de fundo do menu;

2º Ao arrastar uma imagem presente em Assents para cima do menu ele apenas será mais um elemento que estará por cima do plano de fundo do menu;

3º Ao arrastar uma imagem presente em Assents para cima do menu e segurar a tecla shift antes de soltá-la, ela se tornará o plano de fundo do menu;

4º Ao arrastar uma imagem de dentro do campo Preview (algum vídeo aberto) para cima do menu ela se tornará um elemento que estará por cima do plano de fundo do menu, sendo que, neste caso, ao se clicar em Render Motion menu, a imagem poderá se tornar um miniclip de prévia do vídeo;

5º Ao arrastar uma imagem de dentro do campo Preview (algum vídeo aberto) para cima do menu e segurar a tecla shift antes de soltá-la ela se tornará uma imagem de plano de fundo do menu sendo que, neste caso, ao se clicar em Render Motion, a imagem de fundo poderá se tornar um minicli de prévia do vídeo. (nunca fiz deste modo, mas, pela lógica do programa, este é o comportamento que ele deverá apresentar).

Portanto, o segredo está em quando se utilizar a tecla shift que sempre ao utilizá-la fará o objeto selecionado se transformar no plano de fundo do menu. O único caso em que não é preciso segurar shift para um elemento se tornar o plano de fundo do menu é ao arrastar um vídeo presente em Assents para dentro do menu. Portanto, só utilize shift se desejar que o elemento vire o plano de fundo do menu. Em caso contrário, não segure a tecla shift.

Caso estas informações não sejam suficientes para você concluir o seu projeto, então poste mais detalhes de como exatamente você quer que fique o seu menu. Tente montar um desenho mostrando exatamente onde você quer que fique vídeos e onde você quer que fiquem imagens paradas.

Não me parece algo complicado de se fazer no lab. Acredito que a parte mais complicada será editar o vídeo no Adobe (caso isto realmente seja necessário, mas preciso entender com precisão o que você pretende fazer e como você quer que fique).

Postado
Postado Originalmente por paulohvs@18 de fevereiro de 2006, 23:53

4º Ao arrastar uma imagem de dentro do campo Preview (algum vídeo aberto) para cima do menu ela se tornará um elemento que estará por cima do plano de fundo do menu, sendo que, neste caso, ao se clicar em Render Motion menu, a imagem poderá se tornar um miniclip de prévia do vídeo;

5º Ao arrastar uma imagem de dentro do campo Preview (algum vídeo aberto) para cima do menu e segurar a tecla shift antes de soltá-la ela se tornará uma imagem de plano de fundo do menu sendo que, neste caso, ao se clicar em Render Motion, a imagem de fundo poderá se tornar um minicli de prévia do vídeo. (nunca fiz deste modo, mas, pela lógica do programa, este é o comportamento que ele deverá apresentar).

Portanto, o segredo está em quando se utilizar a tecla shift que sempre ao utilizá-la fará o objeto selecionado se transformar no plano de fundo do menu. O único caso em que não é preciso segurar shift para um elemento se tornar o plano de fundo do menu é ao arrastar um vídeo presente em Assents para dentro do menu. Portanto, só utilize shift se desejar que o elemento vire o plano de fundo do menu. Em caso contrário, não segure a tecla shift.

Caso estas informações não sejam suficientes para você concluir o seu projeto, então poste mais detalhes de como exatamente você quer que fique o seu menu. Tente montar um desenho mostrando exatamente onde você quer que fique vídeos e onde você quer que fiquem imagens paradas.

Não me parece algo complicado de se fazer no lab. Acredito que a parte mais complicada será editar o vídeo no Adobe (caso isto realmente seja necessário, mas preciso entender com precisão o que você pretende fazer e como você quer que fique).

primeiramente gostaria de agradece sua atenção e parabeniza-lo pela dedicaçao a esse tópico B)

bom eu continuo tentando tentando e nada, vamos ver se é possivel resolver meu problema

1) arrastei o menu animado(trecho selecionado do filme) pra janela do menu 1 sem a tecla shift

2) arrastei uma figura, um arquivo jpeg primeiramente pra dentro do campo "menu 1". A figura se expande e ocupa todo espaço substituindo o menu animado. Fiz como você recomendou, arrastei a figura sem a tecla shift no campo "preview" mas a tela ficou com o fundo todo preto com a figura no centro desse campo

3) Fui em render motion mas só quem estava lá foi o menu animado que eu havia arrastado pra o campo "menu 1", nada do campo "preview" aparece naquela janelinha que aparecer em "render", nem a foto nem o fundo preto que tomou lugar do menu animado quando arrastei a foto

onde eu foi que eu errei? o preview aparece aqui apenas como um campo decorativo e não tem função alguma p/ o que eu quero fazer, que é o menu animado com a foto estática

Postado

Iron

Primeiramente, obrigado pelos elogios.

Continuando com o seu problema, eu tentei reconstituir o que você fez mas não aconteceu o mesmo efeito aqui comigo. Na verdade, tudo funcionou como eu descrevi. Mas, vamos lá, vamos tentar passo-a-passo:

1º Coloque o vídeo de fundo e as figuras *.jpg para dentro do campo Assents do DVD-lab PRO;

2º Dê dois cliques no Menu1 que está dentro da aba "Project" para que se abra a tela principal de edição do menu (aquela tela que tem o retangulo com o fundo preto, indicando que o menu está vasio).

3º Arraste para dentro do retângulo preto o vídeo (o que está dentro de Assents) que você deseja utilizar como plano de fundo (não é preciso segurar shift). Com isso, o plano de fundo preto do retãngulo deverá ser substituido pela primeira imagem do vídeo;

4º Agora arraste uma imagem que está dentro do campo Assents para cima do retângulo que representa o menu (não segure a tecla shift). Deste modo, a figura ficará por cima do vídeo que é o plano de fundo. Caso ela ocupe toda a tela, é porque ela é uma figura grande, bastando redimensioná-la para que ela fique menor.

5º Do mesmo modo como foi feito no passo 4, arraste as demais figuras que você deseje colocar para servirem como links. Daí, você só precisará dimensioná-las e posicioná-las como lhe for conveniente.

Obs: Só fazendo isto que estou mensionando não é preciso renderizar o menu, pois o motion menu já está pronto. Só seria preciso renderizar o menu no caso de você ter arrastado para cima do menu (sem segurar shift) imagens de vídeos que foram abertos no preview do DVD-lab PRO. Como usaremos imagens estáticas e o vídeo de fundo já está pronto, não é necessário renderizar novamente.

Tente aí novamente fazendo exatamente como eu descrevi. Eu fiz uns testes aqui e tudo funciona normalmente. Até aquela hipótese que eu ainda não havia testado (a de arrastar vídeos pra cima de um vídeo de fundo e renderizar um menu com o fundo e os links se movendo) funciona exatamente como descrevi.

Sem mais, até a próxima.

Postado

grande Paulo, finalmente consegui e descobri onde estava errando...

Eu estava arrastando as figuras jpeg. que eu importei na aba "Backgrounds" por isso nunca dava certo, eu nunca imaginava que o lab aceitasse essas figuras na aba "Video & Audio" :tantan:

Tive que selecionar a opção "All Files" pra que o lab aceitasse. Aprendi nesses ultimos posts do tópico coisas que nunca foram reveladas com o lab, creio que com esses recursos do lab e a criatividade de cada podemos dispensar o adobe premiere por um bom tempo.

A aba "background" se revelou pra mim uma opção praticamente inútil. Bom, deve ter mais coisas, mais segredos por aí ainda, valeu cara! :palmas:

Postado

Iron

Que bom que você conseguiu agora. Eu arrasto os arquivos direto da pasta de origem para dentro do campo Assents do lab, eu não utilizo aquele "windows explorer" que tem dentro do lab. Deste modo, nunca tive problemas.

Sapo_cururu "da bera do rio..."

Cara, para colocar música para tocar junto com o menu o procedimento é igual ao que expliquei para o Iron (na página anterior) para colocar um vídeo como plano de fundo do menu, só que, ao invés de arrastar o vídeo de assents para cima do menu, deve-se (obviamente) arrastar o arquivo de áudio de dentro de assentas para cima do menu.

Certifique-se de que este áudio é compatível com o padrão de DVD (16bits/48000Hz). Recomendo sempre a utilização de AC3 para qualquer tipo de áudio de DVD.

Postado

Ola a todos do forum.

Uso o dvd-lab e gosto muito dele. Faco tudo certinho com um filme de 1:30h (demultiplex, menus e compilacao) , so q depois de pronto, testo no powerdvd ou qualquer outro player e o audio fica sem sincronia com o video, so q o original esta bem sincronizado. Saliento q desabilito o q roda em background. Com filme de 1:00h já não acontece. Alguem pode me ajudar? :cry:

Obrigado

Postado

Ola...valewww ai pelo post...

Uma duvida ..eu já criei varios DVDS com varios filmes..cabendo ate 8 capitulos de seriados com 350 mb cada..ate ai ok

O Problema e que pra usar o DVD Lab primeiro to fazendo a conversao usando o DIKO..que o saco e q demora + de 20 horas convertendo....

Sabe como fazer mais rápido??? Outro programa ??? o Win AVI da pra fazer a conversão para DVD e depois gravar com o DVD Lab ???

Valeu pela forca...

To ha muito tempo tentando aprender a fazer menu animado..rsrs

Postado

Ola eu de novo hehehe

Mais um problema to tentando usar o DVD Lab...

Eu converti um filme de RMVB para AVI com o WINAVI...ta com legenda embutida e qualidade legal....

Não consigo abrir no DVD Lab atraves do assets...ou seja não importa o arquivo...e ai o que ta acontecendo.

Outra coisa você explica como criar o menu animado..mas quando abre o DVD Lab tem a opção simples e a outra com movie..e esta segunda que eu clico certo??

Ajuda aí...como faço passo a passo por favor...

Da pra criar os arquivos com o Win AVI e depois gravar varios arquivos atraves do DVD Lab????

To mais perdido q cego em tiroteio..rsrs

Valewww

Postado
Postado Originalmente por paulohvs@20 de fevereiro de 2006, 19:30

Iron

Que bom que você conseguiu agora. Eu arrasto os arquivos direto da pasta de origem para dentro do campo Assents do lab, eu não utilizo aquele "windows explorer" que tem dentro do lab. Deste modo, nunca tive problemas.

Sapo_cururu "da bera do rio..."

Cara, para colocar música para tocar junto com o menu o procedimento é igual ao que expliquei para o Iron (na página anterior) para colocar um vídeo como plano de fundo do menu, só que, ao invés de arrastar o vídeo de assents para cima do menu, deve-se (obviamente) arrastar o arquivo de áudio de dentro de assentas para cima do menu.

Certifique-se de que este áudio é compatível com o padrão de DVD (16bits/48000Hz). Recomendo sempre a utilização de AC3 para qualquer tipo de áudio de DVD.

como faco para transformar uma mp3 em um arquivo ac3 ? quero fazer com que toque junto com o menu...valeu

Postado

Primeiramente, recomendo o ConvertXtoDVD ao invés do WinAVI. Apesar de o segundo ser um pouco mais rápido, a qualidade deixa a desejar além de que o WinAVI possui algums problemas (não é toda conversão feita por ele que o DVD-lab PRO aceita).

Além disso, o DVD-lab PRO é um programa para autorar DVDs, ou seja, ele trabalha com arquivos MPEG2 (extensões m2v, mpv, mpg e mpeg, sendo que, para essas duas últimas, é fácil encontrar arquivos do tipo MPEG1). Portanto, não é possível utilizar um arquivo AVI dentro do DVD-lab, antes este vídeo deve ser convertido para o formato MPEG2 por algum encoder (CCE, ConvertXtoDVD, TMPGEnc, AQE, e outros).

As explicações sobre como criar menus animados estão no começo do tópico e, em agumas das últimas páginas também tem algumas explicações sobre como fazer isso. Portanto, leiam o restante do tópico e, quando aparecer alguma dúvida mais específica sobre o processo, poste aqui.

monstro

De que tipo é o seu vídeo de origem? É um AVI, MPEG ou VOB?

Se você tiver feito algum tipo de conversão com ele, poste os detalhes sobre essa vonversão.

Do modo como está eu não é possível deduzir nada que me leve ao diagnóstico do problema.

Postado

Desculpa se eu tiver perguntando por algo já respondido aqui. É que o site tá meio esquisito aqui. Eu to fazendo um dvd de clipes com videos de resolução diferentes.

Uns com 4 x 3 e outros 16 x 9. Gostaria de fazer um dvd com esses videos misturados. exemplo 1 16x9 e outro 4x3 e depois outro 16x9 e assim vai.

Pelo que eu entendi devo usar um vts para videos 4x3 e outro vts para videos 16x9.Porém, quando coloco os videos 16x9, eles aparecem como 4x3. Será que depois q eu compilar o dvd eles ficam em 16x9? E outros ficam sem som.Aparece algo falando em ac3; acho que eu tenho que ter algum programa para passar o audio para wav. Se alguém puder me dar informações e puder colocar os links e bridges em imagens eu ficaria muito grato. Ou então colocar um link para uma pagina com essas informações. Abraços.

P.S: Fiz um menu com uns quadrinhos e coloquei uma parte dos clips lá dentro. Consegui fazê-los com animação, só que quando passa os 10 segundos que eu coloquei ,ele automaticamente joga para o próximo link. Tem como eu tirar isso e ficar no manual, ou seja, só ir pro proximo menu quando eu clicar no botão para o proximo menu.

Postado

Dá pra usar direto no Lab

Na verdade, é até melhor assim pois, importando a legenda no Lab, dá para ativá-la e desativa-la.

Hellyaz

Acredito que na verdade o seu vídeo seja um 4:3 disfarçado de 16:9, que é quando se fixam aquelas tarjas pretas no vídeo. Faça o seguinte, abra esse vídeo no VirtualDubMod. Se aparecer as tarjas pretas, então é porque ele é um 4:3 disfarçado. Em caso contrário, aí sim pode ser que esteja acontecendo algum problema.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...