Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fontes atx e at


Visitante

Posts recomendados

Ola Amigos do forum, meu problema e com fontes ATX. Em pcs funcionando com fontes at, se retiro o cabo de alimentacao da tomada o micro desliga normalmente, se recoloco o cabo na tomoda o micro liga normalmente,sem eu ter que apertar o botao de power. já com fontes ATX não acontece o mesmo, quando religo o micro tenho que dar um toque no botao power para o micro ligar.

sera que tem algum tipo de ligacao na fonte ATX que possa fazer para tornar o processo igual das fontes AT.

existe um artigo no site, mais e para testar fontes ATX :

https://www.clubedohardware.com.br/fontes.html

Como testar fontes ATX?

mais não sei se posso retirar os fios 14 e 13 do conector, e ligalos permanente para manter o micro sempre ligado.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente brunes,

A fonte AT, que você se refere, estava com alguma anormalidade ou o botão power on/off estava travado, porque não é normal isso ocorrer.....também não é aconselhável manter este tipo de anormalidade em atividade, achando que é mais fácil e normal.....porque não é......Isso pode sem dúvida, no momento que você plugar na tomada, queimar sua fonte, ou outro componente mais caro, devido uma descarga elétrica de maior intensidade ou até mesmo devido a oscilações de tensão na rede elétrica.

Eu te aconselho a mantér a fonte ATX funcionando do jeito que ela foi projetada p/ funcionar, afinal, não custa nada dar um toquinho no botão power on/off.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente obrigado Cgomes,

Mas necessito que a fonte atx funcione desta maneira, estou utilizando uma placa via epia mini-itx, com um diskonchip de 16 mb rodando uma aplicação linux. Parecido com um caixa eletrônico, e quando o usuário desliga as maquinas(10), na realidade ele desliga um disjuntor, onde são desligadas 10 maquinas.

Obs.: mas todas possui estabilizador.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brunes

O que o CGomes falou é verdade mas o fato de você estar usando DiskOnCHip significa que você está trabalhando com um sistema remoto, que não tem ninguém para religá-lo. Vejo este tipo de aplicação com freqüência.

Me envie um e-mail, que eu tenho o esquema de conversão, e lhe envio de volta:

[email protected]

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola

       A fonte ATX tem inúmeras utilidades que a AT não tem. Por exemplo ligar e desligar o pc via remoto. O que você pretende pode ser feito desde que sua placa-mãe tenha os dois conectores: o ATX e o AT. Aí basta você aterrar o pino verde da fonte (17) chamado PS-ON. É ele que comanda o desligamento automático do pc. Uma vez feito isso você deve plugar ele no conector AT. A desvantagem disso é que você terá que improvisar um botão "power" , liga-desliga, igual ao da fonte AT , pois o botão da ATX ficará inutilizado. Isso deve ser feito por alguém com experiência em eletrônica. Eu diria que seria muito mais prático comprar uma fonte AT e colocar, desde que sua placa-mães possua conector AT. As placas mais antigas vinham com os dois conectores, as atuais, eu tenho visto somente o conector ATX ou AT, mas não as duas na mesma placa. OK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito simples, não precisa nem trocar o botão...

Faz um curto-circuito no botão. Esse tipo de curto que eu tô falando é você pegar os pinos do botão e jumpeá-los, soldá-los, ou alguma coisa assim que faça com que os pinos entrem em contato direto. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu fisher e também Nomedeusuario.

já fiz o curto dos pinos 14(PS-ON) e 13(terra) no conector atx, e funcionou, a fonte liga automaticamente sem precisar do "push button".

Sera que a falta destes dois pinos no conector atx, causa algum problema na placa?

Valeussss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!