Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro curioso no Linux


davipm1

Posts recomendados

Olá! Acabei de instalar o Kurumin 5.0 e ele simplesmente trava alguns segundos depois q é inicializado. Já reinstalei várias vezes alterando opções na instalção pra ver se funcionava e nada resolveu. Mas algo interessante aconteceu, como eu estava com pressa e não deixei configurado o Lilo pra rodar o Windows, o meu pc ficou inicializando só o Linux. Então, meu irmão de 10 anos veio mexer no pc e, como eu disse, ele trava alguns segundos depois de inicializado. Porém, como qualquer criança de 10 anos, adivinhem o q ele foi logo procurar no Linux? Os JOGOS! E para minha surpresa, com um jogo em funcinamento ele não trava, ou seja, para q o Linux não trave no meu pc é só abrir rápidamente um jogo antes do pc travar. Com o jogo aberto, eu posso usar o linux normalmente, tudo funciona, mas se eu fechar o jogo, ele trava imediatamente. Como eu posso resolver isso?

Ah, mais uma coisa interessante. O Kurumin trava rodando pelo cd se eu não colocar na inicialização "Kurumin nocups". Como eu disse, tentei várias opções de instalção, da última vez, desativei o suporte a impressão quando instalei o Kurumin no hd, mas ele continua travando conforme eu descrevi acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida um fato estranho :blink: Mas qual é a configuração do seu pc? Nunca vi o linux travar completamente, você tentou abrir um terminal quando ele trava?(ctrl+alt+f6) Qualquer jogo evita o travamento? Já tentou deixar uma música ou video rodando e ver se o pc trava?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mog@19 de outubro de 2005, 10:30

Sem dúvida um fato estranho :blink:  Mas qual é a configuração do seu pc? Nunca vi o linux travar completamente, você tentou abrir um terminal quando ele trava?(ctrl+alt+f6) Qualquer jogo evita o travamento? Já tentou deixar uma música ou video rodando e ver se o pc trava?

A configuração do meu pc é:

Atlhon Xp 2.0+

Placa mãe asus A7S333

Geforce 4 mx440 Agp 4x

2 x 256Mb DDR

Hd Samsung 160 Gb - Sp1604n

Gravador combo Lg - 4320b

Placa de rede - 3com EtherLink 10/100 pci tx nic (3c905b - tx)

Eu vou testar o q vocês me disseram amanhã porque agora tenho q sair e colocarei aqui os resultados.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce baixou o ISO ou adquiriu através de revistas? Eu apostaria em ISO corrompida no caso de download caseiro.

Sou um crítico ferrenho quando ocorre esses problemas bobos e sem explicação no Linux (que em outros Fóruns os infelizes consideram como problema de B.I.O.S. - não de BIOS SETUP diretamente - afinal, não está acontecendo com eles), embora eu deva concordar que para o Linux travar assim, é algum problema com o hardware.

Já experimentou usar os parâmetros NOACPI ou NOAPM, ou então desativar o PNP OS no SETUP e/ou o ACPI? Sempre vejo casos em que um desses fatores causam problemas misteriosos no Linux.

Aliás, não entendo porque esses parâmetros causam tantos problemas no Linux.

A sua placa usa o chipset SiS735. Reza a lenda que placas SiS e Linux não são 100% compatíveis entre si, não sei se seria justamente o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por PCCARIOCADC@19 de outubro de 2005, 11:38

A sua placa usa o chipset SiS735. Reza a lenda que placas SiS e Linux não são 100% compatíveis entre si, não sei se seria justamente o caso.

E como toda lenda tem seu fundo de verdade...

Já tive problemas com o Linux com esta mesma placa. Tive que adicionar alguns parâmetros para ela funcionar corretamente, como o noapic, no acpi e o pci=biosirq (acho q foi estes mesmos que usei). Depois de usar estes parâmetros (acho q o pci=biosirq era meu maior problema) o micro não teve mais problemas. O detalhe é q este micro é usado como servidor, usando uma distro antiga (Red Hat 7.3) e que ele não detectava nada nos slots PCI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive problemas com o Linux com esta mesma placa. Tive que adicionar alguns parâmetros para ela funcionar corretamente, como o noapic, no acpi e o pci=biosirq (acho q foi estes mesmos que usei). Depois de usar estes parâmetros (acho q o pci=biosirq era meu maior problema) o micro não teve mais problemas. O detalhe é q este micro é usado como servidor, usando uma distro antiga (Red Hat 7.3) e que ele não detectava nada nos slots PCI.

que dureza em, não reconhecer nada nos slots PCI, esse era dos brabos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por slas.giagia@19 de outubro de 2005, 17:27

que dureza em, não reconhecer nada nos slots PCI, esse era dos brabos

rs.

E o pior é a empresa parada por uma manhã inteira esperando eu resolver o problema...

A placa mãe do antigo servidor tinha queimado, ai a solução foi tirar o HD do micro antigo, pegar o micro que estava na recepção (que era superior ao outro) e colocar o HD nele (ufa, ainda bem q é linux e não preciso reinstalar o sistema).

Mas na hora de detectar a placa de rede... 2 horas de internet buscando informações sobre a placa / sistema. Não detectava nada do barramento PCI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mog@19 de outubro de 2005, 10:30

Sem dúvida um fato estranho :blink:  Mas qual é a configuração do seu pc? Nunca vi o linux travar completamente, você tentou abrir um terminal quando ele trava?(ctrl+alt+f6) Qualquer jogo evita o travamento? Já tentou deixar uma música ou video rodando e ver se o pc trava?

Usei o ctrl+alt+f6 quando o pc trava nada responde. Quanto aos jogos e as músicas e não testei porque fiz uma besteira aqui e não sei voltar. Escolhi a opção de login "à prova de falhas" e agora abre tipo um DOS e não sei como faço para voltar ao normal, se eu não descobrir vou instalar o Kurumin de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei o ctrl+alt+f6 quando o pc trava nada responde. Quanto aos jogos e as músicas e não testei porque fiz uma besteira aqui e não sei voltar. Escolhi a opção de login "à prova de falhas" e agora abre tipo um DOS e não sei como faço para voltar ao normal, se eu não descobrir vou instalar o Kurumin de novo.

Esse tipo DOS é o terminal, faça o login com seu usuário e digite startx para ir para o modo gráfico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por PCCARIOCADC@19 de outubro de 2005, 11:38

voce baixou o ISO ou adquiriu através de revistas? Eu apostaria em ISO corrompida no caso de download caseiro.

Já experimentou usar os parâmetros NOACPI ou NOAPM, ou então desativar o PNP OS no SETUP e/ou o ACPI? Sempre vejo casos em que um desses fatores causam problemas misteriosos no Linux.

O cd do Kurumin q eu tenho veio com o jornal O Povo tá com duas semanas.

Quanto aos parâmetros, eu não sei como usa-los e o PNP OS, eu não sei nem o q é isso nem onde fica o isso. O ACPI é pra economizar energia em notebooks? Se for, eu desativei isso na instalação.

Aí aí, essa é a primeira vez q eu resolvi usar o linux, mas parece q ele é bem mais complicado do eu imaginava...

Mas valeu pela ajuda galera, não vou desistir tão fácil, vou continuar tentando usar o linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por davipm1@20 de outubro de 2005, 12:06

O cd do Kurumin q eu tenho veio com o jornal O Povo tá com duas semanas.

Quanto aos parâmetros, eu não sei como usa-los e o PNP OS, eu não sei nem o q é isso nem onde fica o isso. O ACPI é pra economizar energia em notebooks? Se for, eu desativei isso na instalação.

Aí aí,  essa é a primeira vez q eu resolvi usar o linux, mas parece q ele é bem mais complicado do eu imaginava...

Mas valeu pela ajuda galera, não vou desistir tão fácil, vou continuar tentando usar o linux.

O PNP OS ordena o gerenciamento dos mecanismos PLUG IN PLAY. Quando em ENABLE o sistema operacional se encarrega de gerenciar os recursos plug in play da placa-mãe. Quando em DISABLE o BIOS se encarrega desta tarefa. Este recurso você encontra no menu Integrated Peripheral ou no Power Management. No Windows esse sistema é totalmente funcional quando em ENABLE. Nas placas PCCHIPS a desativação do recurso costuma resolver algusn bugs, notadamente com as M810x. Já no Linux este recurso costuma conflitar.

O ACPI é responsável sim, pelo gerenciamento de energia tanto nos laptops quanto nos desktops, sendo que nos laptops ele tem mais serventia. Mais uma vez a habilitação deste recurso nas placas PCCHIPS costuma resolver muitos bugs. Na minha opinião o ACPI é muito útil também nos desktops, principalmente para sistemas 100% ACPI como o Win2000 e notadamente o XP.

Mais uma vez o Linux tem problemas com algumas implementações ACPI encontradas nas placas recentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!