Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

..:: A crise dos CCDs Defeituosos ::..


tapom

Posts recomendados

No espaço de duas semanas, nada menos que sete marcas de câmeras emitiram alertas sobre possíveis falhas nos sensores CCD de alguns de seus modelos - tanto câmeras fotográficas quanto filmadoras. O problema teria se originado na troca do encapsulamento cerâmico para o plástico, a fim de reduzir o custo dos componentes, e resulta em imagens distorcidas ou ausência de qualquer imagem - vide as fotos abaixo, fornecidas pela Konica-Minolta.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://ibest.forumpcs.com.br/galeria/albums/userpics/18689/normal_ccd.JPG' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

O efeito colateral da mudança é que o novo revestimento de epóxi seria mais vulnerável à umidade, que provoca panes nos sensores quando as câmeras são expostas a condições de temperatura e umidade elevadas. Como este processo é lento, o defeito só aparece muito depois da compra da câmera - tanto que os modelos ameaçados foram fabricados entre 2002 e 2004 e a bomba foi estourar agora!

Todos os fabricantes que se pronunciaram sobre o defeito fizeram repetidos pedidos de desculpas a seus consumidores e estão se propondo a reparar as câmeras afetadas gratuitamente - mesmo as que estão fora da garantia. É claro que essas informações foram publicadas nos sites internacionais, deixando-nos em dúvida sobre a perspectiva dos consumidores brasileiros - especialmente aqueles que comprarm suas câmeras no exterior.

Depois de encontrar o alerta no site brasileiro da empresa, ligamos para o serviço de atendimento da Sony - das marcas envolvidas a que tem a maior representatividade aqui no Brasil - e ficamos positivamente surpresos com a orientação: levar a câmera e a nota fiscal a uma assistência técnica para avaliação. Constatado o defeito no CCD, ela será consertada gratuitamente, mesmo que tenha sido comprada fora do Brasil - a funcionária informou categoricamente e confirmou a informação de que a nota fiscal americana da F-717 que eu inventei ter comprado nos Estados Unidos seria suficiente. Palmas para a Sony!

Na verdade, a empresa não está fazendo mais do que sua obrigação: se não ficou claro até aqui, vale informar que todos esses sensores correm o mesmo risco porque foram todos produzidos pela Sony, uma das líderes do mercado de CCDs. Dizem até que é ela quem vai pagar a conta de todos os consertos "grátis" oferecidos pelas demais empresas. Mas é bom deixar claro que isso não significa que você possa levar câmeras de outras marcas para a assitência técnica da Sony consertar... se ela pagar mesmo a conta, será para o fabricante da sua câmera, que tem que se virar para consertá-la de graça para você.

Por fim, segue, abaixo, a tabela mais completa dos modelos afetados, reproduzida do site Imaging Resource. Torça para a sua não estar aí:

Canon:

o PowerShot A60

o PowerShot A70

o PowerShot A75

o PowerShot A300

o PowerShot A310

o PowerShot S230 Digital ELPH / Digital IXUS V3 / IXY D320

o PowerShot SD100 Digital ELPH / Digital IXUS II / IXY Digital 30

o PowerShot SD110 Digital ELPH / Digital IXUS IIs / IXY Digital 30a

Fujifilm:

o FinePix A303

o FinePix F410 Zoom

o FinePix F700

o FinePix S2 Pro

Sony:

o Cyber-shot DSC-F717

o Cyber-shot DSC-P10

o Cyber-shot DSC-P12

o Cyber-shot DSC-P2

o Cyber-shot DSC-P31

o Cyber-shot DSC-P32

o Cyber-shot DSC-P51

o Cyber-shot DSC-P52

o Cyber-shot DSC-P7

o Cyber-shot DSC-P71

o Cyber-shot DSC-P72

o Cyber-shot DSC-P8

o Cyber-shot DSC-P92

o Cyber-shot DSC-U10

o Cyber-shot DSC-U20

o Cyber-shot DSC-U30

o Cyber-shot DSC-U60

o Cyber-shot DSC-V1

o CD Mavica MVC-CD250

o CD Mavica MVC-CD400

o CD Mavica MVC-CD500

o FD Mavica MVC-FD100

o FD Mavica MVC-FD200

Minolta:

o DiMAGE A1

o DiMAGE 7i

o DiMAGE 7Hi

o DiMAGE Xi

o DiMAGE Xt

o DiMAGE X20

o DiMAGE S414

o DiMAGE F300

Nikon:

o Coolpix SQ

o Coolpix 3100

o Coolpix 5700

Ricoh:

o Caplio RR30

o Caplio 300G

o Caplio G3

o Caplio G3 model M

o Caplio G3 model S

o Caplio ProG3

o Caplio G4

o Caplio G4 wide

o Caplio 400G wide

o Caplio RX

Olympus:

o Camedia C-5050 Zoom

o Camedia C-730 Ultra Zoom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhuma delas, ainda bem.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://forum.brfoto.com.br/html/emoticons/groovy.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div><div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://forum.brfoto.com.br/html/emoticons/groovy.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div><div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://forum.brfoto.com.br/html/emoticons/groovy.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nota fiscal é justamente para se livrar de parte dos clientes... Se a câmera é original, eles sabem...

Infelizmente não sei é quanto às câmeras mais recentes, como a Canon A410 que comprei há poucos dias. Teríam eles resolvido o problema após constatar o defeito nas câmeras mais antigas? Espero que sim... Senão, sua câmera não estando na lista não garantiria que você não terá problemas... talvez somente ainda não tenha dado tempo dela pifar! :cry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

A minha é uma canon A75. Fui ligar hoje e tomei um susto, tudo preto!

Vim procurar aqui no fórum algo sobre o assunto e achei isso aí...

Assistencia tecnica da Canon aqui em Fortaleza, acho que não tem mesmo!

Tive olhando nos papeis dela , só encontrei referencias aos Estados Unidos...

O que vocês sugerem???

Será que isso vai ser de graça mesmo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Isac,

se tiveres nota fiscal e certificado de garantia ( no Brasil, não o "genérico" ), a Canon vai trocar o CCD gratuitamente. Não tem assistência técnica em Fortaleza, olhe no site da Canon ( www.canon.com.br ), tem a lista de a.t. no Brasil. Em todos os casos, ligue para 19 3524 8785, fala com o gustavo, ele tem um jeito de mandar arrumar em conta ( ou [email protected] ). Ele mandou arrumar minha F717 na Sony pelo 1/4 do preço pedido pela autorizada Sony. Pode confiar que o cara é honesto.

Boa sorte, qualquer coisa é só postar que "tamos aí" :palmas: :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jpheraud@06 de abril de 2006, 16:38

Olá, Isac,

se tiveres nota fiscal e certificado de garantia ( no Brasil, não o "genérico" ), a Canon vai trocar o CCD gratuitamente....

Olá jpheraud!

A minha é uma Canon A75 e o maledito defeito surgiu a uns 2 meses. Comprei a mesma em 05/07/2004. Tenho Nota Fiscal. Só que a garantia nem precisa citar né, já era a muito tempo. Comprei aqui no Brasil.

Para resolver o problema free basta ligar para a Canon e pedir orientação? Eu vi no site da Canon que não tem A.T aqui em Recife-PE. :(

Você tem como postar o link da Canon do Brasil que fala sobre o defeito desses modelos e as medidas que serão adotadas pela empresa?

Valeu!!!

Abraço!

Adelson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adelson,

como é um defeito de fabricação, a validade da garantia não é tomada em conta, pois o problema pode surgir 10 anos depois. Quem tem que trocar o CCD é a Sony ( fabricante do CCD ), que reconhece o problema. Se tiver uma autorizada Sony na sua cidade, pode tentar.

No resto do mundo funciona, já no Brasil.... :bored:

Um dos sites onde está citado o problema é:

http://www.imaging-resource.com/badccds.html

Já no site da Canon do Brasil.... www.canon.com.br ... :muro::priv:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jpheraud,

Mesmo a Cam sendo Canon, você acredita que a troca do CCD, já que este é de fabricação Sony, poderá ser feita em uma autorizada da Sony?

É meio confuso essa parceria industrial. Apontar responsabilidades no mundo globalizado é de deixar um louco.

Então, devo me dirigir a Sony para a troca do CCD? Você apontou um number para contato. Esse contato poderia sugerir algo ou seria melhor ir direto a autorizada da sony? To te alugando porque afinal você já conhece os caminhos mais rápidos.

Mais uma vez, valeu pela força!

Abraço!

Ops! Vi agora o que Isac postou!

Vou dar uma olhada nessa comunidade, pareceu bem interessante para dirimir duvidas de consumidores sem rumo, assim como eu! :muro:

Valeu também Isac!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal, beleza?

É o seguinte.. a minha máquina, uma Samsung Digimax v3 (http://www.samsungcamera.com/product/pro_view.asp?sac_gid=0&pro_uid=160&cat_uid=10), apresentou problemas semelhantes aos descritos aqui no tópico. Comprei-a há aproximadamente dois anos e ela estava funcionando normal, porém quando meu pai levou-a para uma viagem no litoral (o que justificaria a alta temperatura e umidade) há algumas semanas ele reclamou que algumas fotos saíam totalmente pretas, outras saíam normal. Quando ele voltou eu dei uma olhada e a câmera aparentava estar normal, mas quando liguei-a uma vez a imagem estava totalmente preta, como meu pai havia reportado. Eu testei gravar sons e mexer nos menus, estava tudo normal e já descartei a possibilidade de problema no LCD, que mesmo com as imagens pretas mostravam os menus normais. A partir daí, mesmo sem muito conhecimento, comecei a desconfiar do sensor e encontrei este tópico. Alguém poderia me informar se já houve algum relato deste problema com a Samsung, ou de algo do gênero?

Obrigado.. Teh mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aló, Isac,

não sei responder se a Canon ou a Sony deve trocar seu CCD. O telefone e o email que lhe sugeri são de uma pessoa que conhece bem o assunto, o serviço não é de graça, mas é perfeito. O senhor indicado enviou minha F717 para a Sony, paguei apenas R$ 237,00 mais frete. A Sony me pediu R$ 809,00 e 2 meses de espera, em 3 semanas estava com a máquina na mão.

====================================================

Olá, Keuper,

aparentemente a Samsung não foi afetada pelos problemas dos CCD's da Sony, não consta de nenhuma relação de máquinas com CCD's defeituosos.

Mas com certeza o problema é com o CCD: o CCD mostra os controles, as fotos que porventura estiverem no seu memory card, porém não mostra a imagem quanto fôr fotografar ( e a foto sai preta ). As máqinas afetadas são: Sony, Canon, Minolta, Ricoh, Fuji, Nikon, Pentax e Olympus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu jpheraud

É isso mesmo que está acontecendo com a minha máquina, mas pode ser que tenha pifado o CCD por outro motivo, pensei que se encaixasse no caso pelas coincidências apresentadas, mas mesmo assim obrigado.

Fica muito caro mandar arrumar o CCD?

Obrigado.

PS: Sei que não tem muito a ver com o tópico, deveria criar um novo para isso? Se sim, desculpe-me, crio um outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal! Não paguem pelo conserto!

O problema é da Canon! Ela tem que se virar pra ajeitar!

Já enviei minha camera A75 para www.namba.com.br que fica em Sao Paulo, ela já saiu da garantia, mas eles tem que me dar outra ou ajeitar...

na comunidade " minha canon tem defeito no ccd " é isso que o pessoal está fazendo... e depois de 2 meses, alguns já receberam uma camera nova, novo modelo...

E eu ainda vou atrás do frete que paguei! Pois só pra enviar gastei R$ 37 !!!!

Keuper, o problema da minha é semelhante ao seu, o visor só fica preto quando seleciono pra bater fotos...

Vou postar aqui qualquer novidade que tiver da assistecia tecnica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!