Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD ATA 100 ao invés de ATA 133


Patrício

Posts recomendados

Oi galera, estou com um problema de configuração no meu pc: tenho uma Asus A7N8X-E Deluxe, sabemos que ela é suporta HD Ultra ATA 133, então, tenho um HD Samsung 120 GB ATA 133, e o Modo de transferência está sendo UDMA 5 (ATA-100). O que há de errado? Percebe que logo no boot tem lá: ATA 100. E agora? (Lembrado que o drive do bus mastering está corretamente instalado.) E uma dúvida cruel, porque que sendo um HD de 120 GB só foi possível ter um espaço formatado de 111GB, uma perda razoavelmente grande de espaço, como poço resolver isso também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera, consegue resolver o problema, esse HD vem configurado por padrão como ATA 100, é necessária pegar um utilitário lá no site da Samsung: o HUTIL, para mudar a configuração de ATA 100 para 133. Beleza, problema resolvido. Eu acho que esse tipo de informação deveria vir bem estampado no produto porque pessoas mais desavisadas nem perceberiam que não estão usufruindo de todo o potencial do hardware. :goff:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa formatar não, você pode usar normalmente com dados,

na minha opinião não vi diferença alguma entre o hd como ATA 100 pra ATA 133, questão de nomenclatura, na pratica é outra história, não querendo dizer que este modelo é ruim, muito pelo contrário, ótimo Hd, rápido, poucos relatos de problema, enfim custo beneficio proveitoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D:D:D:D:D

Putz, nunca imaginei que ia entrar aqui e achar um tópico que trouxesse a mesma dúvida minha!!!!!!

Cara estava passando a merma coisa que tu a única diferença é que o meu hd é aquele de 160GB. estava angustiado com esse bixu estar como ATA 100 sendo 133. ]

Valeu ai vou pegar o programa!!! :D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei mano, qual deve ter sido o problema que ocorreu com você? É que esse programa de ve ser iniciado via DOS, você não deve executar esse HUTIL.exe no windows não, entra no DOS e executar ele que vai dar tudo certo. DEpois vai na opção TOOL e depois SET MAX UDMA MODE e seleciona 133 e pronto, qualquer dúvida posta ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei mano, só paar deixar mais claro: descompacta o aqruivo zipado, ai vai aparecer dois aqruivos o HUTIL121.CFG e o HUTIL.EXE, vamos supor que você deixe na pasta C:\HD, ai você pega, sei lá, um cd do windows 98 bootável, por exemplo, depois do DOS iniciado vai no C:\HD e depois é só executar: HUTIL.EXE, vai aparecer uma tela pedindo para, entre outras opções, digitar Y, ele automaticamente vai detectar o HD na maior, depois aperte ESC para ir ao menu e escolha a opção TOOL e depois SET MAX UDMA MODE, depois vai aparecer serial ATA 66, 100 e o tão desejado 133, seleciona esse e reinicia com o WINDOWS, pronto.... Dúvidas posta ai, beleza. :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara valeu ai! Me tira uma dúvida aqui.

Eu num arrangei um cd do Win 98, existe alguma outra forma de inicilaizar o XP SP2 pelo dos? Eu criei aquele disquete de inicialização pelo DOS e dei boot de disquete mas aparece a mensagem: "I/O disk error". Não é possível fazer o boot pelo disquete ou são meu disquetes velhos que estão defeituosos?

Valeu pela paciência! :D:D:D:D:D:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela paciência ai cara, realmente sou leigo no assunto.

Deu tudo certo!

Decepção foi ver que o desempenho manteve-se inalterado no HDTach.

49mb/s average speed num ata 133 é uma vergonha! Só mudou a burst speed de 89 para 113!

O engraçado é que mesmo depois que peguei o drive da nvidia que tem aqui no clube (naquela matéria sobre a configuração ata 33, 66, 100, 133). Lá no painel de controle, dispositivos de sistema, continua "PCI standard host CPU bridge". Só houve alteração lá no "contoladores IDE/ATA', que agora tá com o controlador da Nvidia. Não sei se isso influenciaria em algo ( a matéria diz que sim), mas instalei o driver da Nvidia e num mudou nada lá!

Valeu, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, aqui eu tive uma melhora, transferia cerca de 55mb/s e agora está 63mb/s, ainda é pouco, já ví gente transferir 68 ou 69 mb/s, estou tentando melhorar um pouco. Não sei se a temperatira influência muito no desempenho, mas aqui a temp está em 43º C chegando até 49ºC, estou planejando comprar um cooler pro HD, vou ver se ajuda no desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara num sei se procede mas cooler pra HD acaba o HD! Eu já tive dois SATAs aqui. Um usava cooler o outro não. O que usava oxidou a placa pra caramba depois de um ano de uso e parou de funcionar! Num sei se é porque eu moro el litoral mas eu num quero mais nem saber de cooler pra HD!

"PCI standard host CPU bridge" No teu continua assim? Ou tu instalou algum outro driver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ogaitm@18 de outubro de 2005, 11:06

Cara num sei se procede mas cooler pra HD acaba o HD! Eu já tive dois SATAs aqui. Um usava  cooler o outro não. O que usava oxidou a placa pra caramba depois de um ano de uso e parou de funcionar! Num sei se é porque eu moro el litoral mas eu num quero mais nem saber de cooler pra HD!

"PCI standard host CPU bridge" No teu continua assim? Ou tu instalou algum outro driver?

o teu chipset é nvidia também? o meu acontece a mesma coisa, outra oisa, quando você ve em propriedades, quem aparece como o fornecedor do software? nvida ou microsoft. No ide ta tudo certo, mas no dispositivos de sistema continua igual.

Qual a utilização do cpu que aparece no teu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu estou com problemas com esse Samsung SP1203N de 120GB

Rodei o programa Hutil da Samsung ( versão mais recente que baixei do site da Samsung) e rodei pelo DOS.... no final esse programa me indicou que mudou para ATA 133, salvei e reiniciei o micro.

Ai vou verificar no Gerenciador de Dispositivos e horror dos horrores......agora o gerenciador de dispositivos me indica que o meu Hd está em ULTRA DMA MODO 4 :muro: e não sai disso.!!!!!! ( antes era UDMA MODO 5)

E o Everest indica em modo de transf ativa UDMA 4 :zoio: e em modo de transf máxima UDMA 6 !!!!!! Será que o Windows e o Everest ficaram doidos juntos?

Fiz um teste com o HD Tach e deu:

Random Access 13,7ms

Average Read 49,3 MBs

CPU Utilz 6%

Burst Speed 62,5 MBs

A máquina é essa: EPOX 8VTAI (kt880)/XP2500/ 512 DDR Geil/SP1203N/Video ECS ATI 9200 e nada overclokado. Bios atualizada( Out/2004) e a placa-mãe suporta ATA 133 e os drivers estão atualizados.

Me deem um Help. Já tentei de tudo que é jeito fazer esse HD rodar em ATA 133 e até agora nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fiz um outro teste e habilitei no Gerenciador de Dispositivos o HD em modo PIO e acreditem o EVEREST marca modo de transferência ativa UDMA6 e modo de transferência máxima UDMA6. :blink:

Só que desse jeito o danado trabalha no Windows como Modo PIO (no HD Tach dá um average read de 26,5 MB/s) :blink:

E não consigo resolver o problema de fazer esse danado rodar em ATA100 e muito menos em ATA 133!

Uso cabo de 80 vias, a placa mãe o reconhece na bios como ata 133, uso os drivers atualizados da placa mãe e o windows o reconhece como sendo UDMA4.

Isso é o fim da picada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!